FCHS (DCEC) - Ciências da Comunicação
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- Olhar as estrelas - o jornalismo científico na imprensa portuguesa: o lugar da astronomiaPublication . Ferradaz, Lúcia Andreia Ribeiro de Oliveira; Sousa, Jorge PedroAbordar a situação do jornalismo científico em Portugal é o principal objectivo desta monografia. Começamos, inicialmente, por dar uma breve definição de jornalismo científico, passando, depois, para um plano mais prático. Pretendemos dar-vos a conhecer quem faz, o que se faz e como se faz este tipo de jornalismo no nosso país. Tomamos como estudo de caso a Astronomia, por consideramo-la uma das ciências que mais apela à imaginação e por parecer que o seu objecto de estudo está longe e ao mesmo tempo perto de nós. Para isso fomos saber o lugar que ela ocupa na imprensa portuguesa bem como o interesse que o público nutre pela ciência das estrelas. Esta monografia pretende ser uma introdução ao jornalismo científico no nosso país. A escassez de estudos nesta área revela um evidente desinteresse. Gostaríamos que outros autores se interessassem por este tema e o analisassem mais profundamente.
- A linguagem radiofónica: o caso da Rádio FundaçãoPublication . Teixeira, Maria José da Costa; Tuna, SandraO trabalho apresentado pretende dar uma visão global da linguagem radiofónica, desde o elemento básico da rádio que é o som, até à construção da informação radiofónica bem como abordar os géneros jornalísticos mais frequentes nas rádios, fazendo-se depois, uma análise a nível da linguagem noticiosa de uma rádio local de Guimarães. A monografia está dividida em duas partes. Na primeira parte, de carácter teórico, é abordada a rádio em termos das funções que desempenha e deve desempenhar enquanto meio de comunicação de massas, bem como as características deste meio. Ainda nesta primeira parte está inserida a linguagem radiofónica e suas características, as particularidades da construção do texto radiofónico e os géneros jornalísticos mais utilizados nas rádios portuguesas. É nesta primeira fase que se apresenta a postura do jornalista de rádio tanto em termos de redação das peças noticiosas (a nível da pontuação, estrutura gramatical e linguagem) como também na forma como ele as diz e as transmite ao ouvinte. A segunda parte, de carácter teórico-prático, diz respeito à análise da linguagem de uma rádio local situada em Guimarães, a Rádio Fundação. Nesta fase apresenta-se a rádio em termos de espaço físico, meios técnicos e humanos. Expõe-se também, de uma forma sucinta, a programação da Rádio Fundação, fazendo-se referência à quantidade e periodicidade dos programas de animação e de informação. É feita uma análise de um noticiário e dos géneros jornalísticos utilizados pela Rádio Fundação, tanto a nível de linguagem como da estrutura gramatical que a compões.
- Os critérios de noticiabilidade dos noticiários televisivos - estudo de caso comparativo: RTP1 e TVIPublication . Dias, Joana Simões do Carmo; Sousa, Jorge Pedro
- A atitude dos jovens portugueses face às marcas de vestuário portuguesas e galegasPublication . Leal, Ana Rita Santarem; Cardoso, Paulo RibeiroEsta monografia aborda o tema dos jovens portugueses face às marcas de vestuário portuguesas e galegas. São apresentados vários conceitos teóricos como o comportamento do consumidor, a importância das marcas de vestuário e da moda no nosso quotidiano assim como alguns dados sobre o sector do vestuário em Portugal. O trabalho apresenta um estudo empírico de tipo quantitativo que teve como objectivo geral analisar qual a atitude dos jovens portugueses face às marcas de vestuário portuguesas e galegas. O estudo envolveu um questionário administrado a uma amostra de estudantes da Universidade Fernando Pessoa.
- Comunicação para dois ‘Egos’Publication . Ferreira, Elda Maria Lopes da Mota Leite; Galhardo, AndreiaUma das marcas da actual sociedade de consumo é a inegável tendência para, dia-a-dia, aumentar o desejo pela aquisição do novo. Nesta adesão à novidade, também a aparência, o comportamento, o bem-estar e a qualidade de vida são elementos que vêm ganho apetência por parte dos consumidores. Dia-após-dia, a posse de objectos torna-se importante, mas a aparência, o conforto, o bem-estar e a qualidade de vida são também tidos em linha de conta. Eis os quatro elementos que ultimamente têm ganho um novo fôlego junto dos consumidores. Vivemos numa sociedade em que a efemeridade da moda toma conta das pessoas e o culto do corpo é uma necessidade do ego. Entre objectos e cuidados de cosmética, já não é apenas a mulher a consumista por excelência. Nos últimos anos, o homem tem apostado na aparência e tornou-se num alvo apetecível. Para este novo target, recentemente emergido, muito têm contribuído a publicidade e as publicações masculinas que aconselham o homem nos cuidados com a aparência: a beleza. Ora, se a publicidade influencia os comportamentos masculinos e se há uma procura por parte deles de publicações com a finalidade de os aconselhar de tendências da moda e de cuidados para ficar mais belo, temos na publicidade e, no jornalismo (através das revistas), duas formas de comunicação para atingir o ego masculino. Por isso, esta monografia conta com o caso de estudo de duas publicações inéditas em Portugal – a Ego Feminina e a Ego Masculina – duas revistas com a mesma linha editorial, que se dedicam inteiramente aos principais assuntos e interesses do público alvo a que se dirigem: Mulheres e Homens, respectivamente. Numa análise aos conteúdos, quer jornalísticos, quer publicitários, tentaremos ver o quanto o consumismo é absorvido pela sociedade.
- As mulheres no telejornalismo nas estações de televisão generalistas da cidade do PortoPublication . Miranda, Cheila Cristina Marques; Sousa, Jorge PedroO objectivo deste trabalho é delinear, analisar e perceber o perfil das mulheres telejornalistas que trabalham nas estações de televisão generalistas sedeadas na cidade do Porto. Para conseguir atingir este objectivo, realizámos um inquérito e efectuámos algumas entrevistas junto das profissionais das estações de televisão, existentes na cidade do Porto: Rádio Televisão Portuguesa (RTP), Sociedade Independente de Comunicação (SIC) e a Televisão Independente (TVI). Estes inquéritos foram entregues pessoalmente às mulheres telejornalistas das respectivas estações de televisão. Neste trabalho iremos analisar alguns factores que contribuíram para a evolução do jornalismo como profissão bem como o prestígio da mesma e dos seus profissionais. Será abordada a evolução da formação jornalística até à chegada de cursos superiores de jornalismo. Iremos abordar o crescimento da entrada, das mulheres nesta profissão, que estão a aumentar e a ganhar um novo estatuto. Esta actividade deixou de ter uma presença esmagadora de jornalistas do sexo masculino. Após 1974 assistimos a um crescimento do número de mulheres nas redacções das televisões generalistas. Actualmente existe um equilíbrio, porém os cargos de chefia continuam a ser ocupados, na sua maioria por homens. Podemos constatar esta situação, nestas três estações de televisão analisadas.
- A influência dos anúncios publicitários televisivos sobre os pequenos consumidores: estudo empírico com crianças dos 8 aos 10 anos de idadePublication . Teixeira, Sónia Alexandra Ferreira; Cardoso, AntónioNesta monografia intitulada A Influência dos Anúncios Publicitários Televisivos sobre os Pequenos Consumidores, procuramos contribuir para uma ponderação mais profunda sobre a temática da Publicidade Infantil, visto que continua a ser um motivo de reflexão na nossa sociedade. Propusemo-nos a tentar compreender a relação da criança com a publicidade televisiva e a sua relação com as personagens integrantes dos anúncios publicitários televisivos. Esta análise é baseada numa revisão bibliográfica dos diferentes autores que investigaram esta temática e com a colaboração das crianças, sendo que foram uma contribuição muito importante para perceber realidade que examinamos. Iremos apresentar as diferentes perspectivas de alguns autores que estudaram e estudam esta matéria. Através desta investigação vamos perceber que as crianças nas idades compreendidas entre os oito e os dez anos conseguem perceber, de uma forma limitada, o que é a publicidade e que esta tem um objectivo. As crianças contemporâneas, na sua maioria, são autodidactas que sugam toda a informação e a digerem numa maneira única e peculiar. A criança é influenciada por uma série de factores, entre eles a publicidade, a qual não é uma má influência para os pequenos consumidores se excluirmos todos os outros elementos que os circundam no seu desenvolvimento. No decorrer do presente trabalho, identificamos que as personagens são factores preponderantes na altura de escolher um produto, pois podem criar uma identificação com o público infantil, mas não é necessariamente um sucesso garantido. Os pequenos consumidores, entre os 8 e os 10 anos, conseguem distinguir os diferentes tipos de produtos publicitados. Nesta fase das suas vidas conseguem memorizar, como pudemos verificar no nosso estudo, o produto, a marca, as personagens bem como identificar para quem os produtos se direccionam. Concluímos que os pequenos consumidores, enquanto seres em formação, criam uma relação com a publicidade, mais especificamente com os anúncios publicitários televisivos. Todavia, essa relação pode ser positiva ou negativa dependendo sempre dos factores que envolvem as crianças, as vivências, o acompanhamento que recebem dos seus amigos, família e escola. Todos estes factores serão fundamentais para que consiga entender o conceito da publicidade e interagir com ele. Se as crianças entenderem o que é a Publicidade, podem usufruir de mais uma fonte de informação.
- Análise das atitudes e comportamentos dos jovens face aos produtos de moda e vestuárioPublication . Leite, Ricardo Alexandre Ribeiro; Cardoso, Paulo RibeiroEsta monografia faz uma análise das atitudes e comportamentos assumidos pelos jovens no que diz respeito aos produtos de moda e vestuário. Após uma revisão de literatura sobre o tema é apresentado um trabalho empírico de carácter quantitativo no qual se estudam diversas variáveis relacionadas com esta temática: a liderança de opinião, o envolvimento com o produto, a inovação e a procura de novidade e unicidade. São também analisadas a importância da marca, a frequência de compra e a importância dos produtos de moda e vestuário. Os dados foram recolhidos através de um questionário administrado a uma amostra de 220 jovens portugueses. Os principais resultados demonstram que os jovens dão importância aos produtos de moda e vestuário, sendo que efectuam compras com alguma regularidade. Não são claramente líderes de opinião, mas evidenciam um bom envolvimento em compras de produtos de moda e vestuário, dando importância aos produtos novos e inovadores.
- Fontes de informação nas notícias: a queda da ponte em Entre-os-Rios nos jornais Público e Jornal de NotíciasPublication . Silva, Sílvia Patrícia Campos; Sousa, Jorge PedroO presente trabalho tem como objectivo o estudo das fontes de informação nas notícias. Para tal não pode ser esquecido o seu comportamento, rotinas produtivas, bem como os moldes em acedem aos meios de comunicação. Ao longo do estudo verifica-se que as fontes de informação, sendo diversas quanto à sua natureza, apresentam também níveis de acesso diferentes. Por sua vez os jornalistas também desenvolvem um interesse distinto consoante o tipo de fonte. Para analisar o tipo de fontes que são incluídas nas notícias é necessário abordar o espaço da produção noticiosa que, em Santos, assume a designação de Campo de notícia. Nele desenvolvem-se as lutas pelo acesso à agenda dos media, muitas vezes pautada por uma certa concorrência entre fontes de naturezas diferentes e entre fontes do mesmo tipo. No âmbito deste estudo é ainda avaliado o papel das fontes consoante o tipo de acontecimentos que, por sua vez, são transmitidos por diversos canais de informação, facto explicitado no corpo do texto. Aspecto relevante constitui-se o facto das notícias não serem o espelho da realidade mas, pela contribuição das fontes e do jornalista, estas são uma construção da realidade, conforme referem os autores citados ao longo do trabalho. De forma a estudar empiricamente as conclusões a que a teoria permitiu chegar, foi elaborado um estudo das notícias sobre a queda da Ponte Hintze Ribeiro em Entre-os-Rios, desde o dia 5 de Março de 2001 ao dia 25 desse mesmo mês e ano. O Jornal de Notícias e o Público foram os jornais seleccionados para a pesquisa.
- Análise da revista «Flor de Lis», enquanto exemplo de jornalismo temáticoPublication . Castro, Sofia Alexandra Fonseca de; Pinto, Ricardo JorgeO presente trabalho de investigação tem como principal objectivo analisar uma revista escutista, «Flor de Lis», afim de perceber se esta é ou não um exemplo de Jornalismo Temático quer ao nível dos conteúdos, quer ao nível técnico. Valendo-se da técnica da investigação, do contacto com o editor da referida revista e tendo em conta alguns trabalhos científicos de reconhecidos teóricos da comunicação como Sodré, Ferrari ou Jorge Pedro Sousa, são analisados pormenorizadamente inúmeros artigos da revista e aspectos a ela inerentes como o Estatuto Editorial, de modo a perceber se as regras do jornalismo são cumpridas. Neste trabalho é ainda perceptível o modo como o jornalismo Especializado/Temático tem vindo a evoluir e a afirmar-se ao longo dos tempos, bem como se caracterizam, definem e distinguem cada um dos géneros jornalísticos. Por fim, analisados todos estes temas e comparando-os com a revista em análise é passível de se afirmar que esta é um exemplo de Jornalismo Temático, sendo esta afirmação a principal conclusão deste trabalho.