FCHS (DCPC) - Artigos em Revistas Científicas Nacionais com Arbitragem Científica
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- Análise de campanhas publicitárias institucionais no combate à violência domésticaPublication . Esmeraldo Nogueira, Elayne; Simões, Elsa; Sani, Ana IsabelA publicidade é um discurso que afeta o nosso comportamento e nos influencia a comprar produtos ou a pensar sobre as ideias propostas num anúncio. Desta forma, a publicidade pode promover certas causas e apoiar o combate de problemas sociais por meio da consciencialização por meio de campanhas de comunicação pública. A violência doméstica é um fenómeno social controverso e as instituições de combate ao problema sugerem mais campanhas de mobilização pública e incentivos à denúncia de terceiros. O presente artigo compreende a publicidade como uma prática cultural capaz de promover a informação e o debate acerca de um problema social como a violência doméstica. O objetivo central deste artigo foi o de analisar sete campanhas publicitárias institucionais produzidas em Portugal com recurso à análise de discurso, pela perspetiva de Cook (2001). Resumo A maior parte destas campanhas analisadas é direcionada para as vítimas, sendo apenas uma delas direcio-nada para a população em geral. Os objetivos específicos deste artigo são o de a) analisar as imagens e as informações que aparecem em sete campanhas educativas contra a violência doméstica escolhidas em pesquisa documental prévia e b) avaliar o modo como o debate do fenómeno da violência doméstica está a ser promovido por essas sete campanhas institucionais em Portugal. A partir desta análise, verifica-se que as estratégias mais presentes nestes anúncios são a metáfora e a intertextualidade. Com base nos dados recolhidos e analisados conclui-se que as campanhas publicitárias podem ser uma importante forma de combater o problema por meio da promoção do debate sobre o assunto.
- Análise do meio escolar na perspetiva dos agentes educativos: características, dinâmicas e condutasPublication . Caridade, Sónia; Nunes, Laura M.; Sani, Ana Isabel; Gonçalves, Maria João; Oliveira, Ana; Rodrigues, CarlaA escola possui um papel fundamental no desenvolvimento psicossocial dos jovens, constituindo-se como um meio privilegiado para a sua promoção, mas também para a prevenção dos mais diversos fenómenos sociais. Os profissionais que integram este contexto, por sua vez, representam agentes de mudança fulcrais, devendo por isso ser considerados na avaliação das mais diversas necessidades. O presente estudo com recurso ao método do inquérito por questionário envolveu uma amostra de 302 agentes educativos, com idades compreendidas entre os 29 e os 66 anos, com a maioria dos participantes a pertencer ao sexo feminino. Os resultados apontam para uma perceção favorável dos respondentes a respeito das características do meio físico envolvente, bem como dos funcionamentos interno e externo do meio escolar. Não obstante, os participantes classificaram negativamente o envolvimento dos encarregados de educação nas iniciativas promovidas pelas instituições escolares; e identificaram diversas manifestações comportamentais por parte dos alunos (e.g., absentismo escolar; desrespeito generalizado, entre alunos; agressividade) que importa considerar. No final serão debatidas as implicações práticas e preventivas do presente trabalho.
- Avaliação do meio escolar: percepções dos profissionais de uma escola pública do interior de São PauloPublication . Stefanini, Jaqueline Rodrigues; Cavalin, Luciana Aparecida; Silva, Débora Tatiane Góes; Camargo, Natalia Alves de; Sani, Ana Isabel; Scherer, Edson Arthur; Scherer, Zeyne Alves PiresEste estudo objetivou conhecer a percepção dos profissionais de uma escola da rede pública estadual de educação básica do interior do Estado de São Paulo, sobre o meio escolar onde desempenham suas funções. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo exploratório e descritivo, em que os dados foram coletados a partir de um questionário, numa amostra de 21 profissionais, com idades entre 20 e 60 anos. Os resultados mostram que apesar da percepção positiva em relação a estrutura física da escola, há falta de recursos financeiro que afetam o seu funcionamento. O envolvimento dos pais é negativo e existem comportamentos problemáticos na escola que exigem o envolvimento de todos os atores escolares e equipe multidisciplinar para melhorar o sistema disciplinar da escola. Conclui-se que a avaliação do meio escolar pode contribuir para o desenvolvimento de ações intersetoriais, tendo como propósito a prevenção e enfrentamento dos comportamentos problemáticos dos estudantes e a violência.
- Avaliação psicológica de jovens com comportamentos desviantesPublication . Nunes, Laura M.; Caridade, Sónia; Oliveira, Ana; Costa, André; Carvalho, Cristiana; Guerra, LaraA avaliação psicológica constitui sempre um processo complexo que deve atender às especificidades inerentes ao indivíduo, ao grupo e à comunidade. Assim, não se verificam exceções no que respeita às populações com exteriorização de condutas desviantes e, dentro deste grupo muito alargado, devem ainda ser consideradas as especificidades subjacentes ao tipo de comportamento e ao contexto da sua manifestação. Neste artigo e tendo por base revisão da literatura e a experiência adquirida no âmbito do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Consumos e Delinquências (GCD) da Clínica Pedagógica de Psicologia (CPP) da Universidade Fernando Pessoa (UFP), propomos um plano/roteiro de avaliação dirigido para jovens com comportamentos desviantes, com maior ou menor flexibilidade no seguimento dos procedimentos aconselhados, sempre em função das características do alvo de avaliação. Trata-se de uma proposta que procura abarcar uma vertente mais idiográfica, em que se analisam aspetos mais subjetivos, apelando a técnicas como a observação e a entrevista, não deixando atender aos aspetos mais objetivos, através do recurso a técnicas e a instrumentos estruturados. Em função das especifici - dades de cada caso, esta proposta de avaliação poderá, eventualmente, sofrer ajustamentos, sendo coadjuvada/complementada com outros procedimentos avaliativos sugeridos em outros protocolos.
- O bem-estar subjetivo das crianças em tempos de confinamentoPublication . Barra, Marlene; Fernandes, Natália; Sani, Ana IsabelA crise pandémica que vivemos, motivada pela disseminação da COVID-19, tem tido um alcance massivo que não conhece fronteiras, acarretando sentimentos de vulnerabilidade e insegurança que trespassam classes sociais e grupos geracionais. No caso da infância, as situações de crise são particularmente impactantes no exercício dos seus direitos básicos. Conscientes desta realidade, consideramos ser fundamental recentrar a reflexão e contribuir com conhecimento produzido a partir das vozes das crianças, que nos permita caracterizar o seu bem-estar subjetivo em tempos de pandemia. Para tal, apresentaremos uma reflexão sobre a infância e o conceito de bem-estar subjetivo, a qual nos apoiará na análise dos dados resultantes de uma pesquisa, que teve como objetivo, precisamente, caracterizar o bem-estar subjetivo das crianças em tempos de pandemia. Para o efeito, foi desenvolvido online um “Questionário sobre o bem-estar das crianças em tempo de pandemia”, tendo em vista aceder às perceções das crianças relativamente às dimensões da saúde, educação, relacionamentos com familiares e pares e satisfação com a vida. Cumulativamente, em parceria com a “Rádio Miúdos”, foram também realizados “Debates Temáticos” com as crianças sobre a situação pandémica. A partir da análise e discussão dos dados obtidos, é possível divulgar conhecimentos sobre a sua vida quotidiana, entre crianças, na família e na comunidade, e promover a compreensão das suas convicções, do seu grau de satisfação com o meio e com as relações que mantêm em situação de pandemia.
- A compreensão da terminologia legal e dos processos judiciais pelas criançasPublication . Sacau, Ana; Jólluskin, Gloria; Toldy, Teresa Martinho; Oliveira, Ana; Morais, JoanaDiversas diretrizes europeias têm chamado a atenção dos países membros da União Europeia para a necessidade de criar sistemas de justiça mais amigos das crianças. Um dos aspetos focados é a necessidade de adaptação da linguagem à idade e à capacidade de compreensão das crianças envolvidas em processos judiciais. A investigação nesta área tem demonstrado que a forma como as entrevistas a crianças são conduzidas tem um forte impacto na qualidade do seu testemunho. “A compreensão das crianças da terminologia legal e os processos judiciais” é a denominação de um projeto de investigação financiado pela FCT que pretende verificar a compreensão que as crianças têm da terminologia legal utilizada nos tribunais portugueses aquando da tomada de declarações de crianças. O objetivo é desenvolver uma ferramenta que permita aos magistrados uma melhor comunicação com elas.
- Considerações éticas na investigação com vítimas de violência e de crimePublication . Caridade, SóniaA investigação vitimológica é fundamental para o desenvolvimento de políticas que possam promover a segurança e o equilíbrio emocional das vítimas. Na produção deste conhecimento científico colocam-se inúmeros preceitos éticos que devem ser devidamente salvaguardados sob pena de se poder promover uma revitimação. A experienciação de uma situação de vitimação poderá ter efeitos muito nefastos, podendo interferir com a capacidade das vítimas para decidir a sua participação numa investigação. Tendo por base as evidências em torno do impacto da violência e do crime nas suas vítimas, pretende-se ao longo deste artigo elencar algumas das principais questões éticas subjacentes à produção científica neste domínio, identificando alguns dos cuidados e recomendações a implementar. A observância deste conjunto de guidelines é fundamental para a realização de uma investigação de qualidade e para mitigar eventuais danos que a mesma possa causar nos seus participantes.
- Consumos de drogas em estudantes da Universidade do Minho: Construções de significadosPublication . Fonte, Carla; Manita, CelinaPretende-se com o presente artigo dar a conhecer o trabalho de investigação desenvolvido junto da população estudantil da Universidade do Minho acerca dos consumos de álcool e drogas ilícitas. O trabalho científico teve dois objectivos centrais que se materializaram em dois estudos empíricos: (1) caracterizar e identificar em termos estatísticos os consumos de álcool e outras drogas nos estudantes da Universidade do Minho; (2) compreender os significados construídos em termos narrativos por estes estudantes relativamente aos consumos de drogas. Assim, apresenta-se um breve resumo dos principais resultados do primeiro estudo, no qual se utilizou uma metodologia quantitativa, recorrendo a um questionário de avaliação dos consumos de álcool e drogas. De seguida pormenoriza-se em termos metodológicos e de resultados o segundo estudo, onde foram recolhidas narrativas pessoais significativas, junto de três grupos de sujeitos - consumidores de haxixe e ecstasy, experimentadores de haxixe e, não consumidores - analisadas através da metodologia qualitativa grounded analysis. Globalmente, os resultados sugerem a partilha entre os três grupos de alguns significados sobre o fenómeno droga, associados ao discurso sócio-cultural vigente na actual sociedade. No entanto, por contraste, estes grupos apresentam significados diferentes em algumas áreas de construção do fenómeno droga, que foram conceptualizados à luz da experiência individual de consumos ou não, e com o percurso de vida dos sujeitos.
- Criminalidade no centro histórico do Porto e distribuição de espaços físicosPublication . Dinis, Maria Alzira Pimenta; Nunes, Laura M.; Sani, Ana IsabelOs programas Crime Prevention Through Environmental Design (CPTED) procuram analisar o impacto dos espaços sobre os comportamentos das pessoas, designadamente sobre as condutas criminais. Apresenta-se um estudo exploratório e observacional, explorando uma das vertentes do projeto financiado LookCrim, com uma amostra de 195 participantes entre os 18 e os 87 anos (M = 42.5; DP = 19.9), e com registos de observações nas seis freguesias que integram o Centro Histórico do Porto. Procurou-se cruzar a perceção de criminalidade da população local com as caraterísticas espaciais. Trata-se de uma análise comunitária que permitiu constatar o imperativo de mudança ao nível da reabilitação urbana, nos espaços privados e nos públicos e comuns à comunidade. Entre as conclusões são apontadas medidas que, não sendo dispendiosas nem complicadas, podem vir a prevenir a ocorrência criminal.
- Diagnósticos locais de segurança no centro da cidade do Porto – uma aposta no contexto da Psicologia PolicialPublication . Nunes, Laura M.; Sani, Ana Isabel; Dinis, Maria Alzira PimentaO Diagnóstico Local de Segurança (DLS) consiste no levantamento de informação que possibilite retratar uma determinada área/comunidade, em termos de criminalidade, vitimação e perceção de segurança, sendo uma avaliação internacionalmente reconhecida como uma mais-valia para as forças policiais. Através do DLS, procurou-se alcançar os objetivos de identificar a perceção das pessoas que residem, trabalham e estudam numa área urbana, sobre segurança e criminalidade, e identificar a satisfação dessa população quanto à atuação policial. Com base no inquérito por questionário sobre uma amostra de 195 participantes com idades entre os 18 e os 87 anos (M = 42.5; DP = 19.9), foram encontradas similaridades aos níveis da perceção dos crimes mais ocorridos, dos mais temidos e da perceção da atuação policial. Os resultados obtidos permitem extrair conclusões que poderão contribuir para um melhor direcionamento nas modalidades de policiamento a implementar.