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Desvios de fala ocorridos em palavra isolada e em frases em idade pré-escolar

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Abstract(s)

Quando verificamos a ocorrência de desvios de fala para além da idade prevista em préescolares, estes podem acarretar problemas ao nível da aprendizagem, por isso ser importante o seu estudo dentro do que é esperado para cada idade. Este estudo tem como objetivo geral, verificar se os desvios de fala ocorridos em palavra isolada e em frase diferem. Os objetivos específicos vão permitir comparar os desvios de fala em palavra isolada com os ocorridos em frase; relacionar os desvios da fala em palavra isolada e em frase, com a idade e o grau de escolaridade mais elevada dos pais; e descrever os diferentes desvios de fala ocorridos em palavra isolada e/ou em frase. Foram então avaliadas 34 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos de idade, pertencentes aos concelhos de Amarante e Felgueiras. Para a recolha de dados foi usado o teste articulatório CPUP e uma adaptação da prova de avaliação do discurso dirigido de Yavas et al (2002). As produções de fala das crianças nos dois momentos foram divididas em corretas, incorretas e repetições, posteriormente as produções incorretas foram divididas pelos desvios considerados para este estudo (omissões, substituições, epêntese, metátese, distorções/atipias e coocorrência). Os resultados do estudo indicam que ocorrem mais desvios de fala em frase do que em palavra isolada, por outro lado obtivemos inconsistências ao comparar a ocorrência dos desvios de fala em palavra isolada e em frase, por idades e pelo grau de escolaridade dos pais, uma vez que para o primeiro se verificam relações estatisticamente significativas, e para o segundo o mesmo não se observa. Conclui-se também que para a amostra estudada a produção dos diferentes desvios analisados ocorrem de forma inconsistente em palavra isolada e em frase. When we checked the occurrence of speech disorders beyond the expected age in preschoolers, these can lead to problems at the level of learning, so it is important to its study within what is expected for each age. This study has the general objective to verify if the speech disorders occurred in isolated word and phrase differ. The specific objectives will allow comparing the speech disorders in isolated word to those occurring in sentence; relating speech disorders in isolated word and sentence with the children’s age and higher education level of parents, and describing different speech disorders occurred in isolated word and / or phrase. Were then evaluated 34 children aged 3 to 5 years of age, belonging to the municipalities of Amarante and Felgueiras. For data collection test was used CPUP articulation and an adaptation of the assessment test speech directed Yavas et al (2002). The speech productions of children in the two periods were divided into correct and incorrect repetitions later productions were incorrect divided by disorders considered for this study (omissions, substitutions, epenthesis, metathesis, distortion / atypia and co-occurrence). The results of the study indicate that most disorders occur in speech phrase than in isolated word, on the other hand got inconsistencies when comparing the occurrence of speech disorders in isolated word and sentence by age and by education level of parents, one since the first check for statistically significant relationships and for the second it was not observed. We also conclude that for sample production of any variations occur inconsistently analyzed in isolated word and phrase.

Description

Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Terapêutica da Fala

Keywords

Desvios de fala Pré-escolares Fala Speech disorders Preschoolers Speech

Pedagogical Context

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[s.n.]

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