Browsing by Issue Date, starting with "2021-06-30"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Termografia radiométrica para diagnóstico de patologias nas edificaçõesPublication . Paz, Alex da Luz; Figueiredo, ElóiA presente dissertação incide sobre o uso da termografia como método não destrutivo de verificação da existência de patologias nas edificações, nomeadamente o descolamento de revestimento de argamassa em paredes, o desplacamento de revestimentos cerâmicos e possibilidades de verificação de infiltrações e vazamento de água. Tem como motivação o preparo para inserção no mercado de consultoria. Logo, objetiva um estudo em profundidade de aplicações da termografia e radiometria no estudo das patologias aqui elencadas. O texto, que inicialmente emerge o conhecimento científico disponível, com ênfase na aplicabilidade prática de cada conceito, aborda os aspectos transversais da tecnologia da informação que permeiam a produção de arquivos digitais, o melhoramento de imagens e a produção de relatórios comerciais. Também versa sobre os aspectos técnicos da termografia, apresentando e discutindo as normas existentes no âmbito nacional e internacional. Aponta os principais fabricantes e evidencia as mais relevantes características técnicas dos equipamentos termográficos, inclusive, dando suporte ao processo decisório da seleção e escolha do equipamento mais adequado para o uso pretendido, evitando, assim, o emprego desnecessário de consideráveis recursos financeiros em equipamentos inadequados ou que excedem em muito a necessidade para o uso que deles se quer dar. Ensina os fundamentos de captura e interpretação de imagens termográficas, sugere boas práticas de operação, chama a atenção para as capacidades e limitações desses equipamentos e apresenta termogramas comentados de falhas engendradas para simular as patologias citadas como alvos deste estudo. Para a ciência, contribui com uma rica fonte de informação cujo conhecimento foi construído, em parte, experimentalmente, seguindo o rigor do método científico, no controlado ambiente de um laboratório, a partir de simulacros que em muito se aproximam do quotidiano de trabalho no campo de atuação da consultoria.
- O acesso dos alunos com transtorno do desenvolvimento intelectual ou físico ao ensino superiorPublication . Lobo, Edson Valdo Ferreira; Coelho, FátimaNo Brasil, a inclusão dos alunos com transtornos do desenvolvimento intelectual ou físico está prevista desde a educação básica ao ensino superior, buscando todos os segmentos garantir a educação para todos. O presente trabalho de investigação tem como objetivo geral compreender quais são as condições de acesso dos alunos com necessidades educativas especiais, provenientes de transtornos do desenvolvimento intelectual ou físico, sejam pedagógicas ou físicas, nas instituições de ensino superior. Trata-se de um Estudo de Caso, cuja pesquisa ocorreu em um Instituto de Ensino Superior do Estado do Maranhão/Brasil. Participaram desta pesquisa, vinte e quatro professores de um Instituto de Ensino Superior e vinte e dois alunos com transtorno do desenvolvimento intelectual ou físico que estudam nesta instituição de ensino superior. Utilizou-se como instrumento de recolha de dados duas entrevistas estruturadas. Conclui-se que a maioria dos professores do ensino superior possuem pouca ou nenhuma experiência no processo de inclusão e também não possuem formação que contemple o aprofundamento de temáticas relacionadas com a área. Concluiu-se ainda que o processo de acesso dos alunos com transtornos do desenvolvimento intelectual ou físico ao Ensino Superior, depende das adaptações da estrutura física da instituição e o planejamento pedagógico das disciplinas, pois é segundo os professores uma oportunidade de garantir, a efetivação da inclusão. Também foi referida como dificuldade, a seleção dos alunos ao ingresso ao curso superior. Para os participantes é importante organizar uma estrutura para selecionar e receber os alunos, isso incluí também os testes, as provas adaptadas e a estrutura física.
- Investigação de novos fármacos ansiolíticos que atuam na proteína translocadora 18 KDa (TSPO)Publication . Pereira, Natália Cristina Ferraz da Silva; Capela, João Paulo SoaresAs perturbações de ansiedade (PA) são doenças frequentes, altamente incapacitantes e com grande impacto socioeconómico. Para o tratamento a curto prazo de PA, as Benzodiazepinas (BZDs) são úteis devido ao seu rápido modo de atuação ansiolítica. No entanto, estes compostos possuem propriedades sedativas, induzem tolerância, apresentam potencial de abuso e podem provocar sintomas de abstinência se suspensos de forma abrupta. Para o tratamento a longo prazo de PA, os fármacos de primeira linha são os antidepressivos, mais propriamente os Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina (ISRS) e os Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina e Noradrenalina (ISRSN). A principal desvantagem destes compostos é o seu retardado efeito de ação terapêutica. Neste contexto, há uma necessidade de desenvolver novas abordagens farmacológicas que combinem a eficácia ansiolítica rápida com a ausência de tolerância, de potencial abuso e sintomas de abstinência. Até agora, um dos alvos farmacológicos mais importantes para o desenvolvimento de compostos ansiolíticos é o sistema GABAérgico. Os neuroesteróides são potentes moduladores de recetores do ácido γaminobutírico do tipo A (GABA). Tendo em conta a génese de neuroesteróides, a Proteína Translocadora (18 KDa) (TSPO), foi recentemente identificada como alvo terapêutico. Novos fármacos como a Etifoxina, XBD173 e YL‑IPA08 podem promover a síntese de neuroesteróides, através da indução da translocação de colesterol para a membrana interna mitocondrial. O presente trabalho revê os compostos com efeito ansiolítico com especial foco na investigação da TSPO como um novo alvo terapêutico no tratamento de PA.
- O processo de alfabetização na multideficiência: cognitiva e auditivaPublication . Scarinci, Maria Angela Ferreira de Oliveira; Alves, Ana Paula AntunesO processo de inclusão da pessoa com Necessidades Especiais Educativas (NEE), no decorrer dos anos, desperta o interesse de pesquisadores; apesar disso, não contempla plenamente os indivíduos com multideficiência na questão da aprendizagem. Esta dissertação tem como objetivo compreender o processo da alfabetização na multideficiência, cognitiva e auditiva - através da observação, descrição da intervenção e identificação das potencialidades do aluno com Surdez com Trissomia 21. Para a realização dessa investigação, primeiramente foi feita a revisão bibliográfica e posteriormente, a pesquisa empírica. Foi utilizada a metodologia de estudo de caso. Participaram deste estudo, 8 participantes, a saber: responsáveis e educadores, residentes na cidade do Rio de Janeiro, os quais se dividiram em dois grupos: o primeiro, que cuida da jovem e o segundo, que conhece a temática mas não tem acesso à jovem participante da investigação. No que se refere à amostragem da pesquisa, esses foram oito participantes que residem na cidade do Rio de Janeiro, onde ocorreu este estudo. Tendo como ponto de partida, a estudante C. multideficiente, com a idade de 24 anos, Surdez na Trissomia 21 e o seu processo de alfabetização inserido na Educação de jovens e Adultos-PEJA I, com atendimento em Sala de Atendimento Especializado e Educacional (AEE), no contraturno em outra escola da rede. A partir da recolha dos dados, mesmo diante das variáveis deste ensino, existe a necessidade de um procedimento que ressalte as competências - com credibilidade - no potencial do indivíduo, de forma a promover conjuntos de ações que possibilitem a alfabetização, a orientação familiar para o acréscimo da introdução à Libras, a primeira língua do surdo. Esta vai beneficiar na construção de novos saberes, e proporcionar não só a comunicação e a interação com o mundo mas também favorecer a construção de uma identidade surda. A respeito do método, surge uma nova perspetiva com o contributo das evidências científicas sobre a eficácia do método fônico, que contempla o ensino-aprendizagem, que instrui o alfabetizador a confiar na eficiência do indivíduo com necessidades especiais e evidencia ser necessário um novo domínio sobre a reciclagem neural, para que este se possa adaptar a esta metodologia. Os resultados evidenciados no decorrer desta investigação permitem novos questionamentos sobre o processo para alfabetização destes alunos, de forma a obter uma experiência significativa, e a proceder ao ajuste de uma prática pedagógica que responda às necessidades da família e dos educadores.
- A aprendizagem acadêmica estruturada em domínios da leitura, escrita e aritmética para alunos com dificuldades na aprendizagemPublication . Mello, Marisa de Lourdes dos Santos de; Coelho, FátimaCom o presente estudo pretende-se analisar se estruturar a aprendizagem de alunos com dificuldades seguindo a estrutura linguística da Língua Portuguesa e do Raciocínio Lógico Matemático, através de metodologias que permitam analisar e intervir no aprendizado de estudantes que frequentam a rede regular de ensino do município de Fraiburgo, estado de Santa Catarina – Brasil. Participaram 20 alunos. Para avaliação foi utilizado o Teste de Desempenho Escolar que possibilitou personalizar o programa de intervenção definindo as necessidades e habilidades de cada participante. Os programas Pnalexia Plus e Pensamento Lógico foram utilizados na intervenção por três meses, pelo menos duas vezes por semana e ao término deste período os alunos foram reavaliados. Os participantes tiveram evolução, concluindo que a aprendizagem estruturada realmente melhora o aprendizado por permitir seguir a estrutura como base do trabalho, onde o aluno avança de acordo com a própria evolução. O professor tem uma base para seguir planejando os conteúdos e adaptando as atividades numa sequência lógica e previsível. Verificou-se ainda que a integração sensorial, a possibilidade de utilizar material concreto e a repetição dos exercícios permite a fixação duradoura na memória. Os alunos aprenderam que podem recorrer a memória sensorial quando necessitarem ler ou escrever, utilizando a rota léxica, gráfica e fonológica. Com raciocínio lógico os exercícios seguem o sistema decimal onde cada conceito aprendido é pré-requisito para o que vem depois, o que não expõe o aluno a conteúdos ainda não dominados e proporciona atividades que consiga desenvolver com autonomia e independência.
- Rehabilitation nursing: differentiation in promoting the autonomy of the elderlyPublication . Lima, Andreia Maria Novo; Martins, Maria Manuela; Ferreira; Sampaio, Francisco; Schoeller, Soraia Dornelles; Parola, VítorIntrodução: A promoção da autonomia, através do recurso a intervenções de enfermagem que promovem a capacidade física, cognitiva e de integração social, são competências acrescidas dos enfermeiros especialistas em enfermagem de reabilitação, pelo que importa perceber se nas suas práticas estes profissionais, investem nesta promoção. Objetivos: Identificar e comparar a perceção dos enfermeiros especialistas em enfermagem de reabilitação e enfermeiros especialistas de outras áreas de especialidade. Metodologia: Estudo descrito-correlacional, transversal, quantitativo e com amostragem não probabilística em bola de neve. Para a colheita de dados foi utilizado a Escala de Autoavaliação da Autonomia dos Idosos, entre setembro e outubro de 2020. Resultados: Trata-se de uma amostra de 151 enfermeiros especialistas, 72 especialistas em enfermagem de reabilitação e 79 especialistas de outras áreas de especialidade. Todos os enfermeiros especialistas promovem a autonomia dos idosos, contudo, com menos visibilidade no desenvolvimento de intervenções de atividades instrumentais de vida diárias. Os enfermeiros especialistas em enfermagem de reabilitação percecionam promover mais a autonomia dos idosos no total da escala (p<0,05), verificando-se uma diferença maior em relação ao desenvolvimento de intervenções físicas e cognitivas (<0,001). Conclusão: Todos os enfermeiros especialistas percebem que promovem a autonomia do idoso, mas apresentam fragilidades em termos de intervenções que promovam atividades instrumentais de vida diária. Os enfermeiros especialistas em enfermagem de reabilitação percebem que promovem mais a autonomia dos idosos, provavelmente devido à implementação de programas de reabilitação voltados para essa promoção.
- Técnica de customização de sistemas retentivas intra-radiculares: revisão narrativaPublication . Khadivi, Khashayar; Monteiro, BeatrizIntrodução: Quando um tratamento endodôntico parece inevitável, a utilização de uma ancoragem radicular é frequente. No entanto, o médico dentista está muitas vezes perante situações que não permitem a utilização de espigões pré-formados. Nesta situação, os espigões customizados são indicados. Objetivo: O objetivo desta dissertação é de fazer um balanço sobre a utilidade dos espigões de fibra de vidro customizados/personalizados, realçar as suas principais indicações, características gerais, vantagens, assim como, rever o protocolo clínico de confeção deste tipo de espigões. Metodologia: A revisão da narrativa literatura realizada para este trabalho foi baseada nas plataformas Pubmed, ScienceDirect, Scielo e B-On e pesquisa de bibliotecas universitária da UFP. Conclusão: A utilização dos EFV customizados é uma excelente opção na restauração de dentes endodonciados. Permitem a restauração de dentes com raízes frágeis, em canais amplos ou não circulares. A principal vantagem dos EFV customizados é a redução de camada de cimento resinoso utilizada, que por sua vez vai diminuir a formação de bolhas e falhas criando condições mais favoráveis para a retenção do espigão.
- Derrubar muros para construir pontes - a perceção de educadores e professores sobre a transição do pré-escolar para o primeiro ciclo, de crianças com atraso global de desenvolvimentoPublication . Reis, Rita Costa; Coelho, FátimaNo âmbito do mestrado em Educação Especial, na área da Intervenção Precoce, realiza-se este trabalho de investigação, que tem como objetivo geral conhecer a perceção de Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sobre a transição de crianças com Atraso Global de Desenvolvimento, do pré-escolar para o primeiro ciclo. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, cujos dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas, a quatro educadores de infância e dois professores do primeiro ciclo, atores no processo de transição. A conclusão deste estudo reflete a preocupação destes profissionais, relativamente ao processo de transição destas crianças. Há uma opinião generalizada de que esta transição é difícil para muitas delas, que revelam dificuldades na adaptação, angústia e muita ansiedade. Neste sentido, os dados indicam que os participantes assumem, também, a responsabilidade das suas práticas, identificando algumas causas das dificuldades existentes. Questões como, a diferença entre os espaços físicos, a falta de gestão eficiente por parte das direções, as opções curriculares e a pouca articulação entre ciclos, são algumas das razões indicadas pelas dificuldades encontradas.
- Cimentos endodônticos – dos cimentos resinosos aos biocerâmicos: revisão narrativaPublication . Ventura, Andrea; Cascão, MárciaO tratamento endodôntico não cirúrgico, constituído por diferentes etapas, sofreu várias evoluções de técnicas e materiais que conduziram a uma maior previsibilidade dos resultados obtidos. O seu objetivo principal é a remoção químico-mecânica de bactérias, tecido necrótico, toxinas e uma obturação hermética e tridimensional que impeça a sua a recolonização. Como resultado dessa constante evolução, aumentou a taxa de sucesso, melhorou o prognóstico e diminuiu o tempo de tratamento. O objetivo deste trabalho foi comparar duas tipologias de cimentos de obturação de diferentes épocas. Serão comparadas as vantagens e desvantagens e analisada a sua evolução sua repercussão na prática clínica. Com base na literatura encontrada, podemos concluir que a nova geração de cimentos endodônticos, cimentos biocerâmicos, acrescentam um incremento na biocompatibilidade, actividade antibacteriana, poder de expansão, libertação de iões de cálcio e uma obturação tridimensional mais hermética. Até à data, nenhum cimento reúne a totalidade dos requisitos de um material ideal obturador. Sendo que estes materiais estão em constante evolução devido à sua utilização em várias áreas, podemos hipotetizar que no futuro exista um cimento que reúna a totalidade das características ideais.