Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Criminologia mediática e o seu impacto na sociedade

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
PG_43080.pdfProjeto_de_graduação_43080325.63 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente estudo centra-se no fenómeno da criminologia mediática e consequentes repercussões que afetam a sociedade, sendo apresentado à Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de licenciado em Criminologia, sob a orientação do Professor Doutor Pedro Cunha. A criminologia mediática pode ser definida como o estudo sobre a difusão de ideias erradas do fenómeno criminal, por parte dos meios de comunicação, através de estereótipos e preconceitos para difundir uma imagem positiva ou negativa conforme os interesses da mídia. As notícias lançadas têm a capacidade de transmitir um sentimento de insegurança ou receio na sociedade, fazendo com que sejamos expostos a um medo irracional.
This study focuses on the phenomenon of media criminology and the consequent repercussions that affect society. It was presented to the Faculty of Human and Social Sciences of the Fernando Pessoa University as part of the requirements for obtaining a degree in Criminology, under the supervision of Professor Pedro Cunha. Media criminology can be defined as the study of the dissemination of erroneous ideas about the criminal phenomenon by the media, using stereotypes and prejudices to spread a positive or negative image according to the interests of the media. The released news has the capacity to transmit a feeling of insecurity or fear in society, causing us to be exposed to irrational fear.

Description

Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciado em Criminologia

Keywords

Midia Crime Pânico Media Crime Panic

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

[s.n.]

CC License