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FCHS (DCPC) - Artigos em Revistas Científicas Nacionais com Arbitragem Científica

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  • Experiences of victimization and psychoactive substance use among offenders: a systematic review
    Publication . Cunha, Daniela; Sani, Ana Isabel; Fernandes, Júlia; Moreira, Diana
    The victimization of offenders who use psychoactive substances is an increasingly present phenomenon in today’s societies. As such, there is a great need for studies at both the preventive and intervention levels. The aim of this systematic review is to gather existing information in the area of victimization of offenders, namely of psychoactive substance users. Studies published in all languages were searched on three databases: PubMed, Web of Science, and EBSCO. This search yielded a total of 342 articles, of which ten were included, after a reading and selection process. In addition, one more study was included through a manual search. Overall, it was found that victimization is significantly associated with substance abuse. Specifically, the greater and more frequently the consumption occurs, the greater the probability of individuals being victims, whether or not in a violent manner.
  • Análise de campanhas publicitárias institucionais no combate à violência doméstica
    Publication . Esmeraldo Nogueira, Elayne; Simões, Elsa; Sani, Ana Isabel
    A publicidade é um discurso que afeta o nosso comportamento e nos influencia a comprar produtos ou a pensar sobre as ideias propostas num anúncio. Desta forma, a publicidade pode promover certas causas e apoiar o combate de problemas sociais por meio da consciencialização por meio de campanhas de comunicação pública. A violência doméstica é um fenómeno social controverso e as instituições de combate ao problema sugerem mais campanhas de mobilização pública e incentivos à denúncia de terceiros. O presente artigo compreende a publicidade como uma prática cultural capaz de promover a informação e o debate acerca de um problema social como a violência doméstica. O objetivo central deste artigo foi o de analisar sete campanhas publicitárias institucionais produzidas em Portugal com recurso à análise de discurso, pela perspetiva de Cook (2001). Resumo A maior parte destas campanhas analisadas é direcionada para as vítimas, sendo apenas uma delas direcio-nada para a população em geral. Os objetivos específicos deste artigo são o de a) analisar as imagens e as informações que aparecem em sete campanhas educativas contra a violência doméstica escolhidas em pesquisa documental prévia e b) avaliar o modo como o debate do fenómeno da violência doméstica está a ser promovido por essas sete campanhas institucionais em Portugal. A partir desta análise, verifica-se que as estratégias mais presentes nestes anúncios são a metáfora e a intertextualidade. Com base nos dados recolhidos e analisados conclui-se que as campanhas publicitárias podem ser uma importante forma de combater o problema por meio da promoção do debate sobre o assunto.
  • Gestão de esferas de vida em profissões jurídicas: um estudo com advogados/as e magistrados/as
    Publication . Afonso, Lígia; Magalhães, Sara; Queirós, Cristina
    A advocacia e a magistratura são profissões que têm um papel fundamental na administração da justiça, na efetivação de direitos e, em última medida, na promoção de uma sociedade mais justa. Contudo, não são muito investigadas as suas condições de trabalho nem os desafios que enfrentam na gestão do trabalho e da esfera vida pessoal. Este estudo tem como objetivo analisar o modo como estes/as profissionais respondem às exigências concorrentes do trabalho e da sua vida pessoal, destacando o impacto que o género introduz nessa gestão. Através de uma metodologia qualitativa, foram analisadas 28 entrevistas realizadas a advogados/as, juízes/as e magistrados/as do Ministério Público, permitindo refletir sobre o contexto mais vasto em que a gestão vida pessoal/profissional se concretiza. Destacaram-se vieses de género, uma cultura de longas jornadas de trabalho e a intensidade do ritmo de trabalho em profissões jurídicas.
  • Violência contra profissionais de saúde: dos discursos às práticas
    Publication . Barros, Carla; Sani, Ana Isabel; Meneses, Rute
    A complexidade e a especificidade do trabalho dos profissionais de saúde potenciam situações de conflito interpessoal, intergrupal e organizacional. Neste sentido, o objetivo deste texto é o de elaborar uma revisão teórica sobre o tema da violência contra profissionais de saúde. A análise das várias dimensões associadas a situações de conflito e violência reforça a necessidade de avaliação de fatores de risco como medida preventiva, assim como dos seus efeitos na saúde e no bem-estar destes profissionais. A avaliação das causas e consequências relacionadas com a exposição a comportamentos violentos permite às instituições de saúde desenhar estratégias eficazes de modo a minimizar situações de conflito potenciadoras de violência.
  • O direito à saúde e o SNS em Portugal – uma interpretação de acordo com a convenção europeia dos Direitos Humanos e a Constituição da República Portuguesa
    Publication . Rodrigues, Carlos; Campina, Ana
    Este trabalho, que se integra numa linha de investigação sobre a concretização do direito à saúde em Portugal, analisa o grau de concretização do direito à saúde em Portugal. A efetividade do direito à saúde tem que passar sempre pela interligação da Convenção Europeia dos Direitos Humanos com a jurisprudência do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos e a Constituição da República Portuguesa na criação do Serviço Nacional de Saúde e no trabalho que este desenvolve em prol da saúde de cada concreta pessoa. A essencialidade do direito à saúde, como bem intrínseco à existência do ser humano, além de ser um direito de cada um, também é um dever coletivo de o proporcionar através do Estado Social. A compreensão desse grau de dever coletivo tem que ser sempre fruto de um trabalho constante de análise através da doutrina, da jurisprudência e de dados estatísticos para se saber até que ponto a sua efetividade está a ser concretizada.
  • Violência(s) de género em Portugal e a Convenção de Istambul: (i)realidades
    Publication . Campina, Ana
    A violência e as violências de Género em Portugal caraterizam-se pela simplicidade de diagnóstico mas igualmente pela complexidade de interpretação na sua conjuntura e efetivação. Em pleno Séc. XXI os avanços dos direitos de Género são inquestionáveis em Portugal, em particular após a transição para a Democracia, mas muitos e gravosos são os problemas que caraterizam a vida d@s portugueses, em particular as Mulheres. No que se refere a estes problemas de tod@s, uns estão identificados, ainda que longe de serem solucionados, tais como: Violência Doméstica; Discriminação e Violência entre Homens e Mulheres; Violência Sexual, entre outros. Porém, certo é que há problemas que os afetam mas que não são considerados e frequentemente ignorados: Mutilação Genital Feminina, Tráfico de Seres Humanos, Perseguição e Violência Psicológica (“oculta”), Assédio Sexual (“disfarçado”), Migrações e Asilo, Discriminação Religiosa e Homofobia. E ainda que atualmente a legislação nacional, e da União Europeia, não seja propriamente insuficiente, urge desenvolver uma panóplia de estratégias e intervenção efetiva que seja protetora e promotora da Igualdade e dos Direitos de Género. Isto é, entende-se a necessidade específica de uma ininterrupta e contínua intervenção, nas mais distintas dimensões sociais e individuais, para a prevenção e combate à Violência contra as Mulheres importa evidenciar a Convenção do Conselho da Europa de Istambul adotada em 11 de maio de 2011 aprovada e transposta para a legislação portuguesa pela Assembleia da República (Resolução nº 4/2013 de 14 de dezembro de 2012). Esta Convenção revela-se um instrumento muito importante, sobretudo no reconhecimento das violações dos Direitos Humanos como preocupação profunda e definição de estratégias de intervenção, reconhecimento, proteção e promoção da Igualdade e proteção das Mulheres. Em suma, a(s) reais Violência(s) de Género em Portugal, a intervenção legal, política, social, individual e a verdadeira Educação para a Igualdade têm na Convenção o apoio.
  • O bem-estar subjetivo das crianças em tempos de confinamento
    Publication . Barra, Marlene; Fernandes, Natália; Sani, Ana Isabel
    A crise pandémica que vivemos, motivada pela disseminação da COVID-19, tem tido um alcance massivo que não conhece fronteiras, acarretando sentimentos de vulnerabilidade e insegurança que trespassam classes sociais e grupos geracionais. No caso da infância, as situações de crise são particularmente impactantes no exercício dos seus direitos básicos. Conscientes desta realidade, consideramos ser fundamental recentrar a reflexão e contribuir com conhecimento produzido a partir das vozes das crianças, que nos permita caracterizar o seu bem-estar subjetivo em tempos de pandemia. Para tal, apresentaremos uma reflexão sobre a infância e o conceito de bem-estar subjetivo, a qual nos apoiará na análise dos dados resultantes de uma pesquisa, que teve como objetivo, precisamente, caracterizar o bem-estar subjetivo das crianças em tempos de pandemia. Para o efeito, foi desenvolvido online um “Questionário sobre o bem-estar das crianças em tempo de pandemia”, tendo em vista aceder às perceções das crianças relativamente às dimensões da saúde, educação, relacionamentos com familiares e pares e satisfação com a vida. Cumulativamente, em parceria com a “Rádio Miúdos”, foram também realizados “Debates Temáticos” com as crianças sobre a situação pandémica. A partir da análise e discussão dos dados obtidos, é possível divulgar conhecimentos sobre a sua vida quotidiana, entre crianças, na família e na comunidade, e promover a compreensão das suas convicções, do seu grau de satisfação com o meio e com as relações que mantêm em situação de pandemia.
  • Perceção das experiências académicas e saúde mental na adaptação ao ensino superior: que relações?
    Publication . Fonte, Carla; Macedo, Inês
    O ensino superior e a adaptação académica requerem que os jovens se confrontem com múltiplas e complexas tarefas e as resolvam de uma forma mais ou menos bem sucedida. Esta nova fase da trajetória de vida apresenta-se como um desafio, podendo este impactar ao nível da saúde mental e do bem-estar dos estudantes. Neste âmbito apresenta-se um estudo cujo objetivo é caracterizar e analisar a relação entre os níveis de saúde mental/bem-estar e saúde mental/psicopatologia e a perceção das experiências académicas em estudantes universitários. Participaram 234 estudantes portugueses com idades entre os 17 e os 56, com uma média de 23.71 e desvio-padrão 5.508. Desses estudantes, 178 eram do sexo feminino e 56 do sexo masculino. Os dados foram recolhidos utilizando um Questionário sociodemográfico, a Escala Continuum de Saúde Mental-Versão Reduzida (Adultos) (MHC-SF), a Escala de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS-21) e o Questionário de Vivências Académicas (QVA-r). Os resultados obtidos indicam que, globalmente, uma maior percepção e satisfação com a vida académica, se associa a melhores níveis de saúde mental e bem-estar, indicando que, os desafios enfrentados pelos estudantes, nos domínios pessoal, social, académico, institucional e vocacional, são variáveis relevantes para o seu processo de ajustamento, favorecendo assim os seus níveis de saúde mental e bem-estar.
  • Estudo preliminar de adaptação e validação do Inventário de Psicoterapia Positiva numa amostra da população portuguesa
    Publication . Ferreira, Marlene; Pereira, Ana; Prior, Ana; Fonte, Carla
    Contexto e Objetivo: A psicoterapia positiva alicerça-se concetualmente no estudo científico de emoções positivas, traços individuais positivos e pontos fortes. O objetivo é ajudar as pessoas a aprenderem que podem crescer como resultado de suas experiências, mesmo que a experiência seja traumática. Trata-se de um método psicoterapêutico que se foca na construção de emoções positivas, forças e significado na vida dos indivíduos para diminuir e prevenir a psicopatologia e promover a felicidade. Como ferramenta de avaliação, o Inventário de Psicoterapia Positiva (IPP) oferece aos profissionais de saúde mental a oportunidade de ver os resultados do processo terapêutico. Assim, o objetivo do presente estudo é conhecer as qualidades psicométricas do IPP numa amostra da população portuguesa. Métodos: Trata-se de um estudo metodológico, de carácter exploratório e descritivo, que visa a tradução-retroversão e análise das propriedades psicométricas (fidelidade e validade) recorrendo à administração do IPP, da Escala de Ansiedade, Depressão e Stress de 21 itens e do Mental Health Continuum – Short Form. A amostra foi composta por 247 participantes entre os 18 e 69 anos. Resultados: A versão traduzida e adaptada da escala cumpriu os critérios de equivalência semântica e apresentou um nível elevado de consistência interna (α de Cronbach = 0,97), altos valores de correlação entre formas (r = 0,92), assim como uma correlação elevada do item com o total do teste. O inventário ficou composto por 25 itens e explicado por três fatores, cumprindo os critérios de validade convergente e divergente. Conclusões: O estudo preliminar do IPP apresentou boas qualidades psicométricas. Sugere-se o alargamento da amostra para sustentação dos resultados obtidos.
  • Literacia em saúde relacionada com os meios de comunicação social: enquadramento conceptual e criação de uma escala de avaliação
    Publication . Silva, Isabel; Jólluskin, Gloria; Cardoso, Paulo
    Este trabalho de investigação apresenta a construção de uma escala de literacia em saúde relacionada com os meios de comunicação social (ELS-Media) que permite avaliar a perceção da competência da população portuguesa para compreender mensagens de saúde divulgadas nos media e para tomar decisões a partir das mesmas. Com base na revisão da literatura, análise de instrumentos existentes e entrevistas a especialistas, foi criado um conjunto de itens, do qual foram selecionados seis itens, que integraram a ELS-Media. Participaram 316 indivíduos, com idades entre 18 e 78 anos e escolaridade entre o 1.º Ciclo do Ensino Básico e o Ensino Universitário, que responderam a um questionário composto por perguntas relativas ao perfil sociodemográfico, a escala ELS-Media e Escalas Breves de Literacia em Saúde. A ELS-Media revelou apresentar boa fidelidade, boa validade e uma sensibilidade aceitável, sendo bem aceite pelos participantes e de fácil administração.