FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado
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Browsing FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado by advisor "Alves, Ana Paula Antunes"
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- Conscientização do movimento e aproximação: estudo de caso realizado com professores do 3º ciclo em escola particular de Campos dos Goytacazes – RJ/ BrasilPublication . Vasconcellos, Raphaela Carvalho Neto de; Alves, Ana Paula AntunesA importância da valorização do corpo para a aprendizagem tem sido alvo de vários estudos. Considerou-se pertinente analisar se a conscientização do movimento poderia ser instrumento de auxílio à aprendizagem de adultos, promovendo a reflexão da prática didática, gerando mudança de comportamento, maior aproximação entre professor e aluno facilitando, assim, a interação entre docente e discente. Tendo em conta que, nos dias de hoje, se defendem competências como criatividade, capacidade de comunicação, colaboração e pensamento crítico, acredita-se que este trabalho foi relevante na procura de caminhos que facilitem o desenvolvimento das mesmas. Como o movimento é algo natural a todo ser humano, a conscientização e domínio do mesmo pode funcionar como forma de reflexão e modificação dos estados emocionais, bem como de adoção de padrões de ação mais saudáveis e eficientes. De acordo com a problemática e os objetivos definidos, adotou-se um estudo de caso de caráter qualitativo, com recurso de entrevistas semiestruturadas e aplicação de um programa com os docentes em horário especial, cujo objetivo era perceber os efeitos da prática das aulas de dança contemporânea. Dos resultados obtidos verifica-se que a aproximação entre professor e aluno é muito importante para o processo de ensino – aprendizagem, que o movimento é capaz de influenciar essa aproximação e que as emoções influenciam o movimento. O trabalho sobre o mesmo gera diminuição das tensões, maior abertura para a mudança e reflexão sobre o comportamento. Estes resultados reforçam a ideia de que a arte, enquanto experiência, desenvolve uma gama de capacidades mais estéticas, podendo influenciar a personalidade e o comportamento, a expressão, o pensamento crítico e a socialização. O vasto leque de vivências simbólicas e emocionais contribui, de modo especial, para a transformação. Desta forma, considerou-se que a dança contemporânea é um excelente meio de reflexão e um método capaz de promover aprendizagem transformadora em adultos.
- A contribuição da Educação Física no processo de ensino aprendizagem da matemática básica no ensino fundamentalPublication . Cheverria, Silvia Cristiane Fogaça de Assis; Alves, Ana Paula AntunesO presente trabalho procurou investigar a importância que a Educação Física e a Matemática constitui na formação dos alunos. O principal objetivo foi verificar a importância dos Planejamentos Metodológicos práticos nas Aulas de Educação Física adequados ao PCNS- Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, desse segundo ano do Ensino Fundamental. E como objetivos específicos foi verificar a importância da educação física na aprendizagem da matemática e no cotidiano desses alunos; verificar através dos professores regentes de sala se houve melhora nas atividades de matemática. Para o alcance desses objetivos, contou-se com a participação de 20 crianças da Educação Infantil de 7 a 8 anos e que fazem aulas de Educação Física no segundo ano do Ensino Fundamental I, em uma rede de ensino pública, além da professora regente da turma. Como metodologia, a investigação tem um desenho voltado para o Estudo de Caso com o enfoque quantitativo, no qual foi utilizado como instrumento de investigação uma grelha de observação que demonstrou passo a passo o percurso das atividades aplicadas nas aulas de Educação Física. Os resultados apontaram para a importância que a Matemática atrelada a Educação Física tem na vida dos alunos. O papel da Educação Física na escola é o desenvolvimento humano em todos os seus aspetos; motores e cognitivo e a inserção da Matemática pôde contribuir com o processo de aprendizagem dos alunos.
- A contribuição da Escola de Música Municipal Ângelo Afonso dos Santos na promoção do desenvolvimento biopsicossocial, após o quinto ano da sua criaçãoPublication . Filgueiras, Rômulo Nojosa; Alves, Ana Paula AntunesO estudo em questão intitulado “A contribuição da Escola de Música Municipal Ângelo Afonso dos Santos na promoção do desenvolvimento biopsicossocial, após o quinto ano da sua criação” tem como fim verificar a contribuição da referida escola na promoção do desenvolvimento biológico, psicológico e social de seus alunos. A pesquisa foi realizada em um universo de vinte pessoas, de entre elas adolescentes, jovens e adultos, matriculados na referida instituição, na faixa etária dos catorze a sessenta anos de idade. Para a recolha de dados utilizou-se um questionário investigativo com intuito de obter as informações pertinentes à presente tese. Os resultados obtidos comprovam a importância da música, a relevância no investimento em educação musical, bem como a sua contribuição social, física, pessoal e intelectual, como elemento capaz de dar força a um contexto e transformar os sujeitos. Nesta perspectiva, os pesquisados relataram que a música contribui para um melhor desempenho em outras atividades fora do ambiente escolar, promovendo o companheirismo e a amizade. Foram obtidos também relatos com visão positiva sobre a competência dos professores. E, em uma análise significativa, no que se refere à gestão dos primeiros cinco anos, percebeu-se que, apesar dos aspectos positivos, problemas relativos à estrutura e administração prejudicaram a aprendizagem. Desta forma, conclui-se que a educação musical é imprescindível à sociedade, pois contribui para o desenvolvimento integral do indivíduo.
- Currículo e o ensino de arte na escola: ensino da linguagem teatral no ensino médioPublication . Ferreira, Mirian Souza Rodrigues; Alves, Ana Paula AntunesO presente trabalho traça um breve panorama do ensino de Arte no Brasil, aborda questões relativas aos processos pedagógicas, produção, aplicação, aceitação e eficácia nas práticas do ensino de Arte/ teatro no ensino médio. Assim, este trabalho abarca três momentos, primeiro uma revisão bibliográfica, e em seguida um estudo de caso e discussão dos resultados. Foi dado ênfase ao estudo de caso, tendo sido aplicada uma metodologia qualitativa. Desse modo, a pesquisa promove a reflexão sobre os pressupostos da possibilidade na prática de ensino, tendo em vista o contexto, a clientela, currículo e realidade vivida pelos professores de arte/ educação da rede estadual do Maranhão/Brasil. Participaram deste estudo os professores de Arte, na escola Centro de Ensino Liceu Maranhense, São Luís - Maranhão, Brasil, durante o ano letivo de 2017. Dessa forma, o presente trabalho discute o modo como o ensino de Arte está sendo visto pela sociedade, sua trajetória e dificuldades. Evidenciando um currículo, pautado na realidade escolar, na formação do docente, sua especialidade e domínio da linguagem artística, afim de mostrar o processo do ensino do componente curricular Arte, como fonte de muitas possibilidades para o: alargamento da cultura, criatividade, senso crítico, da imaginação, e ampliação do desenvolvimento educativo do aluno.
- O ensino-aprendizagem no ambiente virtual: como utilizar a Educação Digital para obter melhores resultados de aprendizagem no Ensino Básico e no Ensino Secundário.Publication . Ferreira, Berenice Sanna; Alves, Ana Paula AntunesEste projeto de investigação teve por finalidade refletir sobre o uso de ferramentas digitais como um método de aprendizagem que acompanha a evolução tecnológica ativa na vida atual das crianças e jovens. O estudo teve como foco alunos do Ensino Básico - a partir do 2º ciclo, e alunos do Ensino Secundário, e visou analisar como estes se comportam frente às novas tecnologias em uso por algumas escolas. Desta mesma forma, também foi analisada a aceitação e o comportamento por parte dos professores que vivenciaram tais recursos inseridos na vida acadêmica destes alunos, desde o material didático digital às modernas lousas digitais interativas, que foram tomando frente ao antigo quadro de escrever dentro das salas de aula. Mediante isto, os anseios e as expectativas do corpo docente, pertencente em maioria à gerações anteriores ao século XXI, bem como o posicionamento das famílias frente aos novos desafios da educação básica desta geração em idade escolar, contribuíram para as reflexões propostas neste trabalho.
- Gestão escolar e as políticas de educação inclusiva: o papel do gestor escolar na implementação das políticas públicas inclusivasPublication . Santos, Maria Eneida Costa dos; Alves, Ana Paula AntunesDesde o surgimento do paradigma da inclusão, por meio do qual ficou claro que não é a pessoa que possui alguma limitação que tem de adaptar-se à sociedade e sim o inverso, que a sociedade, tanto nacional quanto internacional, tem tentado se organizar na tentativa de garantir o acesso à educação de todos os cidadãos a tudo que a constitui e a caracteriza, independentemente das peculiaridades individuais. No Brasil, para a implementação da política de educação inclusiva e, consequentemente, para o início do processo inclusivo das pessoas com necessidades educacionais especiais – PNEE’s, na rede regular de ensino, foi criado o Programa “Educação Inclusiva: Direito à Diversidade”, com o objetivo de capacitar gestores e educadores para contribuírem nesse processo. Por considerar o gestor escolar um dos principais responsáveis, pelo sucesso e/ou insucesso da inclusão escolar – visto a posição do cargo que ocupa e, consequentemente, o poder que possui de influenciar no comportamento das pessoas – optou-se por analisar o papel desse profissional na implementação das políticas públicas inclusivas. Com base nos resultados, podemos afirmar que, o gestor da escola municipal de ensino objeto deste estudo, apesar das dificuldades enfrentadas no decorrer do processo, tem exercido um papel decisivo, desenvolvendo inúmeras ações as quais tem contribuído para o sucesso da inclusão das PNEE’s, nas classes comuns da referida escola .
- Literatura para a infância no processo de alfabetização e letramento: em escola pública do Município de Contagem-MG/BrasilPublication . Leal, Maria do Rosário Gomes; Alves, Ana Paula AntunesO estudo sobre as literaturas para a infância tem sido alvo de vários estudiosos. As escolas públicas brasileiras trabalham com alunos que muitas vezes não tem condições de adquirir literaturas. Perante essa situação, considerou-se pertinente analisar se as literaturas para a infância são trabalhadas com alunos da pré-escola e séries iniciais do ensino fundamental, em uma escola pública do município de Contagem, estado de Minas Gerais na região Sudeste do Brasil. Os objetivos foram criar expectativas aos professores da pré-escola e dos alunos que se iniciam o processo de alfabetização, quanto ao uso da literatura, perceber como são trabalhadas em sala de aula, propor atividades sugestivas para serem trabalhadas na escola e clarificar a importância da literatura conforme descrição de alguns teóricos. O estudo sustentou-se com enquadramento teórico atualizado. O estudo empírico baseia-se na metodologia qualitativa, com recurso de questionário contendo questões abertas e fechadas aplicadas aos profissionais da educação em escola pública. Usou-se também a estratégia de elaborar atividades de leitura compartilhadas entre docentes e alunos em sala especial, cujo objetivo era observar o interesse de alunos e docentes. Pontua-se que escola e os colaboradores foram identificados por nomes fictícios, nomes de flores. E o resultado das informações foi suficiente para realização do trabalho. Os dados sugerem que as informações obtidas levam á compreensão de que as literaturas são trabalhadas nas séries iniciais do ensino fundamental e pré-escola e existe o empréstimo de livros a todos os alunos, incentivando-os ao hábito da leitura.
- Pedagogia e nativos digitais: implicações do professor contemporâneoPublication . Fernandes, Sulamita da Silva e Souza; Alves, Ana Paula AntunesA pesquisa parte da necessidade da reflexão de como a escola tem se apropriado das tecnologias para a melhoria na ação pedagógica. O mundo está globalizado e o professor do século XXI continua seu papel como mediador da aprendizagem. Para tanto apresenta-se o conceito de “nativo digital e “imigrante digital” a partir de Mark Prenski (2001). Foi utilizada uma metodologia de cunho qualitativo. Através de questionários ouviu-se a voz dos diferentes atores (professores e alunos) sobre a influência da tecnologia no cotidiano e as implicações pedagógicas em relação a ela, discutindo as competências necessárias do professor contemporâneo. Esse estudo tem caráter explicativo para compreender como o conceito de nativos e imigrantes digitais interagem na realidade de uma escola pública de Ensino Fundamental na cidade de Curitiba, PR, Brasil. Nesse contexto foi possível explicar o reconhecimento por parte dos professores do “aluno digital”. Embora práticas em relação às TIC sejam aplicadas, há a necessidade de maior capacitação e infraestrutura institucional para a ampliação da aplicabilidade dos recursos tecnológicos. Os professores “imigrantes digitais” são percebidos pelos alunos que afirmam que a tecnologia e a educação deviam caminhar juntas. Reafirma-se assim, uma nova era que exige do profissional da educação uma ampla visão do futuro. Ela é permeada com a utilização das TIC no intuito de uma educação com qualidade, a partir das habilidades, objetivam-se alunos mais críticos, eficientes e informados para responder as exigências do mundo contemporâneo. Através da pedagogia da parceria, professores e alunos aprendem uns com os outros.
- Planeamento como ferramenta eficaz no desenvolvimento da práxis pedagógicaPublication . Silva, Lucinéa Pereira da; Alves, Ana Paula AntunesNo Brasil, o planeamento educacional foi objeto de muitas investigações ao longo dos anos, cada qual com o seu olhar e sua leitura sobre os elementos que o compõem e a sua organização no cenário educacional dos municípios. Essas diferentes concepções que o planeamento tem ocupado na estrutura da Educação é que tem trazido contributos a melhoria do ensino aprendizagem dos alunos. A presente investigação tem como objetivo, compreender a importância do planeamento no cotidiano do docente do Município de Camaçari. E como objetivos específicos: analisar como os professores avaliam o Planeamento Pedagógico no cotidiano de suas aulas; esclarecer os diferentes tipos de Planeamento para o contexto educacional; identificar como o planeamento poderá contribuir na produção de saberes dos educandos; verificar de que forma a Secretaria Municipal de Educação acompanha a construção e a realização do Planeamento Pedagógico das escolas; verificar a participação efetiva dos docentes na construção do Planeamento. Para tanto, foi usada a pesquisa mista, sendo ela tanto qualitativa quanto quantitativa, por meio de questionário semiestruturado. As principais conclusões deste estudo foram: Identificar que o planeamento é um dos mais importantes instrumentos na vida do professor, que independente de sua organização e concepção, ele se encontra presente no processo de ensino aprendizagem do aluno. Assim, com essas constatações que serão discorridas ao longo da nossa dissertação, será possível identificarmos a importância do planeamento para o sucesso das aprendizagens dos alunos.