ESS (DCETS) - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESS (DCETS) - Dissertações de Mestrado by Title
Now showing 1 - 10 of 64
Results Per Page
Sort Options
- Abordagem baseada nas rotinas: perceção dos terapeutas da falaPublication . Aradas, Ana Carolina Martins dos Santos de Carvalho; Maia, Fátima; Manso, M. ConceiçãoA Abordagem Baseada nas rotinas é preconizada na intervenção precoce, pois valoriza as rotinas das crianças nos contextos naturais e com os cuidadores de maior afeto, sendo também as Práticas Centradas na Família um pilar desta abordagem. Esta investigação procurou auscultar os Terapeutas da Fala (TF) portugueses sobre a Abordagem Baseada nas Rotinas, recolhendo a sua perceção sobre a mesma e indagando se a utilizam na sua prática profissional. Para a operacionalização destes objetivos formularam-se 5 questões que envolveram os graus de importância e frequência na prática profissional dos TF, bem como a identificação de fatores facilitadores e barreira à sua implementação e vantagens e desvantagem neste tipo de intervenção. Estes Terapeutas também foram questionados sobre quais as estratégias que consideram pertinentes para a implementação desta abordagem. Para obtenção das respostas desenvolveu-se um estudo com desenho quantitativo recorrendo-se à aplicação de um questionário divulgado online, tendo sido salvaguardadas questões éticas, não esquecendo o anonimato dos intervenientes e a confidencialidade das informações recolhidas. Os dados foram recolhidos entre os meses de novembro e dezembro do ano transato, sendo a amostra constituída por 55 Terapeutas da Fala que responderam ao questionário. Os dados foram tratados com recurso à estatística inferencial através do Statistical Package for the Social Sciences e técnicas de análise de conteúdo para as respostas semiabertas. Após estas duas análises - quantitativa e qualitativa – conclui-se que os Terapeutas consideram muito importante a Abordagem Baseada nas Rotinas, embora apresentem alguma dificuldade em a executar de uma forma regular na sua prática profissional. Também foram encontrados alguns fatores facilitadores e fatores barreira, que poderão justificar as dificuldades sentidas na sua implantação. Por fim, foram destacadas vantagens e desvantagens, bem como algumas estratégias que são reconhecidas e implementadas pelos TF no âmbito desta Abordagem.
- Análise baropodométrica do apoio plantar em idosos e sua relação com as quedas: estudo comparativo entre idosos institucionalizados e não institucionalizadosPublication . Puzzi, Paula Cristina Manzano; Cervaens, Mariana; Araújo, RomeuO presente estudo teve como principal objetivo a descrição, a análise e a comparação de parâmetros relacionados com o apoio plantar em idosos, através do método da baropodometria eletrónica, que oferece a avaliação das variáveis temporais e espaciais na postura estática e na marcha. Ademais, teve a finalidade de medir e comparar a distribuição da pressão plantar num grupo de idosos, institucionalizados e não institucionalizados, com e sem historial de quedas nos últimos 12 meses, para verificar se há um padrão comum ou divergente de apoio plantar, aspetos biomecânicos e diferenças significativas na marcha entre estes dois grupos e sua relação com a ocorrência de quedas. A amostra foi composta por 160 idosos, 80 institucionalizados e 80 não institucionalizados, onde foi realizado um levantamento das variáveis sociodemográficas como: idade, género, o índice de massa corporal (IMC), a ocorrência de quedas nos últimos 12 meses, a existência de patologias e a prática de atividade física. Foram analisadas, através da plataforma de pressão, a distribuição das pressões plantares, os picos de pressão plantar média e máxima, área de superfície plantar e a largura da base de sustentação na postura estática e, relativamente às variáveis temporais na postura dinâmica, foram avaliadas a duração do passo e o tempo de contato plantar, no momento da fase de apoio e propulsão da marcha. Foi analisada a correlação destas variáveis com a ocorrência de quedas. Foram identificados maiores valores de pressão média e máxima, na postura estática e dinâmica, nos idosos não institucionalizados. Na comparação entre os grupos, foram encontradas diferenças estatisticamente significativas em grande parte das variáveis na postura estática, especialmente aumento da largura da base (p=0,048) e, na postura dinâmica, a duração do passo e do tempo de contato do pé no solo (p=0,000) foram maiores nos idosos institucionalizados. O avançar da idade, o aumento na duração do passo e do tempo de contato do pé no solo, bem como a diminuição dos valores das pressões plantares apresentaram correlação com a ocorrência de quedas na amostra total de idosos, especialmente nos idosos institucionalizados. Entretanto, as variáveis índice de massa corporal e largura da base de sustentação não influenciaram na ocorrência de quedas na amostra total de idosos. Estes resultados demonstram a importância da análise do apoio plantar em idosos, pois alterações na distribuição das pressões plantares podem constituir um fator de risco para quedas.
- Análise dos efeitos da crioterapia por imersão na remoção do lactato sanguíneo após exercício de alta intensidade em lutadores de Jiu JitsuPublication . Silva, Gilson de Oliveira Lemos e; Ribeiro, AndreaIntrodução: A crioterapia é uma técnica bastante divulgada por médicos e fisioterapeutas na área do desporto. Esta é uma técnica eficaz na redução do edema, da dor, na diminuição de lesões secundárias e na redução do processo inflamatório, mas são questionáveis os seus efeitos na remoção de lactato e melhora na recuperação dos atletas. Objetivo: O objetivo deste estudo foi analisar o efeito da crioterapia de imersão sobre a remoção do lactato sanguíneo. Metodologia: Foram avaliados, dezoito lutadores de jiujitsu brasileiro (10 homens e 8 mulheres), atletas de (20 a 30 anos), com um intervalo entre os testes de 7 dias de descanso. No primeiro momento os indivíduos foram submetidos a um protocolo indutor de fadiga muscular por exercício de alta intensidade em ciclo-ergômetro (teste de Wingate adaptado). Logo após, realizaram o descanso deitados em uma maca durante 20 minutos. Na semana seguinte repetimos os estímulos de indução do lactato e em seguida foram submetidos a crioterapia por imersão por 20 minutos com água até o pescoço a uma temperatura de 10 graus celsius. Foram realizadas três coletas de sangue em três momentos distintos. A primeira coleta foi realizada na condição PRE exercício. A Segunda coleta de sangue foi realizada após 3 minutos do término do exercício no ciclo ergômetro (POS 3). A terceira coleta foi realizada após 20 minutos do termino de exercício (POS 20). Vale destacar que a terceira coleta após 20 min, aconteceu padronizada para os dois protocolos de recuperação passiva sem crioterapia e passiva com a crioterapia (PSC e PCC). Resultados: Foi observado que, na amostra em estudo, a recuperação passiva e a crioterapia de imersão provocaram uma queda da concentração de lactato, no entanto, sem diferenças estatísticamente significativas. Conclusão: A crioterapia de imersão, nos parâmetros adotados por este estudo, parece apresentar igual eficiência que o repouso para a remoção do lactato sanguíneo após exercício de alta intensidade.
- Avaliação da dependência funcional da pessoa idosa nas atividades básicas e instrumentais de vida diária: um estudo num serviço de ortopediaPublication . Silva, Fátima Maria Machado; Santos, José Manuel dosA conquista do prolongamento da vida conseguida essencialmente à custa do desenvolvimento tecnológico, das ciências médicas e da melhoria das condições de vida das populações lançou um dos maiores desafios de sempre no sentido de se conseguir proporcionar qualidade aos anos acrescidos à vida, permitindo assim, aos homens e mulheres idosas manterem a sua saúde, autonomia e independência até fases mais tardias da vida. A avaliação funcional é fundamental e determina não só o comprometimento funcional da pessoa idosa, mas a sua necessidade de ajuda. Representa uma maneira de medir se uma pessoa é ou não capaz de desempenhar as atividades necessárias para cuidar de si mesma. Caso não seja capaz, verificar se essa necessidade de ajuda é parcial, em maior ou menor grau, ou total. Comummente utiliza-se a avaliação no desempenho das atividades de vida diária que se subdividem em dois domínios: as atividades básicas de vida diária (ABVD), que são essenciais para o autocuidado, e as atividades instrumentais de vida diária (AIVD), que são mais complexas e necessárias para uma adaptação independente ao meio ambiente. Este estudo centrou-se nas pessoas idosas, tendo como objetivos: saber qual o perfil sociodemográfico; avaliar o grau de dependência na realização de atividades básicas de vida diária; saber quais as atividades básicas de vida diária em que são dependentes; avaliar o grau de dependência na realização de atividades instrumentais de vida diária; saber quais as atividades instrumentais de vida diária em que são dependentes; saber se existe relação estatisticamente significativa entre as variáveis idade, sexo, estado civil, escolaridade e índice de massa corporal e o grau de dependência na realização de atividades básicas de vida diária; saber se existe relação estatisticamente significativa entre as variáveis idade, sexo, estado civil, escolaridade e índice de massa corporal e o grau de dependência na realização de atividades instrumentais de vida diária; saber se existe relação estatisticamente significativa entre o grau de dependência na realização de atividades básicas de vida diária e o grau de dependência na realização de atividades instrumentais de vida diária. Tratou-se de um estudo quantitativo do tipo descritivo correlacional de carácter transversal. A amostra, não probabilística acidental, ficou constituída por 107 pessoas com idade igual ou superior a 65 anos idosas admitidas num serviço de ortopedia de um hospital da cidade do Porto, no período compreendido entre 7 de maio e 29 de junho de 2012. Como instrumento de colheita de dados foi utilizado um questionário de administração indireta para avaliação da situação sóciodemográfica da pessoa idosa e aplicadas as escalas de Barthel, para avaliação das atividades básica de vida diária e a de Lawton, para avaliação das atividades instrumentais de vida diária. Através da aplicação da escala de Barthel, tornou-se evidente que a maioria dos idosos se mantém independente nas atividades básicas e com a escala de Lawton verificou-se um grau de dependência moderado para as atividades instrumentais de vida diária. Nas ABVD as maiores dependências (total ou parcial) surgiram no controlo vesical, no vestir e no subir escadas. Quanto às AIVD as maiores dificuldades surgiram nas atividades de fazer compras, de lavar a roupa e de usar transporte. Verificou-se que, tanto nas ABVD como nas AIVD, o avanço da idade e a reduzida escolaridade estão associadas a um maior grau de dependência, com predominância do sexo feminino. Ao contrário, não foi possível verificar que o índice de massa corporal e o estado civil influenciam o grau de dependência na realização das ABVD e das AIVD. Comparando o grau de dependência nas ABVD e nas AIVD verificou-se que as escalas estão relacionadas, concluindo-se que quanto maior a dependência nas ABVD também é maior a dependência nas AIVD. Infere-se que a avaliação da dependência funcional da pessoa idosa nas atividades básicas e instrumentais de vida diária é fundamental para um diagnóstico mais preciso dos cuidados necessários, para que possam ser instituídas medidas concretas que melhorem as formas de intervenção, contribuindo assim para a melhoria assistencial aos idosos, nomeadamente através dos cuidados de enfermagem. The conquest of prolonging life, mainly achieved with technological development, medical science and the improvement of living conditions of the populations, has launched one of the biggest challenges ever in order to achieve quality to provide years added to life, thus allowing the elderly men and women maintain their health, autonomy and independence until the later stages of life. Functional assessment is critical and determines not only the functional impairment of the elderly, but their need for help. It’s a way to measure if a person is able or not to perform the necessary activities to take care of herself. If it’s not able to do it, it’s supposed to verify if this need of help is partial, in a greater or lesser degree, or complete. Commonly, it’s used to evaluate the performance of the daily living activities the basic activities of daily living (BADL), which are essential for self-care, and instrumental activities of daily living (IADL), which are more complex and important for independent adaptation to the environment. The focus of this study was the elderly people, and it’s goals were: to know the demographic profile of the sample; evaluate the degree of dependence in performing basic activities of daily living; know in what basic activities of daily living are dependent; evaluate the degree of dependence in performing instrumental activities of daily living; know in what instrumental activities of daily living are dependent; know if there is a significant statistical relationship between age, sex, marital status, educational level and body mass index and the degree of dependence on performing basic activities of daily living; know if there is a significant statistical relationship between age, sex, marital status, educational level, body mass index and the degree of dependence in performing instrumental activities of daily living; and if there is a significant statistical relationship between the degree of dependence in performing basic activities of daily living and the degree of dependence in performing instrumental activities of daily living. This was a quantitative descriptive correlational cross-cutting. The sample was a non-probabilistic one, and accidental, and it was composed of 107 people aged over 65 years old admitted in orthopaedics service of a hospital in Oporto city, in the period between May 7 and June 29, 2012. Data was collected with a indirect assessment questionnaire to know some sociodemographic itens, with the Barthel Scale to evaluate the basic activities of daily living and with the Lawton Scale for assessment of instrumental activities of daily living. Through the application of the Barthel scale, it became apparent that most elderly remains independent in basic activities and with the Lawton scale we verify there was a moderate degree of dependence on the instrumental activities of daily living. In BADL, the largest dependencies (total or partial) emerged in bladder control, in dress and climbing stairs. The IADL major difficulties were the activities of shopping, washing clothes and using transportation. It was found that in both BADL as the IADL, advancing age and low education are associated with a greater degree of dependence, with a female predominance. Rather, it was not possible to verify that the body mass index and marital status influence the degree of dependence on the performance of BADL and IADL. Comparing the degree of dependence in BADL and in IADL it was found that the scales are related: for a greater dependence on BADL, a greater dependence on IADL. It is inferred that the evaluation of the functional dependence of the elderly on basic and instrumental activities of daily living is essential for an accurate diagnosis of the necessary care, so it can be established concrete measures to improve the forms of intervention, thus contributing to the improvement care for the elderly, particularly through nursing care.
- Avaliação da qualidade de vida e da autopercepção corporal em mulheres com câncer de mama submetidas à reconstrução mamáriaPublication . Fuga, Fernanda Michel; Festas, ClarindaO câncer de mama compõe-se de 22% dos casos novos verificados a cada ano, configurando o segundo tipo de doença mais frequente entre as mulheres. O tratamento para esse tipo de enfermidade, bem como os sintomas apresentados, provocam alterações psicológicas nas mulheres, afetando a dimensão da auto-imagem do dado existencial do ser. Logo, a escolha pela reconstrução mamária tem mostrado uma adaptação da imagem que cada mulher produz de si, e isso concorre para restabelecer o equilíbrio psicológico que é afetado, diante do diagnóstico e da perda da mama. A fisioterapia é essencial tanto na preparação, quanto após a intervenção cirúrgica das pacientes, tendo como premissa a recuperação das suas funções e também, no restabelecimento da sua autoimagem corporal, podendo minimizar os efeitos adversos da reconstrução mamária. Nesse ínterim, em uma forma transversal prospectiva, este estudo teve como objetivo, avaliar a qualidade de vida e da autopercepção corporal em pacientes com câncer de mama submetidas à reconstrução mamária, relacionando a qualidade de vida com a realização ou não da fisioterapia, após o processo da intervenção cirúrgica. Como resultados, observou-se a existência de correlações entre a IC - Imagem Corporal e os domínios da qualidade de vida, com uma correlação moderada significativa apenas no domínio psicológico e que correspondeu à melhor imagem corporal da paciente. Quanto à imagem corporal, todas as pacientes demonstraram um índice satisfatório na escala corporal. Quando comparado à execução ou não da fisioterapia apresentaram igual comportamento para quem fez e para aquelas que não realizaram fisioterapia. Na verificação de quem fez ou não fisioterapia, a satisfação foi superior no grupo que fez, e a insatisfação foi menor nesse grupo do que naquele que não realizou fisioterapia.
- Avaliação do efeito da mitomicina C em células uroteliais da bexigaPublication . Amparo, Rute Andreia Dias do; Palmeira, CarlosO cancro da bexiga é a neoplasia maligna mais comum do aparelho urinário, sendo o carcinoma urotelial o tipo histológico mais frequente. Em aproximadamente 70% a 80% dos casos, o tumor é, inicialmente, uma lesão superficial na mucosa da bexiga. Embora sem características histopatológicas de grande agressividade, estes tumores recidivam com frequência e, por vezes, sob formas invasoras. Este facto tem fomentado uma intensa investigação na tentativa de encontrar novas estratégias e alvos terapêuticos, mais eficazes e com menos toxicidade associada. Neste processo de investigação, têm desempenhado um papel fundamental as linhas celulares de tumores de bexiga humana. Um dos fármacos em investigação é a Mitomicina C (MMC) cujo papel nos atuais esquemas terapêuticos recomendados para os CUB superficiais não está, ainda, bem definido, nomeadamente nos tumores de risco intermédio e alto. O presente estudo teve como objetivo geral verificar algumas características biológicas da linha celular 5637, considerada uma linha derivada do carcinoma superficial de bexiga humana, após exposição à MMC isolada, bem como em combinação com Everolimus (EVE), Temsirolimus (TEM) e Gemcitabina (GEM). Para tal, procedeu-se à apreciação do efeito antineoplásico destes fármacos através de três variáveis: avaliação da citotoxicidade celular pelo método de 3-[4,5-dimetil-tiazol-2-il]-2,5-difeniltetrazólio (MTT), estudo do ciclo celular por citometria de fluxo (CF) e avaliação da percentagem de células em apoptose, também por CF. Dada a diversidade de valores de concentração e tempos de exposição à MMC descritos na literatura foi necessário encontrar um valor adequado para um presente estudo, tendo-se optado por uma concentração de MMC de 1,25µg/ml, durante 1h. Os resultados obtidos neste estudo revelaram que a MMC isolada tem um efeito antineoplásico evidente, demonstrando uma redução acentuada na viabilidade celular da linha celular 5637. No que diz respeito ao efeito da MMC no ciclo celular, observou-se uma acumulação de células em fase S e aumento da percentagem de células em apoptose. Em relação à terapia de combinação MMC/EVE e MMC/TEM não se observou um acréscimo do efeito antineoplásico da MMC. Por outro lado, o efeito antineoplásico da MMC é potenciado quando combinada com a GEM, verificando-se os valores mais baixos de viabilidade celular, com paragem do ciclo celular em G0/G1 e aumento da percentagem de células em apoptose. Quanto à exposição das células com EVE e TEM isoladamente, observa-se um efeito antineoplásico moderado, com um ligeiro aumento da percentagem de células em apoptose (apenas significativo para a exposição com a EVE). Relativamente à GEM os resultados são sugestivos de que tem um efeito antineoplásico evidente, com paragem do ciclo celular em G0/G1 sendo potenciada, como referido anteriormente, pela MMC. Adicionalmente, foi objeto de estudo a linha celular humana de urotélio de bexiga (HCV29) para aferir eventuais alterações no conteúdo de ADN após diferentes tempos de exposição à MMC (1h, 6h, 24h, 48h, e 72h). Neste estudo verificou-se que todas as populações celulares tinham um conteúdo de ADN sobreponível ao controlo (diplóide de ADN), mesmo após 72h de exposição, ou seja, não revelaram alterações do conteúdo de ADN após exposição à MMC. Estes resultados não confirmaram as alterações genéticas descritas na literatura como resultado da ação repetida deste fármaco. Bladder cancer is the most common malignancy of the urogenital region, with urothelial carcinoma being the most frequent histologic type. Approximately 70%-80% of initial tumours are superficial lesions confined to the bladder mucosa. Although without agressive histopatologic features, these tumours frequently recur and progress to invasive forms. This has led to an intensive research in trying to find new strategies and therapeutic targets, more effective and with lower adverse side effects. In this research process, human bladder tumor cell lines have played a key role. One of drugs under study is Mitomycin C whose role in current treatment regimens recommended for non-invasive urothelial cell carcinoma is not yet well defined, namely for intermediate and high risk tumours. The present study aimed to verify some biological characteristics of the 5637 bladder cell line, after Mitomycin C exposure, alone and in combination with Everolimus, Temsirolimus and Gemcitabine. The cell line is accepted as derived from a non-invasive bladder carcinoma. The anticancer activity of these drugs was measured through three variables: evaluation of cytotoxicity by the method of 3 – [4,5-dimethyl-thiazol –yl] – 2,5-diphenyltetrazolium bromide, and study of the cell cycle and the percentage of cells undergoing apoptosis by flow cytometry. Given the wide range of values of Mitomycin C concentration and exposure time described in the literature, it was first necessary to find a suitable value for this study. A Mitomycin C concentration of 1,25 µg/ml, for 1h, was chosen. The results of this study revealed that the isolated Mitomycin C has a clear antineoplastic effect, demonstrating a marked reduction in cell viability of 5637 cell line. With respect to cell cycle and apoptosis, a S-phase arrest and increased apoptosis cell fraction, were observed. Regarding the Mitomycin C/Everolimus and Mitomycin C/Temsirolimus combination therapy no increase antitumor effects was observed compared with Mitomycin C alone. On the other hand, the antineoplastic effect is enhanced when combined Mitomycin C with Gemcitabine, verifying the lowest values of cell viability, a G0/G1 arrest and increased percentage of cells undergoing apoptosis. Regarding isolated Everolimus and Temsirolimus exposure, there is a moderate antineoplastic effect, with a slight increase in the percentage of apoptotic cells (only significant with Everolimus). Regarding Gemcitabine, the results are suggestive of a clear antineoplastic effect in cell cycle with a higher G0/G1 arrest, as mentioned above. Additionally, changes in the DNA content of normal bladder cell line (HCV29) were evaluated, after different Mitomycin C exposure times (1h, 6h, 24h, 48h and 72h). The results showed that all cell populations studied had a DNA content overlapping the DNA content of the control (diploid DNA), even after 72h of Mitomycin C exposure. No changes in DNA content after Mitomycin C exposure were observed. These results did not confirm the genetic alterations described in the literature as a result of the repeated action of this drug.
- Avaliação do equilíbrio em indivíduos com deficiência visual e normovisuais, praticantes e não praticantes de atividades desportivasPublication . Pimenta, Iuri Saulo de Castro; Seixas, Adérito; Rodrigues, SandraIntrodução: A visão permite ajustes de movimento necessários no dia-a-dia, sendo que em indivíduos com deficiência visual (DV), é parcialmente ou totalmente inexequível usar referências visuais nas tarefas motoras. O risco de lesão é mais elevado nesta população. Foram comprovados os benefícios da atividade desportiva no equilíbrio de indivíduos com DV. O objetivo principal desta investigação foi avaliar o equilíbrio em indivíduos NV e DV, fazendo a comparação entre indivíduos Pra e NPra presentes em cada grupo, durante a execução de diferentes testes de avaliação. Foi também objetivo do trabalho perceber se os testes aplicados são apropriados para a avaliação do equilíbrio na população com DV. Metodologia: A amostra foi constituída por 40 participantes do sexo feminino e masculino, de onde foram criados quatro grupo: I-Pra-NV (n=12); II-Pra-DV (n=12); III-NP-NV (n=8); IV-NP-DV (n=8). Para avaliar os deslocamentos do centro de gravidade (COG), utilizou-se uma central inercial a nível de L5-S1 e do output foram extraídos os valores das acelerações, registados a uma frequência de 75 Hz, e posteriormente calculado o valor do Root Mean Square (RMS). A avaliação do equilíbrio deu-se em função de nove testes de equilíbrio (6 estáticos e 3 dinâmicos), tendo sido colocada uma venda a todos os participantes com o objetivo de retirar o estímulo visual. Resultados: Os valores de RMS forma semelhantes nos testes estáticos entre indivíduos NV e indivíduos com DV, exceto nos testes OLS-NPre (p<0,001) e o OLS-Pre (p=0,003). Entre Pra e NPra apenas foram registadas diferenças significativas no BiColchão nas componentes AP (p=0,029) e ML (p=0,027). Os testes dinâmicos foram tendencialmente melhores em indivíduos NV. Conclusão: Os testes estáticos apresentaram valores semelhantes entre indivíduos NV e indivíduos com DV e o mesmo aconteceu entre Pra e NPra, Os testes OLS-NPre e OLS-Pre, foram os únicos testes estáticos que foram significativamente afetados pela condição visual, Os testes dinâmicos foram tendencialmente melhores para o grupo de NV. A prática de atividade desportiva mostrou ser vantajosa na obtenção de melhor equilíbrio dinâmico. Dos testes aplicados, o OLS e os testes dinâmicos mostraram utilidade na avaliação de equilíbrio em indivíduos com DV.
- Benefícios da aplicação de palmilhas posturológicas na biomecânica, parâmetros baropodométricos e estabilométricos de corredores de rua com calcâneo valgoPublication . Santa Rita, Felipe de Oliveira; Ribeiro, AndreaIntrodução: A Podoposturologia é uma técnica que tem crescido na sua indicação e prescrição junto a fisioterapeutas, médicos, e educadores físicos. Esta é uma técnica que realiza o estudo da postura através dos pés, e que utiliza as palmilhas posturais como mecanismo de reprogramação tónico muscular, visando o ajuste não somente a modificação da distribuição plantar, mas através de tal modificação alinhar as assimetrias posturais. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi analisar a influência das palmilhas posturológicas na postura, na biomecânica e nos parâmetros baropodométricos e estabilométricos em corredores de rua portadores de calcâneo valgo. Metodologia: Foi realizado um ensaio clínico randomizado controlado simples cego. Foram recrutados 20 indivíduos atletas amadores, corredores de rua, com idades compreendidas entre os 18 e os 60 anos. Os mesmos foram divididos em 2 grupos: o primeiro grupo, controlo, foi composto por indivíduos que usaram palmilhas termomoldadas (GC) (n=20), o segundo grupo, experimental, com indivíduos que utilizaram palmilhas termomoldadas e peças podais (GPP) (n=20). Todos os atletas dos grupos GC e GPP utilizaram as palmilhas associadas a sapatilhas de corrida de pisada neutra. Resultados: foram encontrados resultados que sugerem que parece existir influência do estímulo podal na postura e nos parâmetros baropodométricos e estabilométricos em corredores de rua portadores de calcâneo valgo. E houve relevância estatística no comparativo final entre o GC e o GPP, no nivelamento da cintura pélvica (p=0,003); no alinhamento do tendão do calcâneo a esquerda (p=0,015), a direita (p=0,022); no alinhamento do ângulo Q do joelho esquerdo (p=0,002), e direito (p=0,007); no ponto de pressão máxima do retropé esquerdo (p=0,019); e na distribuição de carga estática do retropé esquerdo (p=0,046), e antepé esquerdo (p=0,046). Conclusão: Encontramos valores que nesta amostra parecem demonstrar que o uso de palmilha termodeladas com peças podais alcançam o nivelamento pélvico, alinham o valgismo do tendão do calcâneo, e do ângulo Q do joelho, assim como influenciam no pico de pressão plantar e na distribuição percentual pressórica na baropodometria. Vale ressaltar que também ocorreram modificações nas varíaveis analisadas na estabilometria demonstrando estímulo ao controle postural, mesmo que as mesmas não tenham encontrado relevância estatística.
- Os benefícios dos cuidados de enfermagem ao idoso no domicílioPublication . Cruz, Liliana Madureira Valentim da; Santos, José Manuel dosA época em que vivemos privilegia uma abordagem holística; centrada no indivíduo, família e contexto. Assim cada vez mais se preconiza que esses mesmos cuidados, devem sempre que possível, ser realizados no domicílio, evitando-se institucionalizações e despersonalização associada. Estas constatações justificam a pertinência do presente trabalho sobre os benefícios dos cuidados de enfermagem ao idoso no domicílio, significado que os idosos/cuidadores informais/família/equipa de trabalho/ auxiliares atribuem aos cuidados de enfermagem domiciliários. Esperamos com a elaboração deste trabalho contribuir para a desmistificação e valorização dos cuidados de enfermagem nos idosos no domicílio, bem como a sua implementação na instituição. O apoio domiciliário faz dos enfermeiros protagonistas de grande importância neste processo, entendendo-se contudo que a intervenção junto dos idosos/cuidadores informais/família e equipa de trabalho, deve ser sempre orientada numa perspetiva multidisciplinar. Deste modo, os cuidados domiciliários representam uma modalidade que proporciona, para além de outros aspetos, contacto, interação, cuidados e interesse. Este estudo desenvolveu-se segundo um desenho descritivo- exploratório, inserido no paradigma qualitativo. A população em estudo foi constituída pelos 25 idosos do distrito do Porto com o serviço de apoio domiciliário, as seis auxiliares e quatro cuidadores informais. Optou-se por uma entrevista semi-estruturada, audio-gravada realizada entre os meses outubro até dezembro de 2012. The time wherein living privileges an holistic approach, focused in the individual, family and context. Thus more and more it advocates that nursing should be accomplished whenever possible at domicile, avoiding institutionalizations and depersonalization associated. These findings justifies the relevance of the present work about the benefits of nursing to old-aged at domicile, significance that elderly / informal caregivers /family/ team of work/ assistants assigns to home nursing care. We expect with the elaboration of this work redound for the demystification and enhancement of nursing care at domicile, as well as its implementation at the institution. The home care makes nurses protagonists of great significance in this process, it being understood however that the intervention together of elderly / informal caregivers /family/ team of work/ assistants it should be always conducted as multidisciplinary perspective. Thus, the home care represent a modality beyond other aspects contact, interaction, care and concern. This study was developed according a descriptive-exploratory drawing inserted in the qualitative paradigm. The population in study was composed by 25 elderly of the Porto district with home assistance service, six assistants and four informal caregivers. We opted for a semi-structured interview, audio-recorded held between the months of October until December 2012.
- Caracterização da utilização da comunicação aumentativa e alternativa por terapeutas da fala com crianças e jovens com perturbação do espectro do autismoPublication . Lorga, Catarina Sampaio e; Peixoto, Vânia; Costa, AnaA Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) é caracterizada, entre outras questões, pela perturbação da comunicação e da linguagem, que afetam a participação e integração nas atividades e contextos de vida diária e, por isso, estas pessoas beneficiam com a intervenção baseada em estratégias e sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA). Considerando as áreas de atuação do Terapeuta da Fala (TF), este profissional faz parte da equipa interdisciplinar responsável pela avaliação e implementação da CAA e, por isso, interessou-nos conhecer a forma como os Terapeutas da Fala em Portugal usam a CAA na intervenção com Pessoas com PEA. Para conhecer e caracterizar a utilização da CAA com crianças e jovens com PEA realizou-se um estudo quantitativo, com um desenho descritivo, a partir de um questionário de auto-preenchimento construído pela investigadora e divulgado online, para os TF’s portugueses que trabalharam ou trabalham com a população mencionada. Os resultados demonstraram que ainda prevalecem alguns mitos relativamente à CAA, nomeadamente quanto ao momento da sua introdução. Esta é utilizada maioritariamente com o objetivo de aumentar a funcionalidade comunicativa e a compreensão e expressão da linguagem, através de sistemas de baixa tecnologia compostos por gestos e signos pictográficos. No processo de avaliação e implementação, prevalece o contexto clínico como o mais frequente, com inclusão da família quer na tomada de decisão quer na participação ao longo de todo o processo. Verificou-se a existência de algumas dificuldades na utilização da CAA como a não aceitação por parte da família e o tempo que exige na preparação de materiais e deslocações a contextos.