FCHS (DCEC) - Ciências Empresariais
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- As marcas e os desafios na expansão internacional: casos de análisePublication . Pires, Léa; Mesquita, FranciscoA globalização e a crescente competição no mercado têm levado as empresas a buscar novas oportunidades de crescimento e expansão de seus negócios. Nesse contexto, a internalização das marcas se tornou uma estratégia cada vez mais comum, permitindo que as empresas alcancem novos mercados e aumentem sua presença internacional. No entanto, a internalização das marcas também apresenta desafios significativos. A adaptação da marca a diferentes culturas e mercados, a gestão de uma rede de distribuição internacional e a manutenção da consistência da marca em diferentes países são apenas alguns dos obstáculos que as empresas enfrentam ao tentar internalizar suas marcas. Além disso, a internalização das marcas também pode levar a conflitos culturais e a problemas de comunicação, especialmente em países com idiomas e costumes diferentes. Portanto, é fundamental que as empresas desenvolvam estratégias eficazes para superar esses desafios e garantir o sucesso de suas marcas no mercado internacional.
- Elaboração de um plano de marketing: o caso da empresa FIXPAÇOSPublication . Rodrigues, Diogo Filipe Silva; Mesquita, FranciscoEste projeto tem como objetivo apresentar um Plano de Marketing para a empresa FIXPAÇOS, com sede em Paços de Ferreira. Uma empresa de comércio e distribuição de parafusos, materiais de fixação, material elétrico, ferramentas e utensílios. Este Plano de Marketing tem como objetivos principais aumentar a reputação e o reconhecimento da marca, aumentar o volume de vendas em 10% relativamente ao ano anterior e atingir um nível de satisfação dos clientes superior a 95%. Para tal, é necessário aprofundar o que é o marketing e analisar vários modelos de Planos de Marketing de forma a chegar a uma conclusão, ou seja, chegar a um modelo final com os pontos em comum em cada Plano de Marketing. Assim, o Plano de Marketing desenvolvido para a FIXPAÇOS apresenta um sumário executivo, uma análise da situação, oportunidades e ameaças do mercado, objetivos do plano, estratégias de marketing, planos de ação, orçamento e por fim, controlo. Foram definidas várias estratégias e planos de ação tendo em conta os objetivos definidos. No meu ponto de vista, considero um tema muito importante e muito alargado na minha área de Ciências Empresariais, com mais foco na Gestão visto que o Marketing está em constante evolução e presente nas nossas vidas todos os dias sendo uma das ferramentas mais poderosas que as empresas hoje em dia podem possuir.
- Modelo de negócio para a Saint ProjectPublication . Oliveira, Vasco dos Santos; Trigo, MiguelEste trabalho tem como objetivo explorar a criação, análise e desenvolvimento de um modelo de negócios inovador, num contexto empresarial, para a empresa Saint Project. Um modelo de negócios permite que o empreendedor identifique os recursos, competências e parcerias que necessita para tornar claro as atividades e processos que lhe permitem criar propostas de valor, identificar os seus segmentos de clientes e o modo de se relacionar com eles. O estudo inicia-se com uma breve introdução e identificação do problema num contexto nacional, e posterior identificação dos objetivos deste trabalho. Em seguida é apresentada uma explicação abrangente acerca dos modelos de negócios, destacando as teorias e práticas mais relevantes, incluindo o Business Model Canvas (BMC), e estratégias de inovação de negócios. Em seguida, o projeto apresenta um pequeno estudo de mercado empírico relativo a um segmento do mercado da moda em Portugal, de modo a avaliar as necessidades em falta da população portuguesa. Após identificação das principais limitações do mercado português é realizada uma aplicação de um modelo de negócios para a empresa Saint Project.
- Sistemas de informações na gestão de logísticaPublication . Ricardo, Tiago Manuel Amaral; Bandeira, FernandoEste trabalho aborda a evolução da atividade logística a nível mundial que é fortemente influenciada por conjuntos de tendências macroeconómicas, empresarias e de consumo, sendo necessário fomentar a eficiência ao longo da cadeia de abastecimentos. Para além disso, nos dias de hoje, devido as crescentes exigências por partes dos clientes, a logística apresenta-se como uma das mais promissoras áreas, criando oportunidades competitivas. A logística é um ramo da gestão, cujas suas atividades envolvem o controlo dos fluxos quer sejam eles matérias, de informação, humanos ou financeiros. Neste âmbito, a implementação de Sistemas de Informação, possibilita o acesso relevante e eficaz da informação, auxiliando e melhorando atividade logística. Assim, neste trabalho serão desenvolvidos os conceitos de logística, assim como da cadeia de abastecimento. Tendo como objetivo apresentar a importância de cada uma e apresentar o papel que os sistemas de informação assumem. Apresentando assim as suas soluções e melhorias, assim como, os critérios de seriação como os custos da implementação dos mesmos. Desta forma, considero um importante e alargado tema dentro da minha área, ciências empresarias, mais especificamente na gestão logística, cujo trabalho realizado prepara o futuro de gestores logísticos.
- O imposto sobre o valor acrescentado (IVA)Publication . Couto, Rui Filipe Pinto; Silva, AmândioO IVA é um imposto relevante para a economia portuguesa pois representa uma fonte significativa de receita fiscal para o estado, inclusive do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Este imposto, também tem implicações nas empresas pois afeta os seus custos e preços atingindo assim a sua competitividade e, por isso, é importante que os sujeitos passivos conheçam bem as leis e as suas obrigações, bem como os seus benefícios e incentivos fiscais existentes. Posto isto, é necessário aprofundar este imposto e, tendo por base alguns dos seus artigos mais importantes presentes no seu código (CIVA), tenho como objetivo explicar os principais conceitos e regras do IVA como as taxas aplicáveis em Portugal Continental, nas regiões autónomas, nos países terceiros, e como determinar a taxa a aplicar em cada caso; o Regime do IVA nas Transações Intracomunitárias (RITI), ou seja, como se processa este imposto nas trocas de bens e serviços entre sujeitos passivos estabelecidos em diferentes países da União Europeia; o Regime do IVA nas importações e exportações, neste caso a mesma troca de bens e serviços com países fora da União Europeia; A autoliquidação do IVA e os seus motivos de isenção comparando-os especificamente e posicionando-os dentro de uma empresa. No meu ponto de vista, considero um importante e alargado tema dentro da minha área, ciências empresariais, mais especificamente na contabilidade, cujo nosso futuro de contabilistas passará certamente por uma empresa em que tenhamos de lidar com este imposto no dia-a-dia.
- Sustentabilidade nas organizações: o caso da IKEAPublication . Gomes, Beatriz Carneiro; Salazar, AnaEste trabalho integra-se como parte da disciplina de Estágio e Projeto de Graduação do curso de Ciências Empresariais da Universidade Fernando Pessoa. Desenvolvido sobre a temática de Sustentabilidade nas Organizações, apresenta um caso de estudo sobre a IKEA, e a forma como esta engloba a sustentabilidade nas suas atividades de produção e a incute no seu meio social, económico e ambiental. Aborda questões envolventes à gestão de empresas, à discussão do desenvolvimento sustentável e à responsabilidade social. O objetivo geral do presente projeto é analisar, qualitativamente, compreender e divulgar a forma como a IKEA a se posiciona em relação à sustentabilidade e quais os benefícios que as suas ações tem para com a sociedade. Para tal, a busca de informação proveio de todos os materiais disponíveis online e do estágio realizado na IKEA Industry Paços de Ferreira, que permitirá ter uma visão clara sobre as várias práticas em curso na empresa.
- Formação e evolução dos preços dos combustíveis em Portugal (2019 - março 2023)Publication . Batista, Joana Correia Luís Mortágua; Vasconcelos, Luísa; Videira, GraçaEste trabalho aborda a formação e evolução do preço dos combustíveis no período de 2019 a março de 2023, no mercado português, através de uma análise qualitativa, assente num estudo descritivo baseado na observação de normativos legais e dados estatísticos recolhidos junto a variadas entidades do setor energético, designadamente a ERSE, ENSE e DGEG. Inicialmente, é realizada uma caracterização e enquadramento do setor petrolífero a nível nacional e internacional, identificando os intervenientes nesta cadeia de valor e os custos associados. Após este enquadramento, são analisados os fatores que contribuem para a formação dos preços dos combustíveis, com a identificação da componente dos preços, possíveis causas para a sua subida e relevância macroeconómica. De seguida, apresenta-se a evolução do preço dos combustíveis nas diferentes fases do período temporal em estudo (2019- Março 2023), apontando-se as possíveis causas. Como principais resultados deste trabalho aponta-se a identificação do preço do petróleo bruto, as taxas de câmbio e os impostos como principais fatores responsáveis pela variação de preços dos combustíveis nos diferentes subperíodos analisados.
- O marketing digital e a indústria do desporto: o caso da National Basketball AssociationPublication . Castro, Jéssica; Mesquita, FranciscoFoi no início do século XXI que a tecnologia abriu caminho para uma nova forma de marketing: o marketing digital. Hoje o marketing digital tornou-se indispensável para o sucesso e crescimento das entidades desportivas e dos atletas. O setor do desporto tem-se adaptado com sucesso nesta era digital, que está em constante evolução, fornecendo benefícios tangíveis como o aumento de receitas, fortalecimento da marca e expansão do número de fãs. A NBA (National Basketball Association) entendeu perfeitamente o benefício que é ter uma imagem de marca forte e como utilizar o marketing digital a seu favor, nomeadamente a nível internacional. De facto, foi em grande parte graças à suas estratégias de marketing digital que a NBA se manteve relevante, mostrando assim, a importância de ter uma estratégia de marketing eficiente. No entanto vamos ver que é fundamental que as organizações desportivas e os atletas considerem a responsabilidade ética. Os resultados alcançados com este trabalho mostram o impacto positivo e a eficácia do marketing digital na indústria do desporto.
- Análise da rentabilidade: estudo de caso de uma empresa de sistemas sanitáriosPublication . Mamadou, Hada Raimundo; Bernardo, SandraA partir da análise da rentabilidade pode se avaliar o património da empresa, a tomada de decisões e consequentemente verificar as condições económicas-financeiras. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a situação da empresa OLI, sistemas sanitários, SA. Para atingir o objetivo, foi feita uma pesquisa bibliográfica, onde se utilizou o referencial económico-financeiro, a análise de rentabilidade foi realizada usando o método dos rácios, tendo como instrumentos de base as demonstrações financeiras os balanços e as demonstrações financeiros dos últimos três anos (2020,2021,2022), para facilitar a interpretação dos resultados. No decorrer do trabalho foi visto que algumas contas precisam de uma atenção especial, sugere-se a execução de medidas que eliminem ou minimizem os problemas, para os próximos anos a empresa pode utilizar os mesmos métodos de análise. Conclui-se que o estudo feito ajudou a conhecer a real situação da empresa em estudo, e através dos resultados apresentados, foi possível ver que a empresa conseguiu manter-se e esta novamente em crescimento, está com boa liquidez, podendo assim fazer investimentos futuros, e a projeção para os próximos anos é de aumentar as suas vendas e o seu lucro.
- Impacto da Covid-19: análise económico-financeira a uma empresa do setor hoteleiroPublication . Couto, Matilde Ferraz; Bernardo, SandraA pandemia COVID-19 teve um impacto enorme sobre a atividade económica em todo o mundo. As diversas transformações ocorridas ao longo da pandemia traduziram-se numa economia de mercados cada vez mais instáveis. Desta forma, para demonstrar o choque e as dificuldades causadas pela Covid-19 nas empresas, o presente trabalho tem como intuito uma análise económico-financeira do Grupo Pestana, S.G.P.S, S.A. nos períodos de 2019 e 2022. Esta análise demonstrou a existência de um aumento do equilíbrio financeiro e um aumento de rendibilidade em 2022 após o Covid-19, no Grupo Pestana, S.G.P.S, S.A.
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