Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Criminologia mediática: mediatização do crime

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
PG_38318.pdf374.89 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente estudo, centra-se no fenómeno da criminologia mediática e as consequências que esta apresenta para a sociedade, sendo apresentado à Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de licenciada em Criminologia, sob a orientação do Professor Doutor Pedro Cunha. A criminologia mediática é um fenómeno na qual os meios de comunicação massivos difundem uma ideia distorcida do fenómeno criminal, usando preconceitos e estereótipos para difundir uma imagem negativa, tanto dos envolvidos no caso como daqueles pertencentes ao sistema jurídico e político. Como consequência destas notícias também percebemos que estas têm a influência de transmitir um sentimento de medo e insegurança na sociedade, fazendo com que sejamos consumidores de uma indústria da segurança para um medo irracional. Neste sentido, para poder compreender o fenómeno da criminologia mediática é proposto um estudo quantitativo, com a realização de um inquérito por questionário a pessoas consumidoras de notícias, através de meios digitais ou em papel, com uma amostra de idades, sexos, habilitações literárias, estatuto socioeconómico e de meios diferentes para observar que variáveis são mais propensas a cair na chamada criminologia mediática, e qual é a perceção de medo e insegurança que apresentam.
The present study focuses on the phenomenon of media criminology and the consequences it presents for society, being presented to the Faculty of Human and Social Sciences of the Fernando Pessoa University, as part of the requirements for obtaining a degree in Criminology, under the guidance of Professor Pedro Cunha. Media criminology is a phenomenon in which the mass media spread a distorted idea of the criminal phenomenon, using prejudices and stereotypes to spread a negative image, both of those involved in the case and those belonging to the legal and political system. As a result of this news, we also realize that they have the influence of transmitting a feeling of fear and insecurity in society, making us consumers of a security industry for an irrational fear. In this sense, in order to understand the phenomenon of media criminology, a quantitative study is proposed, with a questionnaire survey of people who consume news, through digital or paper means, with a sample of ages, genders, educational qualifications, socioeconomic status and different means to observe which variables are more likely to fall into the so-called media criminology, and what is the perception of fear and insecurity they present.

Description

Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Criminologia

Keywords

Criminologia mediática Mass media Medo Crime Media criminology Fear

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

[s.n.]

CC License