FCT (DCEA) - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this community
Browse
Browsing FCT (DCEA) - Dissertações de Mestrado by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::Artes"
Now showing 1 - 10 of 20
Results Per Page
Sort Options
- A28 estrutura o território. Matosinhos: morfologias da urbanização difusaPublication . Marques, Catarina Salomé Brandão Silva; Sucena, SaraO Município de Matosinhos tem sido alvo de uma notável transformação ao nível do seu espaço edificado, desde o final do século XX e até ao início do século XXI. Tal como em muitas outras áreas urbanas contemporâneas, nomeadamente naquelas que despontaram no espaçamento entre as cidades tradicionais, aquela transformação decorreu do desenvolvimento das novas tecnologias, das infra-estruturas e dos suportes de mobilidade. Também, como em muitas delas, esse crescimento resultou numa (des)organização espacial que aparenta ser caótica. Como resultado desta expansão, globalmente descomprometida, Matosinhos deixa de ser identificado como cidade ou campo, para ser parte de uma nova entidade, enquadrada nos processos de urbanização evidenciados em grande parte do noroeste português. A dispersão que aí se verifica é facilmente associada à rede viária, cujo papel é normalmente o de ser estrutura urbana da sua expansão. Por este motivo, o foco principal desta dissertação é a rede viária, e, em concreto, a A28. Esta autoestrada, que percorre grande parte do noroeste português, é analisada na sua extensão compreendida no município de Matosinhos. Consequentemente, foca-se a área marginal da A28 em maior detalhe, e a do município no geral. Procura-se a compreensão dos modelos de urbanização, expressados no tempo e no espaço, e dos elementos morfológicos que lhe dão forma. A rede viária, em particular a A28, é questionada como um instrumento estruturante do território difuso, numa análise a várias escalas, onde se pode verificar esse papel.
- Alojamento para seniores: dos imperativos legais às necessidades reaisPublication . Peixe, Rui Pedro Gonçalves; Faria, Luís Pinto deEsta dissertação foca-se nas estruturas residenciais para pessoas idosas, concretamente na análise da área de alojamento constituída pelo quarto e instalação sanitária. Inicialmente é abordado o tema do fenómeno de envelhecimento de modo a caraterizar os habitantes seniores do alojamento, assim como a sua realidade demográfica. Após isso, uma análise da evolução da legislação ao longo dos anos, focada na área de alojamento, indica as principais alterações nas normas e requisitos legais. Posteriormente procura-se esclarecer a perceção e requisitos dos utentes e colaboradores destas estruturas residenciais através da realização de entrevistas, simultaneamente revendo parâmetros fundamentais de arquitetura. Por último são apresentadas várias propostas de revisão das áreas de alojamento de acordo com os elementos abordados no desenvolvimento do trabalho, culminando numa proposta pessoal que procede a uma revisão formal e tipológica englobando todos os dados desta investigação.
- Arquitectura em Terra: o TabiquePublication . Oliveira, Bruno André; Cerveira Pinto, ManuelA presente dissertação tem como tema central um modelo construtivo de arquitectura em terra, designadamente o tabique. Este modelo construtivo ancestral de alvenarias reserva na sua génese inúmeras particularidades, que vão desde as mais variadas formas de concepção do modelo por parte dos diferentes povos espalhados pelo mundo aos valiosos contributos sociais e ambientais. Na sua essência, o tabique foi muito utilizado por pessoas de parcos recursos económicos em soluções, por vezes muito engenhosas, levando-as a recorrer à mãe natureza para extrair dela os materiais necessários para a construção das suas casas. Um pouco por todo o mundo existem exemplares deste modelo tradicional contribuindo activamente para o enriquecimento dum vasto espólio de arquitectura em terra, matéria esta que tem vindo a ganhar um novo alento de acordo com as actuais “políticas" ecológicas. Deste modo e ao abrigo dos princípios gerais da conservação e restauro do património, o tabique detém informação relevante no que respeita à sustentabilidade do planeta, tornando o tema mais apelativo ao debate e à planificação de novas acções, envolvendo cada vez mais os profissionais em prol de um objectivo que garanta ao planeta um futuro mais próspero e equilibrado.
- Arquiteto Ernesto Korrodi: vi(n)da e obraPublication . Teixeira, José Manuel; Cerveira Pinto, ManuelErnesto Korrodi, suíço de nascimento, mas, tão português como os melhores na defesa do património edificado, da história e da cultura nacionais, foi um dos mais importantes arquitetos do seu tempo em Portugal e, seguramente, aquele que, operando a partir do interior do País, alcançou maior sucesso a nível nacional. Todavia, o reconhecimento público pelo trabalho desenvolvido ainda está aquém do que merecidamente lhe é devido, muito por insuficiente divulgação da sua vida e obra. O ponto de partida para a elaboração duma biografia que desse a conhecer os traços da sua personalidade, a sua ação pedagógica como professor do ensino industrial e formador de artistas escultores, os seus estudos histórico-arqueológicos dos monumentos nacionais e a obra arquitetónica realizada, seria necessáriamente, uma profunda investigação que colma-tasse o que já se apurou e que consta da escassa, mas, preciosa bibliografia publicada. Este trabalho biográfico sobre Ernesto Korrodi é o resultado duma rigorosa pesquisa bibliográfica, com consulta e estudo de documentos, correspondência, projetos, livros, jornais e revistas da época e que incluiu deslocações à Suíça e à Itália e aos mais recôndidos lugares do País; sítios por onde passou ou deixou o seu registo no património edificado local. Novas revelações, esclarecimento pormenorizado de factos menos evidentes e retificação de algumas divulgadas imprecisões sobre o percurso de vida e sobre a obra, que constituem o seu legado, são o gratificante corolário do empenho posto neste propósito.
- Arquitetura e liturgia: Igreja de Santa Maria Marco de CanavesesPublication . Teixeira, Luís Filipe Figueiredo; Cunha, Nuno Higino Pereira Teixeira daOrientado para a Arquitetura Sagrada, o presente trabalho de investigação começa por apresentar uma síntese crítica sobre a importância dessa temática na Igreja e na sociedade dos últimos cinquenta anos. Por essa razão daremos um especial destaque ao Concílio Vaticano II (1962-1965), importante marco temporal que surge como loigação entre a Arquitetura Sagrada clássica e contemporânea. Daremos nota de diversas alterações ocorridas durante este período, na sociedade, no pensamento religioso, na prática litúrgica e no campo da Arquitetura. Por conseguinte, e por forma a sustentar a síntese final, na qual se indaga acerca da continuidade clássica na era contemporânea, e da importância do Concílio Vaticano II como originador das alterações na prática e no entendimento religioso, será dado especial ênfase a um exemplar da arquitetura religiosa portuguesa contemporânea, a Igreja de Santa Maria em Marco de Canaveses, da autoria do arquiteto Álvaro Siza Vieira. Contextualizaremos a obra através da abordagem dos desígnios arquitetónicos, culturais e sociais inerentes e, cumulativamente, em torno do seu vínculo com a Arquitetura Sagrada do passado. Neste seguimento, concluiremos que a mesma, sendo uma obra de grande maturidade arquitetónica, constitui-se, não apenas como uma delicada combinação entre passado e presente, como ainda pode ser considerada uma respeitosa equação entre as necessidades dos utentes e as exigências canónicas e eclesiásticas.
- Aveleda - Na conquista da atratividade no território difuso de Aveleda, Vila do CondePublication . Magalhães, Daniela Lima; Branco-Teixeira, MiguelA presente dissertação de mestrado estuda o território difuso da freguesia de Aveleda com o propósito de conhecer as suas características e de identificar a estratégia com o fim de proporcionar maiores níveis de atratividade. Assim, o trabalho visa contribuir para: contextualizar, conceptualmente, o território difuso da freguesia de Aveleda; melhorando a compreensão do objeto de estudo em ambiente estratégico; de modo a promover melhorias na qualidade de vida da população. O trabalho inicia com uma contextualização teórica, onde se analisam diversos desígnios territoriais – cidade, rural, periferia, urbano, difuso – além dos parâmetros morfológicos e aspetos sociais, conciliando com os elementos de atratividade. São também tratadas as temáticas da competitividade, em termos gerais, e da competitividade em território difuso, culminando num modelo capaz de contribuir para aumentar a atratividade territorial da freguesia de Aveleda. Seguidamente, é feita a leitura do território de Aveleda atendendo às suas origens, dados demográficos, características do parque edificado e características das infraestruturas e mobilidade, com o propósito de gerir de forma mais eficiente a multiplicidade dos desafios que se colocam em prol da conquista da atratividade neste território difuso. De seguida, a dissertação procura dar resposta ao conjunto de desafios identificados apresentando um conjunto de objetivos e medidas que se consideram adequados às condições particulares do território de Aveleda, o qual está enraizado nos pressupostos teóricos estudados anteriormente. Deste modo, em termos concretos, expõe-se um conjunto de 30 objetivos estratégicos que se dividem em 70 medidas de âmbito mais prático e específicas para Aveleda. Por último, tendo em consideração todo o percurso de investigação realizado ao longo da dissertação, são apreendidas as respostas às principais questões que rotearam a elaboração da dissertação, assim como os desafios encontrados no seu percurso e novos caminhos de investigação.
- Bairro da Pasteleira: proposta para a requalificação do espaço público no contexto dos novos desafios sociodemográficosPublication . Lindo, Nuno; Faria, Luís Pinto deO presente trabalho tem como objetivo a requalificação do espaço público do Bairro da Pasteleira, construído entre 1958 e 1960, tendo como principal enfoque a adaptação deste território ao contexto dos novos desafios sociodemográficos. No sentido de enquadrar o estudo do caso, foi feito um levantamento histórico dos bairros sociais do Porto, com a análise dos planos realizados entre 1932 e 1962, para que seja percetível a evolução das diferentes tipologias, a ocupação dos núcleos habitacionais ao longo do território da cidade e de um modo geral, como estão relacionados com a envolvente no local de implantação. Foi realizada uma caraterização demográfica para demonstrar a nova realidade da cidade do Porto com o aumento do índice de envelhecimento e as suas restantes consequências, bem como uma análise à mobilidade, para que seja percetível o modo como a população se desloca ao longo do território. A adaptação do espaço público à população idosa e/ou com mobilidade reduzida, torna-se um fator importante para a cidade, tendo em conta o aumento do índice de envelhecimento do Porto. O Bairro da Pasteleira apresenta no seu território grandes diferenças de cotas, que juntamente com a inexistência de locais de lazer ou de estadia torna-se um desafio para a população idosa e/ou com mobilidade reduzida utilizar o espaço público do bairro. Foi realizado um levantamento dos percursos da população e aos pontos críticos de acessibilidade que estão dispostos ao longo dos trajetos, bem como um estudo aos espaços verdes, à mobilidade e ao uso do automóvel, uma vez que o crescente uso deste meio de transporte trouxe consequências para o Bairro da Pasteleira. A proposta desenvolvida no capítulo V surge como materialização da investigação ao longo desta dissertação de mestrado, de modo a melhorar a qualidade do espaço público do bairro, propondo locais destinados à população que atualmente são inexistentes, bem como a sua adaptação à população idosa e /ou com mobilidade reduzida, com novas ligações ao longo do território e a resolução do problema do uso do automóvel no bairro.
- A Casa do Cubo: contributo para a sua valorização como imóvel de interesse públicoPublication . Machado, Miguel Jorge Ribeiro; Cerveira Pinto, ManuelO presente trabalho é o resultado de uma investigação, levada a cabo na aldeia de Boassas, freguesia de Oliveira do Douro, concelho de Cinfães onde foi desenvolvido um estudo sobre um elemento arquitetónico. O objeto arquitetónico em questão, insere-se num meio rural que apresenta características de um passado distante. Trata-se da Casa do Cubo, edifício detentor de uma arquitetura singular. A estrutura em estudo é ela também um exemplo claro de uma constante e contínua evolução ao longo dos anos e épocas construtivas, o que nos parece reunir um conjunto de características que lhe atribuem um elevado valor arquitectónico, artístico e cultural, cujo estudo poderá inclusive levar a uma desejável classificação como património, de forma a garantir a sua salvaguarda e valorização. Assim, foi desenvolvida uma investigação e elaborada uma inventariação de diversos elementos que compõem o edifício, a análise do seu sistema construtivo e a respetiva época, sustentando o nosso estudo com a comparação de outros elementos já classificados como património. O objetivo deste estudo é averiguar a importância patrimonial do conjunto e prever a possibilidade da sua classificação como imóvel de interesse público. Iniciamos este trabalho com uma abordagem à localização da Casa do Cubo e à sua envolvência física e histórica; procuramos estabelecer a relação da família com o território; desenvolvemos um levantamento físico das características do edifício de onde surgem elementos arquitetónicos que nos orientam para determinadas épocas construtivas; efetuamos depois uma análise entre os elementos encontrados e os períodos a que estes se reportam; por fim, enquadramos a evolução do conceito de património, onde é feita uma reflexão sobre as intervenções de conservação, como forma de preservar a identidade e a cultura de uma comunidade; de que forma surgiram as entidades competentes pela catalogação e inventariação do património em Portugal.
- Espaços verdes sobre as coberturas: contributo para a sua análise integradaPublication . Aires, Liliana Maria Batista; Neves, Ana CristinaEsta dissertação pretende demonstrar o quanto é importante que as cidades apresentem espaços verdes para uso da população, nomeadamente nas coberturas das construções. Contribui com uma análise dos tipos, sistemas, benefícios, vantagens e desvantagens, anomalias contributos e manutenção que advêm da implementação de uma cobertura verde. Apresentam-se ainda os custos do sistema pelo mundo e estimam-se os custos que lhe estão inerentes em Portugal. O custo de aplicação e o custo de manutenção de uma cobertura verde são superiores aos de uma cobertura tradicional. O crescimento das zonas urbanas tem vindo a conduzir a uma perda significativa de espaços verdes. Atualmente já é dada especial atenção a este assunto e começa-se a procurar soluções que minimizem esse efeito, e neste contexto como o estudo do comportamento de jardins na cobertura dos edifícios tem sido alvo de crescente investigação. As coberturas ajardinadas, basicamente pelo revestimento das coberturas através de vegetação, são um exemplo de uma forma natural de amenizar o impacto, nomeadamente ambiente e estético, provocado pela urbanização e densidade populacional. As coberturas verdes são um elemento importante na transformação das cidades atuais em ambientes mais sustentáveis. Se, ao mesmo tempo, são apontadas como uma solução construtiva “verde” em alguns países, é reconhecida a necessidade de evolução técnica deste tipo de estruturas. As coberturas ajardinadas além de oferecerem mais espaços verdes às cidades, simultaneamente contribuem para uma melhor qualidade de vida, visto que a vegetação promove a renovação do ar. Assim, uma das virtudes apontadas para este tipo de cobertura é a sua influência positiva no impacto ambiental. Este tipo de solução pode ser de vários tipos: intensivos, extensivos, semi-intensivos. De referir que a sua manutenção é um componente decisivo na gestão dos edifícios, podendo ter um peso significativo nas despesas globais. Uma adequada gestão de manutenção, contudo, definindo estratégias desde o projeto, pode promover intervenções posteriores mais eficazes e económicas. Uma das características meritosas das coberturas ajardinadas é o facto de gerar uma série de benefícios sociais, económicos e ambientais, tanto a um nível público como privado.
- A implantação da imagem do Estado Novo através da arquitetura: a zona oriental do distrito do PortoPublication . Santos, Pedro Nuno Carvalho Marques dos; Silva, IlídioA relação da arquitetura com o poder político tem-se revelado, historicamente, de interesse mútuo, sendo diversificados os seus exemplos. Nos regimes autoritários, essa relação assume, tendencialmente, contornos muito mais singulares dado o potencial da arquitetura para veicular e incutir valores ideológicos. Em Portugal, durante o Estado Novo, essa relação veio a revelar-se bastante intensa e efetiva, deixando na paisagem urbana testemunhos materializados da ideologia e da imagem do regime, num processo edificatório alargado no território, mas também condicionado por estratégias de centralização e hierarquização, tanto do poder como do espaço e até do tempo. É sobre esse processo (condicionado e condicionador) de implantação da imagem do Estado Novo, através da arquitetura, que se pretendem ver esclarecidas algumas questões fulcrais para o seu entendimento. Em consonância com a dimensão política, interessará expor numa dimensão urbanística e arquitetónica o modo como foi desenhado esse processo. Particularmente, na zona oriental do distrito do Porto, pretende-se concluir sobre quais foram as intenções / prioridades espaciais, temporais e estilísticas que influenciaram decisões para a tomada de iniciativas edificatórias, neste território.