FCHS (DCEC) - Ciências da Comunicação
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Browsing FCHS (DCEC) - Ciências da Comunicação by advisor "Cardoso, Paulo Ribeiro"
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- Uma análise da atitude dos jovens face à comunicação publicitária - um estudo realizado na área metropolitana do PortoPublication . Sousa, César António Oliveira de; Cardoso, Paulo RibeiroActualmente os jovens são alvo de múltiplas mensagens publicitárias. Este trabalho monográfico pretende fazer uma análise sobre as atitudes dos adolescentes portugueses, mais concretamente da área metropolitana do Porto, face à comunicação publicidade. Depois de uma abordagem geral relacionada com o conceito de atitude e suas implicações, faz-se uma abordagem à atitude face à Publicidade e os elementos que a rodeiam. Finalmente apresentasse um estudo empírico que envolveu a administração de um questionário a uma amostra de jovens da área metropolitana do Porto sobre a sua atitude face à comunicação publicitária. Após a apresentação de resultados apresentam-se as conclusões finais do trabalho.
- Análise das atitudes e comportamentos dos jovens face aos produtos de moda e vestuárioPublication . Leite, Ricardo Alexandre Ribeiro; Cardoso, Paulo RibeiroEsta monografia faz uma análise das atitudes e comportamentos assumidos pelos jovens no que diz respeito aos produtos de moda e vestuário. Após uma revisão de literatura sobre o tema é apresentado um trabalho empírico de carácter quantitativo no qual se estudam diversas variáveis relacionadas com esta temática: a liderança de opinião, o envolvimento com o produto, a inovação e a procura de novidade e unicidade. São também analisadas a importância da marca, a frequência de compra e a importância dos produtos de moda e vestuário. Os dados foram recolhidos através de um questionário administrado a uma amostra de 220 jovens portugueses. Os principais resultados demonstram que os jovens dão importância aos produtos de moda e vestuário, sendo que efectuam compras com alguma regularidade. Não são claramente líderes de opinião, mas evidenciam um bom envolvimento em compras de produtos de moda e vestuário, dando importância aos produtos novos e inovadores.
- A atitude dos jovens portugueses face às marcas de vestuário portuguesas e galegasPublication . Leal, Ana Rita Santarem; Cardoso, Paulo RibeiroEsta monografia aborda o tema dos jovens portugueses face às marcas de vestuário portuguesas e galegas. São apresentados vários conceitos teóricos como o comportamento do consumidor, a importância das marcas de vestuário e da moda no nosso quotidiano assim como alguns dados sobre o sector do vestuário em Portugal. O trabalho apresenta um estudo empírico de tipo quantitativo que teve como objectivo geral analisar qual a atitude dos jovens portugueses face às marcas de vestuário portuguesas e galegas. O estudo envolveu um questionário administrado a uma amostra de estudantes da Universidade Fernando Pessoa.
- A comunicação da marca nas redes sociais: o caso da MOPublication . Oliveira, Mariana Outeiro; Cardoso, Paulo RibeiroEste trabalho tem como propósito analisar como é que a marca MO comunica através das redes sociais, nomeadamente o Instagram, o Facebook e o Youtube. Serão estudadas as abordagens utilizadas por estes canais, tendo em conta a tipologia do conteúdo, a mensagem, o formato, o texto da publicação e o engagement. A escolha desta marca, por ser uma marca portuguesa e atender às necessidades das famílias com preços acessíveis e uma moda atual, revelou-se muito enriquecedora no sentido em que me permitiu conhecer mais de perto esta realidade e perceber como funciona a comunicação da marca. No que diz respeito à estrutura deste trabalho, este divide-se em três capítulos. Em primeiro lugar serão abordados conceitos teóricos de marketing digital, redes sociais, e comunicação da marca, em segundo a investigação deste trabalho. E, por fim, no último capítulo são divulgados os resultados e a sua respetiva análise.
- A consciencialização dos profissionais de saúde para o diagnóstico das doenças raras: o papel da indústria farmacêuticaPublication . Machado, Jorge Manuel Freitas; Cardoso, Paulo RibeiroExistem mais de 6000 doenças raras, contudo o seu diagnóstico por parte dos profissionais de saúde é complexo, lento e tardio, fruto de uma formação pré e pós-graduada voltada para as patologias comuns. Como adquirem os clínicos uma maior consciência para o diagnóstico das doenças raras? São proactivos ou reativos? Quais os agentes de mudança? As universidades, instituições do SNS e sociedades médicas? A indústria farmacêutica, na procura de uma maior identificação dos doentes que necessitam das terapêuticas que promovem? Foi possível aferir a opinião de profissionais de saúde e da indústria farmacêutica, e com isso concluir que a indústria, talvez motivada pelos seus legítimos interesses comerciais, é o combustível e motor de uma série de atividades diretas e indiretas de formação para as doenças raras.
- Etapas de uma estratégia de e-mail marketingPublication . Hadyk, Maria Leonor; Cardoso, Paulo RibeiroEste projeto visa analisar e compreender as etapas de elaboração de uma estratégia de E-mail Marketing, o qual está relacionado com a componente do Marketing Digital. Desta forma, o objetivo principal é descrever, primeiramente, numa parte teórica, os passos de uma estratégia de E-mail Marketing e, em seguida, numa parte prática, exemplificar como estes passos foram aplicados num caso de estudo da empresa Peixinho da Lota, com a utilização da ferramenta E-goi. O E-mail marketing desempenha um papel estratégico no marketing digital, permitindo que as empresas se conectem com o seu público-alvo de maneira personalizada e relevante. Ao adotar uma estratégia bem planeada, segmentar a lista de contactos e monitorizar os resultados, as empresas podem colher os benefícios dessa poderosa ferramenta para alcançar o sucesso nas suas iniciativas de Marketing.
- Fontes de tráfego em websites de marcas de tecnologiaPublication . Neves, Inês de Viterbo Cabral das; Cardoso, Paulo RibeiroAs fontes de tráfego são canais de marketing digital que atraem utilizadores e potenciais clientes para o website das marcas. No âmbito desta temática, e focando o setor da tecnologia, este estudo tem como objetivo analisar o impacto das fontes de tráfego para os websites das principais marcas de tecnologia. No seguimento deste objetivo, esta investigação procura ainda identificar, entre as várias fontes de tráfego, qual a que se destaca neste processo. Este Projeto de Graduação é constituído por uma vertente teórica e uma vertente prática. Na primeira, faz-se um enquadramento teórico daquilo que vai ser analisado na parte prática. Estão presentes conceitos relacionados com marketing digital, SEO e fontes de tráfego para o website, como o motor de busca, as redes sociais, a publicidade online e o email marketing, Na vertente empírica, procedeu-se inicialmente à identificação das cinco marcas de tecnologia mais populares (Samsung, Apple, Vivo, Oppo e Xiaomi), através de estatísticas das plataformas Doofinder e StatCounter Posteriormente, foi feira uma análise do tráfego mundial, bem como das fontes de tráfego específicas,. Os dados analisados foram extraídos da ferramenta analítica SimilarWeb, uma aplicação que recolhe e sistematiza dados sobre plataformas e sobre o comportamento dos utilizadores online. Verificou-se que a pesquisa orgânica é a principal fonte de tráfego das marcas referidas, tanto a nível individual como coletivo, sendo responsável por 44.78% do tráfego para o website, de acordo com a análise conjunta efetuada. Assim, foi possível constatar que o SEO é uma técnica que merece ser explorada. Ainda segundo a mesma análise, constatou-se também que o email é a menor fonte de tráfego para o website.
- As publicações no Facebook das marcas alimentares em Portugal: uma análise de conteúdoPublication . Silva, António Rui Nogueira da; Cardoso, Paulo RibeiroAtualmente as redes sociais são uma importante ferramenta de comunicação das marcas. Neste contexto, o presente Projeto de Graduação tem como foco a análise da comunicação na rede social Facebook das 10 maiores marcas do setor alimentar em Portugal segundo o relatório de 2022 da Brand Footprint da Kantar (2022). Especificamente, o objetivo principal deste trabalho foi a compreender como as 10 maiores marcas deste setor comunicam como seu público na rede social Facebook. Para isso, analisou-se a sua comunicação através de uma metodologia de análise de conteúdo, tendo-se verificado várias categorias como o tipo de comunicação, mensagem, formato, texto e envolvimento. Recorreu-se a metodologia de análise de conteúdo para uma análise qualitativa e quantitativa dos dados, como o cálculo das percentagens e frequência de publicações. Da análise dos resultados podemos perceber que existem aspetos comuns na forma das marcas gerirem a comunicação no Facebook, mas também pontos que as distinguem e que são merecedores de referência, nomeadamente sobre o tema da sustentabilidade, desperdiço alimentar e hábitos de alimentação saudável.
- Valores dos jovens consumidores e o envolvimento com produtos de moda e vestuárioPublication . Miranda, Helda Sofia Costa; Cardoso, Paulo RibeiroEsta monografia faz uma análise dos valores dos jovens consumidores e da sua relação com o envolvimento com produtos de moda e vestuário. Após uma revisão da literatura sobre as temáticas abordadas apresenta-se um trabalho de carácter empírico baseado num inquérito por questionário. O questionário foi aplicado a uma amostra não-probabilística por conveniência constituída por 213 estudantes universitários, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos. A partir dos resultados obtidos apurou-se a existência de duas dimensões que explicam os valores assumidos pelos jovens: os “Valores orientados para si próprio” e os “Valores sociais”, apresentando a primeira dimensão médias mais elevadas, e que por isso será a mais importantes para os indivíduos que representam a amostra. Os valores com classificações mais altas foram: “Ser respeitado”, “Auto-respeito” e “Sentido de realização” e “Autorealização” sendo os valores menos considerados “Sentido de pertença” e “Excitação”. A partir da investigação realizada observamos que o género do indivíduo origina diferenças nas preferências. Os indivíduos do sexo masculino atribuem mais importância a valores que designamos como valores sociais, e as mulheres identificam-se com valores que designamos como sendo “orientados para si próprio”. Confirmamos que as mulheres envolvem-se mais com o vestuário e a moda que os indivíduos do género masculino. Uma das questões mais importantes deste estudo refere-se com a relação estabelecida entre os valores pessoais e o nível de envolvimento do indivíduo. Os resultados deste estudo não são suficientemente fortes para confirmarem esta relação. Contudo, observamos uma ligação entre determinados comportamentos (indicadores de envolvimento com a moda) e alguns valores pessoais.