Departamento de Ciências Empresariais e da Comunicação
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Browsing Departamento de Ciências Empresariais e da Comunicação by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Ciências da Comunicação"
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- Além do Twitter: o uso da rede social por Donald TrumpPublication . Lima, Joana Ribas Bernardes; Sousa, Jorge PedroEsta pesquisa parte de um problema de partida que é a questão da disseminação de informação por meio de dispositivos e plataformas atuais, em um momento em que surgem novos produtores de conteúdo e a informação já não passa pelas barreiras impostas pelos meios de comunicação tradicionais. Temos como protagonista da pesquisa o Twitter, mais especificamente, a proposta de aprofundar os temas relacionados à política e o uso da rede social. A analise foi feita pelo candidato e posteriormente eleito presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, levando em consideração a grande visibilidade que o uso da ferramenta trouxe para ele. através da análise de conteúdo durante o período determinado. O objetivo foi de entender os assuntos mais abordados por Trump, para assim verificar se a troca de informações é de qualidade, se expõe de forma embasada questões sociais, de interesse público, e de que modo. Concluiu-se que nomeadamente no caso das mídias sociais, é essencial notar que elas trazem uma mudança fundamental para o panorama tecnológico, além de alterar as estruturas que guiam aspectos de comunicação política tradicional. A partir dessas plataformas, há um “ambiente alternativo” no qual líderes, políticos e cidadãos têm a capacidade de se engajar em causas e se relacionarem uns com os outros, sendo esta capacidade multidimensional e expressivamente única em toda a história dos sistemas políticos. Além disso, as mídias sociais permitem que haja uma interação que independe de elementos geográficos, e a rapidez com que seus efeitos podem ser sentidos faz com que seja necessária uma maior eficiência na comunicação política, o que conduz à criação de novos cálculos na arena política. Donald Trump está à frente da ─ ainda ─ maior potência mundial. Sendo assim, cada ação que toma e cada opinião que emite é capaz de influenciar toda a política internacional. O diferencial de sua gestão está na maneira em que se pronuncia e que se comunica: Trump faz um amplo uso de mídias sociais, sendo o Twitter a principal delas. A forte influência que estas redes sociais têm na formação da opinião pública exigem que cada vez mais, existam regras de enunciação sobre aquilo que é publicado por políticos em rede.
- “Alguém já viu uma medida minha contra a mídia?”: potencial de noticiabilidade e comportamento autoritário do perfil do Presidente Jair Bolsonaro (@jairbolsonaro) no TwitterPublication . Neves, Cinthia Maria Lages; Sousa, Jorge PedroA migração da comunicação política para as redes sociais, ambiente da nova Esfera Pública, impõe o desafio de contribuir para uma governança mais democrática. Este estudo parte do seguinte problema: o bloqueio de jornalistas das contas oficiais em redes sociais de agentes públicos como prática censória a limitar o acesso à informação pelos profissionais de imprensa, meios de comunicação e perfis críticos. Para esta pesquisa foi selecionada a conta oficial do Twitter do presidente da República Federativa do Brasil, Jair Bolsonaro. O perfil @jairbolsonaro é o principal canal de comunicação do governo, tendo colocado o líder brasileiro entre os mais influentes da América Latina, graças à visibilidade alcançada na rede social. Assim, o objetivo geral é analisar a dinâmica comunicativa do Presidente Jair Bolsonaro no Twitter, ponderando até que ponto o bloqueio de jornalistas no acesso à conta presidencial desrespeita a liberdade de expressão e os direitos profissionais dos jornalistas, tendo em conta a Constituição, as leis, a ética e o relacionamento que outros Presidentes eleitos tiveram com a imprensa. Como objetivos específicos delimitamos: a) compreender o conceito de Comunicação Pública e Comunicação Política; b) entender como a internet alterou a forma de fazer comunicação política a partir da modificação do papel dos atores envolvidos; c) observar as limitações de acesso ao perfil do presidente no Twitter e como isso se insere no ambiente de novas práticas de censura ao exercício da atividade jornalística e a violência contra seus profissionais; d) analisar as postagens realizadas pelo presidente Jair Bolsonaro noTwitter, de 1º de julho a 1º de novembro de 2021 (esse período soma 153 dias), a partir do potencial de noticiabilidade (Traquina, 2005) e da categorização dos indicadores de comportamento autoritário apresentados por Levitsky & Ziblat (2018). A análise teve como suporte uma pesquisa teórica que incluiu conceitos de comunicação política, esfera pública, mídias sociais, democracia e deliberação on line. O ato do bloqueio a jornalistas vale-se de um um vácuo na legislação brasileira sobre a gestão das redes ditigais da Presidência da República. Neste sentido, realizamos uma pesquisa documental recolhendo os 505 tweets do período estipulado e para análise desses dados utilizamos a Análise de Conteúdo (Bardin, 1977). Assim, definimos as seguintes categorias: crítica; imprensa; política internacional; reconhecimento; divulgação de governo; autopromoção; polêmica; família/povo; outros para mapeamento e análise dos dados. Verificamos durante a pesquisa que 254 publicações, o que representa 50,04% dos tweets da conta presidencial no período estudado, são de divulgação de ações governamentais. Esses posts ressaltam anúncios de nomes que passam a integrar o governo ou obras realizadas, informações sobre obras, leilões de estatais, anúncio de medidas como redução de impostos, lançamento de programas e projetos governamentais. Isso mostra que o perfil do presidente é utilizado como um meio de divulgação institucional. Assim, o impedimento de acesso aos profissionais de imprensa a conta presidencial contribui para o cenário de desinformação difundido fortemente no ciberespaço e está associado ao cenário de aumento de violência contra jornalistas no Brasil, fenômeno que deixa em alerta entidades internacionais de defesa dos direitos dos jornalistas. A liberdade de imprensa é um dos pilares da Democracia. A negação a esse preceito básico na esfera pública é interpretada como uma forma de autoritarismo.
- An investigation of the personality traits that could identify young people who will be susceptible to influence by social media influencers (SMIs): the case of Gen Zers in IrelandPublication . Castro, Charles Alves de; Sousa, Jorge PedroEste estudo exploratório visa aprofundar a compreensão geral dos influenciadores de mídia social e tentou entender quem será suscetível à influência deles. O principal objetivo desta pesquisa é determinar se existe um perfil de personalidade específico que predispõe os jovens à influência de influenciadores de mídia social. Isto depende de uma abordagem de métodos mistos. Os participantes (N=91) responderam a um questionário chamado SUSIS, perguntando-lhes sobre seus hábitos nas redes sociais e sua relação com os influenciadores. Eles foram solicitados a listar seus cinco principais influenciadores de mídia social e sobre sua compreensão e percepção em relação aos influenciadores digitais e conteúdo potencialmente prejudicial postado por eles. Os participantes também completaram um teste padrão de personalidade, a versão HEXACO-PI-R de 60 itens. Além disso, foi realizada uma análise temática das questões 5 e 6 do SUSIS para identificar padrões e semelhanças que possam apoiar a análise quantitativa dos dados. Além disso, foi realizada uma discussão crítica sobre quem é responsável pela proteção ética dos jovens no ambiente digital. O presente estudo revelou relações estatisticamente significativas entre o Questionário SUSIS e os Itens HEXACO-PI-R 60. O SUSIS Questionnaire é um novo instrumento desenvolvido, testado e validado neste estudo. Este questionário pode medir a influência dos influenciadores digitais nos jovens de duas dimensões diferentes, Perceção Social e Conteúdos Nocivos, compreendendo holisticamente a influência dos influenciadores na vida desses jovens, tanto de perspectivas positivas como negativas. Este estudo apresentou um modelo de equações estruturais que confirma a confiabilidade do Questionário SUSIS. Quando associado às dimensões do HEXACO, o modelo confirma que traços de personalidade, honestidade-humildade e consciência apresentam significativamente interdependência com a susceptibilidade a ser influenciado pelos influenciadores digitais. Os participantes que obtiveram uma pontuação elevada nestes dois traços de personalidade são menos susceptíveis a serem influenciados pelos influenciadores digitais. A vertente qualitativa utilizou uma análise temática que trouxe uma visão holística da influência dos influenciadores nos jovens, descrevendo os motivos, os principais influenciadores e os principais canais que representam as opiniões dos participantes. Finalmente, esta pesquisa oferece evidências sobre a influência dos influenciadores digitais na vida dos jovens de uma perspectiva quantitativa e qualitativa.
- A análise do valor da marca no mercado de vestuário desportivo: marca de fabricante VS marca de distribuidorPublication . Matos, João Henrique Correia Pinto Carvalho de; Cardoso, Paulo RibeiroEsta dissertação de Mestrado está inserida na área de estudos de Marketing e Publicidade. Componente de estudos do nível de Mestrado da Universidade Fernando Pessoa do Porto, da Licenciatura em Ciências da comunicação. O trabalho assenta o seu interesse no contexto de um determinado grupo de indivíduos em relação a duas marcas inseridas no panorama do consumo de vestuário desportivo. É avaliada a atitude do consumidor face às duas marcas em estudo: Nike e Sportzone. O principal aspecto que é alvo de estudo prende-se com a atitude de compra face a estas duas marcas, percebendo a atitude de compra deste tipo específico de consumidores, conhecendo também aspectos como a regularidade de compra, e não menos importante, a confiança que uma e outra marcas despertam no consumidor de vestuário desportivo. O ponto principal desta dissertação prende-se com uma comparação de comportamento de consumo face a estas duas marcas, mas com uma separação evidente entre as duas marcas analisadas. No caso da Nike (marca de fabricante), estamos perante uma líder de mercado a nível mundial, com o reconhecimento conhecido. No caso da Sportzone, este estudo pretende compará-la à Nike como sendo uma marca “branca” comercializada dentro das lojas Sportzone, fazendo parte da categoria de marcas da distribuidora. Estas marcas funcionam como alternativa mais económica às grandes marcas (Nike), no sentido de fazer uma concorrência com preços mais apelativos. O interesse principal do estudo pretende mostrar precisamente, uma comparação de qualidade-preço entre estas duas marcas, ao mesmo tempo tão distantes ao nível do sucesso no mercado, mas próximas no seu principal público-alvo que neste estudo são os consumidores de vestuário desportivo. Para a realização deste estudo empírico, foi realizado um questionário a 102 indivíduos com mais de 18 anos. A Plataforma de preenchimento e divulgação foi o modo online, precisamente para permitir um grande número de respostas de forma eficaz aproveitando a evolução das tecnologias da comunicação. No geral, é possível perceber que os resultados estão dentro do expectável no sentido em que a Nike inspira confiança ao consumidor, mas a Sportzone também transmite confiança sob a forma de relação qualidade preço. Factor que se deve principalmente ao facto de estarmos a tratar de uma marca com preços bem mais baixos do que a Nike, e com um leque de produtos consideravelmente competitivo em relação à mesma. O factor realmente positivo neste estudo está na regularidade na compra de vestuário desportivo relativamente às duas marcas (tendo em conta que não se trata de produtos da categoria de bens essenciais).
- Análise dos fatores que influenciam os estudantes na seleção da instituição de ensino superior no estado do Rio Grande do Sul - BrasilPublication . Ohlweiler, Marcelo Fábio; Cardoso, AntónioEsta dissertação de mestrado busca analisar os fatores que influenciam os estudantes na seleção do Instituto de Ensino Superior no Estado do Rio Grande do Sul – Brasil. Como problemática, buscou-se analisar o que motiva os alunos do ensino superior na hora de definir a instituição de ensino? O estudo apresentou como objetivo conhecer os fatores influenciadores na região do estudo. Foi utilizado abordagem exploratória e descritiva na qual buscou-se conhecer o assunto e posterior geração de hipóteses. Já a pesquisa descritiva complementou o estudo pois tem o objetivo de descrever as características de uma população e estabelecer a relação entre as variáveis no objeto de estudo analisado. Estima-se uma população de aproximadamente 378.000 alunos matriculados divididos em 131 estabelecimentos de ensino superior, caracterizadas na categoria privada e pública, com organização acadêmica de faculdade, centro universitário, universidade e instituto federal de educação, ciência e tecnologia. Para a coleta de dados foi utilizado um instrumento de pesquisa disponível online, onde foi criado 15 questões de múltiplas escolhas, mais 4 blocos de questões para identificação dos fatores onde se abordou áreas como ensino, instalações, serviços e influências, totalizando 19 questões. Como técnica de estatística de amostragem, utilizou-se o modelo “bola de neve”, em que, após enviado o questionário para o responsável da instituição de ensino superior era repassado aos demais para participação. A população alcançada foi de 423 questionários respondidos por alunos residentes em 49 municípios do Estado. Constatou-se que fatores como qualidade do ensino, capacidade de transmissão do conhecimento por parte dos docentes, corpo docente qualificado, empregabilidade ou reconhecimento do diploma no mercado como também infraestrutura das salas de aulas, laboratórios e bibliotecas, conectividade, segurança física, limpeza e visita as instalações são fatores predominantemente importantes no momento da seleção da instituição de ensino.
- Aspectos do documentário e da intimidade na fotografia: contemporaneidade/imagens/superaçãoPublication . Bacelar, José Manuel Teixeira de Oliveira Brito e; Barroso, Eduardo PazEsta tese procura investigar a fotografia enquanto potencial imagem do mundo, em resultado de uma prática documental e de uma prática artística subjectiva. A noção de “documentário” e de “intimidade” são também aspectos a estudar. Em virtude da crescente hibridização entre o real e o ficcional na fotografia contemporânea, a fotografia é assumida como uma prática complexa que impõe a necessidade de uma profunda reflexão. O estudo da história da fotografia e dos diferentes discursos estéticos e críticos em torno da representação do real, o estudo de diferentes práticas documentais e também da forma como a intimidade passa a fazer parte de um novo caminho na fotografia documental são objectos de estudo. Procura-se contextualizar as novas correntes da fotografia contemporânea e contribuir para o recorrente debate sobre as fronteiras que delimitam os discursos artísticos e críticos da própria prática fotográfica. Em consequência da impossibilidade de se proceder a uma investigação que englobe, de forma inequívoca, toda a variedade de práticas e discursos que dominam o campo da fotografia, esta tese apresenta como eixo central a fotografia documental, o seu legado de verosimilhança com o real e a inclusão da intimidade na sua esfera sob a perspectiva da prática fotográfica enquanto exercício da expressão fragmentária do artista. De forma a sustentar a argumentação teórica aqui defendida, é apresentada uma reflexão sobre a prática fotográfica, analisando um trabalho de Jocob Aue Sobol e outro de JH Engstrom.
- Atitudes dos consumidores face às marcas do distribuidor e do fabricante: uma análise de duas marcas portuguesas no sector lácteoPublication . Soares, Sofia Miravall Silva Baptista; Cardoso, Paulo RibeiroEsta dissertação de mestrado analisa a atitude do consumidor face às marcas do distribuidor e do fabricante. Em concreto são estudadas duas marcas de lacticínios distintas: Terra Nostra e Continente. Após a revisão da literatura sobre os principais conceitos envolvidos no tema da dissertação, apresenta-se um estudo empírico baseado num inquérito por questionário. Este questionário foi aplicado a uma amostra constituída por 204 indivíduos com idades compreendidas entre os 18 e os 75 anos, havendo um equilíbrio entre o sexo feminino (105 indivíduos) e o sexo masculino (99 indivíduos). Na análise dos dados é possível verificar que a marca de fabricante obtém valores mais altos em diversas variáveis colocando-a acima da marca do distribuidor, nomeadamente em termos de valor, qualidade, prazer e projeção. A variável que não apresenta diferença significativa é o preço. Esta dimensão é aceite e valorizada pelo consumidor, quer na marca do fabricante, quer na marca do distribuidor. No final da dissertação são apresentadas as principais conclusões e algumas sugestões, quer para profissionais, quer para investigadores.
- Beber para saciar a sede ou para aparecer? Um estudo de caso sobre a (in)eficácia orgânica e a (in)sustentabilidade ambiental no consumo de águas gourmet no Brasil e PortugalPublication . Santana, Isabella Andrade; Torres, RuiO tempo e o desenvolvimento cultural lograram cimentar nas mentes das pessoas uma tendência ao consumo de produtos gourmet. Dentro dessa categoria se encontram diversos produtos e um deles será abordado ao longo desse trabalho, qual seja, a água. Esse mercado vem crescendo e em alguns países ele encontra-se em ampla ascensão, conquistando cada vez mais consumidores. Nessas condições, o presente estudo tem como objetivo analisar o mercado e a propaganda das águas gourmet nos países, Brasil e Portugal. Considerando o mercado mais alargado de águas envasadas, passando pelas circunstâncias da produção e as grandes empresas, pretendemos promover um debate sobre as águas gourmet, destacando elementos como o seu mercado objetivo, isto é, clientes que sabem valorizar produtos que marcam tendências e transmitem uma sensação de bem-estar e exclusividade. Esses consumidores se encontram nos dois países analisados e consomem água em lojas gourmet, restaurantes e hotéis, no geral, homens e mulheres profissionais maiores de 25 anos, com poder aquisitivo, que privilegiam a exclusividade, se encontram em busca de produtos que os diferenciem dos demais e, no caso das águas envasadas, geralmente optam pelas águas gourmet. Debateremos ainda a situação das grandes empresas do ramo da água envasada, destacando suas estratégias, as apresentações de seus produtos em supermercados nos dois países, observando o apelo de seu produto e suas garrafas. A metodologia utilizada será a revisão bibliográfica, combinada com a análise das águas gourmet com o respaldo da discussão da pesquisa comunicacional.
- Blogues de viagens portugueses: uma análise estrutural, expressiva, autoral e jornalística e prospecção do seu impacto na decisão de viajar e na criação de imaginários sobre PortugalPublication . Fernandes, Samanta Souza; Sousa, Jorge Pedro; Hohlfeldt, AntonioComo as mudanças na tecnologia aumentaram consideravelmente as fontes de informação, o aumento das ofertas on-line, a organização e o planejamento de viagens mudaram para a internet, seja para comprar, seja para pesquisar sobre o destino a visitar. Assim com o surgimento de formas hibridizadas de Jornalismo de Viagens (Cocking, 2020), pode se dizer que os blogues de viagens e turismo e os jornalistas de viagens estão ganhando cada vez mais espaço como referência (Tiede, 2016). Reconhecendo que a comunicação em rede é um potencial de forças produtivas (Castells, 2005) e considerando os blogues de viagens exemplos do que Jorge Pedro Sousa (2000, pp. 23-24) considera parajornalismo, a investigação aqui exposta pretendeu verificar como é feita a divulgação dos destinos de viagens, do ponto de vista estrutural, autoral e expressivo, em dez dos blogues de viagens mais seguidos e impactantes de Portugal, escolhidos por terem sido nomeados no Blogger Travel Awards, da Bolsa Turismo de Lisboa (BTL), anos seguidos – maior evento de turismo em Portugal. Foram eles: Uma Foto Uma História, Viaje Comigo, Alma de Viajante, Julie Dawn Fox in Portugal, Comedores de Paisagem, João Leitão Viagens, Hotelandia, Diário da Pikitim, Viajar entre Viagens e Roadrunner. Observou-se de que forma os blogueiros de viagens (a) fabricam informação, construindo narrativas com repercussão nos imaginários sobre os lugares falados, (b) se apropriam do meio digital, (c) compõem estratégias para as redes sociais, e (d) são fonte de informação sobre destinos de viagens e turismo. Verificou-se, igualmente, se na sua atuação os blogueiros de viagens e turismo – os que têm e os que não têm formação como jornalistas – se guiam por critérios jornalísticos, como a fatualidade discursiva, a verificação cuidadosa e rigorosa da informação e a contrastação de fontes. Analisou-se, ainda, a forma como incorporam elementos do acervo cultural e social da literatura e do Jornalismo de Viagens nas suas narrativas de viagens e como transmitem as suas experiências particulares e necessariamente subjetivas ou mesmo críticas de viagens aos seus leitores. A investigação contribuiu, ainda, para entender as dinâmicas entre o mercado de viagens e turismo e os blogues que atuam no setor e para compreender o impacto da comunicação por meio destes dispositivos na criação de narrativas e imaginários sobre destinos turísticos portugueses, ponderando-se o seu valor potencial para a promoção de destinos turísticos. A metodologia combinou a análise estrutural e discursiva dos dez blogues de viagens portugueses selecionados com entrevistas aos blogueiros e grupo focal. Concluiu-se que o os blogues de viagens portugueses retratam o imaginário midiático, contribuindo também para compreender o impacto da comunicação por meio desses dispositivos na criação de significados e recursos culturais. A pesquisa revelou que os internautas procuram os blogues de viagens para planejarem, organizarem as suas viagens e fazerem escolhas sobre destinos turísticos. A investigação demonstrou ainda que esses dispositivos se inserem no topo mais recente de um longo processo histórico de narrativas sobre viagens e destinos, retratando o imaginário cultural do país, demonstrando também a sua relevância para o desenvolvimento da cultura e das comunidades digitais. São as experiências no destino que originam um maior envolvimento e familiaridade, estimulando a recomendação, a repetição da visita e a escolha por destinos semelhantes. O estudo contribui ainda para a inovação narrativa à social, analisando os produtos noticiosos culturais digitais, associados ao Jornalismo de Viagens como tendência de especialização jornalística.
- Brand love e engajamento no contexto das redes sociais: um estudo da marca NetflixPublication . Morgado, Laila Silva; Cardoso, Paulo RibeiroDiante da crescente concorrência de marcas e dificuldade do consumidor em diferenciar os atributos destas, acrescido ao fato da crescente popularidade da comunicação através das redes sociais, vê-se a necessidade da conquista do consumidor de uma maneira mais intensa e emocional. As empresas enfrentam o desafio de engajar os consumidores nos discursos, comportamentos e atividades da marca, na tentativa de criar uma relação de longo prazo. O consumidor passa a confiar muito mais na opinião da sua rede de relacionamentos, seja ela de pessoas conhecidas ou apenas de clientes que experimentaram o produto. Dessa forma, creditam à opinião destes fator decisivo para suas compras. Nesse contexto, as marcas têm o desafio de transpor esta barreira, concebendo uma relação de estima entre marca e consumidor, fazendo deste um porta-voz da empresa. Neste trabalho foram abordados o brand love e o engajamento no contexto das redes sociais. Para o estudo do tema, foi realizada a análise de conteúdo da fan page Netflix Brasil, onde buscou-se relacionar os elementos conceituais do brand love com o comportamento dos fãs na rede social.