Browsing by Issue Date, starting with "2018-09-14"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Prevalência e etiologia de sepse neonatal e perfil de suscetibilidade antimicrobiana dos patógenos: estudo numa Unidade de Terapia Intensiva Neonatal em Curitiba, BR.Publication . Souza, Rosana Menezes de; Pina, CristinaA sepse neonatal é um problema mundial, sendo a incidência desta doença em países desenvolvidos de 1/1.000 em recém-nascidos atermos e 4/1.000 em neonatos prematuros. Neste estudo foram analisados ficheiros de uma Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIN) Brasil no período de 2014 a 2016. Das 520 hemoculturas de recém-nascidos internados na UTIN, 73 apresentaram hemocultura positiva e foram também analisados os respetivos 73 antibiogramas. Todos os resultados foram fornecidos pelo laboratório responsável pelo serviço de análises do Hospital, o qual realizou as respectivas análises. Das hemoculturas positivas, 74% foram identificadas como bactérias de Gram positivo, e a espécie de Staphylococcus epidermidis foi a predominante (58,9% do total de infeções e 79,6% dentre as de Gram positivo) e 26% corresponderam a espécies de Gram negativo e Klebsiella pneumoniae foi a predominante (9,6% do total de infeções e com incidência de 36,8% dentre o grupo de Gram negativo). Os antibióticos que se mostraram mais efetivos no tratamento de infeções de bactérias de Gram positivo foram a vancomicina que foi o único antibiótico utilizado em grande escala (n=53) que não sofreu resistência de nenhuma bactéria de Gram positivo, além da clindamicina com um índice de resistência de 15,7% das bactérias de Gram positivo. Já para bactérias de Gram negativo, é notado que a classe de antibióticos carbapenemos como o imipenemo, o meropenemo e ertapenemo foram muito efetivos no tratamento destas infeções, onde as bactérias não apresentaram nenhuma resistência, assim como para a amicacina. O uso de quinolonas como a ciprofloxacina e levofloxacina não foram tão eficientes, com resistências entre 11,1 e 15,8%. Os resultados indicam que melhorias no cuidado da instalação e manipulação de cateteres umbilicais e venosos na instituição do estudo podem trazer resultados diretos na diminuição de casos de sepse, Staphylococcus epidermidis foi o microrganismo de maior incidência e possui como fonte de contaminação mais frequente este tipo de acesso. Mais estudos sobre a suscetibilidade a antibióticos dos microrganismos que causam sepse neonatal são necessários para melhorar o tratamento empírico e evitar o aparecimento de resistências. É necessário e urgente o desenvolvimento de mais estratégias para promover a utilização racional de antibióticos pelos prescritores e utilizadores, de modo a diminuir o problema gravíssimo das resistências bacterianas a nível mundial.
- Gestão escolar e as políticas de educação inclusiva: o papel do gestor escolar na implementação das políticas públicas inclusivasPublication . Santos, Maria Eneida Costa dos; Alves, Ana Paula AntunesDesde o surgimento do paradigma da inclusão, por meio do qual ficou claro que não é a pessoa que possui alguma limitação que tem de adaptar-se à sociedade e sim o inverso, que a sociedade, tanto nacional quanto internacional, tem tentado se organizar na tentativa de garantir o acesso à educação de todos os cidadãos a tudo que a constitui e a caracteriza, independentemente das peculiaridades individuais. No Brasil, para a implementação da política de educação inclusiva e, consequentemente, para o início do processo inclusivo das pessoas com necessidades educacionais especiais – PNEE’s, na rede regular de ensino, foi criado o Programa “Educação Inclusiva: Direito à Diversidade”, com o objetivo de capacitar gestores e educadores para contribuírem nesse processo. Por considerar o gestor escolar um dos principais responsáveis, pelo sucesso e/ou insucesso da inclusão escolar – visto a posição do cargo que ocupa e, consequentemente, o poder que possui de influenciar no comportamento das pessoas – optou-se por analisar o papel desse profissional na implementação das políticas públicas inclusivas. Com base nos resultados, podemos afirmar que, o gestor da escola municipal de ensino objeto deste estudo, apesar das dificuldades enfrentadas no decorrer do processo, tem exercido um papel decisivo, desenvolvendo inúmeras ações as quais tem contribuído para o sucesso da inclusão das PNEE’s, nas classes comuns da referida escola .
- A psoríasePublication . Sousa, Cláudia Couto; Lemos, CatarinaA psoríase é uma doença dermatológica inflamatória e crónica, de origem auto-imune e de ocorrência universal, que acomete igualmente homens e mulheres, em Portugal e no mundo. Carateriza-se pela presença de placas eritemato-descamativas e alterações articulares com graus variados de intensidade. A psoríase altera de modo importante a qualidade de vida de seus portadores. Os mecanismos responsáveis por esta doença ainda não estão totalmente esclarecidos, sendo provavelmente multifatoriais, envolvendo fatores genéticos, imunológicos e ambientais. Têm-se verificado um grande número de doenças sistémicas associadas à psoríase, tais como artrite psoriática, linfomas cutâneos de células T e outras doenças envolvendo os sistemas articular, gastrointestinal, cardiocirculatório e endócrino. Apesar do número de tratamentos existentes, muitos dos doentes com psoríase exibem formas graves da doença que não são controláveis pelos tratamentos tópicos, além de que as terapêuticas sistémicas convencionais, apesar de eficazes, apresentam efeitos secundários que limitam o seu uso continuado. Nos últimos anos, a necessidade de terapêuticas mais eficazes e seguras, associada aos avanços significativos no conhecimento da imunopatogénese da psoríase, estimularam o desenvolvimento de novas terapias, como a fototerapia e novos fármacos, como os agentes biológicos, especificamente direcionados aos mecanismos envolvidos na patogénese da doença. Os novos tratamentos da psoríase apresentam resultados bastante satisfatórios sendo, contudo, um encargo grande para o Sistema Nacional de Saúde.
- Metformina: utilizações para além da diabetesPublication . Marques, João Vitor Santos; Pimenta, Adriana; Souto, RenataA metformina, descoberta em 1922, é a molécula mais prescrita para o tratamento da diabetes mellitus tipo 2 a nível mundial. É considerado um fármaco de primeira linha para o tratamento desta patologia pois geralmente é bem tolerado, reduz os níveis de hemoglobina glicada (HbA1c) em 1-2%, tem um impacto favorável no peso corporal, não aumenta o risco de hipoglicemia quando usado em monoterapia e a relação custoefetividade é muito benéfica. Embora o mecanismo de ação desta biguanida se encontre por elucidar, sabe-se que reduz a produção de glucose hepática e melhora a sensibilidade à insulina. A hiperglicemia e a resistência à insulina estão também fortemente associadas ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, aumento de peso e ao desenvolvimento da síndrome do ovário policístico. O efeito da metformina nestas patologias tem sido estudado nas últimas décadas. Ao longo desta monografia, recorrendo a artigos científicos e ensaios clínicos, são compiladas e discutidas informações relevantes que elucidam o papel deste fármaco nestas doenças. Como resultados principais desta revisão bibliográfica pode-se destacar que a metformina apresenta alguns benefícios cardiovasculares, é capaz de controlar o índice de massa corporal e melhorar alguns fatores ligados à síndrome do ovário policístico, como a taxa de ovulação e hiperandroginismo, mostrando maior potencial quando administrada a pacientes mais jovens.
- Tratamento das alveolitesPublication . Gon, Rayan de Andrade MagalhãesNo exercício da medicina dentária, o médico dentista quando deparado com complicações pós-operatórias deve proporcionar o mais breve possível o conforto físico e psicológico ao paciente. A alveolite é uma das principais complicações pós-exodontia dentária. Sendo esta, com relatos de intenso quadro álgico. Caracteriza-se clinicamente pelo alvéolo aberto, com coágulo sanguíneo parcial ou totalmente solto e as paredes ósseas expostas. Suas causas variam desde traumatismos provocados durante exodontias, dilaceração dos tecidos gengivais, osteotomias sem irrigação, além de curetagem sem indicação clínia. O objetivo principal no seu tratamento é aliviar a dor do paciente durante o processo de reparação, o que geralmente é conseguido com sucesso na irrigação do alvéolo, debridamento mecânico e colocação de curativo compressivo. A alveolite pode vir a ocorrer por melhor que seja a técnica empregada e por maiores que tenham sido os cuidados durante o procedimento cirúrgico.
- Levantamento de seio maxilar: tratamento e perspectivas futuras associadas a rhBMP-2Publication . Emerick, MarceloO procedimento de levantamento de seio maxilar tem sido amplamente explorado por ajudar no processo de reabilitação do arco superior de pacientes desdentados na região posterior. A técnica cirúrgica padrão envolve o preenchimento da cavidade com o osso autógeno ou biomateriais sintéticos, ou então uma combinação destes, associado ao princípio de osteopromoção, através da regeneração óssea guiada, com a utilização de membrana reabsorvível. Alguns autores relatam que a utilização de biomateriais sintéticos são suficientes para este tipo de cirurgia. No entanto, análises histológicas de biópsias realizadas mostram que os materiais sintéticos permanecem no seio maxilar sem sofrer o processo de remodelação. Ao utilizar o enxerto autógeno para ganho ósseo em altura, verifica-se os melhores resultados finais referente à quantidade de osso viável. A fim de evitar um segundo sítio cirúrgico, novos materiais vêm sendo desenvolvidos e pesquisados. Um destes tem revolucionado os tratamentos ósseos e envolve o conhecimento molecular do osso, sendo este material conhecido como Proteína Morfogenética Óssea - recombinante humano-2. Os efeitos desta proteína sintética têm sido verificado em procedimentos de elevação do seio maxilar, a fim de avaliar seu impacto na neoformação óssea quando comparado com o osso autógeno. Desta forma, a presente revisão tem como objetivo comparar os resultados descritos na literatura de procedimento de levantamento de seio maxilar com a utilização de enxerto ósseo autógeno e de enxerto sintético com Proteína Morfogenética Óssea - recombinante humano-2.
- Marketing de guerrilha: uma chamada para a atenção e para a açãoPublication . Paupério, Beatriz Ferreira; Galhardo, AndreiaCada vez mais assistimos a uma sociedade globalizada, com mercados repletos de empresas, produtos e serviços idênticos, o que torna difícil para as marcas posicionar-se no mesmo. Os consumidores são mais exigentes e informados. Encontramo-nos na era da informação, a cada minuto nasce uma marca, um anúncio publicitário e ofertas, razão pela qual é necessário que as marcas pensem em novas estratégias para comunicar com os consumidores. É urgente diferenciar-se da concorrência, que cada vez é maior e feroz, é fundamental recorrer a estratégias que despertem a atenção do público. De acordo com este cenário, o marketing de guerrilha pode constituir-se como uma boa ferramenta diferenciadora e eficaz a partir da implementação de ações ousadas, impactantes, inesperadas, e que acima de tudo geram experiências ao público que assiste às mesmas. Neste contexto, este estudo incide sobre o marketing de guerrilha, entendido, enquanto prática comunicativa como uma alternativa ao marketing tradicional. Definiu-se como objetivo geral do trabalho compreender como é praticado o marketing de guerrilha no quadro de uma amostra de ações de comunicação. Fundamentada numa revisão bibliográfica e na análise de dados esta investigação assume a forma de um estudo exploratório que consiste numa abordagem quantitativa às ações de comunicação selecionadas, utilizando-se os procedimentos da análise de conteúdo. A base de dados selecionada foi a rede social Youtube e a investigação recaiu nos primeiros 30 resultados de vídeos gerados pela pesquisa da expressão “exemplos de marketing de guerrilha”. O presente estudo permitiu concluir que uma marca que utilize o marketing de guerrilha adquire um forte e positivo impacto junto do público-alvo. A partir de ações criativas e distintas é possível surpreender o consumidor. Este marketing é detentor de um espirito inovador que pode não ser dispendioso para as marcas que o praticam.