Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Absentismo escolar: a escola, a família e o futuro

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
PG_DanielaMonteiro.pdf977.24 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente estudo intitulado “Absentismo Escolar: a escola, a família e o futuro” aborda a problemática do Absentismo escolar tendo em consideração as instituições escolar e familiar bem como as perspectivas de futuro dos próprios jovens. Através de metodologias qualitativas com a técnica de entrevista em profundidade, semiestruturada e respectiva análise de conteúdo e observação participante, bem como do uso de metodologia quantitativa através do inquérito por questionário pretendemos obter dados relevantes para o estudo aqui apresentado. Consequentemente, o estudo retrata as apreciações quer por parte dos Diretores de Turma, que por parte dos alunos e seus familiares acerca desta problemática que envolve a família e a escola. Deste estudo fizeram parte 7 alunos com absentismo escolar, 4 Diretores de Turma e 6 Encarregados de Educação. Com a análise de resultados, podemos concluir que as apreciações diferem consoante o grupo de entrevistados denunciando uma fraca relação entre a escola e a família. Com efeito, o sucesso escolar dos alunos não se evidencia neste estudo tendo como consequência igualmente a falta de objectivos futuros. No entanto, foi possível obter resultados positivos no que diz respeito à possibilidade de mudança, através de uma intervenção de maior proximidade uma vez que estes jovens passaram a ter mais motivação e menos faltas de assiduidade, favorecendo assim a possibilidade do sentimento de sucesso com estes jovens.
The present study entitled "School Absenteeism: school, family and the future" addresses the problem of school absenteeism within the relational context of the school and family as well as considering the future prospects of young people. The data was collected through a qualitative methodology with participant observation, the technique of semi-structured in-depth interviews and respective content analysis as well as quantitative methodology through survey by questionnaire . Consequently, the study portrays the testimonials by Class Directors, by the students and their families about this problem that involves both the family and the school. In this study participated 7 students with truancy, 4 Class Directors and 6 ClassLegal Custodians. The study shows the findings differing depending on the group of respondents displaying also a weak relationship between school and family. Indeed, the lack of academic success of students results in the lack of future objectives. However, it was possible to obtain positive results with regard to the possibility of change through an intervention of closer proximity to the youths, as the young people part of the study ended up by showinggreater motivation diminishing their truancy level thus promoting the feeling of success with these youngsters.

Description

Projecto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau Licenciada em Serviço Social

Keywords

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

[s.n.]

CC License