Departamento de Ciência Política e do Comportamento
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- 11/09: repercussões ao nível das liberdades cívicas e conceito de segurança nacionalPublication . Peixoto, Beatriz Araújo; Sacau, AnaComo parte dos requisitos para a obtenção do grau de Licenciado do curso de Criminologia cabe-me apresentar o seguinte Projeto de Graduação à Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa, sob a orientação da Professora Doutora Ana Sacau. O projeto intitulado de “11/09: Repercussões ao nível das liberdades cívicas e conceito de segurança nacional” encontra-se dividido em três grandes capítulos. Um primeiro acerca da Contextualização Teórica do terrorismo, um segundo sobre a Segurança Interna e os Direitos Humanos e, por fim, um terceiro no qual se procederá ao Estudo Empírico. A escolha deste tema recai sobre o facto de o terrorismo ser um fenómeno bastante atual que causa efeitos negativos e drásticos a nível internacional.
- Abandono do tratamento em Psicoterapia: fatores sociodemográficos, institucionais e clínicosPublication . Alves, Sónia; Fonte, Carla; Martins, LibâniaApresenta-se um estudo cujo objetivo é analisar as diferenças em termos das variáveis sociodemográficas, institucionais e clínicas entre os clientes que abandonaram precocemente o processo psicoterapêutico e os que se encontram noutra situação (alta, acompanhamento e encaminhamento). Para tal recorreu-se a uma amostra de conveniência de 68 indivíduos, com idades compreendidas entre os 18 e os 86 anos (M=40.3; DP=15.16), atendidos na consulta de adultos de uma clínica pedagógica de Psicologia. Os resultados evidenciam que os participantes que abandonaram precocemente o processo psicoterapêutico são significativamente mais jovens; estão todos eles em situação de dívida em termos de pagamento para com a clínica; não apresentam tantos problemas de saúde; têm em média menos tempo de intervenção e têm em média menos sessões do que aqueles que se encontra noutra situação. Estes dados, ao permitirem traçar o “perfil” daqueles que abandonam precocemente a psicoterapia, possibilitam que o profissional possa ter em consideração variáveis sociodemográficas (e.g., idade), institucionais (e.g., tipo de pagamento) e clínicas (e.g., outros problemas de saúde, tempo de intervenção e número de sessões) que podem carecer de atenção clínica adicional.
- Abandono e absentismo escolar no concelho de Ponta DelgadaPublication . Vasconcelos, Maria de Deus Medeiros Costa; Pinto, Isabel Pereira; Saavedra, LuísaA recomendação da União Europeia, de janeiro de 2011, aos estados europeus para que adotem políticas de prevenção do abandono escolar, que apesar de ter vindo a diminuir, ainda apresentam, em alguns países como Portugal e Malta, valores muito elevados é, de uma forma genérica, o ponto de partida do nosso estudo. Os sucessivos governos têm vindo a promover programas nacionais de combate ao abandono escolar mas, segundo Grilo (2010), estes programas deveriam ser elaborados mais ao nível local e em função das exigências da comunidade educativa envolvente. De acordo com as estatísticas disponíveis, os alunos têm vindo a permanecer mais tempo na escola, com ofertas educativas que vão ao encontro das suas expetativas e experiências vivenciadas. O abandono e absentismo escolares tornaram-se prioridades do atual sistema de ensino. O presente estudo visa caracterizar a dimensão do abandono escolar e absentismo no concelho de Ponta Delgada, no período compreendido entre 2010 e 2011. A taxa de abandono escolar precoce nos Açores tem diminuído, mas é superior à taxa nacional, que, por sua vez, apesar de também estar a diminuir, é ainda muito superior à taxa europeia. A explicação para as elevadas taxas de absentismo e abandono escolar não se encontra apenas no interior do sistema educativo. Os adolescentes e jovens dificilmente permanecerão mais tempo na escola se a sociedade em geral não valorizar uma escolaridade alargada no tempo e inclusiva. A este propósito, o pouco entusiasmo com que alguns setores da sociedade portuguesa parecem ter acolhido o recente alargamento da escolaridade obrigatória para 12 anos é sugestivo. Mas isto não dispensa o próprio sistema educativo de desenvolver, no seu interior, esforços para diminuir o abandono precoce da escola por parte dos estudantes, agindo preventivamente desde os primeiros anos de escolaridade. Neste projeto de investigação pretende-se verificar se existe uma relação entre absentismo e abandono escolar e a situação socioeconómica e cultural dos seus progenitores. The recommendation of the European Union, from January 2011, to the European states for them to adopt political prevention of school dropout, has been decreasing. Yet, in some countries such as Portugal and Malta, they present very high values, which are our starting point in this project. The latest governors have been promoting drop out awareness national programs but, according to Grilo (2010), these programs should have been elaborated towards the local and in demand of the evolving community. As stated by the available statistics, students have been staying longer at school during labour hour because of the class offer, which suit them individually. The drop out and the skipping classes became priority number one to the educational system. This study will characterise the dimension of the dropouts and missing classes in Ponta Delgada County, in between 2010 and 2011. The early drop out rate, which, in turn, while also decreasing, is still well above the European rate. The explanation for those high dropouts rates does not only remain within the educational system. Adolescents and young adults hardly stay longer at school because society does not grant the appropriate importance to broad and inclusive education. Regarding this aspect, some sectors of Portuguese society have received the recent extension of compulsory schooling to 12 years with little enthusiasm, which is suggestive. But this does not relieve to education system to develop, within it, efforts to reduce school dropout, acting preventively starting from early years of schooling. In this research we seek to determine whether or not exists a link between school dropouts and economic status of their families. The relevant question is if school dropout is directly related to families with very low social, cultural an economic resources.
- Abandono escolar precoce: políticas públicas de educação para a prevenção e combatePublication . Novo, Gonçalo Pinto do Pilar Eira; Caridade, SóniaO presente estudo designado “Abandono Escolar Precoce: políticas públicas de educação para a prevenção e combate” aborda a problemática do Abandono Escolar Precoce em Portugal numa ótica de prevenção e combate do processo e de redução da taxa de abandono escolar precoce através das políticas educativas criadas para facilitar e promover tal redução. Através de metodologias qualitativas e quantitativas, nomeadamente com o apoio da análise documental das políticas públicas educativas existentes e com a análise estatística de informação disponibilizada na web das taxas de abandono escolar precoce ocorridas num período compreendido entre 2000-2018, pretendemos compreender de que forma as medidas e as estratégias aplicadas estão a contribuir para a redução do abandono escolar precoce e em que ponto de situação Portugal se situa face às diretrizes da União Europeia em âmbito de redução da taxa de abandono escolar precoce para 10.6%. Neste estudo estão em campo de análise os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), o Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), a Estratégia Europa 2020, Programa Operacional Capital Humano (POCH) e o Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE).
- Abordagem criminológica do casamento de conveniênciaPublication . Sampaio, Rui Pedro; Fernández-Pacheco Alises, GloriaO presente estudo destina-se à análise dos designados “casamentos de conveniência” numa perspectiva criminológica. Este é um tema que assume, cada vez mais, um papel de particular relevo em Portugal, bem como, em países onde se verifica uma forte imigração. Assume, contudo, um inegável interesse na evolução deste fenómeno, a análise da Lei de imigração (lei nº 23/2007,de 4 de Julho), como também, o que se entende por casamento de conveniência, quais as motivações para a sua pática, os seus indícios, assim como, o modus operandi dos agentes, na tentativa de construir um perfil criminal inerente à prática delituosa. Deste modo, este trabalho pretende, essencialmente, uma breve compreensão dos “casamentos de conveniência”, não dispensando, para um maior aprofundamento do tema, a consulta da bibliografia referenciada.
- Abordagens contemporâneas de Violência e CrimePublication . Caridade, Sónia; Sani, Ana Isabel; Nunes, Laura M.; Estrada, Rui; Viana, FernandaA temática da violência e do crime, nas suas mais diversas manifestações e abordagens, tem motivado o desenvolvimento de várias pesquisas científicas e manuais de referência no nosso país e os quais se têm revelado profícuos para sumariar o estado do conhecimento e, consequentemente, apoiar e sustentar os esforços preventivos e interventivos neste domínio. Dando continuidade aquela que tem sido a estratégia de trabalho do grupo de investigadores do Observatório Permanente Violência e Crime (http://opvcufp.com/), a presente obra visa compilar/sistematizar algum do conhecimento produzido em torno de três grandes vetores - nas áreas da vitimação, violência e crime, procurando integrar fundamentalmente abordagens contemporâneas nestes domínios. Neste sentido, foram estabelecidas três grandes secções, nas quais se procura cruzar a violência e o crime com a vitimação (Parte I), com as questões de género (Parte II) e o sistema de justiça (Parte III), acolhendo um total de 12 capítulos, distribuídos equitativamente pelas três secções da obra. Nesta obra contamos com contributos de alguns investigadores do OPVC, mas também de diferentes especialistas nacionais e internacionais que se têm destacado na área de atuação com vítimas de violência e de crime.
- Absentismo escolar: a escola, a família e o futuroPublication . Monteiro, Daniela Filipa da Silva; Santos, Paula MotaO presente estudo intitulado “Absentismo Escolar: a escola, a família e o futuro” aborda a problemática do Absentismo escolar tendo em consideração as instituições escolar e familiar bem como as perspectivas de futuro dos próprios jovens. Através de metodologias qualitativas com a técnica de entrevista em profundidade, semiestruturada e respectiva análise de conteúdo e observação participante, bem como do uso de metodologia quantitativa através do inquérito por questionário pretendemos obter dados relevantes para o estudo aqui apresentado. Consequentemente, o estudo retrata as apreciações quer por parte dos Diretores de Turma, que por parte dos alunos e seus familiares acerca desta problemática que envolve a família e a escola. Deste estudo fizeram parte 7 alunos com absentismo escolar, 4 Diretores de Turma e 6 Encarregados de Educação. Com a análise de resultados, podemos concluir que as apreciações diferem consoante o grupo de entrevistados denunciando uma fraca relação entre a escola e a família. Com efeito, o sucesso escolar dos alunos não se evidencia neste estudo tendo como consequência igualmente a falta de objectivos futuros. No entanto, foi possível obter resultados positivos no que diz respeito à possibilidade de mudança, através de uma intervenção de maior proximidade uma vez que estes jovens passaram a ter mais motivação e menos faltas de assiduidade, favorecendo assim a possibilidade do sentimento de sucesso com estes jovens.
- O absentismo escolar: um estudo exploratório sobre os fatores que contribuem para a falta às aulas nos jovens entre 13-16 anosPublication . Santos, Bráulio Jorge Monteiro dos; Matos, MartaO Absentismo Escolar é um problema que tem vindo a ocorrer com frequência, com base nos registos dos processos das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), afetando assim a população mais jovem, nomeadamente desde o início da adolescência, as famílias, as escolas e o país. Tem vindo a aumentar progressivamente não só em Portugal, mas também a nível mundial. Sendo um assunto tão complexo, o estudo desta temática permitiu-me concluir, com base em toda a pesquisa e literatura disponível, que o absentismo escolar consiste na falta de assiduidade às aulas, aos testes e a outras atividades académicas, é apenas a ponta do iceberg que afeta os jovens e/ou crianças, as escolas e o país. Este problema, portanto, pode estar ligado a vários aspetos e ter várias causas, como problemas de saúde física e mental dos jovens ou das famílias, problemas familiares e financeiros, bem como a falta de motivação, que serão abordados ao longo deste trabalho. Para combater este problema, o absentismo escolar deve ser identificado antecipadamente e intercetado por profissionais que trabalham diretamente na área. Este estudo baseia-se numa investigação através de metodologias qualitativas, que será desenvolvida com alunos com idades compreendidas entre os 14 e os 16 anos, matriculados na Escola Secundária António Sérgio, em Vila Nova de Gaia. Este estudo será desenvolvido utilizando entrevistas com os estudantes como instrumento que nos permitirá analisar este fenómeno e perceber em que medida está diretamente ligado a questões pessoais dos jovens, familiares ou/e eventuais contextos das escolas.
- Absentismo escolar: uma consequência individual ou do sistema familiar?Publication . Cardoso, Sara Isabel Gomes de Sousa; Sacau, AnaO absentismo escolar é uma temática complexa, sendo que ao contrário do que se pensa não consiste apenas na falta de assiduidade regular às aulas. Como será desenvolvido ao longo deste projecto existem várias explicações e causas do absentismo escolar passando as mesmas pela influência da família, da escola, dos grupos de pares e pelo meio social onde se encontram inseridos. É por isso uma temática complexa e multidimensional que afecta vários contextos da vida de um aluno. A supervisão parental consiste num conjunto de acções praticadas pelos pais com o objectivo de monitorizar as actividades desenvolvidas pelos filhos, sendo que tem uma acção preventiva no que diz respeito ao desenvolvimento de condutas antissociais na fase da adolescência. Desempenha um papel essencial no que diz respeito ao desempenho escolar dos filhos, na adopção de comportamentos sexuais seguros e tem influência na escolha do grupo de pares. O objectivo deste estudo é a avaliação da influência da supervisão parental no absentismo escolar, querendo especificamente perceber se ao existir um aumento de supervisão parental haverá uma diminuição da conduta absentista dos alunos. Este é um estudo que terá por base uma investigação de carácter misto, usando técnicas qualitativas e quantitativas, que será desenvolvido com alunos dos 12 aos 15 anos de idade que se encontrem inseridos numa escola básica. Este estudo desenvolver-se-á tendo como instrumentos dois inquérito por questionário e uma entrevista que permitirá analisar este fenómeno e perceber se existe a possibilidade de estabelecer uma relação entre a supervisão parental e o absentismo escolar como foi referido anteriormente.
- Abusadores sexuais de crianças: fatores de risco e reincidênciaPublication . Valente, Francisca Maria da Costa; Ramalho, JoaquimO abuso sexual de crianças é um crime que ocorre ininterruptamente, tendo este um impacto nas vítimas seriamente horripilantes. Este fenómeno é uma problemática social e de saúde pública. O abuso sexual continua a ser uma forma de mau trato que permanece oculta e, muitas vezes, não é denunciada. Este ocorre, maioritariamente, no seio familiar. Destaca-se, a necessidade de prevenir este fenómeno, sendo imprescindível, preliminarmente conhecer os fatores de risco inerentes ao delito, atuar com os reclusos neste âmbito de modo a que não reincidam. Com a finalidade de compreender se os programas implementados a estes reclusos são eficientes, se estes não reincidem, nada melhor do que a elaboração de estatísticas de reincidência para o crime de abuso sexual de menores. É precisamente a elaboração destas estatísticas supramencionadas, a proposta de investigação do presente projeto.