FCT (DCEA) - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this community
Browse
Browsing FCT (DCEA) - Dissertações de Mestrado by Field of Science and Technology (FOS) "Engenharia e Tecnologia"
Now showing 1 - 10 of 57
Results Per Page
Sort Options
- A28 estrutura o território. Matosinhos: morfologias da urbanização difusaPublication . Marques, Catarina Salomé Brandão Silva; Sucena, SaraO Município de Matosinhos tem sido alvo de uma notável transformação ao nível do seu espaço edificado, desde o final do século XX e até ao início do século XXI. Tal como em muitas outras áreas urbanas contemporâneas, nomeadamente naquelas que despontaram no espaçamento entre as cidades tradicionais, aquela transformação decorreu do desenvolvimento das novas tecnologias, das infra-estruturas e dos suportes de mobilidade. Também, como em muitas delas, esse crescimento resultou numa (des)organização espacial que aparenta ser caótica. Como resultado desta expansão, globalmente descomprometida, Matosinhos deixa de ser identificado como cidade ou campo, para ser parte de uma nova entidade, enquadrada nos processos de urbanização evidenciados em grande parte do noroeste português. A dispersão que aí se verifica é facilmente associada à rede viária, cujo papel é normalmente o de ser estrutura urbana da sua expansão. Por este motivo, o foco principal desta dissertação é a rede viária, e, em concreto, a A28. Esta autoestrada, que percorre grande parte do noroeste português, é analisada na sua extensão compreendida no município de Matosinhos. Consequentemente, foca-se a área marginal da A28 em maior detalhe, e a do município no geral. Procura-se a compreensão dos modelos de urbanização, expressados no tempo e no espaço, e dos elementos morfológicos que lhe dão forma. A rede viária, em particular a A28, é questionada como um instrumento estruturante do território difuso, numa análise a várias escalas, onde se pode verificar esse papel.
- Alojamento para seniores: dos imperativos legais às necessidades reaisPublication . Peixe, Rui Pedro Gonçalves; Faria, Luís Pinto deEsta dissertação foca-se nas estruturas residenciais para pessoas idosas, concretamente na análise da área de alojamento constituída pelo quarto e instalação sanitária. Inicialmente é abordado o tema do fenómeno de envelhecimento de modo a caraterizar os habitantes seniores do alojamento, assim como a sua realidade demográfica. Após isso, uma análise da evolução da legislação ao longo dos anos, focada na área de alojamento, indica as principais alterações nas normas e requisitos legais. Posteriormente procura-se esclarecer a perceção e requisitos dos utentes e colaboradores destas estruturas residenciais através da realização de entrevistas, simultaneamente revendo parâmetros fundamentais de arquitetura. Por último são apresentadas várias propostas de revisão das áreas de alojamento de acordo com os elementos abordados no desenvolvimento do trabalho, culminando numa proposta pessoal que procede a uma revisão formal e tipológica englobando todos os dados desta investigação.
- Aplicação da arquitetura bioclimática em habitações de interesse social: caso de estudo – condomínio fechado ARMONIA, Valledupar, ColômbiaPublication . Vargas Muegues, Juan Daniel; Silva, Hugo Machado daThis dissertation aims to explore the application of bioclimatic architecture in social housing. The aim is to understand the whole employment of this strategy, selected a project that has it in use, in order to analyze the methods and strategies that ensure the quality of life of the beneficiary families and reduce the environmental impact. This research aims not only to analyse the execution of architectural works, but also to contribute to social development and the improvement of the quality of life of communities benefited by social housing projects. For this purpose, it seeks to identify and apply methods and strategies that provide maximum comfort in terms of materials, design and meeting social needs, aiming at making housing accessible to all families. One of the central themes of this dissertation is the perception of the quality of materials and the design of dwellings. Many times, the idea of social housing is associated to low quality constructions or simple design. Socially, we have verified this reality all over the world, in projects that do not take into account sustainability and bioclimatic architecture. Throughout this thesis, two examples of social housing projects that do not apply these principles will be presented, and a third one that uses bioclimatic architecture as one of its fundamental pillars. The aim of this research is to break with the prejudice generated by society and to present solutions to improve social projects anywhere in the world by applying bioclimatic architecture, an interesting and necessary methodology for the present and future of civil construction. Through the analysis of a pioneer project in social housing that follows the principles of bioclimatic architecture, it is intended to understand how it is possible to apply and improve this sustainable methodology, thus contributing to the social development of communities around the world.
- A arquitectura do Estado Novo no Porto e o movimento modernoPublication . Gonçalves, David Manuel Domingues; Cerveira Pinto, ManuelA presente tese de mestrado tem como objecto de estudo o património edificado sob a vigência do Estado Novo na cidade do Porto. Estes equipamentos constituem uma presença marcante no universo da arquitectura do século passado. Da quantidade e qualidade do investimento feito e tutelado pelo Ministério das Obras Públicas e também de diversos projectos privados, resultou um conjunto de obras que justifica uma análise historiográfica, contextualizada no âmbito quer da campanha de obras públicas, promovida pelo regime, quer da arquitectura vulgarmente designada por “Português Suave”. Partindo de um retrato global da evolução da arquitectura portuguesa desde as primeiras influências da Arquitectura Moderna, passando por uma reflexão sobre a realidade social, sustenta-se este trabalho em quatro pontos. Primeiro, sintetiza-se o enquadramento histórico a nível nacional. Aborda-se a transformação social e económica desde o início do Séc. XX e o papel dos Arquitectos no decurso do Estado Novo. Em segundo, desenvolve-se a contextualização do Poder e as influências do regime político que usa a arquitectura como meio de propaganda, para enaltecer os valores da nacionalidade, muito à semelhança de outros regimes europeus da época. Apresentam-se caracterizações formais e tipológicas dessa expressão artística desenvolvida, bem como os seus principais autores. Em terceiro, aborda-se o impacto oposicionista do Movimento Moderno, com especial enfoque no Congresso de 1948, a partir do qual assistimos ao gradual declínio desta arquitectura de Estado. Por último, são analisadas as correntes estéticas predominantes e adoptadas na cidade do Porto, antes do aparecimento do Estado Novo, os motivos que ditaram a mudança e os significados que lhe foram associados. Apresenta-se o enquadramento possível da presença e influência da arquitectura do Estado Novo na cidade. Claramente com menos projecção do que na Capital, mas num contexto com algumas particularidades impostas quer pelos aspectos sociais e vivenciais da cidade, quer pela própria morfologia urbana, serem bastante distintas. A Arquitectura do Estado Novo no Porto e o Movimento Moderno Subjacente, estará sempre presente, tanto um conceito amplo e multifacetado de modernismo que teimou em predominar, como uma visão dinâmica e plural do regime chefiado por Salazar.
- Arquitectura em Terra: o TabiquePublication . Oliveira, Bruno André; Cerveira Pinto, ManuelA presente dissertação tem como tema central um modelo construtivo de arquitectura em terra, designadamente o tabique. Este modelo construtivo ancestral de alvenarias reserva na sua génese inúmeras particularidades, que vão desde as mais variadas formas de concepção do modelo por parte dos diferentes povos espalhados pelo mundo aos valiosos contributos sociais e ambientais. Na sua essência, o tabique foi muito utilizado por pessoas de parcos recursos económicos em soluções, por vezes muito engenhosas, levando-as a recorrer à mãe natureza para extrair dela os materiais necessários para a construção das suas casas. Um pouco por todo o mundo existem exemplares deste modelo tradicional contribuindo activamente para o enriquecimento dum vasto espólio de arquitectura em terra, matéria esta que tem vindo a ganhar um novo alento de acordo com as actuais “políticas" ecológicas. Deste modo e ao abrigo dos princípios gerais da conservação e restauro do património, o tabique detém informação relevante no que respeita à sustentabilidade do planeta, tornando o tema mais apelativo ao debate e à planificação de novas acções, envolvendo cada vez mais os profissionais em prol de um objectivo que garanta ao planeta um futuro mais próspero e equilibrado.
- Arquiteto Ernesto Korrodi: vi(n)da e obraPublication . Teixeira, José Manuel; Cerveira Pinto, ManuelErnesto Korrodi, suíço de nascimento, mas, tão português como os melhores na defesa do património edificado, da história e da cultura nacionais, foi um dos mais importantes arquitetos do seu tempo em Portugal e, seguramente, aquele que, operando a partir do interior do País, alcançou maior sucesso a nível nacional. Todavia, o reconhecimento público pelo trabalho desenvolvido ainda está aquém do que merecidamente lhe é devido, muito por insuficiente divulgação da sua vida e obra. O ponto de partida para a elaboração duma biografia que desse a conhecer os traços da sua personalidade, a sua ação pedagógica como professor do ensino industrial e formador de artistas escultores, os seus estudos histórico-arqueológicos dos monumentos nacionais e a obra arquitetónica realizada, seria necessáriamente, uma profunda investigação que colma-tasse o que já se apurou e que consta da escassa, mas, preciosa bibliografia publicada. Este trabalho biográfico sobre Ernesto Korrodi é o resultado duma rigorosa pesquisa bibliográfica, com consulta e estudo de documentos, correspondência, projetos, livros, jornais e revistas da época e que incluiu deslocações à Suíça e à Itália e aos mais recôndidos lugares do País; sítios por onde passou ou deixou o seu registo no património edificado local. Novas revelações, esclarecimento pormenorizado de factos menos evidentes e retificação de algumas divulgadas imprecisões sobre o percurso de vida e sobre a obra, que constituem o seu legado, são o gratificante corolário do empenho posto neste propósito.
- A arquitetura como processo social: o processo participativo na conceção do projeto arquitetónicoPublication . Silva, João Pedro Ribeiro da; Faria, Luís Pinto deDesde o decorrer dos séculos que a arquitetura se tem apresentado de diferentes formas perante o seu público. As sucessivas mudanças na mentalidade social foram em consequência provocando alterações no posicionamento do arquiteto na relação com o utilizador, resultando no distanciamento entre ambos. O processo social da arquitetura acabou por sofrer continuas alterações na sua forma de atuar, perdendo o seu caráter de serviço prestado à sociedade, e funcionando como um instrumento de afirmação e demonstração de poder. Através de uma análise da complexidade nas componentes da sociologia e da espacialidade, pretende-se chegar à essência da conceção do espaço e da forma como este organiza e estrutura a sociedade. A questão primordial encontra-se no assumir do utilizador como um elemento primordial para a modelação do espaço, expondo os efeitos da componente participativa na conceção do programa e do projeto. Na presente dissertação tenta-se perceber de que forma a participação na conceção do projeto arquitetónico, pode exponenciar o processo social da arquitetura. Através da análise de três obras internacionais, procura-se compreender de que forma o pensamento arquitetónico e a metodologia de trabalho dos seus autores representam instrumentos importantes para restabelecer a conexão perdida entre o arquiteto e o utilizador. O que se pretende não é obtenção de uma resposta Universal, mas a exposição de um caminho, e dos instrumentos que podem constituir uma importante ferramenta para a afirmação do processo social da arquitetura, dando a origem a um projeto arquitetónico que represente a visão da sua sociedade e responda às suas necessidades. Uma arquitetura estruturada pela sociedade, onde o arquiteto assume não como um criador, mas como um gestor de recursos.
- Arquitetura e liturgia: Igreja de Santa Maria Marco de CanavesesPublication . Teixeira, Luís Filipe Figueiredo; Cunha, Nuno Higino Pereira Teixeira daOrientado para a Arquitetura Sagrada, o presente trabalho de investigação começa por apresentar uma síntese crítica sobre a importância dessa temática na Igreja e na sociedade dos últimos cinquenta anos. Por essa razão daremos um especial destaque ao Concílio Vaticano II (1962-1965), importante marco temporal que surge como loigação entre a Arquitetura Sagrada clássica e contemporânea. Daremos nota de diversas alterações ocorridas durante este período, na sociedade, no pensamento religioso, na prática litúrgica e no campo da Arquitetura. Por conseguinte, e por forma a sustentar a síntese final, na qual se indaga acerca da continuidade clássica na era contemporânea, e da importância do Concílio Vaticano II como originador das alterações na prática e no entendimento religioso, será dado especial ênfase a um exemplar da arquitetura religiosa portuguesa contemporânea, a Igreja de Santa Maria em Marco de Canaveses, da autoria do arquiteto Álvaro Siza Vieira. Contextualizaremos a obra através da abordagem dos desígnios arquitetónicos, culturais e sociais inerentes e, cumulativamente, em torno do seu vínculo com a Arquitetura Sagrada do passado. Neste seguimento, concluiremos que a mesma, sendo uma obra de grande maturidade arquitetónica, constitui-se, não apenas como uma delicada combinação entre passado e presente, como ainda pode ser considerada uma respeitosa equação entre as necessidades dos utentes e as exigências canónicas e eclesiásticas.
- A arquitetura que não distorce a paisagem: integração da sustentabilidade ao projeto de arquiteturaPublication . Moutinho, Ana Rita Bastos Oliveira Trigo; Valente, LuísaA paisagem é um conceito que sempre existiu, mas que, ao longo do tempo, e com o desenvolvimento da Humanidade, se foi adaptando aos diferentes contextos. O desenvolvimento acelerado do mundo, à escala global, levou a que o conceito evoluísse e houvesse a necessidade de o representar a três dimensões, através de filme e fotografia. Atualmente, a paisagem natural define-se por um espaço físico constituída por elementos naturais. Tem em si uma grande importância, pois torna-se no local onde o Ser Humano se consegue instalar, viver e experienciar diferentes sensações. A arquitetura passa então a ser um elemento presente na paisagem com mais frequência, representando as ações executadas pelo Ser Humano. Consequentemente, é necessário que haja um equilíbrio entre a arquitetura e o meio natural, para que o impacto negativo seja diminuído e as características naturais do espaço se mantenham presentes. A arquitetura, inserida na paisagem natural, evidencia pontos positivos, como a proteção do meio natural, através de infraestruturas que possibilitam a visita ao local em segurança. Contudo, também pode significar pontos negativos, como a destruição excessiva de biodiversidade, quando o projeto não tem em consideração o que o rodeia. A sustentabilidade foca-se na proteção dos ecossistemas e criação de melhores condições para as gerações futuras. Este termo assume uma pluralidade de significados, podendo ser aplicado a nível económico, político, cultural ou social. Tem ainda um valor acrescido, uma vez que representa um equilíbrio essencial, destacando possíveis problemas associados ao Ser humano, quando este intervém num meio natural. No que se refere à metodologia, foi aplicada uma abordagem (qualitativa) de estudo de caso. Assim, foram selecionados e analisados oito projetos, nacionais e internacionais inseridos numa paisagem natural, aos quais foi aplicada uma matriz focada nos vários conceitos estudados. Todos estes são exemplo da arquitetura que não distorce a paisagem. Analisando o seu impacto visual na paisagem, respeito pelos recursos naturais e pelo impacto da solução construtiva dos projetos, concluímos que a integração entre a arquitetura e a natureza torna-se cada vez mais, um elemento fundamental na vida urbana, proporcionando um maior contacto com o meio ambiente e melhor qualidade de vida para aqueles que o habitam.
- Aulas, arquitectura y espacioPublication . García García, Matías; Silva, IlídioLas dimensiones, la forma, la luz, la acústica, la accesibilidad, etc. de las aulas como espacio específico donde se enseña, podemos considerarlo como uno de los parámetros que pueden conducir a un mayor y mejor rendimiento por parte de los alumnos. El estudio de cual es el sistema ideal, o el más adecuado, para aumentar y mejorar el rendimiento de los alumnos se basa en diversos parámetros. Uno de estos parámetros que pueden influir es el lugar donde se imparte las clases, es decir, las aulas. La presente tesis quiere abordar el estudio de las dimensiones y la forma de las aulas. Buscaremos cómo se distribuyen actualmente, cual es su métrica, forma y requerimientos mínimos según la normativa vigente.