ESS (DCETS) - Terapêutica da Fala
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESS (DCETS) - Terapêutica da Fala by advisor "Antunes, Eva Bolle"
Now showing 1 - 10 of 22
Results Per Page
Sort Options
- Análise de amostra de fala por descrição de imagem de falantes sem patologiaPublication . Santos, Patrícia; Antunes, Eva BolleO presente estudo tem como objetivo analisar amostras de discurso de adultos, através da descrição da imagem Cookie Theft (roubo das bolachas), identificando variáveis que têm influência neste tipo de tarefas. A investigação realizou-se com voluntários do distrito de Aveiro (n=50), sem patologia associada a perturbações da fala e linguagem, entre os 18 e os 92 anos. As amostras de discurso foram analisadas relativamente ao número de unidades de conteúdo, número de enunciados e tipo de enunciados e, posteriormente correlacionadas com as variáveis idade, género e escolaridade. Os resultados obtidos neste estudo revelam que as variáveis idade e escolaridade têm relação com o sucesso em tarefas de linguagem, nomeadamente, em discurso dirigido pela descrição de uma imagem.
- Aplicação da CCC-P (Checklist da Comunicação da Criança - versão Portuguesa) em crianças com perturbação da linguagemPublication . Dias, Ana Raquel Gabriel Trigo; Antunes, Eva BolleA linguagem é um produto do processo de socialização, a criança cria primeiro a sua própria linguagem e depois a língua materna na interacção com o seu grupo social. Deste modo, quando a criança aprende a linguagem, ela está a construir a sua noção da realidade externa e interna e, ao mesmo tempo, a aprender a explorar o mundo através da linguagem. Os objectivos específicos desta investigação prendem-se em traduzir e adaptar culturalmente o instrumento “Children’s Comunication Checklist (CCC) ” (Bishop, 1998) para a população Portuguesa e avaliar as competências comunicativas em crianças verbais com o diagnóstico de PL (grupo experimental) versus sem PL (grupo controlo). Na prática levou-se a efeito a avaliação de cinquenta e sete crianças com idades compreendidas entre os seis e os nove anos, na zona Norte Litoral de Portugal Continental. Esta amostra foi dividida em dois grupos: Grupo Controlo (36) e o Grupo Experimental (21). Para a divisão dos dois grupos foi estabelecido critérios de inclusão e exclusão. Os resultados obtidos neste estudo sugerem que, relativamente às competências comunicativas podemos observar diferenças significativas nos dois grupos, nos domínios do Discurso: Inteligibilidade e fluência, Sintaxe, Iniciação imprópria, Coerência, Utilização de controlo de conversação e Relatório de Conversação verificando uma diferença estatisticamente significativa entre os grupos. Já os restantes domínios, Conversa estereotipada, Relações sociais e Interesses, não foi possível observar diferenças entre os dois grupos, não se rejeitando as hipóteses nulas. Podemos assim afirmar que, a um nível de confiança de 99%, na maioria dos domínios existe uma diferença entre os grupos.
- Autoconceito dos adolescentes que frequentam terapia da falaPublication . Neto, Maria Helena Moreira Rocha; Antunes, Eva BollePretende-se com este estudo comparar o autoconceito dos adolescentes que frequentam Terapia da Fala com os que não frequentam. A investigação realizou-se com adolescentes do distrito do Porto e Braga, com idades compreendidas entre os 10 e 19 anos. Para tal dividiram-se os adolescentes em dois grupos: grupo experimental (GE), adolescentes que frequentam terapia da fala (n=31), e grupo de controlo (GC) adolescentes sem acompanhamento (n=65). Assim, para avaliar os adolescentes recorreu-se ao “Inventário Clínico do Autoconceito (ICAC)” (Vaz Serra, 1986). Os resultados alcançados neste estudo revelam que não existe diferença estatisticamente significativa do autoconceito dos dois grupos. The aim of this study was to compare the self-concept of adolescents attending Speech Therapy with not attending. The investigation was carried out with teenagers in the districts of Porto and Braga, aged between 10 and 19 years. The two groups were divided this way: experimental group (EG), teenagers who attend speech therapy (n = 31) and control group (CG) unaccompanied teenagers (n = 65). That way, to evaluate the teens, we used the "Self-Concept Clinical Inventory (ICAC)" (Vaz Serra, 1986). The results obtained in this study reveal that there is no statistically significant difference in the self concept of the two groups.
- Competências comunicativas e cognitivo-linguísticas de pessoas com afasiaPublication . Correia, Inês Martins; Antunes, Eva BolleEste projeto de graduação tinha como questão de investigação: “Qual a relação entre o tipo de afasia, grau de gravidade da perturbação e perfil comunicativo de pessoas com afasia?”. O objetivo geral foi estudar a possível relação entre grau de gravidade da afasia e o perfil comunicativo e também entre o tipo de afasia e o perfil comunicativo. Para tal, foi elaborado um questionário que foi aplicado a terapeutas da fala que responderam tendo como base as experiências obtidas em pacientes sobre os quais estão a intervir ou sobre outros em que já intervieram. A caracterização da amostra foi feita quanto à etiologia e perturbações concomitantes. As restantes perguntas do questionário foram para análise dos resultados. Estes sugerem que foi encontrada uma associação positiva e estatisticamente significativa entre o grau de gravidade da afasia e o perfil comunicativo. Tal como era esperado, quanto pior o grau de gravidade pior o perfil comunicativo.
- Compreensão da prosódia emocional em indivíduos com doença de ParkinsonPublication . Ferreira, Beatriz Bordalo Leal Campos; Antunes, Eva BolleA Doença de Parkinson é uma doença neurológica degenerativa (Barbosa & Sallem, 2005; Lana et al., 2007) caracterizada por distúrbios motores e por alterações não motoras. Pessoas com esta doença revelam dificuldades na compreensão da prosódia emocional, pelo que o presente estudo teve como objetivo verificar se os participantes (indivíduos com Doença de Parkinson) apresentam dificuldades no reconhecimento de emoções através da prosódia. Para a elaboração deste estudo, foram selecionadas as emoções raiva, alegria, tristeza, surpresa, desdém e medo. Para esse efeito, foi pedido a 12 participantes com Doença de Parkinson que ouvissem duas frases, uma com palavras reais e uma com pseudo-palavras, 12 vezes, representando cada uma das emoções, e que identificassem a emoção presente. Foi também pedido a adultos e jovens sem Doença de Parkinson, que realizassem o mesmo procedimento. Para tal, foram utilizados como materiais o programa Logic 5, microfone, colunas, computador e hipóteses de resposta. Foi possível observar que o grupo com Doença de Parkinson revelou uma performance significativamente inferior à dos restantes grupos, o que pode ter sido devido ao fator idade, e não apenas às consequências da Doença de Parkinson. Parkinson’s disease is a neurological and degenerative disease (Barbosa & Sallem, 2005; Lana et al., 2007) characterized by motor and non-motor disorders. Individuals who suffer from this disease reveal difficulties in the recognition of emotional prosody, whereby the goal of this study was to access if the participants (people with Parkinson’s disease) have difficulties in the recognition of emotional prosody. The selected emotions were anger, happiness, sadness, surprise, disgust and fear. For that matter, 12 individuals with Parkinson’s disease were asked to listen to two sentences, one with real words and the other one with non-words, representing the emotions chosen, and to identify the emotion present in each sentence. Other individuals were asked to do the same procedure (12 adults and 12 juveniles). The materials used were the program Logic 5, microphone, columns, computer and the possible answers. In conclusion, the Parkinson’s Disease group performed worse than the control groups, which may be due to age, and not to the Parkinson’s Disease itself.
- Comprimento médio de enunciado em palavras e em morfemas de crianças entre os 3 e os 5 anos de idadePublication . Lourenço, Isabel Maria Lopes de Sousa; Antunes, Eva BolleO Comprimento Médio de Enunciado é calculado através da divisão dos morfemas ou palavras pelos enunciados produzidos pela criança. A comparação do valor obtido na avaliação a um dado indivíduo com o valor de referência naquele local para determinada faixa etária, serve para observar o défice linguístico relativamente às expectativas para determinada idade. O estudo apresentado tem como principal objetivo analisar o Comprimento Médio de Enunciado em morfemas e palavras de crianças dos 3 aos 5 anos de idade e relacionar os dados obtidos com três diferentes variáveis: idade, sexo e escolaridade dos progenitores. A amostra foi constituída por 34 crianças, sendo que 12 tinham 3 anos, 9 tinham 4 anos e 13 tinham 5 anos de idade. No que diz respeito aos critérios de inclusão, pretendia-se que a língua materna fosse o Português Europeu, que não existissem diagnósticos clínicos atribuídos a condicionar a fala e linguagem da criança e que o seu local de residência fosse Amarante ou Felgueiras. Os dados foram recolhidos através da aplicação do Teste de Articulação CPUP: Sons em Palavras e do contar de uma história a partir de três imagens cedidas de forma consecutiva. Através da análise dos resultados, concluiu-se que o Comprimento Médio de Enunciado em palavras e morfemas é uma medida evolutiva, estando relacionada com a faixa etária em questão e não possui associações estatisticamente significativas com o sexo dos avaliados e grau de escolaridade dos progenitores. Os valores encontrados nesta pesquisa contribuem para a deteção de défices de linguagem e intervenção precoce, permitindo a comparação dos resultados da avaliação das crianças com os dados de referência aqui relatados. The Average Length of Utterance is achieved by dividing the morpheme or words to the utterances produced by the child. The comparison of the value obtained in the evaluation of a given individual with the reference value at that location for a given age, aims to observe the linguistic deficit in relation to the expectations for certain age. The main objective of the present study is to analyze the Average Length of Utterance in morphemes and words for children from 3 to 5 years old and to relate the data obtained with three different variables: age, sex and school education of the parents. The sample was constituted by 34 children, 12 were 3 years old, 9 were 4 years old and 13 were 5 years old. Concerning the inclusion criteria, it was intended that the child had the European Portuguese as the mother tongue, there were no clinical diagnoses assigned to constrain the speech and language of the child and his place of residence was Amarante or Felgueiras. Data were collected using the CPUP’s Test of Articulation: Sounds in Words and through a story told from three images ceded consecutively. By analyzing the results, it was concluded that the Average Length of Utterance in words and morphemes is an evolutionary measure, related to the age group in question and has no statistically significant associations with sex of the children and educational level of the parents. The values found in this study contribute to the detection of deficits in language and early intervention, allowing the comparison of the evaluation results of children with reference data reported here.
- A construção de um livro de história de vida numa pessoa com demênciaPublication . Sousa, Eduarda Catarina Teixeira de; Antunes, Eva BolleA construção de um livro de história de vida é um processo criativo que permite aumentar o sentido de identidade e as opções de interação da pessoa com demência. As investigações científicas sobre a terapia de reminiscência nas pessoas com demência não são conclusivas e têm fragilidades ao nível do impacto que pode ter na comunicação. Desta forma, este estudo pretendeu compreender o impacto que a construção de um livro de história de vida tem nas habilidades de comunicação, através de um estudo de caso. Foi realizado com recurso a registos de sessão numa unidade de internamento médico na zona norte do país. Após a seleção intencional da participante, realizou-se uma avaliação primária com recurso à grelha de observação de interações de Prutting e Kirchner: Pragmatic Aspects of Language e foi recolhida a história clínica da participante. Os resultados obtidos demonstraram que as alterações das competências pragmáticas estiveram interligadas com as estratégias comunicativas utilizadas e que foram maximizadas após a construção do livro de história de vida.
- Desvios de fala ocorridos em palavra isolada e em frases em idade pré-escolarPublication . Félix, Cátia Teresa Faria; Antunes, Eva BolleQuando verificamos a ocorrência de desvios de fala para além da idade prevista em préescolares, estes podem acarretar problemas ao nível da aprendizagem, por isso ser importante o seu estudo dentro do que é esperado para cada idade. Este estudo tem como objetivo geral, verificar se os desvios de fala ocorridos em palavra isolada e em frase diferem. Os objetivos específicos vão permitir comparar os desvios de fala em palavra isolada com os ocorridos em frase; relacionar os desvios da fala em palavra isolada e em frase, com a idade e o grau de escolaridade mais elevada dos pais; e descrever os diferentes desvios de fala ocorridos em palavra isolada e/ou em frase. Foram então avaliadas 34 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos de idade, pertencentes aos concelhos de Amarante e Felgueiras. Para a recolha de dados foi usado o teste articulatório CPUP e uma adaptação da prova de avaliação do discurso dirigido de Yavas et al (2002). As produções de fala das crianças nos dois momentos foram divididas em corretas, incorretas e repetições, posteriormente as produções incorretas foram divididas pelos desvios considerados para este estudo (omissões, substituições, epêntese, metátese, distorções/atipias e coocorrência). Os resultados do estudo indicam que ocorrem mais desvios de fala em frase do que em palavra isolada, por outro lado obtivemos inconsistências ao comparar a ocorrência dos desvios de fala em palavra isolada e em frase, por idades e pelo grau de escolaridade dos pais, uma vez que para o primeiro se verificam relações estatisticamente significativas, e para o segundo o mesmo não se observa. Conclui-se também que para a amostra estudada a produção dos diferentes desvios analisados ocorrem de forma inconsistente em palavra isolada e em frase. When we checked the occurrence of speech disorders beyond the expected age in preschoolers, these can lead to problems at the level of learning, so it is important to its study within what is expected for each age. This study has the general objective to verify if the speech disorders occurred in isolated word and phrase differ. The specific objectives will allow comparing the speech disorders in isolated word to those occurring in sentence; relating speech disorders in isolated word and sentence with the children’s age and higher education level of parents, and describing different speech disorders occurred in isolated word and / or phrase. Were then evaluated 34 children aged 3 to 5 years of age, belonging to the municipalities of Amarante and Felgueiras. For data collection test was used CPUP articulation and an adaptation of the assessment test speech directed Yavas et al (2002). The speech productions of children in the two periods were divided into correct and incorrect repetitions later productions were incorrect divided by disorders considered for this study (omissions, substitutions, epenthesis, metathesis, distortion / atypia and co-occurrence). The results of the study indicate that most disorders occur in speech phrase than in isolated word, on the other hand got inconsistencies when comparing the occurrence of speech disorders in isolated word and sentence by age and by education level of parents, one since the first check for statistically significant relationships and for the second it was not observed. We also conclude that for sample production of any variations occur inconsistently analyzed in isolated word and phrase.
- Diagnóstico e classificação de disartriasPublication . Marta, Cláudia Patrícia Pais; Antunes, Eva BolleO objectivo do presente estudo é determinar com que frequência os Terapeutas da Fala residentes em Portugal utilizam o sistema DAB no diagnóstico diferencial de disartrias, que outros métodos diagnóstico utilizam, qual a opinião sobre a utilidade do sistema DAB para a diagnóstico diferencial e sondar as dificuldades sentidas pelos Terapeutas da Fala no diagnóstico e classificação de disartrias. O estudo foi realizado por meio de um questionário e a divulgação e pedido de participação neste estudo foi realizado por endereço electrónico e as participações foram obtidas através de um link criado especialmente para este efeito, com a garantia de confidencialidade e anonimato. Este estudo analisou as atitudes dos Terapeutas da Fala em relação ao sistema de classificação de disartrias DAB, sua utilização e seus benefícios. A análise dos resultados do estudo revela que o sistema de classificação de disartrias DAB é o método mais amplamente utilizado pelos Terapeutas da Fala participantes. Os profissionais participantes consideram que a fala específica apresentada pelo paciente com disartria influencia a sua determinação do plano de intervenção, e que o sistema de classificação de disartrias DAB apresenta grande utilidade. O presente estudo permitiu também sondar as dificuldades que estes profissionais sentem no diagnóstico e classificação de disartrias, verificando-se que a maioria dos profissionais indica a ausência de equipamento de avaliação instrumental como o principal factor. O estudo revelou que os anos de experiência e o local de trabalho dos profissionais influenciam a intervenção e a utilização do sistema DAB.
- Multilinguismo: formação e prática de terapeutas da fala, professores e educadoresPublication . Soares, Bárbara Sofia Cunha; Antunes, Eva BolleO multilinguismo, encontra-se cada vez mais entre a nossa comunidade e é importante que profissionais saibam a sua definição e como fazer intervenção com a população multilingue. O projeto foi elaborado com o objetivo de estudar os conhecimentos que os terapeutas da fala, professores e educadores julgam ter sobre o multilinguismo, independentemente de já terem o curso académico concluído ou não. Este foi um estudo de tipo inquérito, uma vez que para o levantamento de dados foi realizado um questionário, construído pela pesquisadora, onde os participantes puderam assinalar a opção que melhor se adequava às afirmações feitas, relativamente à formação e à prática profissional no multilinguismo. O número de amostra foi de 46 participantes, incluindo profissionais e alunos estagiários. Com a realização deste estudo foi possível verificar que há necessidade de adquirir mais conhecimentos e formações sobre o tema e como ensinar, avaliar, intervir e comunicar com multilingues.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »