FCT (DCEA) - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this community
Browse
Browsing FCT (DCEA) - Dissertações de Mestrado by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 244
Results Per Page
Sort Options
- Impacto das tecnologias de informação no processo educativo do ensino secundárioPublication . Pais, Maria de Fátima Leite Correia; Torres, José; Moreira, Rui SilvaNão será possível mudar a Escola se não considerarmos a sua contextualização neste novo mundo. É óbvia a necessidade de um investimento em recursos tecnológicos mas também é preciso não esquecer que todos os envolvidos no processo devem estar, naturalmente, por dentro desta realidade, de modo a compreenderem e poderem corresponder às solicitações e vantagens da Sociedade da Informação. Neste sentido, será sempre necessário avaliar em que medida as novas tecnologias podem ser utilizadas/incorporadas no processo ensino. Assim, o trabalho apresentado consiste num estudo sobre a influência das Tecnologias de Informação e Comunicação, no processo educativo do ensino secundário. Em particular, este trabalho tem como objectivo principal, avaliar o impacto da utilização de suportes digitais e de uma plataforma de e-learning sobre o processo ensino aprendizagem e na dinâmica na sala de aula. Partimos do pressuposto que a utilização das tecnologias promovem um acréscimo de motivação, de quem recebe e de quem transmite informação, e podem ser uma mais valia, no aumento de aquisição de conhecimentos, e diminuição do abandono escolar. O resultado foi gratificante na medida em que a turma experimental, composta por um maior número de alunos e com menos recursos materiais na sala de aula, conseguiu obter resultados superiores de classificação no final dos dois momentos avaliativos (2º e 3º), que a de controlo. A metodologia usada com as Tecnologias de Informação e Comunicação, originou um acréscimo de motivação ao captar o interesse e participação dos alunos durante as aulas.
- O uso de objectos de aprendizagem no ensino secundário: uma aplicação prática à disciplina de Tecnologias da Informação e ComunicaçãoPublication . Moreira, Márcia Cristina de Castro; Gouveia, Luis BorgesEste trabalho consiste num estudo de caso para avaliar a utilidade dos objectos de aprendizagem como complemento do ensino presencial. O objectivo é avaliar como é percepcionada a utilidade dos objectos de aprendizagem no contexto do ensino secundário, tomando como referência os alunos do 10º ano de escolaridade do Colégio Nossa Senhora do Rosário na disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Para a elaboração do estudo foi necessário investigar como se estruturam e desenvolvem conteúdos pedagógicos na área das TIC sob a forma de objectos de aprendizagem, avaliar a sua utilidade no ensino secundário para disciplinas de foro tecnológico, indagar a utilidade de uma plataforma de e-learning para a sua distribuição e organização e, por último, avaliar o impacte resultante do seu uso. A criação de objectos de aprendizagem, como recurso de e-learning, para o ensino secundário é uma realidade pouco explorada. Por esse motivo e também pelo facto dos alunos não terem maturidade suficiente para a auto-aprendizagem, foi esperada uma resistência por parte destes a este tipo de conteúdos. Contudo, após um período de adaptação, os alunos reconheceram a utilidade dos objectos de aprendizagem como complemento ao ensino presencial, potenciando um suporte adicional à aprendizagem dos temas da disciplina e, consequentemente, melhores resultados, sendo motivados pela interactividade e funcionalidades dos conteúdos. Como resultado do estudo foi possível observar que estes alunos ainda não estão devidamente preparados quer a nível psicológico quer a nível metacognitivo para promover o seu conhecimento de forma autónoma. Após a conclusão do estudo de caso, e no seu contexto, é ainda possível verificar que os objectos de aprendizagem podem contribuir para uma potencial maior motivação e um maior empenho na aprendizagem, quando em complemento com as aulas em ambiente presencial. Sendo este estudo de caso uma investigação qualitativa e de carácter exploratório, os resultados obtidos não podem ser generalizados, mas permitem tirar algumas conclusões que poderão ser aplicadas a realidades próximas da apresentada neste trabalho.
- 3SLIM: sistema simplificado sensível à localização por IMagemPublication . Afonso, Rosa Maria Gomes; Moreira, Rui Silva; Torres, JoséO crescente interesse na mobilidade dos utilizadores e no posicionamento de objectos justifica o estudo aprofundado das potencialidades e das funcionalidades das aplicações sensíveis à localização. Neste trabalho, pretendeu-se desenhar uma proposta de arquitectura para um sistema cuja informação apresentada é filtrada com base na localização dos utilizadores e dos objectos sobre os quais se pretende obter essa informação. As aplicações sensíveis ao contexto e à localização são cada vez mais comuns. As tecnologias utilizadas por estes sistemas (e.g., receptores GPS, células GSM, sensores de ultrasons, redes de sensores, etiquetas RFID etc.) são, no entanto, onerosas, por vezes difíceis de manipular e distribuir e inadequadas a uma utilização diária permanente. Assim, pretendeu-se neste trabalho definir um sistema capaz de determinar a localização e disponibilizar informação pertinente à localização dos utilizadores, com base em dispositivos móveis disponíveis no dia-a-dia. A aquisição destes dispositivos móveis não requer um esforço financeiro elevado nem um esforço cognitivo extra de manipulação por parte do utilizador final. Este sistema, poderá ser aplicado para fornecer informação contextualizada pela localização tanto dos utilizadores como dos objectos que o rodeiam, por exemplo, durante uma aula de campo ou uma visita de estudo a um parque. Resumindo, neste trabalho, proposemo-nos estudar, desenvolver e avaliar a usabilidade de um Sistema Simplificado Sensível à Localização por IMagem (3SLIM), i.e., um sistema de informação contextualizado pela localização dos seus utilizadores, onde a localização é obtida por meios técnicos económicos. Pretende-se tirar proveito dos dispositivos móveis (e.g., telemóveis, PDA’s, etc.) e das tecnologias sem fios actuais, cujo uso se está a vulgarizar e que permitem o acesso fácil e ubíquo à informação. Foram identificados os principais componentes da arquitectura, os seus módulos aplicacionais, as interfaces a desenvolver bem como os modelos de dados de suporte. Fez-se ainda uma análise e uma comparação, no contexto da aplicação desta arquitectura, de soluções e tecnologias alternativas adoptadas em sistemas similares. Finalmente, avaliou-se a usabilidade do sistema proposto, aplicando-o numa visita a um parque biológico enriquecida por conteúdos virtuais disponibilizados para cada localização ou ponto de interesse específico. Le croissant intérêt relatif à la mobilité des utilisateurs et au positionnement d´objects justifie l´étude approfondie des potentialités et des fonctionnalités des applications sensibles à la localisation. Ce travail prétend dessiner une proposition d´architecture pour un système dont l´infomation presentée et filtrée aura pour base la localisation des utilisateurs et des objects considérés. Les applications sensibles au contexte et à la localisation sont de plus en plus vulgaires. Les technologies utilisées par ces systèmes (récepteurs GPS, céllules GSM, senseurs d´ultra-sons, réseaux de senseurs, étiquettes RFID etc.) sont encore chères et parfois difficiles à manipuler, distribuer ou même inadéquates à une utilisation quotidienne. Ce travail prétend définir un système capable de déterminer la localisation et disponibiliser l´information indispensable à la localisation des utilisateurs, ayant pour base les dispositifs mobiles existants dans le marché actuel. L´acquisition de dispositifs mobiles n´exigent pas d´effort financier ni cognitif du point de vue d´apprentissage pour l´utilisateur final. Ce système pourra être appliqué afin de fournir l´information contextualisée par la localisation des utilisateurs et des objects qui les entourent. Un exemple de l´application de ce système sera approprié à une classe en plein air ou à une visite d´étude à un parque. En résumé, ce travail propose l´étude, le développement et l´avaliation de l´usabilité d´un Système Simplifié Sensible à la Localisation par IMage (3SLIM), un système d´information contextualisé par la localisation de ses utilisateurs et dont la localisation est obtenue par des moyens techniques économiques. Ce travail prétend tirer profit des dispositifs mobiles et des technologies wireless dont l´usage est vulgarisé et qui permettent l´ubiquité de l´accés à l´information. Les principaux components de l´architecture, ses modules applicationels, ses interfaces à développer ainsi que ses modèles de donnés ont été identifiés. Dans le contexte de l´application de cette architecture, l´analyse et la comparaison de solutions et de technologies alternatives adoptées à d´autres systèmes seront effectuées. Finalement, l´usabilité de ce système a été avaliée à travers une visite à un parque biologique, enrichie par des contenus virtuels disponibilisés par chaque localisation, chaque point d´intérêt spécifique. The growing interest in user mobility and object positionning justifies a deep study focused on the potentialities and functionalities of location-aware applications. This work aims the design of architecture for a system in which the information is filtered according to the user’s and object’s locations from which we require information. The location and context-aware applications are increasingly common. The technologies used by these systems (eg, GPS receivers, GSM cells, ultrasound sensors, sensor networks, RFID tags etc.) are, however, expensive, sometimes difficult to manipulate and deploy, and inappropriate for permanent daily use. Therefore, this work intended to define a system capable of determining the user’s location and provide relevant information accordingly, based on mobile devices available on the day-to-day. The acquisition of these mobile devices does not require a high financial effort neither it requires extra cognitive manipulation efforts from end-users. This system could be used to provide contextualized information by the location of both the users and the objects that surround him, for example, during a field class or a park study-visit. In short, this work proposes the study, development and usability evaluation of a Simplified System Sensitive to the Location by IMagem (3SLIM), i.e., an information system contextualized by the location of its users, where the location is obtained by economic technical means. This system is intended to take advantage of mobile devices (e.g., mobile phones, PDAs, etc.) and current wireless technologies, whose use is becoming ordinary and allowing easy and ubiquitous access to information. We have identified the key components of the architecture, the application modules, the interfaces and the supporting data models. We have also performed an analysis and comparison, in the context of this system, of alternative technologies and solutions adopted in similar systems. Finally, we have conducted a usability evaluation of the system, applied to a park visit enriched/augmented by virtual content available for each location or specific point of interest.
- Publicidade móvel adaptada ao utilizadorPublication . Cardoso, André Filipe Ferreira; Ribeiro, Nuno MagalhãesEsta dissertação desenvolve um caso de estudo sobre a publicidade móvel adaptada ao utilizador. O trabalho desenvolvido consiste em duas aplicações: uma aplicação Web e uma aplicação móvel para Pocket PC. Este caso de estudo explora algumas das possíveis utilizações de tecnologias de computação móvel no sector da publicidade, nomeadamente na divulgação de anúncios, permitindo que empresas, ou outros anunciantes, consigam difundir a respectiva publicidade a um baixo custo e orientada ao público-alvo correcto. A dissertação inicia-se com uma apresentação detalhada sobre as tecnologias e ferramentas subjacentes ao desenvolvimento e criação das aplicações, indicando as motivações que sustentaram a respectiva escolha. Posteriormente, faz-se uma descrição pormenorizada do desenvolvimento das aplicações móveis, indicando os passos mais importantes, sem descurar uma fase inicial da análise de requisitos para as aplicações. Assim, faz-se uma descrição do problema, bem como do método de engenharia de software aplicado para o desenvolvimento das aplicações. Para além disso determina-se igualmente a abordagem seguida para o desenvolvimento do mecanismo de sincronização de bases de dados entre as duas aplicações. A seguir, descreve-se pormenorizadamente o conjunto de passos seguidos para a construção e desenvolvimento das aplicações com o objectivo de assegurar, e posteriormente avaliar por meio de uma experiência, que, tanto a aplicação Web como a aplicação móvel, permitem satisfazer as necessidades identificadas, tendo-se igualmente avaliado a interacção com o utilizador em termos de facilidade de uso e funcionalidades proporcionadas, usando para isso um questionário composto por 13 perguntas fechadas e 3 perguntas abertas, bem como um desafio que serviu para avaliar a eficiência e eficácia do conjunto de aplicações. Por fim, concluiu-se que as aplicações desenvolvidas vieram contribuir de um modo positivo para uma gestão centralizada da distribuição de publicidade e de anúncios, sendo a mobilidade proporcionada um trunfo importante. Além disso, a interface desenvolvida foi igualmente bem aceite por parte dos participantes na avaliação das aplicações. Globalmente, as aplicações tiveram uma grande aceitação por parte dos participantes no estudo realizado, constituindo uma solução tecnológica com potencialidades para trazer alguma inovação sector, já que permite adaptar a publicidade aos perfis de utilizador. This dissertation is about a case study that involves user adaptive mobile publicity. The work herein consists of two applications: one Web application and another application that targets the Pocket PC platform. This case study explore some of the possible utilizations of mobile technologies in the area of announcements and publicity, allowing companies or advertisers to create and post publicity at lower costs and post it to the correct target audience. Initially, it presents the technologies and tools behind the creation and development of the applications, indicating the reasons that support the choice of programming technologies. Later on, a detailed description is carried out, indicating the more important steps followed through a system analysis of the applications. It is also presented a description of the software engineering model used during the development of the applications. Furthermore, it is also described the approach followed in the development of the database synchronization and replication mechanism between the applications Next, it is described in detail, the steps taken for the development of the applications with the aim of ensuring that both applications meet the needs identified. In order to evaluate the functionality and the ease of use, an experience was carried out, using a questionnaire composed of thirteen close questions and three open questions, as well a challenge that evaluates the efficiency and effectiveness of the applications. In the end, it is concluded that the developed applications bring a positive contribution to a centralized management and distribution of advertisements and announcements. The mobility characteristic was regarded as an important factor and the interface was well accepted in the context of both applications. Finally, the applications were well accepted by all the participants in the study, proving that it has the potential to bring some innovation to advertising, as this solution allows to adapt advertisements based on user’s profiles.
- Qualidade apercebida e satisfação do munícipe - avaliação nos municípios da AMAVE NUTIII/AvePublication . Cardoso, Agostinho Arnaldo da Silva; Cardoso, António; Macedo, IsabelActualmente os cidadãos exigem e esperam mais e melhores serviços prestados pelo sector público, daí que a resposta deva ser rápida e eficiente, de modo a agilizar processos, facilitar o seu acesso e proporcionar elevados padrões de qualidade. Como tal, a avaliação do desempenho organizacional e da qualidade do serviço prestado deverá ser aferida através da análise da satisfação dos cidadãos/clientes. Sendo certo que Administração Autárquica é aquela que se encontra mais próxima do cidadão, será interessante analisar os factores que contribuem para a sua satisfação e de que forma os munícipes usam os instrumentos consagrados constitucionalmente (direito de voto e de reclamação) para manifestarem o seu agrado ou descontentamento. É neste contexto que o presente estudo se centra na seguinte questão: Será que existem diferenças significativas ao nível dos antecedentes (imagem, expectativas, valor apercebido e, com destaque particular, a qualidade apercebida,) e consequentes da satisfação (lealdade e reclamações) dos munícipes? Para o efeito, concebeu-se uma estrutura de investigação alicerçada no modelo e nas variáveis latentes do ECSI, à qual adicionou itens dos modelos SERVQUAL, CMT e CAF. O método utilizado foi uma pesquisa quantitativa, de carácter descritivo, sendo alvo de estudo os munícipes que utilizam os serviços prestados pelas Câmaras Municipais que integram a circunscrição geográfica da Associação de Municípios do Vale do Ave, NUTIII/Ave (Vieira do Minho, Póvoa de Lanhoso, Fafe, Guimarães, Vizela, Vila Nova de Famalicão, Cabeceiras de Basto e Mondim de Basto). Os resultados evidenciam que todos estes factores têm um efeito positivo e significativo na satisfação global do munícipe e que há diferenças significativas entre as oito Câmaras Municipais. O presente trabalho contribui para as investigações no domínio da avaliação da qualidade e da satisfação ao nível da Administração Local e sugere que as Câmaras Municipais definam políticas para melhorar a sua imagem institucional, as expectativas dos munícipes e promovam os mecanismos formalmente instituídos para a recolha de reclamações, designadamente incentivando a utilização do livro de reclamações, visando a melhoria contínua dos serviços municipais. Nowadays the citizens demand and expect more and better services from de public sector, so the answer must be quick and effective, in a way to facilitate proceedings and their access and to furnish high quality standards. For that, the evaluation of the organizational performance and the service quality should be gauged through the citizens/customers satisfaction. Being certain that the Council Administration is the one closer to the citizen, it will be interesting to analyse the factors that contribute for his satisfaction and in which way the townsmen use the constitutionally consagrated tools (vote and claim right) to express his pleasure or discontentment. It is in this context that the present study centers itself in the following question: will there be significative differences at the antecedents (image, expectations, known value and, with particular emphasis, known quality) and consequents of the townsmen satisfaction (loyalty and claims)? For this effect, we conceived an investigation structured based on the ECSI model and latent variables and to this structure we joined items of SERVQUAL, CMT and CAF models. The method used was a quantitative research, of a descriptive character, having as target the townsmen that use the city halls services which contemplate the geographical circumscription of the Township Association of Vale do Ave, NUTIII/Ave (Vieira do Minho, Póvoa de Lanhoso, Fafe, Guimarães, Vizela, Vila Nova de Famalicão, Cabeceiras de Basto and Mondim de Basto). The results evidence that all these factors have a positive and significative effect on the townsmen global satisfaction and that there are significative differences between the eight City Halls. This study contributes for the investigations on the domain of assessing the quality and satisfaction at the Local Administration level and it suggests that the City Halls define policies to improve their institutional image, the townsmen expectations and to promote the formally established mechanisms for the gathering of claims, namely motivating the use of complaint book, aiming for the municipal services continued improvement. Actuellement les citoyens exigent et espèrent, du secteur public, des meilleurs et plus nombreux services, donc leur réponse doit être rapide et efficace, pour assouplir les procès, faciliter l’approche et réussir des niveaux supérieurs de qualité. De cette façon, l’évaluation de la performance organisationnelle et de la qualité du service delivré doit être mesuré par l’observation de la satisfaction des citoyens / clients. Considerant que l´Administration Locale a le plus proche rapport avec le citoyen, il sera intéressant de faire l’analyse des facteurs qui produisent leur satisfaction et, en même temps, d’observer l’usage que les citoyens font des instruments consacrés constitutionellemnt (les droits de vote et de réclamation) pour exprimer leur contentement or mécontentement. Dans ce contexte, l’actuelle étude est centrée sur la question suivante: existeront-t-il des profondes différences au niveau des antécédents (l’image, les expectatives, la value aperçue et, en particulier, la qualité aperçue), et des conséquences (la loyalté et des réclamations) de la satisfaction des citoyens? Pour ce but, on a conçu une structure d’investigation fondée dans le modèle et dans les variables latentes do ECSI; auquelle on a ajouté des items des modèles SERVQUAL, CMT e CAF. La méthode utilisée fut une recherche quantitative, descriptive, et l’ object de l’étude furent les citoyens qui utilisent les services des Mairies integrées dans la circonscription géographique de l’Associação de Municípios do Vale do Ave, NUTIII/Ave (Vieira do Minho, Póvoa de Lanhoso, Fafe, Guimarães, Vizela, Vila Nova de Famalicão, Cabeceiras de Basto et Mondim de Basto). Les résultats prouvent que tous ces facteurs provoquent un effet positif et significatif dans la satisfaction globale du citoyen et révélent encore l’existence de différences expressives parmi les huit Mairies. Cette ouvrage donne son contribut pour les recherches au sujet de l’évaluation de la qualité des services et de la satisfaction des citoyens en ce qui concerne l’Administration Locale. Elle conseille encore aux Mairies d’établir un ensemble de politiques efficaces pour réussir une meilleure image institutionelle, favoriser les expectatives des citoyens et pour faire la divulgation des instruments de récueil des réclamations et, en particulier, promouvoir l’utilisation du Livre de Réclamations, en profit de l’ámelioration continuelle des services municipaux.
- Evolução da estrutura urbana de Viana do Castelo: factores de transformação e elementos de continuidadePublication . Reis, Hugo de Amorim; Ferreira, João CastroDecorridos que estão os 750 anos da fundação de Viana do Castelo, torna-se pertinente efectuar um estudo sobre a evolução da respectiva estrutura urbana. Abordada a análise da evolução da estrutura urbana, o trabalho procura encontrar os factores de transformação, bem com os elementos de continuidade, desde 1258 até 2008. Para este efeito, são analisados, cronologicamente, todos os mapas da área em causa, seguindo-se uma abordagem aos elementos que compõem o edificado existente e constituem a identidade desta área urbana. Entre os resultados obtidos, salientam-se particularmente quatro pontos: o planeamento, os diferentes sectores de actividades, os elementos naturais e os períodos políticos. A relação entre o crescimento urbano e as actividades portuárias surgem de uma forma natural dada a importância desta em termos económico-sociais. Evidencia-se nesta evolução a importância dos diferentes períodos políticos que coincidem com mudanças paradigmáticas da forma da cidade. Along these 750 years the Viana do Castelo foundation, it’s a bit pertinent to make a study on the evolution of the urban structures of Viana do Castelo. The work try to find the various factors of the transformation of the city along with the continues elements since 1258 till the present date 2008. Firstly there were analyzed the levels chronological of all the maps and the area in its self, secondly the approached elements that are composed by the building already existing and what constitutes the identity of the urban area. Between the results achieved I would like to particularly emphasize four points: The planning of different sectors and activities, the natural elements and the different political periods. The relationship between the urban growth and the maritime activities that urge in a natural form, given to the importance of the social-economical terms. We evidence this evolution to the importance of different political periods that mach with the changes of the city’s shapes.
- Assistência hospitalar na cidade do Porto: um percurso pelas Irmandades e Ordens TerceirasPublication . Pinhal, Daniel Filipe de Campos; Santiago, PedroCom base na discussão em torno do conceito e do papel na prática e na teoria da arquitectura e urbanismo, elabora-se um instrumento analítico com vista a reconhecer a evolução da arquitectura hospitalar, como instrumento fundamental no desenvolvimento das cidades europeias medievais. Verifica-se então, como essa evolução e inter-relação, se reflecte nos edifícios hospitalares das Irmandades e Ordens Terceiras e na cidade do Porto, usando-se para tal, o estudo de caso, de duas instituições – Irmandade de Nossa Senhora do Terço e caridade e a Ordem Terceira da Santíssima Trindade. Conclui-se, que o percurso evolutivo da arquitectura hospitalar destas instituições, na cidade do Porto, se repete ao das restantes cidades europeias medievais, submetendo-se a particularidades explicadas pelas características do desenvolvimento histórico, social, demográfico e económico, próprias da cidade do Porto.
- Monitorização remota de pacientes em ambulatórioPublication . Gonçalves, Paulo Rui Pires; Sobral, Pedro; Torres, JoséA humanidade enfrenta actualmente várias dificuldades inerentes a uma sociedade cada vez mais envelhecida, como por exemplo, uma maior predominância de doenças crónicas e problemas associados, tais como, dificuldades de mobilidade, possibilidades de quedas, etc. O internamento hospitalar ou clínico tradicionais não se afiguram como a resposta mais eficiente tanto em termos humanos, como também terapêuticos ou económicos. Em alternativa, o tratamento ambulatório e os cuidados de saúde na residência do paciente estão a assumir-se como preponderantes sendo vistos como soluções preferenciais. No entanto, o ambiente típico dos lares não é o adequado nem está preparado para acompanhar e assistir nos cuidados de saúde dos idosos e/ou das pessoas com limitações, temporárias ou permanentes. Para superar algumas destas questões, este trabalho propõe uma solução de hardware sem fios e de baixo custo baseada num microcontrolador com vários sensores (temperatura, oximetro, acelerómetro de 3 eixos), que permite monitorizar vários parâmetros fisiológicos (por exemplo, temperatura, batimento cardíaco, etc.) e inferir a ocorrência de actividades humanas (por exemplo, parado em pé, a andar, em queda, etc.) de pessoas confinadas à sua habitação. Uma plataforma semelhante com sensores de temperatura e luminosidade foi criada para monitorizar o ambiente habitacional. Os dados recolhidos são préprocessados no dispositivo sensor e, em seguida, transmitidos sem fios para uma Gateway ligada ao servidor do sistema que permite o registo da actividade do paciente, a sua condição de saúde, assim como as condições habitacionais. Finalmente, os profissionais de saúde podem aceder a uma aplicação Web para a visualização e análise estatística de informação referente ao paciente e à sua habitação. The humanity is currently facing the difficulties of an aged society with an evergrowing predominance of chronic diseases and associated problems (e.g., mobility issues, possibility of falls, etc.). Traditional hospital or clinical internment is not an efficient answer both in terms of human, therapeutic or economical aspects. Alternatively, ambulatory and home healthcare are becoming preferred and predominant solutions. However, the typical home environment is not suited nor prepared for monitoring and helping to take care of elderly and/or disabled people. To overcome some of these issues, this paper proposes a wireless low cost hardware solution based on a microcontroller with several sensors (e.g., temperature, oxymeter, 3- axis accelerometer) which allows monitoring several physiological parameters (e.g., temperature, heart bit, etc.) and infer human activities (e.g., standing, walking, falling, etc.) of home confined people. A similar platform with ambient temperature and light sensors was also created for monitoring the home environment. The collected data is pre-processed on the sensor nodes and then transmitted to a wireless gateway allowing the backend system to log the patient activity, his health condition as well as the living surroundings. Finally, a web application is provided to healthcare professionals for viewing, analyzing and statistically operating this information, thus empowering homecare. En la actualidad la Humanidad se enfrenta con las dificultades de una sociedad con edades cada vez más grandes, con predominancia de enfermedades crónicas y los problemas asociados (por ejemplo, la movilidad, la posibilidad de ocurrieren caídas, etc.) Para el hospital tradicional el internamiento clínico nos es una solución eficiente tanto en lo que respecta a recursos humanos como en los aspectos terapéuticos o económicos. En alternativa, el ambulatorio y los cuidados de salud en la residencia del paciente siguen progresando e se tornando las soluciones preferidas. La limitación es que el ambiente tradicional de un lar no es adecuado ni está preparado para asistir y ayudar en los cuidados de salud de las personas mayores y / o de las personas con deficiencia. Con el objetivo de superar algunas cuestiones, con este trabajo se propone hacer un sistema sin cables de bajo coste con una solución de hardware basada en un microcontrolador con varios sensores (Temperatura, oxímetro, acelerómetro de 3d), que va permitir la monitorización de los varios parámetros fisiológicos (por ejemplo, temperatura, batimiento cardíaco, etc.) y inferir las actividades humanas (por ejemplo, de pie, caminando, caer, etc.) de personas confinadas a su habitación. Una plataforma semejante con sensores de temperatura y luminosidad se ha concebido para monitorización del ambiente residencial. Los datos recogidos son pre- procesados en el nodo sensor y, en seguida, transmitidos sin cables a una Gateway conectada al backend del sistema que va a permitir el registro de la actividad del enfermo, su condición de salud, así como las condiciones de la habitación. Al final, los profesionales de salud poden acceder a una aplicación Web para la visualización y análisis estadística de la información del enfermo y su habitación.
- A melhoria da qualidade suportada na metodologia Seis Sigma: o caso da TecnimasterPublication . Carvalho, Carlos Eduardo Veríssimo de; Gomes, JoãoO Seis Sigma foi criado pela Motorola, nos anos oitenta do século passado, em consequência do aumento da competição global. A partir daí, tornou-se numa estratégia de gestão adoptada pela generalidade das organizações com negócios à escala mundial. As empresas de desempenho médio têm níveis de três ou quatro sigmas e, as companhias de desempenho excelente, seis sigmas. Isto significa que, os seus produtos e processos têm apenas 3,4 defeitos por milhão de oportunidades. Um programa Seis Sigma bem gerido traz grandes benefícios às organizações que o adoptam, permitindo menores custos de produção, ganhos de produtividade, diminuição de defeitos e tempos de ciclo mais curtos. Contudo, o Seis Sigma ganhou reputação de se adequar apenas a grandes empresas. Acredita-se que, no entanto, é possível implementar um projecto Seis Sigma numa organização de poucos recursos, tendo-se efectuado um estudo na Tecnimaster, empresa que corresponde a esta caracterização. Foi desenvolvido um projecto de pequena dimensão na Tecnimaster, relativo à montagem de um circuito impresso que utiliza a técnica de montagem de superfície (SMD) e, foi escolhida uma amostra, destinada a estudar os defeitos das soldaduras e a sua distribuição. Seguiu-se o ciclo de melhoria DMAIC do Seis Sigma e, foram escutadas as expectativas dos clientes, de forma a integrá-las no processo. Calculou-se a capacidade geral do processo de montagem dos circuitos impressos e, utilizando algumas técnicas estatísticas e ferramentas da qualidade, determinou-se a causa principal para o aparecimento de defeitos nas soldaduras: a deposição da pasta de solda. Tentou-se de seguida a sua melhoria, através da utilização da Concepção de Experiências (DOE), para determinação das principais variáveis responsáveis pelo surgimento dos defeitos. Finalmente, deveria ter sido efectuada a optimização desses factores. Esta fase não foi concluída por falta de condições de tempo e recursos. Os resultados encontrados são concordantes com os obtidos pela generalidade dos autores consultados e, confirmam que, o processo da deposição da pasta de solda é a causa principal dos defeitos nas soldaduras. Como conclusão, pode-se afirmar que é possível conduzir um projecto Seis Sigma numa pequena organização desde que a gestão assuma esse compromisso e haja técnicos dotados das necessárias competências. Motorola a crée le mouvement du Six Sigma dans les années quatre vint du Siècle dernier, due á l’augment de la compétition globale. Dés ce jour là, le Six Sigma a devenu une stratégie de gestion adoptée généralement par des compagnies qui ont des affaires a l’échelle mondiale. Les compagnies dont l’accomplissement est moyen ont des niveaux de trois ou quatre sigma, et les compagnies excellentes, atteignent Six Sigma. Ça signifie, que ses produits et procédés ont seulement 3,4 défauts par million d’opportunités. Un programme Six Sigma bien managé apporte beaucoup de bénéfices aux compagnies qui l’adoptent, moindres coûts de production, gains de productivité, moins d’erreurs et temps de cycle réduits. Pourtant, le Six Sigma a gagné une réputation d’être seulement approprié pour les entreprises de grande taille. On ne partage pas cet avis, et avons essayé de mettre en oeuvre un projet Six Sigma dans Tecnimaster une entreprise de faible recours. On a développé un petit projet à Tecnimaster concernant le montage d’un circuit à montage de surface (SMD) et, on a choisi un échantillon, pour étudier les défauts des soudures et sa distribution statistique. On a suivi le cycle DMAIC du Six Sigma et les expectatives des clients ont été auscultées de façon a les intégrer dans le procédé d’amélioration. La capacité générale du procédé de montage de circuits imprimés a été calculée et, avec le recours a des techniques statistiques et outils de la qualité, ont a déterminé la cause principale pour les défauts des soudures – le processus de déposition de la pâte à souder. On a essayé de faire son amélioration avec la Conception d’ Expériences (DOE) pour trouver les facteurs responsables par les défauts des soudures. Il fallait, en suite, faire l’optimisation de ces variables. On n’a pas put le faire a cause du manque de conditions de temps et de recours. Malgré cela, les résultats obtenus sont d’accord avec ceux des auteurs qu’on a consultés et ratifient le procédé de déposition de la pâte à souder comme le principal responsable par les défauts des soudures. A guise de conclusion, il est possible mener à bout un projet Six Sigma avec succès. Il suffit que la gestion le veut et d’en avoir des techniciens avec la compétence requise. Motorola created the Six Sigma movement, in the 1980s, as a means to cope with increasing global competition. Since then, the Six Sigma approach has become a widely used management strategy for companies that intend to compete in a world-wide scale. Average companies work at three to four sigma levels, and best in class companies at six sigma level. This means that their products and processes experience only 3,4 defects per million of opportunities. A well managed Six Sigma program endorses many benefits for the companies who adopt it, like cost savings, productivity gains, error reduction and improved cycle times, among others. Nevertheless, Six Sigma has earned a reputation of being tailored for big companies only. However, a Six Sigma project was tried at Tecnimaster to implement it in a company with scarce resources. In that endeavour a small project was addressed at Tecnimaster, regarding circuit board SMD assembling and a sample of manufactured circuits handled, in order to find solder defects and its statistical distribution. The Six Sigma DMAIC cycle was followed, and, as a first step in the improvement process, the client’s expectations were sounded. The main process capability of the printed circuit assembling was determined and with the aid of several statistical techniques and quality tools the most important cause for the solder defects occurrence was found – the solder paste deposition process. His improving was attempted through Design of Experiments in order to find the main factors responsible for solder defects. This phase of the project was not pursued due to the lack of appropriate conditions. Results found are in accordance with those obtained by the authors consulted, and confirm that the solder paste deposition process is the main factor for the increasing number of solder defects. As a conclusion, it can be said that it is possible to run a Six Sigma project in a small company with success if the management wishes to do so, and if there are a minimum of human resources with the necessary technical abilities.
- A contribuição da implementação do controlo da qualidade da imagem radiológica digital para a melhoria contínua da qualidade num serviço de imagiologia: o estudo de caso no serviço de imagiologia do HFFPublication . Proença, José de Aguiar; Gomes, JoãoO presente trabalho de investigação aborda a importância da implementação do controlo da qualidade da imagem radiológica digital no processo da melhoria contínua da qualidade do Serviço de Imagiologia do Hospital Fernando Fonseca. O objectivo geral deste estudo consistiu em implementar um referencial de controlo da qualidade da imagem radiológica digital no Serviço de Imagiologia do Hospital Fernando da Fonseca. Formulou-se a seguinte questão de investigação: Qual o referencial de controlo da qualidade da imagem radiológica digital no Serviço de Imagiologia do HFF e, em que medida contribui para a melhoria contínua da qualidade da imagem radiológica digital? A parte empírica desta investigação decorreu em meio natural nas instalações do Serviço de Imagiologia – Urgência do Hospital Fernando da Fonseca no período compreendido entre 15 de Janeiro e 30 de Setembro de 2008. A população foi constituída pelo conjunto de exames radiológicos digitais realizados nos períodos de 15 de Janeiro a 20 de Fevereiro de 2008, de 1 a 31 de Maio de 2008, de 7 de Junho a 7 de Julho e de 1 a 30 de Setembro do mesmo ano. A amostra foi retirada da população recorrendo a uma selecção aleatória simples. Como instrumento de colheita de dados recorreu-se à elaboração de uma folha de verificação. Os resultados foram apresentados em cartas de controlo, gráficos de barras, tabelas de Pareto e de frequências. Os resultados obtidos concluíram que a implementação do controlo da qualidade da imagem radiológica digital contribuiu para a melhoria contínua da qualidade da imagem radiológica digital obtendo-se uma redução de cerca de 39,78% do número de exames radiológicos não conformes. The present research work is about the importance of the implementation of the digital radiologic image quality control in the process of a continuous improvement of the Imagiology Service quality at Fernando Fonseca Hospital. The main purpose of this study consisted in implementing a referential of the digital radiologic image control quality in the Imagiology Service of Fernando Fonseca Hospital. The following research question was set: Which is the referential of the digital radiologic image quality control in the Imagiology Service of Fernando Fonseca Hospital and in what way did it contribute to a continuous improvement of the digital radiologic image quality? The empirical part of this research took place in the natural environment of the Imagiology Service facilities - Emergency Services of Fernando Fonseca Hospital from 15ht January to 30th September 2008. The population was formed by the whole of the digital radiologic exams held from 15th January to 20th February 2008, from 1st to 31st May 2008, from 7th June to 7th July and from 1st to 30th September of the same year. The sample was got from the population using a simple random selection. As a tool for the data collection we applied a check list. The results were presented in control charts, bar charts, Pareto tables and frequency tables. The final results concluded that the implementation of the digital radiologic image quality control contributed to a continuous improvement of the digital radiologic image and a reduction of 39.78% was obtained in the number of non compliant radiologic exams. Ce travail de recherche c’est à propos de l’importance de l’implémentation du contrôle de la qualité de l’image radiologique digital dans le procédé de l’amélioration continue de la qualité au Service d’Imagiologie de l’ Hôpital Fernando Fonseca. L’objectif général de cette étude a consisté à implémenter un référentiel de contrôle de la qualité de l’image radiologique digital au Service d’Imagiologie de l’Hôpital Fernando Fonseca. On a formulé la question suivante : Quel est le référentiel de contrôle de la qualité de l’image radiologique digital au Service de l’Imagiologie du HFF et, comme a contribué à améliorer continuellement la qualité de l’image radiologique digital ? La partie empirique de cette recherche s’est passée en ambiance naturel dans les installations au Service d’Imagiologie – Urgence de l’Hôpital Fernando Fonseca au période contenu entre le 15 janvier et le 30 septembre 2008. La population a été formé par ensemble d’examens radiologiques digitales réalisés entre le 15 janvier et le 20 février 2008, le 1 jusqu’à 31 mai 2008, le 7 juin jusqu’à 7 juillet et le 1 jusqu’à 30 septembre du même année. L'essai a été donné par la population en recourant à une sélection aléatoire simple. Comme outil de récolte de donnés on a recouru á l’élaboration d’une feuille de vérification. Les résultats ont été présentés en cartes de contrôle, de graphiques à barres, de tables de Pareto et de fréquences. Les résultats obtenus ont conclu comme l’implémentation du contrôle de la qualité de l’image radiologique digital a contribué pour une amélioration continue de la qualité de l’image radiologique digitale, en obtenant une réduction près de 39,78% du nombre d’examens radiologiques non conformes.