FCHS (DCPC) - Criminologia
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCHS (DCPC) - Criminologia by advisor "Cunha, Pedro"
Now showing 1 - 10 of 35
Results Per Page
Sort Options
- Abordagem criminológica sobre o consumo de bebidas alcoólicasPublication . Magalhães, Rúben Miguel Pereira; Cunha, PedroO presente projeto de graduação “Abordagem criminológica sobre o consumo de bebidas alcoólicas” tem como objetivo compreender as consequências e problemas acarretados pelo consumo de bebidas alcoólicas, procurando efetuar uma revisão sobre as políticas jurídicas portuguesas no âmbito deste. Revê-se na literatura científica todo conhecimento anteriormente datado por outros autores anteriores à elaboração do presente estudo. Mediante a mesma pode a problemática em questão ser conhecida e explorada em diversas vertentes (e.g. saúde, social, etc.). Pretende-se conhecer e compreender as consequências provocadas por este tipo de consumo, os fatores que promovam o seu consumo e os diferentes tipos de vítimas por si desenvolvidas por dano projetado. Revê-se por igual necessário a aplicação de uma análise documental sobre as políticas jurídico-governamentais atualmente em vigor no nosso país. Pretende-se, mediante a aplicação da supra identificada metodologia, analisar os enquadros legais portugueses no controlo do consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Pretende-se, também, compreender os conhecimentos dos enquadros legais portugueses em matéria do consumo de álcool (e.g. efeitos, consequências, etc.). A análise do relatório situacional anual em matéria de álcool compreende-se dentro deste tipo de enquadramento de abordagem empírica. Dada a complexidade de estudo da problemática identificada, o atual projeto revê em si a necessidade de aplicação de dois enquadramentos principais de diferentes metodologias (teórica e de análise documental), a fim de alcançar as devidas conclusões de estudo.
- Abuso financeiro nos idosos em contexto familiarPublication . Mota, Vanessa Filipa Guedes Ribeiro; Cunha, PedroNa primeira parte do presente projeto faz-se um enquadramento teórico sobre a violência doméstica contra os idosos, considerando-se que a mesma constitui uma grave violação dos direitos humanos. Assim, define-se conceitos como envelhecimento, maus-tratos, fatores de risco, teorias explicativas e abuso financeiro. A parte final do projeto consiste na apresentação de um projeto de investigação que pretende fazer a articulação entre a teoria e a prática nesta área concreta.
- Algumas considerações sobre a violência doméstica associada ao álcool: o papel do criminólogoPublication . Ferreira, Carina Gonçalves; Cunha, PedroA violência doméstica, contrariamente ao que se possa pensar, é um fenómeno de longa data e de extrema gravidade, que todos os anos regista números inimagináveis de denúncias e vítimas mortais no mundo. Associados a estes a números está muitas vezes o consumo de álcool, considerado um fator de risco, que continua a servir de justificação para estes atos, o que leva a que muitas vítimas acabem por não denunciar. Assim, constitui-se como propósito do presente trabalho perceber se o crime de violência doméstica está ou não mais presente em famílias onde o consumo de álcool é habitual e entender como o Criminólogo, no exercício das suas funções, pode prevenir e atuar para diminuir os casos de violência doméstica associados ao consumo de álcool.
- Cibercrime e IA: desafios legais e resposta institucional do séc. XXIPublication . Borges, Bernardo Velasquez; Cunha, PedroEste trabalho tem como objetivo principal analisar a eficácia das ferramentas de cibersegurança baseadas em inteligência artificial (IA) na proteção de sistemas operativos contra ciberataques cada vez mais sofisticados. Inicialmente, o estudo define e contextualiza o conceito de cibercrime, entendido como qualquer atividade ilícita realizada por meio de sistemas informáticos ou redes digitais. Exemplos comuns de cibercrime incluem ataques de phishing, ransomware, fraudes financeiras e invasões de sistemas, muitos dos quais têm vindo a evoluir com o uso crescente da IA, tanto por parte dos atacantes quanto dos defensores. A investigação aborda ainda o conceito de inteligência artificial, explicando as suas principais técnicas, como machine learning e deep learning, que têm revolucionado a deteção e resposta a ameaças digitais. O estudo destaca exemplos de ataques que utilizam IA, tais como a criação de deepfakes para engenharia social, malware adaptativo que modifica o seu comportamento para evitar a deteção e ataques automatizados que exploram vulnerabilidades em tempo real. Para avaliar a eficácia das ferramentas de cibersegurança com IA, o trabalho propõe uma metodologia mista que envolve testes controlados em sistemas operativos variados (Windows, Linux, macOS), com a colaboração de white hat hackers que simulam ataques reais e sofisticados. As ferramentas analisadas incluem soluções comercialmente relevantes como FortiEDR, CrowdStrike, SentinelOne e Microsoft Defender for Endpoint. A recolha de dados integra questionários e entrevistas com profissionais da área, garantindo anonimato e confidencialidade por meio de termos de consentimento informados. Este método permite uma avaliação quantitativa e qualitativa da capacidade destas ferramentas em identificar, bloquear e mitigar ataques, bem como na gestão de falsos positivos e negativos. Os resultados esperados visam identificar os pontos fortes e limitações das tecnologias atuais, contribuindo para a formulação de melhores práticas e recomendações para a aplicação ética e eficaz da IA em cibersegurança. O estudo reconhece desafios inerentes, como a diversidade dos ambientes testados e a complexidade crescente dos ataques, que podem afetar a performance das soluções avaliadas.
- O combate à delinquência juvenil: a possível eficácia da prática do boxe enquanto fator de proteçãoPublication . Afonso, Francisco Queiroz; Cunha, PedroO presente estudo tem como principal objetivo apresentar uma proposta de um projeto de investigação que pretende compreender a relação entre a atividade desportiva, concretamente a modalidade do boxe, por parte das crianças e jovens, e a sua possível eficácia na intervenção no fenómeno da delinquência juvenil. Pretende-se igualmente analisar e caracterizar os fatores inerentes à prática do boxe que têm um maior contributo na proteção do jovem atleta, bem como analisar e compreender as fragilidades e lacunas, de modo a ver ambos os prós e os contras desta prática desportiva em relação à delinquência juvenil. O projeto divide-se em duas partes, a primeira de cariz teórico e a segunda empírica, onde se encontra uma proposta de investigação direcionada a treinadores de boxe, inscritos pela Associação de Boxe do Porto. Para a recolha de dados recorrer-se-á a uma entrevista semiestruturada. É expectável que os resultados obtidos possibilitem perceber que a prática do boxe abarca diversos benefícios, que contribuem para a inibição da delinquência nos jovens. Contudo, é necessário ter em conta que a modalidade, por si só, não é a solução.
- Competências penais dos Julgados de Paz: divulgação e ampliaçãoPublication . Campos, Ana Rita de Castro; Cunha, PedroEste projeto de estudo centra-se na ampliação e na divulgação das competências penais dos Julgados de Paz, sendo apresentado à Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de licenciada em Criminologia, sob a orientação do Professor Doutor Pedro Cunha. Este projeto completa o estágio realizado no Julgado de Paz do Porto, onde foi possível observar uma falta de conhecimento por parte das pessoas sobre os Julgados de Paz e as suas competências, principalmente, em relação as competências penais, uma vez que existem muito poucos processos sobre essa matéria. Portanto, pretende-se interligar os conhecimentos adquiridos ao longo do estágio com a aprendizagem obtida ao longo destes três anos de licenciatura, com o objetivo de contribuir para a melhoria e a divulgação da justiça alternativa. O projeto tem como objetivo principal perceber se os Julgados de Paz são capazes de aumentar as suas competências em matéria penal e divulgar essas medidas nas forças de segurança, de modo a que seja possível informar melhor os cidadãos. A proposta apresentada seria efetuar um inquérito por questionário aos juízes de paz, mediadores e advogados, no qual se iriam analisar as opiniões de cada um sobre a ampliação das competências penais. Outra proposta para a divulgação dessas competências é a realização de uma ação de formação com todos os agentes das forças de segurança. Deste modo, acredito que os agentes tornar-se-iam capazes de informar as pessoas sobre os Julgados de Paz e que seria possível resolverem os seus conflitos de matéria civil e penal neste tribunal, sem que tenham que apresentar queixa.
- Crimes contra pessoas LGBT em PortugalPublication . Cunha, Joana Filipa Teixeira; Sacau, Ana; Cunha, PedroOs crimes contra pessoas LGBT (Lésbica, Gay, Bissexual e Transsexual) são um tabu na nossa sociedade e ainda não constituem um tema muito abordado no nosso país, visto que na nossa legislação não vigoram os crimes de ódio, apenas um agravamento das penas se determinados crimes sejam cometidos por a vítima ser LGBT. Este tipo de comportamento acompanha a sociedade desde há muitos anos, sendo que se tornou mesmo crime punido em vários países, o que justifica o interesse científico e a pertinência do estudo do tema em criminologia. O presente projeto pretende propor uma ação de sensibilização destinada a jovens, com o objetivo das novas gerações aprenderem a respeitar e a aceitar as opções sexuais de cada um. Este trabalho encontra-se dividido da seguinte forma: uma breve explicação do que são pessoas LGBT assim como dos conceitos de Lésbica, Gay, Bissexual e Transexual, sendo de seguida explicado o que são os movimentos LGBT e a legislação que se encontra em vigor em Portugal quanto aos crimes em análise. Por último, efetuasse uma análise dos relatórios elaborados pelo Observatório da Discriminação da Associação ILGA-Portugal. Numa segunda parte apresenta-se um projeto que visa a educação da população mais jovem, através de uma ação de sensibilização, para que no futuro os crimes contra pessoas LGBT diminuam.
- Crimes e acidentes rodoviários: o homem, o veículo e a viaPublication . Vidal, André; Cunha, PedroOs meios de transportes, atualmente, apresentam se como um fator imprescindível no nosso quotidiano, assumindo-se, assim, como uma parte integrante na sociedade, na economia e no meio ambiente, com as suas respetivas vantagens e desvantagens. Da revisão da literatura efetuada sobre o tema, é possível considerar que nos crimes e acidentes de viação o principal causador dos mesmos é o fator humano, devido aos comportamentos que os condutores adotam, nomeadamente: desrespeito à sinalização, velocidade excessiva para as condições existentes, distração no ato da condução e incapacidade para dominar as reações dinâmicas do veículo. No presente Projeto de Graduação, tentaremos expor os principais fatores influenciadores no ato da condução e os principais crimes cometidos, em contexto rodoviário, pelos portugueses. Procuraremos, do mesmo modo, apresentar uma possível proposta de projeto, com vista a melhorar a problemática em questão. Incidimos, principalmente, nas deficiências do sistema no que toca às escolas responsáveis pela formação de condutores.
- Criminologia mediática e o seu impacto na sociedadePublication . Pineu, Rafael Reis; Cunha, PedroO presente estudo centra-se no fenómeno da criminologia mediática e consequentes repercussões que afetam a sociedade, sendo apresentado à Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de licenciado em Criminologia, sob a orientação do Professor Doutor Pedro Cunha. A criminologia mediática pode ser definida como o estudo sobre a difusão de ideias erradas do fenómeno criminal, por parte dos meios de comunicação, através de estereótipos e preconceitos para difundir uma imagem positiva ou negativa conforme os interesses da mídia. As notícias lançadas têm a capacidade de transmitir um sentimento de insegurança ou receio na sociedade, fazendo com que sejamos expostos a um medo irracional.
- Criminologia mediática: mediatização do crimePublication . Ferreira, Sofia Alexandra dos Santos; Cunha, PedroO presente estudo, centra-se no fenómeno da criminologia mediática e as consequências que esta apresenta para a sociedade, sendo apresentado à Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de licenciada em Criminologia, sob a orientação do Professor Doutor Pedro Cunha. A criminologia mediática é um fenómeno na qual os meios de comunicação massivos difundem uma ideia distorcida do fenómeno criminal, usando preconceitos e estereótipos para difundir uma imagem negativa, tanto dos envolvidos no caso como daqueles pertencentes ao sistema jurídico e político. Como consequência destas notícias também percebemos que estas têm a influência de transmitir um sentimento de medo e insegurança na sociedade, fazendo com que sejamos consumidores de uma indústria da segurança para um medo irracional. Neste sentido, para poder compreender o fenómeno da criminologia mediática é proposto um estudo quantitativo, com a realização de um inquérito por questionário a pessoas consumidoras de notícias, através de meios digitais ou em papel, com uma amostra de idades, sexos, habilitações literárias, estatuto socioeconómico e de meios diferentes para observar que variáveis são mais propensas a cair na chamada criminologia mediática, e qual é a perceção de medo e insegurança que apresentam.
