Browsing by Issue Date, starting with "2018"
Now showing 1 - 10 of 952
Results Per Page
Sort Options
- Eficácia da atividade física em crianças com fibrose quística: uma revisão bibliográficaPublication . Torres, Tânia; Viana, RuiObjetivo: Verificar a eficácia da atividade física (AF) em crianças com Fibrose Quística (FQ). Metodologia: Foi elaborada uma pesquisa computorizada nas bases de dados B-on e Web of Science com a finalidade de obter artigos randomizados controlados que avaliassem o exercício, treino aeróbio e treino de força em crianças com FQ. Resultados: Neste estudo foram incluídos 5 artigos com um total de 213 participantes com classificação metodológica de média aritmética 8,4 na escala de PEDro. Dos estudos incluídos nesta revisão, 2 avaliam o nível de AF em crianças com FQ e 3 avaliam a eficácia da intervenção de treino de força e treino aeróbio, sendo que um deles combina com treino de músculos inspiratórios, e o outro combina com fisioterapia respiratória. Conclusão: A AF revela ser importante e eficiente no tratamento de pacientes com FQ quando associada a outras técnicas de fisioterapia.
- A cidade imaginável: elementos para uma viagem visual e sensorial na cidade do Porto: the imaginable city: elements for a visual and sensorial journey in the city of PortoPublication . Vidal, Diogo GuedesO presente artigo apresenta diferentes formas de ler e imaginar a cidade do Porto através de uma interpretação da cidade como um espaço plural, multivocal e multissensorial. A transformação dos espaços urbanos efetuada pelos que residem na cidade e pelos que nela se movimentam origina diferentes leituras, imagens e representações que, reunidas, constroem verdadeiros mapas mentais. A partir de uma investigação no Mestrado em Sociologia, realizada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, centramo-nos nos seus estudantes, devido à sua heterogeneidade social, geográfica e cultural, enquanto potenciais lentes da cidade, concluindo que o local de residência e a formação académica têm influência na construção dos mapas mentais urbanos.
- Association between anthropometric indicators of nutritional status and length of stay in hospitalized patientsPublication . Pinto, Ana Catarina Moreira; Guerra, RitaBackground: Undernutrition is highly prevalent in hospitalized patients worldwide and this condition has been associated with increased hospital length of stay (LOS). The diagnosis of undernutrition includes anthropometric measurements. The aim of this study was to measure the independent association of the anthropometric and derived indicators triceps skinfold thickness (TST), mid-upper arm circumference (MUAC), adductor pollicis muscle thickness (APMT), mid-upper arm muscle area (AMA) and mid-upper arm muscle circumference (AMC) with LOS, within a varied group of hospitalized patients. Methods: A total of 695 patients were enrolled in a prospective observational study, conducted in a Portuguese university hospital. Participants were dichotomized for the anthropometric and derived indicators TST, MUAC, APMT, AMA and AMC according to the percentiles 5th and 25th described in the literature, except for APMT, for which only the 5th percentile was used. Cox regression analysis was used to estimate adjusted hazard ratios (HR) and corresponding 95% confidence intervals (95% CI). Results: Patients that presented values lower than the 5th percentile for TST (HR=0.759, 95% CI=0.579;0.995), MUAC (HR=0.822, 95% CI=0.687;0.983), APMT (HR=0.791, 95% CI=0.671;0.933), AMA (HR=0.797, 95% CI=0.660;0.962) and AMC (HR=0.746, 95% CI=0.611;0.911), showed a lower probability of being discharged from the hospital to usual residence over time. For TST (HR 0.798, 95% CI=0.673;0.946), patients whose values were below the 25th percentile also presented a lower probability of being discharged from the hospital to usual residence over time. Conclusion: For all the anthropometric and derived indicators studied, patients that presented values lower than the 5th percentile had a lower probability of being discharged from the hospital to usual residence. For TST, values below the 25th percentile were also associated with lower probability of discharge. Thus, TST was found to be the best anthropometric indicator to predict LOS. This anthropometric indicator can present advantages for the diagnosis of undernutrition since it may allow an earlier detection of a poor nutritional status.
- Riscos associados à utilização das redes sociais pelos menoresPublication . Lopes, Miguel Albano da Costa; Jólluskin, GloriaO presente projeto de graduação realizado no âmbito da Licenciatura em Criminologia da Universidade Fernando Pessoa versa sobre a temática da utilização das redes sociais por menores e os seus consequentes riscos. Numa sociedade cada vez mais orientada para as novas tecnologias da informação, é de todo importante realçar o fenómeno crescente das Redes Sociais online, que de certa forma influenciam o modo de vida de cada individuo. As Redes Sociais, vistas como fatores de aculturação e socialização, são assim bastante utilizadas por menores e adolescentes, encontrando-se estes expostos a diversos riscos que importam analisar. Na primeira parte deste projeto será efetuada a revisão da literatura no que diz respeito à utilização da internet e redes sociais onde será possível identificar quais os riscos que apresentam maior prevalência como é o caso do CyberBullying, CyberStalking e Sexting. Na segunda é apresentado um estudo empírico com um projeto de investigação que incidirá sobre a aplicação de inquéritos em duas escolas compostas com turmas do 5º ao 12º ano para assim atingir o intervalo etário situado entre os 10 e os 17 anos.Com esta metodologia pretende-se: aferir os hábitos dos menores relacionados com a utilização da internet; constatar qual a prevalência do acompanhamento parental; verificar a existência de eventuais vítimas nos riscos mencionados, e se a informação existente sobre a temática será adequada.
- Qualidade de vida dos pacientes adultos submetidos a cirurgia cardíacaPublication . Vieira, Carlos Daniel Barbosa; Moreira, António MotaAs doenças cardiovasculares podem provocar distúrbios a nível de qualidade de vida do indivíduo, devido ao comprometimento de diversos domínios tais como: físico, mental, social e ambiental. Utentes portadores desta patologia recorrem a diversos procedimentos na procura de alcançar uma melhor qualidade de vida. De entre os tratamentos conhecidos, para este tudo optou-se pelo cirúrgico. Esta pesquisa tem como objetivos determinar, através de uma revisão de literatura, se os indivíduos que são submetidos a esta cirurgia, obtêm uma melhoria de qualidade de vida em comparação com a que possuíam anteriormente, qual a perceção da qualidade de vida dos utentes após procedimento cirúrgico e, por fim, conhecer qual é a metodologia mais utilizada para avaliar a sua qualidade de vida. Foram pesquisados artigos em bases de dados online tais como B-ON, RCAAP, MedLine, SciELO, Pepsic, em livros relacionados com a área de Enfermagem e em repositórios universitários. Após esta procura de informação, foram encontrados um total de 795 artigos, em que apenas dez se enquadram no critério de inclusão para desenvolvimento do estudo. Os principais resultados obtidos demonstram que, de facto, existe um aumento de qualidade de vida após realizar cirurgia cardíaca, seja esta de qualquer tipo for. Confirma ainda que os utentes experimentam limitações após momento da alta, mas que após alguns meses de pós-operatório, onde se realiza reavaliação de qualidade de vida nas suas residências por parte dos investigadores, se comprova que os resultados mostram-se superiores em relação aos obtidos no momento de pré-operatório.
- Evaluation of prostate cancer volatilome: an in vitro approachPublication . Lima, A.R.; Araújo, A.M.; Pinto, J.; Jerónimo, C.; Henrique, R.; Bastos, M.D.L.; Carvalho, Márcia; Guedes de Pinho, Paula
- Efeitos do Kinesio Taping no pós-operatório de ligamentoplastia do ligamento cruzado anterior: revisão bibliográficaPublication . Taipa, Mariana; Amaral, LuísaIntrodução: após ligamentoplastia do ligamento cruzado anterior (LCA) podem surgir complicações secundárias, e o Kinesio Taping (KT) pode ser um adjuvante terapêutico na redução do edema e da dor, assim como no aumento da força muscular, equilíbrio, amplitude ou estabilidade articular. Objetivo: analisar os efeitos da aplicação de KT, como medida de reabilitação em pacientes submetidos a cirurgia para reconstrução do LCA. Metodologia: efetuou-se uma pesquisa na base de dados PEDro, Pubmed e Web of Knowledge, e no motor de busca b-on, de acordo com os termos em investigação. Após a seleção dos estudos, seguindo os critérios de inclusão e exclusão, foi realizada a análise de qualidade metodológica pelo checklist Critical Appraisal Skills Programme (CASP). Resultados: foram incluídos 5 estudos, 2 randomizados e 3 estudos de coortes, integrando 233 participantes. A aplicação de KT foi benéfica na redução do edema, mas sem efeito na atividade eletromiográfica, no equilíbrio, na estabilidade articular do joelho e na funcionalidade. Relativamente à redução da dor e ao aumento de força muscular do quadricípite não foram obtidos resultados consensuais. Conclusão: a aplicação de KT não demostrou uma efetividade consistente na reabilitação após ligamentoplastia do LCA.
- Efeito da “Whole-Body Cryotherapy” na recuperação física pós exercício: revisão de bibliografiaPublication . Baptista, João Paulo Fonseca; Ribeiro, AndreaObjetivo: esta revisão da literatura teve como foco perceber de que forma e em que variáveis, o uso da whole-body cryotherapy (WBC) pode ter impacto na recuperação física após o exercício. Metodologia: foi realizada uma pesquisa computorizada nas bases de dados PubMed e Science Direct, utilizando as palavras-chave: “whole-body cryotherapy” OR “whole-body cryostimulation” AND “recovery”. Os critérios de inclusão foram: estudos randomizados controlados, publicados na língua inglesa, que falassem só na WBC, que incluíssem atletas e não atletas. Como critérios de exclusão foram utilizados: artigos focados marcadores inflamatórios e artigos que não contemplassem variáveis relacionadas com fisioterapia. Resultados: foram incluídos 7 estudos randomizados controlados. Os artigos incluídos apresentaram uma média 6,43 de na escala PEDro. Dos artigos analisados, os 7 abordaram o impacto da WBC na performance desportiva bem como nas sensações subjetivas, 4 abordaram também o impacto da técnica sobre a creatina quinase e apenas 1 avaliou o impacto sobre a qualidade do sono. Conclusão: podemos concluir que a WBC poderá ter lugar como modalidade de recuperação física no âmbito do exercício. No entanto, pelo facto dos estudos sobre esta recente modalidade não serem consensuais, maior investigação será necessária.
- Medicamentos biossimilares – aplicação no tratamento do cancroPublication . Silva, Ana Catarina; Santos, S.Os medicamentos biossimilares surgiram após expirarem as primeiras patentes dos medicamentos biológicos, tendo sido legislados pela União Europeia em 2005, e sendo definidos como aqueles que, quando produzidos por um novo fabricante, demonstram similaridade com um medicamento biológico previamente aprovado, designado medicamento biológico de referência. Neste sentido, um medicamento biossimilar tem de demonstrar a mesma qualidade, segurança e eficácia que o medicamento biológico original. Os medicamentos biossimilares constituem uma alternativa económica, comparativamente aos medicamentos biológicos, já que dispensam a realização de alguns estudos dispendiosos, quando se demonstra que a sua atividade é semelhante à do medicamento biológico de referência. No entanto, comparativamente aos medicamentos genéricos clássicos, o desenvolvimento e fabrico dos medicamentos biossimilares é mais complexo e caro, uma vez que a sua eficácia e segurança têm de ser confirmadas com dados clínicos e/ou pré-clínicos.Na primeira parte deste trabalho são descritas as etapas cruciais do desenvolvimento dos medicamentos biossimilares, que vão desde a sua produção até à introdução no mercado. De seguida, são apresentados exemplos de medicamentos biossimilares usados na terapia do cancro na União Europeia. Nesta área, a sua aplicação é notável, de uma forma direta (no tratamento da doença propriamente dita) ou indireta (no tratamento dos efeitos secundários resultantes do tratamento da doença), tendo aumentado a acessibilidade da população à terapia com medicamentos biológicos, por se tratar de uma alternativa mais económica para os sistemas de saúde e, consequentemente, para o doente.
- Alterações bioquímicas na desnutriçãoPublication . Soares, Hugo Manuel Soares Vieira Pereira; Leal, FernandaA desnutrição é o estado nutricional do indivíduo caracterizado pela ingestão insuficiente de energia e nutrientes, que resulta da complexa interação entre a alimentação, condições socioeconómicas e, estado de saúde. Com este trabalho pretendeu-se realizar uma revisão da literatura sobre a desnutrição e de tudo o que a envolve, como as alterações metabólicas, os parâmetros bioquímicos e a terapia nutricional. A desnutrição está muito presente em países em desenvolvimento e em meio hospitalar. A desnutrição pode ser classificada em desnutrição calórica-proteica, kwashiorkor e marasmo, sendo que cada uma tem a sua especificidade e repercussões graves. Quando a desnutrição não é diagnosticada nos grupos de risco (crianças e idosos) precocemente, resulta no agravamento da saúde. As alterações metabólicas podem surgir em qualquer altura da vida, como consequência de causas externas. Na desnutrição, dependendo do grau, é muito importante ter a noção do impacto das alterações metabólicas. Deste modo, é necessário a utilização de métodos nutricionais mais precisos para avaliação do estado nutricional, como os parâmetros bioquímicos. Por exemplo, a concentração de albumina e de transferrina quando conjugadas tornam-se bons indicadores, mas quando isoladas podem ser indicadores tardios da desnutrição. Contudo, é necessário a sua interpretação tendo em consideração as limitações, pois os seus valores podem ser mascarados devido a estado inflamatório ou na presença de uma patologia. O papel do nutricionista é importante, uma vez que é dotado de conhecimento para identificar precocemente o risco nutricional. Deste modo, consegue intervir na alimentação de forma a prevenir e controlar quadros de desnutrição, bem como na melhoria da evolução da doença e na qualidade de vida.