FCHS (DCEC) - Ciências Empresariais
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- Análise da reação do PSI -20 à Covid-19 e perspetivas futurasPublication . Machado, Enzo Martins; Vasconcelos, LuísaO objetivo deste estudo é compreender o funcionamento dos mercados financeiros e, mais especificamente, a evolução do índice PSI-20 no período da pandemia Covid-19 e horizonte futuro. Trata-se de um estudo qualitativo, assente na teoria da análise técnica. São estudados dois períodos em particular, o referente ao período da Covid-19 e os horizontes futuros do índice. Na análise técnica estabelecida utilizam-se indicadores como a SMA e a Ichimoku Cloud para ajudar a compreender as diferentes tendências e reacções do mercado. Conclui-se que apesar de uma queda abrupta do índice da bolsa, as políticas do BCE refetiram-se num impulso do mercado o que permite antecipar, a longo prazo, numa tendência ascendente, embora com a presença de rallies no curto prazo.
- Análise da rentabilidade: estudo de caso de uma empresa de sistemas sanitáriosPublication . Mamadou, Hada Raimundo; Bernardo, SandraA partir da análise da rentabilidade pode se avaliar o património da empresa, a tomada de decisões e consequentemente verificar as condições económicas-financeiras. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a situação da empresa OLI, sistemas sanitários, SA. Para atingir o objetivo, foi feita uma pesquisa bibliográfica, onde se utilizou o referencial económico-financeiro, a análise de rentabilidade foi realizada usando o método dos rácios, tendo como instrumentos de base as demonstrações financeiras os balanços e as demonstrações financeiros dos últimos três anos (2020,2021,2022), para facilitar a interpretação dos resultados. No decorrer do trabalho foi visto que algumas contas precisam de uma atenção especial, sugere-se a execução de medidas que eliminem ou minimizem os problemas, para os próximos anos a empresa pode utilizar os mesmos métodos de análise. Conclui-se que o estudo feito ajudou a conhecer a real situação da empresa em estudo, e através dos resultados apresentados, foi possível ver que a empresa conseguiu manter-se e esta novamente em crescimento, está com boa liquidez, podendo assim fazer investimentos futuros, e a projeção para os próximos anos é de aumentar as suas vendas e o seu lucro.
- Atratividade de investimentos sustentáveis e o papel do reporte ESG nas empresasPublication . Costa, Ana Estela Magalhães; Bernardo, SandraEste trabalho académico visa a exploração da evolução e importância do conceito ESG nas empresas ao longo dos tempos, pretende evidenciar a relevância do reporte de práticas ESG, como um instrumento de transparência, motivação interna e influência, assim como procura compreender tudo o que está incorporado no ESG e explorar a evolução e importância do termo ESG (Environment, Social and Governance) dentro do contexto corporativo e como influencia os investidores. A adoção de práticas ESG tem uma alta relevância no mercado, sendo considerada uma tendência atual, devido às progressivas pressões de Governos, Instituições e Investidores que gradualmente exigem mais transparência e responsabilidade social das empresas. Os investidores adquirem um papel importante devido às pressões que exercem sobre as empresas para que estas melhorem a sua atratividade e, consequentemente, o seu retorno financeiro, sentindo mais atraídos por empresas que tenham implementadas nas suas organizações práticas ESG. Quanto à metodologia aplicada a este estudo, foi utilizado um método qualitativo e explicativo, que teve por base a leitura de artigos científicos e de todas as referências bibliográficas. Foi possível concluir que este tema vai ser cada vez mais relevante no mercado e no mundo em geral e, por isso, é necessário instruir e consciencializar as pessoas para esta temática. Bem como, tomar a iniciativa de implementar as medidas para o ESG invés de esperar que esta seja imposta por lei, influenciando, desta forma, outras empresas a seguir o mesmo exemplo.
- By Cuca: proposta de modelo de negócios para uma nova marcaPublication . Lourenço, Pedro Augusto Novo; Trigo, MiguelO presente Projeto de Graduação tem como objetivo apresentar a proposta de um novo modelo de negócios a ser desenvolvido pela empresa de Conservas Cuca, sendo esta uma empresa que procura investigar novas oportunidades no mercado de conservas de atum. Esta proposta nasce da descoberta de potenciais segmentos de mercado em que a empresa deveria atuar, com base nos dados recolhidos pelo autor, num trabalho de investigação de mercado anteriormente realizado. Ao nível do Projeto de Graduação, em primeiro lugar, realizou-se um referencial teórico para fundamentar teoricamente o processo de desenvolvimento de um novo modelo de negócio e a importância de uma análise de mercado. À posteriori, foram resgatados os dados provenientes do trabalho de investigação atrás referido, incluindo estudos de novas exigências, comportamentos do consumidor e análise da concorrência. Os resultados da análise de mercado indicaram que há uma crescente procura por produtos com preços mais acessíveis, sustentáveis e notou-se a necessidade de criar alimentos práticos, saudáveis e que ofereçam interesse aos clientes. Com base nessas informações, a proposta para a empresa Cuca é o desenvolvimento de uma nova marca de conservas sustentáveis, utilizando ingredientes naturais e processos de produção mais sustentáveis para jovens com idade inferior a 35 anos e com pouco poder económico. Essa nova marca de conservas irá atender a procura crescente de alimentos saudáveis, livres de conservantes artificiais e que contribuam para a preservação do meio ambiente. O modelo de negócios sugerido para a nova marca inclui a valorização da qualidade dos ingredientes, a adoção de embalagens mais ecológicas e o estímulo de um estilo de vida saudável associado ao consumo dessas conservas, atraindo assim um público preocupado com a sua saúde e o meio ambiente. Para a implementação dessa proposta, é fundamental que a Conservas Cuca invista em pesquisa e desenvolvimento, garantindo a qualidade e a inovação dos produtos. Em suma, a proposta de criação de uma nova marca “by Cuca” baseada na análise de mercado indica a necessidade que a empresa de Conservas Cuca deve focar em uma nova linha de conservas mais baratas e sustentáveis para atender às necessidades e preferências dos novos clientes. Isto fará com que os seus novos produtos sigam as novas exigências do mercado tendo assim a oportunidade de conquistar novos clientes e fortalecer a sua posição nas marcas líderes do mercado de conservas de atum.
- Características autentizóticas e o impacto na saúde dos trabalhadoresPublication . Rebelo, Ana Cristina; Barros, CarlaA insalubridade psicológica de algumas organizações leva a uma enorme pressão para a obtenção de resultados, muitas vezes sem ter em conta a saúde física e psicológica dos colaboradores e negligenciando as relações dos empregados com as suas comunidades e famílias (Cunha, Rego e Cunha, 2006). A dimensão humana é esquecida e os indivíduos passam a desempenhar o papel de meros instrumentos. Rego (2002) faz alusão ao paradoxo do mundo organizacional atual, afirmando que a reivindicação da “entrega” dos indivíduos à organização coabita com um certo “descarte” da própria organização perante eles. O presente projeto aborda tópicos relacionados com a função do trabalho na vida do trabalhador e a sua saúde, organizações autentizóticas e as consequências destas e pretende contribuir para a discussão em torno desta problemática. Através de uma proposta de estudo, assente nos pressupostos de organizações autentizóticas, prevê-se uma consciencialização e discussão do tema, para assim contribuir para a prevenção da insalubridade psicológica presente em organizações e consequentemente o impacto desta na saúde dos trabalhadores.
- Os determinantes da fidelização de clientes: o caso do iPhonePublication . Souza, Paola Orienti de; Salazar, AnaEsse trabalho tem como tema os determinantes da fidelização dos consumidores, e como objetivo analisar os fatores determinantes que influenciam a fidelização de clientes ao iPhone, um dos produtos mais icônicos da Apple. Para tal, foi aplicado um questionário online a uma amostra não probabilística por conveniência a utilizadores de iPhone. Como principais conclusões apontam-se as seguintes: os utilizadores de iPhone estão muito satisfeitos e que essa satisfação está correlacionada com os atributos design, funcionalidades, serviço ao cliente online, Apple Store e segurança. Relativamente aos indicadores de fidelização, estes são também positivos e estão correlacionados com a satisfação geral.
- Eficiência da gestão de produção aplicada à construção civilPublication . Correia, Maria Gabriela Ribeiro; Salazar, AnaEste projeto de graduação tem como objetivo explorar o funcionamento da gestão da produção na construção civil. O setor da construção enfrenta inúmeros desafios, como prazos apertados, custos elevados, complexidade dos projetos, falta de integração das equipas e problemas de comunicação. Este projeto investiga como a gestão da produção eficaz pode superar esses desafios e contribuir para a eficiência, qualidade e rentabilidade dos projetos de construção civil. O projeto começa por fornecer uma visão geral dos conceitos e técnicas fundamentais da gestão da produção aplicáveis à construção civil. Os tópicos abordados incluem planeamento e controlo de produção, programação, gestão de stock, layout do local, fluxo de materiais e mão de obra, entre outros. Além disso, o projeto discute os benefícios e impactos da gestão da produção na construção. Enfatiza a redução de desperdícios, a melhoria da segurança nas obras, o cumprimento de prazos e orçamentos e o aumento da satisfação do cliente como resultados-chave de uma gestão da produção eficaz. Em conclusão, este projeto reforça a importância da gestão da produção na construção civil e resume os principais resultados apresentados. Destaca para o sucesso do projeto e o crescimento sustentável na indústria da construção é necessário uma gestão de produção eficaz.
- Elaboração de um plano de marketing: o caso da empresa FIXPAÇOSPublication . Rodrigues, Diogo Filipe Silva; Mesquita, FranciscoEste projeto tem como objetivo apresentar um Plano de Marketing para a empresa FIXPAÇOS, com sede em Paços de Ferreira. Uma empresa de comércio e distribuição de parafusos, materiais de fixação, material elétrico, ferramentas e utensílios. Este Plano de Marketing tem como objetivos principais aumentar a reputação e o reconhecimento da marca, aumentar o volume de vendas em 10% relativamente ao ano anterior e atingir um nível de satisfação dos clientes superior a 95%. Para tal, é necessário aprofundar o que é o marketing e analisar vários modelos de Planos de Marketing de forma a chegar a uma conclusão, ou seja, chegar a um modelo final com os pontos em comum em cada Plano de Marketing. Assim, o Plano de Marketing desenvolvido para a FIXPAÇOS apresenta um sumário executivo, uma análise da situação, oportunidades e ameaças do mercado, objetivos do plano, estratégias de marketing, planos de ação, orçamento e por fim, controlo. Foram definidas várias estratégias e planos de ação tendo em conta os objetivos definidos. No meu ponto de vista, considero um tema muito importante e muito alargado na minha área de Ciências Empresariais, com mais foco na Gestão visto que o Marketing está em constante evolução e presente nas nossas vidas todos os dias sendo uma das ferramentas mais poderosas que as empresas hoje em dia podem possuir.
- Formação e evolução dos preços dos combustíveis em Portugal (2019 - março 2023)Publication . Batista, Joana Correia Luís Mortágua; Vasconcelos, Luísa; Videira, GraçaEste trabalho aborda a formação e evolução do preço dos combustíveis no período de 2019 a março de 2023, no mercado português, através de uma análise qualitativa, assente num estudo descritivo baseado na observação de normativos legais e dados estatísticos recolhidos junto a variadas entidades do setor energético, designadamente a ERSE, ENSE e DGEG. Inicialmente, é realizada uma caracterização e enquadramento do setor petrolífero a nível nacional e internacional, identificando os intervenientes nesta cadeia de valor e os custos associados. Após este enquadramento, são analisados os fatores que contribuem para a formação dos preços dos combustíveis, com a identificação da componente dos preços, possíveis causas para a sua subida e relevância macroeconómica. De seguida, apresenta-se a evolução do preço dos combustíveis nas diferentes fases do período temporal em estudo (2019- Março 2023), apontando-se as possíveis causas. Como principais resultados deste trabalho aponta-se a identificação do preço do petróleo bruto, as taxas de câmbio e os impostos como principais fatores responsáveis pela variação de preços dos combustíveis nos diferentes subperíodos analisados.
- Fundamentação e aplicação do plano de marketing CINFER (Comércio Industrial de Ferramentas, Lda.)Publication . Oliveira, Alcides Manuel Gomes de; Bandeira, FernandoNa era tecnológica atual, o marketing digital desempenha um papel fundamental para as empresas, que necessitam estar presentes nas plataformas utilizadas pelos consumidores. É necessário realizar um trabalho intensivo de otimização para os motores de procura para que as empresas sejam encontradas pelos consumidores ativos que procuram deliberadamente satisfazer as suas necessidades na internet. O presente projeto de graduação surge como resposta ao desafio proposto pela empresa CINFER – Comércio Industrial de Ferramentas, Lda. (doravante CINFER), visando o desenvolvimento de um plano de marketing digital. Para isso, foi aplicada a metodologia qualitativa de estudo de caso, recolhendo dados primários sobre a empresa, recolhidos no decorrer do estágio realizado. Além disso, foram recolhidos dados secundários sobre a empresa, o mercado e a concorrência. Concluiu-se que o público-alvo da CINFER é abrangente, indo desde o consumidor particular até grandes empresas. Para a formulação do plano de marketing digital, foi elaborada a jornada do cliente-alvo, de acordo com o funil de marketing de atração. Diversos canais de comunicação digital foram identificados para integrar com essa estratégia, incluindo um website com blog integrado, as redes sociais Facebook, TikTok, Google Ads, LinkedIn, WhatsApp, email marketing e publicidade digital. O objetivo deste plano de marketing digital é o de atrair clientes que ainda não conhecem a marca CINFER, convertendo-os em clientes e promotores da marca.
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