ESS (DCETS) - Terapêutica da Fala
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESS (DCETS) - Terapêutica da Fala by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 81
Results Per Page
Sort Options
- Gaguez: estudo de casoPublication . Lima, Sandra Madalena Esteves de; Freitas, Susana VazA origem do tratamento da gaguez remonta à época da Grécia clássica. Desde então surgiram várias tentativas terapêuticas para reduzir ou eliminar a gaguez. São numerosas as associações, grupos de investigação, livros, teorias, etc., sobre a origem como o tratamento da gaguez (Le Huche, 2006). A gaguez é um problema frequente em todo o mundo. Afecta aproximadamente 1% da população mundial. Classicamente gaguez é definida como um problema de fala. De uma maneira mais moderna diz-se que se trata de uma alteração da influência verbal (Le Huche 2006). É importante reconhecer o esforço dos investigadores na tentativa de descobrir a causa da gaguez. A crença de que só se poderia tratar da gaguez quando fosse conhecida a sua origem motivou grandes nomes da área da investigação, sendo eles próprios gagos, como Van Riper, Johnson, Sheehan, Gregory, entre outros. Mesmo estas pesquisas não tendo atingido o principal objectivo a que se propunham, trouxeram grandes contribuições e foram muito importantes para que se chegasse às percepções que hoje temos respeito da gaguez (Goldefel, 2003). A gaguez é um fenómeno muito complexo que supera a capacidade explicativa. As definições da OMS¹ ocultam a controvérsia que acompanha este problema de fala desde que se descobriu. Esta patologia surpreende pela quantidade assombrosa de excepções e irregularidades. Carece de um tratamento eficaz (Zamora, 2007). Este trabalho assenta no estudo de caso de um adulto, detentor de gaguez desde os 5 anos de idade. Inicia com uma breve revisão bibliográfica sobre a temática em estudo e, posteriormente, é feita a descrição do paciente, bem como de todos os métodos e técnicas adoptadas na intervenção terapêutica. Finalmente serão discutidos os resultados da mesma. É de realçar que um estudo de caso é apenas uma análise única e específica e, por isso, não pode ser generalizada. The origin o f treatment of disfluency begins whith the era of classical GREECE. Since then there are several therapeutic attempts to reduce or eliminate disfluency. There are many associations, research groups, books, theories, etc., both related with the origin and treatment of disfluency (Le Huche 2006). Disfluency is a very common problem worldwide. It affects approximately 1% of world population. Classically disfluency is defined as a problem of the rhythm in speech. In a more modern way it is said that this is a change in verbal fluency (Le Huche, 2006). It is important to recognize the efforts of researchers in an attempt to discover the cause of disfluency. The belief that a disfluency could only be treated when his origin had been found led big names in research area, being themselves stutterers, as Van Riper, Johnson, Sheehan, Gregory among others. Although these studies have not attained the main objective that was proposed, they brought great contributions and were very important to reach the perceptions that we have today about disfluency (Goldefel, 2003). Disfluency is a very complex phenomenon that surpasses the explanatory ability. The definitions of OMS² hide the controversy that accompanies this problem of speech since it was discovered. This astonishing pathology surprise by the amount of exceptions and irregularities. Lacks and effective treatment (Zamora, 2007). This work is based on case study of an adult, holding disfluency since 5 years of age. Begins with a brief review on the subject under study and, subsequently, is the description of the case of the patient, as well as the methods and techniques adopted in the therapeutic intervention. Finally the results will be discussed. It is noteworthy that a case study is only a single and specific analysis and, therefore, cannot be generalized.
- Qualidade de vida e auto-imagem de um paciente vítima de MAV: estudo de casoPublication . Lage, Alexandra Sofia Amaral Ribeiro; Antunes, Eva BolleEste estudo teve como objectivo referir a Qualidade de Vida e Auto-Imagem de um paciente vítima de Malformação Artério Venosa, através da revisão bibliográfica deste assunto e de outros relacionados e do estudo de um jovem adulto vítima desta patologia. Toda a elaboração deste estudo foi realizada através de pesquisas, aplicação de questionários e algumas entrevistas informais feitas ao paciente. Com este projecto verificou-se que o paciente apesar da situação em que se encontra, tem uma qualidade de vida considerada boa, e uma imagem de si próprio não muito desfasada da realidade.
- O nível da consciência morfológica na última etapa do ensino pré-escolarPublication . Coelho, Suzana; Gomes, InêsA gramática necessita de certos componentes para ser funcional e adequada ao contexto textual. Ao analisá-la, repara-se que para ela fazer sentido tem de ser dar a importância necessária às estruturas denominadas por palavras. A morfologia é o estudo que se dedica à análise dessas estruturas, em particular, das suas componentes designadas por morfemas. Estudos recentes sugerem que o desenvolvimento da consciência morfológica (capacidade de reflectir sobre os morfemas e sobre as palavras) influencia o sucesso na aprendizagem da leitura e da escrita. Neste quadro, torna-se importante conhecer o nível da consciência morfológica em crianças de idade pré-escolar. Assim, neste estudo foram avaliadas 38 crianças de cinco anos de idade (15 do sexo feminino e 23 do sexo masculino) quanto à capacidade de produzir, identificar, categorizar, segmentar e apagar morfemas radicais e derivacionais.
- Meta-análise da correlação entre avaliação acústica e perceptiva de vozes patológicasPublication . Ferreira, Carina Celeste Fernandes; Freitas, Susana VazA elaboração deste projecto tem como objectivo reunir e analisar os trabalhos de investigação existentes na literatura que correlacionam as formas de avaliação vocal, nomeadamente avaliação acústica e perceptiva. Sendo os distúrbios da voz uma das áreas de intervenção em Terapia da Fala, torna-se pertinente expor as formas de avaliação vocal que contribuem para o diagnóstico de vozes patológicas. É feita a descrição das técnicas mais usuais na avaliação laríngea (Endoscopia, Laringoscopia em Suspensão e Estroboscopia), bem como a apresentação das terminologias de diagnóstico das disfonias (Funcionais, Orgânicas e Organico-funcionais). São descritas as escalas perceptivas GRBAS e RASAT, CAPE-V, VPAS, BVP e, ainda, SVEA, incluindo algumas das limitações pela qual esta forma de avaliação vocal é contestada. A avaliação acústica engloba todos os parâmetros que quantificam a qualidade vocal, nomeadamente Frequência Fundamental (F0), medidas de perturbação (Jitter, Shimmer) e medidas de ruído (NNE e HNR). O laboratório de voz torna-se importante pela equipa multidisciplinar com que trabalha, sedo uma mais valia para os pacientes com queixas vocais. Os parâmetros envolvidos em cada forma de avaliação são expostos aquando da correlação, em que se distingue o Jitter como a medida física que corrobora a caracterização áudio-perceptual com o grau da disfonia e os restantes parâmetros que variam de acordo com a patologia.
- Factores de risco no diagnóstico de alterações da fala e linguagem: a escolaridade dos pais, o número de irmãos e os antecedentes familiaresPublication . Campos, Bárbara Alexandra Latães; Peixoto, VâniaEste trabalho tem como objectivo explorar três factores que podem influenciar a aquisição e o desenvolvimento linguístico, através de uma revisão bibliográfica mas também através de um estudo empírico. Foi utilizada uma amostra de 40 crianças, em idade pré-escolar, relacionando o seu diagnóstico (linguagem/fala) com os factores de hereditariedade, número de irmãos e escolaridade dos pais. Com esta investigação conclui-se que estes três factores (embora não de igual forma), podem ser co-responsáveis pelas alterações linguísticas desta amostra de 40 crianças.
- Construção de um instrumento de rastreio de perturbações da linguagem para Professores do 1º CicloPublication . Varela, André Duarte Vilas Boas; Peixoto, VâniaEste trabalho surgiu a partir de um conhecimento prévio, através do contacto com o mundo profissional exterior à terapia da Fala, de que existiam poucos ou nenhuns instrumentos que facilitassem uma interacção entre os profissionais da educação (professores) e os Terapeutas da Fala. Assim procedeu-se à elaboração de um teste de rastreio com o intuito de auxiliar os professores a identificarem precocemente casos no âmbito das Perturbações da Linguagem e procederem ao seu encaminhamento. Trata-se de um estudo descritivo simples. As características da população serviram de referência à realização deste estudo. Foi utilizada uma abordagem qualitativa pois este estudo teria como objectivo a obtenção de uma informação com particularidades qualitativas e não quantitativas. Este estudo foi dividido em quatro momentos distintos, uma pré-entrevista individual com os professores, a aplicação do instrumento por parte dos professores, a aplicação da Gol-E por parte do investigador e uma pós-entrevista com os mesmos intervenientes no estudo. No decorrer do estudo foi possível verificar que os professores possuíam uma opinião congruente em relação à maioria das perguntas realizadas na entrevista. Foi possível verificar quais as suas dificuldades no encaminhamento para a terapia da fala e a sua receptividade face ao T.R.P.L. Quando finalizados verificou-se que é realmente necessário este tipo de instrumento por parte dos professores. As iniciativas desta origem são relevantes para as suas vidas profissionais e também para uma sinalização mais precoce de certos casos o que favorece um melhor desenvolvimento. This work was born on a previous knowledge, thru contact with a Professional world outside of the Speech Pathology, that none f a few instruments existed that could help a interaction between education professionals and Speech Pathologists. Thus the construction of a survey test began, with the objective of helping professors to do an early identification cases in the field of Language Disorders and begin its guiding. It is a simple descriptive study. The population characteristics were reference to the realization of this study. It was used an qualitative approach because this study had the objective the gathering of information with qualitative and not quantitative particularities. This study was divided in four distinct moments, an early individual interview with the professors, the application of the instrument by the professors, the application of the Gol-E by the investigator as an after interview with the individuals involved in the study. In the ongoing study it was possible to see that the professors had the same opinion about most of the questions of the interview. It was possible to verify theirs difficulties in guiding cases to the Speech Pathology area and their receptivity of the T.R.P.L. When the study was finished we were able to verify that this kind of instrument is really necessary by the professors. This kind of initiative is relevant to their professional life and also to an early signaling of certain cases which helps the normal developments.
- Maus-tratos e linguagem: estudo realizado com crianças em idade pré-escolarPublication . Sousa, Mário Pedro de Queiroz e; Rocha, JoanaA relevância deste estudo prende-se com o aumento da prevalência de maus-tratos a crianças, com consequências ao nível desenvolvimento da linguagem. (Westby, 2007) A tipologia de risco negligência pode implicar um maior comprometimento. Allen e Olivier, 1982) Neste sentido, avaliamos a linguagem. O estudo consistiu na utilização de um instrumento de avaliação TALC. (Sua-Kay e Tavares, 2010) Aplicámos aos 37 participantes o instrumento, calculando as correlações entre os resultados recolhidos num só momento, para os grupos 1) e 2), respectivamente: crianças com processo de promoção e protecção em CPCJ e sem processo, assim como, para os grupos: 3) e 4) respectivamente crianças com processo de promoção e protecção em CPCJ – Tipologia de Risco – Negligência e Abuso Emocional/Psicológico. Concluímos que as vítimas de maus-tratos, apresentam resultados inferiores do ponto de visto da linguagem - compreensão e expressão, concluindo-se igualmente de acordo com os resultados, que as crianças negligenciadas apresentam resultados inferiores ao nível da linguagem - expressão. The relevance of this study it’s related with the increase of prevalence of child maltreatment, with consequences on the language development. (Westby, 2007) The neglect typology, can promote a larger commitment. (Allen e Olivier, 1982) Thus, we use an assessment tool – TALC. (Sua-Kay e Tavares, 2010) The instrument was used in 37 subjects, and the correlations between the results of the groups 1) and 2), respectively: child with protection and promotion process in CPCJ and without process, has, the groups: 3) and 4) respectively: child with protection and promotion process in CPCJ – neglected and emotionally/psychologically abused. We have found that the victims of child maltreatment, shows worst results in language assessment – comprehension and expression, we also found that neglected children shows worst results on language assessment – expression.
- Prevenção de perturbações da comunicação: uma análise preliminar com Educadores de InfânciaPublication . Malheiro, João Pedro de Melo Pestana Mouga; Peixoto, VâniaO presente estudo tem como objectivo verificar, junto de um grupo de educadores de infância, se é necessário o surgimento de um programa de prevenção de perturbações da comunicação para crianças dos 0 aos 3 anos. Para tal construiu-se propositadamente um questionário que foi aplicado a 25 educadores de infância. O conhecimento que estes profissionais têm relacionado com o tema é satisfatório mas não suficiente para alguém que lida directamente com crianças e que pode vir a desempenhar um papel tão fundamental. Confirmou-se, assim, a dita necessidade. The aim of this project is to verify amongst a group of kindergarten teachers whether it is necessary the creation of a communication disorder prevention program for children up to the age of three. For this to be possible a questionnaire was purposely created and applied to twenty five kindergarten teachers. The knowledge of these professionals on the subject was satisfactory however not enough for someone who deals directly with children and plays such a key role in their life. This confirmed the necessity for a prevention program.
- Alterações decorrentes da respiração oral: percepção dos educadores de infânciaPublication . Ferreira, Joana Catarina Caires; Ferreira, ElisabeteA respiração é uma função vital e inata e um processo automático e involuntário, imprescindível a todos os seres vivos. O sistema de respiração correcto, é aquele que é realizado por via nasal, na qual ocorre a filtração, humidificação e aquecimento do ar aquando da inspiração. Esta é considerada oral, quando ocorre uma modificação na passagem do fluxo aéreo, passando a ser realizada pela cavidade oral, ao invés das fossas nasais. As alterações desencadeadas pela respiração oral afectam um indivíduo como um todo, uma vez que esta é responsável por provocar modificações a nível crânio facial e dentário; dos órgãos fono articulatórios; corporais; das funções orais, entre outros. Este trabalho foi desenvolvido com o objectivo de analisar a percepção de 32 educadores de infância, com idades compreendidas entre os 25 e os 50 anos e com anos de profissão no activo que variam entre os 5 e os 28, relativamente à temática da respiração oral. O instrumento utilizado para a colheita de dados foi o inquérito por questionário, por auto preenchimento. Respondendo aos objectivos formulados no início do trabalho, pode-se afirmar que os resultados obtidos não foram estatisticamente significativos e que os participantes não responderam correctamente a todas as questões, mas por outro lado não houve um total desconhecimento por parte destes relativamente ao tema em estudo.
- Parâmetros linguísticos entre crianças que frequentaram o ensino pré-escolar e crianças que não o tenham frequentadoPublication . Pereira, Cristiana Silva; Peixoto, VâniaO objectivo deste estudo é comparar o desenvolvimento das competências linguísticas entre crianças que frequentaram o ensino pré-escolar e crianças que não o tenham frequentado, apurando qual dos dois grupos de crianças se encontra mais desenvolvido do ponto de vista linguístico e identificando quais as componentes da linguagem mais e menos beneficiadas, relacionando-as com o período de frequência do ensino pré-escolar. Esta amostra é composta por 30 participantes, 12 do sexo masculino e 18 do feminino, com idades compreendidas entre os 6 e 7 anos de idade. Para recolher informações acerca da amostra a investigadora utilizou uma ficha de caracterização individual, obtendo dados sobre alguns factores que podem influenciar o desenvolvimento da linguagem (sexo, patologias, acompanhamento por especialidade médica, acompanhamento em Terapêutica da Fala, frequência do ensino pré-escolar, com especificação da duração e frequência de actividades extra-curriculares) e através da aplicação da “Grelha de Avaliação da Linguagem – Nível Escolar” para avaliar a linguagem de cada participante no estudo. Os resultados indicam que factores como o sexo e perturbações sensoriais ou psíquicas, podem influenciar o desenvolvimento da linguagem, em CL específicas para cada factor. Relativamente aos resultados obtidos através da aplicação da GOL-E obteve-se um resultado controverso, uma vez que os participantes que frequentaram o ensino pré-escolar num período equivalente a dois anos obtiveram os resultados mais baixos, seguindo-se os participantes que não frequentaram este ensino (com resultados muito próximos ao grupo de participantes que frequentou o ensino pré-escolar durante 2 anos). Observou-se também que a CL mais desenvolvida corresponde à fonologia. Como conclusão é necessário consciencializar e informar os pais, cuidadores e educadores, no sentido de promover actividades e experiências que ajudem a criança a desenvolver as suas capacidades linguísticas. È essencial que o Terapeuta da Fala se reúna com os educadores de infância, promovendo actividades pedagógicas e a detecção precoce de crianças que possam ser candidatas a uma alteração no desenvolvimento da linguagem.