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- Música e saúde mental: contributos para a validação para a população portuguesa do Brief Music Experience QuestionnairePublication . Lopes, Telma Manuela de Oliveira; Fonte, CarlaNo contexto português, a avaliação da experiência com a música tem sido uma área de crescente interesse, no entanto, a falta de ferramentas e instrumentos específicos adequados à cultura e idioma locais ainda é evidente. Deste modo, este estudo tem como objetivo principal traduzir, adaptar e validar para a população portuguesa o Brief Music Experience Questionnaire (BMEQ). A amostra deste estudo é constituída por 369 adultos (131 do sexo masculino, 238 do sexo feminino) sendo 64,5% homens e 35,5% mulheres, com idades compreendidas entre os 18 e 67 anos. A média de idades obtida é de 34 anos, e a maioria dos participantes são solteiros (n=207; 56%). Foram utilizados para a recolha de dados a versão portuguesa do BMEQ, a Escala Continuum de Saúde Mental (MHC-SF), a Escala de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS-21), e por fim o questionário sociodemográfico. A versão traduzida e adaptada do Brief Music Questionnaire demonstrou excelentes propriedades psicométricas. A análise revelou uma consistência interna robusta (α = 0,93), confirmando a sua confiabilidade sugerindo que as respostas dos participantes se mantêm consistentes ao longo do tempo. Por meio da análise fatorial exploratória, foram identificados 9 fatores principais que explicam 60% da variância total, indicando uma estrutura robusta que reflete a complexidade da experiência musical na amostra estudada. O presente estudo revelou que existe uma forte ligação entre a experiência musical (BMEQ) e diversos fatores relacionados ao bem-estar (MHC-SF). Da mesma forma, A investigação das correlações entre as diferentes escalas do BMEQ e as avaliações de psicopatologia (EADS-21) indicou que a participação em atividades musicais pode ter influência em sintomas de depressão, ansiedade e stress.
- A última muralha da cidade circunscrita: estrada da CircunvalaçãoPublication . Machado, Paulo Alexandre de Carvalho; Sucena, SaraA Estrada da Circunvalação é uma via semicircular integrada na área metropolitana do Porto. A sua caracterização formal foi, durante muito tempo, associada à moldura da cidade, patente nas representações cartográficas do último século. Os desígnios que promoveram a sua construção, patentes no seu traçado, evidenciam uma clara intenção de circunscrever a cidade. Este estudo expõe as divergências entre a sua base conceptual original e a sua função atual, uma vez que esta infraestrutura foi construída antes da era dos veículos motorizados, sendo, por isso, desnecessária para a distribuição de tráfego circular na época. A premissa surge assim pela confrontação entre o conceito e planeamento implícito na designação – associada à técnica militar de circunscrição de um espaço por uma vala ou fosso – e o seu domínio funcional, observado tanto durante o desenvolvimento da cidade como na conjuntura atual. Identificam-se aqui as cumplicidades implícitas na sua génese, como as influências das antigas muralhas do Porto e os paralelismos com barreiras existentes noutras cidades europeias à data da sua criação. Destacam-se os períodos conturbados do século XIX, como as Invasões Francesas, a Guerra Civil de 1832-1834 e a revolta de 1846, que fomentaram a construção de fortificações em torno do núcleo urbano. As questões sociais e económicas, bem como as vicissitudes da Era Industrial, que promoveram novas formas de pensar a cidade, foram igualmente identificadas como indutoras do surgimento desta barreira de circunscrição urbana. Este estudo baseia-se na recolha bibliográfica de carácter histórico, análise cartográfica comparativa e visitas in loco à área de estudo, constituindo estas as principais metodologias que suportam a investigação. O objetivo inicial é comprovar o desígnio da muralha urbana, cuja função primordial era condicionar os acessos à cidade, circunscrevendo-a com uma barreira física, em contraponto com a sua função atual. São identificados os pontos críticos no desenvolvimento das malhas urbanas, das nucleações ao longo do percurso e nos condicionalismos e regulação dos fluxos pendulares, refletindo assim o efeito da muralha no contexto urbano.