FCHS (DCEC) - Ciências da Comunicação
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- Uma análise da atitude dos jovens face à comunicação publicitária - um estudo realizado na área metropolitana do PortoPublication . Sousa, César António Oliveira de; Cardoso, Paulo RibeiroActualmente os jovens são alvo de múltiplas mensagens publicitárias. Este trabalho monográfico pretende fazer uma análise sobre as atitudes dos adolescentes portugueses, mais concretamente da área metropolitana do Porto, face à comunicação publicidade. Depois de uma abordagem geral relacionada com o conceito de atitude e suas implicações, faz-se uma abordagem à atitude face à Publicidade e os elementos que a rodeiam. Finalmente apresentasse um estudo empírico que envolveu a administração de um questionário a uma amostra de jovens da área metropolitana do Porto sobre a sua atitude face à comunicação publicitária. Após a apresentação de resultados apresentam-se as conclusões finais do trabalho.
- Análise da revista «Flor de Lis», enquanto exemplo de jornalismo temáticoPublication . Castro, Sofia Alexandra Fonseca de; Pinto, Ricardo JorgeO presente trabalho de investigação tem como principal objectivo analisar uma revista escutista, «Flor de Lis», afim de perceber se esta é ou não um exemplo de Jornalismo Temático quer ao nível dos conteúdos, quer ao nível técnico. Valendo-se da técnica da investigação, do contacto com o editor da referida revista e tendo em conta alguns trabalhos científicos de reconhecidos teóricos da comunicação como Sodré, Ferrari ou Jorge Pedro Sousa, são analisados pormenorizadamente inúmeros artigos da revista e aspectos a ela inerentes como o Estatuto Editorial, de modo a perceber se as regras do jornalismo são cumpridas. Neste trabalho é ainda perceptível o modo como o jornalismo Especializado/Temático tem vindo a evoluir e a afirmar-se ao longo dos tempos, bem como se caracterizam, definem e distinguem cada um dos géneros jornalísticos. Por fim, analisados todos estes temas e comparando-os com a revista em análise é passível de se afirmar que esta é um exemplo de Jornalismo Temático, sendo esta afirmação a principal conclusão deste trabalho.
- Análise das atitudes e comportamentos dos jovens face aos produtos de moda e vestuárioPublication . Leite, Ricardo Alexandre Ribeiro; Cardoso, Paulo RibeiroEsta monografia faz uma análise das atitudes e comportamentos assumidos pelos jovens no que diz respeito aos produtos de moda e vestuário. Após uma revisão de literatura sobre o tema é apresentado um trabalho empírico de carácter quantitativo no qual se estudam diversas variáveis relacionadas com esta temática: a liderança de opinião, o envolvimento com o produto, a inovação e a procura de novidade e unicidade. São também analisadas a importância da marca, a frequência de compra e a importância dos produtos de moda e vestuário. Os dados foram recolhidos através de um questionário administrado a uma amostra de 220 jovens portugueses. Os principais resultados demonstram que os jovens dão importância aos produtos de moda e vestuário, sendo que efectuam compras com alguma regularidade. Não são claramente líderes de opinião, mas evidenciam um bom envolvimento em compras de produtos de moda e vestuário, dando importância aos produtos novos e inovadores.
- Os atentados do 11 de Março em Madrid - análise de dois jornais espanhóis sobre a imparcialidade na informaçãoPublication . Mota, Vanessa Virgínia Arlandis da; Pinto, Ricardo JorgeO incidente dos atentados do 11 de Março de 2004 nas eleições que se celebrariam três dias depois em Espanha foi objecto de todo o tipo de especulações. À medida que as horas iam passando a opinião pública sentia-se cada vez mais traída e enganada pelos seus dirigentes políticos, assim sendo, esta opinião pública ressentida iria mudar o seu voto e consequentemente castigar o Partido Popular, permitindo desse modo que o Partido Socialista Obreiro Espanhol acedesse ao Palácio da Moncloa. Esta monografia comprovará até que ponto os jornais analisados favoreceram ou prejudicaram determinado partido político espanhol.
- A atitude dos jovens portugueses face às marcas de vestuário portuguesas e galegasPublication . Leal, Ana Rita Santarem; Cardoso, Paulo RibeiroEsta monografia aborda o tema dos jovens portugueses face às marcas de vestuário portuguesas e galegas. São apresentados vários conceitos teóricos como o comportamento do consumidor, a importância das marcas de vestuário e da moda no nosso quotidiano assim como alguns dados sobre o sector do vestuário em Portugal. O trabalho apresenta um estudo empírico de tipo quantitativo que teve como objectivo geral analisar qual a atitude dos jovens portugueses face às marcas de vestuário portuguesas e galegas. O estudo envolveu um questionário administrado a uma amostra de estudantes da Universidade Fernando Pessoa.
- As celebridades nos anúncios publicitários e a sua relação com as marcas: um olhar sobre a actualidadePublication . Santos, Ricardo José Ferreira dos; Galhardo, AndreiaA presença de celebridades nos anúncios, seja qual for o meio publicitário em que estes se possam encontrar, é hoje um facto tomado comum. Este trabalho monográfico pretende observar e analisar de perto essa realidade, tentando perceber o porquê da, cada vez maior, aposta das marcas neste grupo segmentado de pessoas. Após uma abordagem geral ao conceito de marca e à importância do poder persuasivo das figuras públicas, faz-se uma investigação sobre os mais recentes anúncios publicitários com a participação de celebridades. Por fim, apresenta-se um estudo empírico qualitativo, baseado num estudo de Costa Pereira e Veríssimo em 2003, constatando alguns factores das personagens que vemos na publicidade contemporânea portuguesa, incidindo especialmente no grupo dos famosos. Após a apresentação de resultados apresentam-se as conclusões finais do trabalho.
- As celebridades nos anúncios publicitários e a sua relação com as marcas: um olhar sobre a actualidadePublication . Santos, Ricardo José Ferreira dos; Galhardo, AndreiaA presença de celebridades nos anúncios, seja qual for o meio publicitário em que estes se possam encontrar, é hoje um facto tornado comum. Este trabalho monográfico pretende observar e analisar de perto essa realidade, tentando perceber o porquê da, cada vez maior, aposta das marcas neste grupo segmentado de pessoas. Após uma abordagem geral ao conceito de marca e à importância do poder persuasivo das figuras públicas, faz-se uma investigação sobre os mais recentes anúncios publicitários com a participação de celebridades. Por fim, apresenta-se um estudo empírico qualitativo, baseado num estudo de Costa Pereira e Veríssimo em 2003, constatando alguns factores das personagens que vemos na publicidade contemporânea portuguesa, incidindo especialmente no grupo dos famosos. Após a apresentação de resultados apresentam-se as conclusões finais do trabalho.
- Comportamentos de compra de moda: uma comparação entre génerosPublication . Silva, Sílvia Maria Alves; Ramos, PauloA presente monografia baseia-se numa investigação que tem como principal tema os papéis e os centros de interesse das mulheres e dos homens como consumidores de moda. As atitudes e comportamentos de consumo destes dois segmentos tornam-se especialmente marcantes em determinadas categorias de produtos. Vivemos numa sociedade em que, entre outros, a moda e o vestuário, assim como o culto da aparência, já não se limitam ao consumo feminino. Nos últimos anos, ambos os géneros (feminino e masculino) têm apostado no “culto” da aparência mostrando-se consumidores assíduos de moda. Como forma de medir essas diferenças comportamentais, entre os géneros, foram utilizadas as seguintes escalas: líderes da moda de Goldsmith, Freiden, e Kilsheimer (1993); a escala do envolvimento com a moda de Tigert, Ring, e King (1976); a escala das características e aspectos da vaidade de Netemeyer, Burton, e Lichtenstein (1995); e a escala do consumidor compulsivo de Valence, d’Astous, e Fortier (1988). Realizaram-se 64 inquéritos, tendo resultado num estudo descritivo de perfil quantitativo. A análise dos resultados foi apresentada em duas partes, sendo a primeira referente à descrição da amostra, e a segunda referente aos resultados estatísticos. Como forma de análise, desses mesmos resultados, foram utilizadas a análise descritiva, a análise factorial, o teste t e a correlação bivariada. Os principais resultados obtidos demonstram que não existem diferenças acentuadas entre o género feminino e masculino no que se refere ao comportamento de compra de moda. Nomeadamente, no que diz respeito ao comportamento de compra compulsivo, à vaidade e ao envolvimento com a moda.
- A comunicação da marca nas redes sociais: o caso da MOPublication . Oliveira, Mariana Outeiro; Cardoso, Paulo RibeiroEste trabalho tem como propósito analisar como é que a marca MO comunica através das redes sociais, nomeadamente o Instagram, o Facebook e o Youtube. Serão estudadas as abordagens utilizadas por estes canais, tendo em conta a tipologia do conteúdo, a mensagem, o formato, o texto da publicação e o engagement. A escolha desta marca, por ser uma marca portuguesa e atender às necessidades das famílias com preços acessíveis e uma moda atual, revelou-se muito enriquecedora no sentido em que me permitiu conhecer mais de perto esta realidade e perceber como funciona a comunicação da marca. No que diz respeito à estrutura deste trabalho, este divide-se em três capítulos. Em primeiro lugar serão abordados conceitos teóricos de marketing digital, redes sociais, e comunicação da marca, em segundo a investigação deste trabalho. E, por fim, no último capítulo são divulgados os resultados e a sua respetiva análise.
- Comunicação digital: fórmula 1 – o modo como a Red Bull e a Ferrari usam as suas redes sociais e como comunicam através das mesmasPublication . Fernandes, Mariana Victor; Gaio, SofiaEste trabalho tem como propósito analisar os métodos de comunicação utilizados pelas equipas de Fórmula 1, Scuderia Ferrari e Oracle Red Bull Racing, nas redes sociais, nomeadamente X, Instagram e Tiktok. Pretende-se perceber como é que essas equipas se aproximam dos seus seguidores e da comunidade apaixonada pelo automobilismo. Serão analisadas as redes sociais e as publicações das mesmas, de modo a comparar as abordagens de comunicação utilizadas para comunicar com o público, dentro e fora do tempo de corrida. A escolha do tema foi feita tendo em conta ser um tema de interesse pessoal e de modo a trilhar as bases para um dia mais tarde investigar de modo mais profundo as temáticas abordadas.