ESSFP (OTA) - Enfermagem
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- Autoestima e satisfação com os cuidados de enfermagem das pessoas idosas em contexto de internamento: um estudo descritivo-correlacionalPublication . Ferreira, Maria Viana; Sampaio, FranciscoA autoestima pode ser definida como um sentimento que cada pessoa constrói sobre si própria, podendo ser considerada de elevada autoestima até baixa autoestima. No caso da baixa autoestima, esta é alvo de preocupação clínica por poder desencadear mais facilmente problemas como a depressão. Com facilidade se pode pensar que a autoestima dos utentes idosos internados está relacionada com o facto de terem tido uma boa experiência com a equipa profissional de saúde, portanto surge com este estudo a intenção de perceber realmente se existe relação entre essas duas vertentes, a autoestima dos utentes idosos e a sua satisfação com os cuidados de Enfermagem, recorrendo à utilização da versão portuguesa da Escala de Autoestima de Rosenberg e à utilização da versão portuguesa da Escala da Satisfação do Cidadão face aos Cuidados de Enfermagem. Este estudo insere-se no paradigma de investigação quantitativa, do tipo descritivo-correlacional com corte transversal numa população representada por 30 utentes idosos internados numa Unidade de Cuidados Continuados. Em Portugal existe um número reduzido de estudos que avaliam a autoestima dos utentes idosos e também um número reduzido de estudos que analisam a satisfação dos utentes idosos com os cuidados de Enfermagem. Não foi encontrado nenhum estudo que avaliasse a relação entre estes dois últimos, por isso este estudo vem contribuir para colmatar esta lacuna. Pela análise dos resultados foi possível apurar que a autoestima dos utentes idosos internados se encontra a um nível moderado de autoestima e a sua satisfação com os cuidados de Enfermagem se encontra em níveis elevados, não revelando relação entre estes dois. Além disso, é de referir que a amostra do estudo foi relativamente reduzida e, portanto, não se consegue considerar representativa da população em geral, pois o potencial de generalização é limitado. Em investigações futuras seria relevante realizar um estudo avaliando as mesmas variáveis, mas com uma amostra de dimensões mais elevadas.
- Avaliação do consumo de álcool em estudantes universitários de uma instituição privada da zona norte do paísPublication . Loureiro, Inês Filipa Sousa; Moreira, TeresaA investigação desempenha um papel importante no estabelecimento de uma prática de cuidados mais eficaz e sustentável. O objetivo da investigação em enfermagem diz respeito ao estudo de fenómenos que levam à descoberta e ao crescimento de saberes próprios da disciplina. Com o intuito de finalizar a Licenciatura em Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa, foi proposto a realização de um trabalho de investigação e escolhido como tema “Intervenções Breves no Consumo de Álcool em Estudantes Universitários”. O consumo de bebidas alcoólicas traduz-se num grave problema que tem vindo a evoluir drasticamente ao longo dos tempos, afetando a sociedade portuguesa na sua globalidade. Apontam-se várias causas responsáveis pelo aumento do consumo de álcool pelos adolescentes, não só devido ao seu estilo de vida atual, mas igualmente pelos fenómenos de socialização, pelo enraizamento das tradições culturais, pela divulgação publicitária e pelos atrativos dos próprios locais de consumo. Os Problemas Ligados ao Álcool, constituem um importante problema de Saúde Pública e interferem com inúmeros aspetos da vida do indivíduo, desde os problemas de saúde individual e familiar, até ao nível laboral e social sendo causa frequente de problemas judiciais. A entrada para a universidade é um período de mudança para um jovem adulto. A conquista de mais autonomia, o assumir responsabilidades e muitas vezes sair do abrigo dos pais para viverem sozinhos, causa mudanças nos estilos de vidas dos universitários. Por vezes a entrada no mundo académico abre as portas para a adoção de comportamentos menos saudáveis. Nomeadamente para o início ou aumento dos consumos de álcool. A componente teórica deste trabalho é resultado de uma ampla pesquisa bibliográfica sobre a temática em estudo e desta forma expomos pontos fundamentais para a compreensão do problema em estudo. A Educação para a saúde tem como função promover estilos de vida saudáveis. Tendo o enfermeiro um lugar privilegiado junto da população, possuindo um importante papel na prevenção do álcool. Por sua vez os professores da licenciatura também têm um papel extremamente importante na educação para a saúde em meio universitário, cabendo a eles abordarem temáticas problemáticas como a do álcool, e consciencializarem os estudantes para os perigos que pode encontrar durante este período de mudança nesta etapa da vida que é a entrada na universidade. Com este estudo pretendeu-se avaliar o consumo de álcool nos Estudantes Universitários de uma Instituição Privada do Norte do País e analisar a aderência dos próprios Estudantes à uma Intervenção Breve. Verificou-se uma predominância de alunos do género feminino (73%) relativamente ao género masculino (27%). No que concerne à distribuição dos indivíduos por idade, verifica-se que a faixa etária em predomínio se encontra entre os 20 e 22 anos, sendo que neste estudo predominam os indivíduos com 21 anos (21%). Os resultados indicam que o consumo de álcool ainda é uma prática comum em universitários, o que está de acordo com estudos anteriores. Conclui-se que com este estudo, em concordância com o resultado obtido por cada um dos alunos da nossa amostra numa 2ª avaliação em comparação com a 1ª avaliação, que após a aderência à IB por parte de alguns alunos houve redução no consumo de álcool o que fez com que todos os alunos que aderiram (100%) se situassem todos na Zona de Risco Nível I de Consumo de Álcool (score 0 a 7).
- Avaliação do nível de independência nas atividades básicas da vida diária de idosos institucionalizados em lares do concelho de Ponte de LimaPublication . Costa, Diana Alves; Santos, José Manuel dosA população geriátrica constitui um grupo mais vulnerável ao estabelecimento de quadros clínicos associados a algum grau de dependência, que por vezes antecipa a institucionalização do idoso. Em Portugal, o número de estudos que avaliam a independência dos idosos institucionalizados é reduzido, pelo que este trabalho de investigação pretende contribuir para o aumento dos conhecimentos acerca deste assunto. Assim, o principal objetivo deste estudo foi avaliar o nível de independência nas atividades básicas de vida diária de idosos institucionalizados. Para tal recorreu-se à aplicação de um questionário, onde incluía o Índice de Barthel numa amostra de 53 idosos institucionalizados em Lares do Concelho de Ponte de Lima. Este estudo insere-se num paradigma de investigação quantitativa e é do tipo descritivo, transversal, desenvolvido em meio natural. Pela análise dos resultados verifica-se que maioritariamente trata-se de uma amostra do sexo feminino com uma percentagem de 74% e 26% correspondente ao sexo masculino, com idade compreendida entre os 85-94 anos. Face ao objetivo delineado, os resultados do estudo demonstram que relativamente às atividades básicas de vida diária os idosos podem ser considerados, maioritariamente, como “severamente dependentes”, necessitando de alguma ajuda. Como principal lacuna desta investigação, podemos referir o reduzido tamanho da amostra, não sendo representativa da população. Como sugestão de investigações futuras, sugere-se a realização de estudos semelhantes, com uma amostra maior, recorrendo por exemplo a unidades de saúde de vários distritos de Portugal.
- Benefícios da literacia em saúde em grávidas para minimizar os riscos na gravidezPublication . Jaime, Teresa Rafaela Pedro; Couto, GermanoA literacia em saúde é essencial para o bem e a capacidade que o indivíduo tem de tomar decisões informadas, sendo particularmente importante durante o período da gravidez, uma baixa literacia em saúde pode aumentar riscos de saúde da mãe e do feto. A presente revisão integrativa foi realizada para compreender a importância da literacia em saúde para a população grávida de forma a identificar intervenções de enfermagem que podem ser aplicadas. Os estudos incluídos revelam que existem vários fatores que afetam a literacia em saúde em mulheres grávidas nomeadamente a escolaridade, educação para a saúde, falta de recursos, estilos de vida, e foi observado a implementação de técnicas para uma melhoria da literacia em saúde através da visualização de vídeos educativos e aplicação de ferramentas.
- Benefícios dos métodos não farmacológicos na diminuição da ansiedade na gravidezPublication . Oliveira, Mariana Ferreira; Couto, GermanoA gravidez é um período de grandes mudanças, aumentando a vulnerabilidade das mulheres a distúrbios emocionais, como a ansiedade, devido a vários fatores económicos e sociais. Muitas grávidas optam por terapias alternativas devido às preocupações com o bem-estar fetal. A presente revisão integrativa foi realizada para avaliar os benefícios das métodos não farmacológicas na saúde mental das grávidas, identificando a sua eficácia na diminuição da ansiedade. Os estudos abrangidos pela revisão destacam eficácia e diversidade de métodos não farmacológicas na redução da ansiedade, mostrando-se promissoras para futuramente, os profissionais de saúde oferecerem alternativas às mulheres grávidas como opções seguras e eficazes para gerir a ansiedade.
- A comunicação entre enfermeiro e o utente: uma scoping reviewPublication . Ribeiro, Diogo Alegre; Faria, JoãoIntrodução: A comunicação eficaz entre enfermeiros e utentes é indispensável em cuidados de saúde de qualidade, determinando diretamente a satisfação do utente, a adesão ao tratamento e os resultados de saúde. Objetivo: O objetivo desta Scoping Review é mapear a evidência disponível relativamente à comunicação utilizada pelos enfermeiros para com os utentes, tendo em consideração estratégias e barreiras que possam beneficiar ou prejudicar a mesma; identificar as intervenções de enfermagem direcionadas à comunicação de enfermagem em relação ao utente. Métodos: A pesquisa foi efetuada na plataforma EBSCOhost, na base de dados científicos, Medline Complete. As palavras-chave foram validadas como descritora MeSH é definida como frase boleana: Interdisciplinary CommunicationAND Nurses AND Patients. Resultados: A pesquisa foi realizada em apenas uma base de dados na qual se identificou um total de 318 artigos. Foram encontrados 300 artigos, destes serão incluídos na presente investigação 6 artigos. Conclusões: A comunicação clara e empática entre enfermeiros e utentes está associada a melhores resultados de saúde, maior satisfação do utente e uma maior adesão ao tratamento.
- Conhecimento dos adolescentes de uma escola da zona do Porto sobre sexualidadePublication . Rebelo, Raquel Magalhães; Moreira, Teresa“A sexualidade na adolescência é considerada um problema de saúde pública, sendo a escola um local privilegiado de implementação de políticas públicas que promovam a saúde do adolescente, contribuindo para o esclarecimento e problematização relativa à educação sexual” (Silva, Ferreira, Amaral-Bastos, Monteiro & Couto, 2020). A presente monografia foi elaborada no âmbito da unidade curricular Projeto de Graduação, inserida no 2º semestre do 4º ano da Licenciatura de Enfermagem da Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa (ESS-FP) no ano letivo 2021/2022, intitulada “Conhecimento dos Adolescentes de uma Escola da Zona do Porto sobre Sexualidade”. Apresenta como objetivo geral efetuar o diagnóstico situacional sobre o conhecimento dos adolescentes sobre a sexualidade. A componente metodológica deste projeto, foi elaborada a partir de uma pesquisa bibliográfica retrata aspetos importantes relacionados com a temática em estudo. É um estudo transversal e descritivo de abordagem quantitativa. A amostra foi constituída por alunos do décimo ano de uma escola publica na Zona do Porto, selecionada através de uma amostra por conveniência, tendo como instrumento de recolha de dados, um questionário. Os adolescentes do sexo feminino apresentam melhores conhecimentos sobre a área temática em comparação com o sexo masculino. As áreas temáticas do questionário onde apresentam melhores resultados dizem respeito a D2 – “Sexualidade e prazer sexual”, D4 – “Prevenção da gravidez” e D6 – “Aconselhamento e atendimento em saúde sexual e reprodutiva”. A realização deste projeto de investigação, realça a importância de transmitir informação verdadeira, clara e correta aos adolescentes sobre a sexualidade e os seus comportamentos de risco, incidindo as suas intervenções nas áreas temáticas que apresentam maior dificuldades.
- Conhecimento dos adolescentes de uma escola da zona norte sobre sexualidade: estudo descritivoPublication . Rocha, Elisabeth da; Moreira, TeresaA presente monografia está inserida na disciplina de Projeto de Graduação do 4º ano da Licenciatura de Enfermagem da Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, intitulada “Conhecimento dos Adolescentes de uma Escola da Zona Norte sobre Sexualidade: Estudo Descritivo” tem como objetivo efetuar o diagnóstico situacional do conhecimento dos adolescentes sobre a sexualidade na adolescência. Desenvolveu-se um estudo de caráter quantitativo, descritivo e correlacional, numa população de 289 alunos a frequentar uma escola da zona norte. Aplicou-se um questionário online com a caracterização sociodemográfica e o Questionário de Conhecimentos sobre Sexualidade (QCS), este último é constituído por 25 questões de resposta dicotómica (verdadeiro ou falso) e organizado em seis dimensões. Estes adolescentes apresentam idades compreendidas entre os 15 anos e os 17 anos, maioritariamente do sexo feminino (54,0%). A média do conhecimento destes adolescentes é de 17,04 pontos num máximo de 25 pontos. Os piores resultados referem-se a D1 – Primeira relação sexual e preocupações sexuais, apresentando o sexo masculino melhores conhecimentos e a D5 – Infeções sexualmente transmissíveis e VIH/SIDA, onde o sexo feminino apresenta melhores resultados. Já onde apresentam melhores resultados é na D2 – Sexualidade e prazer sexual, sendo o sexo feminino a apresentar melhores resultados e na D6 – Aconselhamento e atendimento em saúde sexual e reprodutiva, onde o sexo masculino apresenta melhores resultados. A realização deste estudo revelou-se importante pois é cada vez mais necessário transmitir informação clara e correta aos adolescentes sobre assuntos referentes à sexualidade, tentar mudar comportamentos e perceber em que áreas relacionadas à sexualidades eles sentem maiores dificuldades.
- Conhecimentos dos estudantes do 11º ano de escolaridade sobre sexualidade: um estudo descritivoPublication . Rocha, Carla Melissa Silva; Lima, AndreiaO direito à educação e a concessão à saúde em todos os seus aspetos são fundamentais para o desenvolvimento social e económico. É indispensável incluir a promoção para a saúde nas escolas para que os jovens de hoje, adultos amanhã, tenham competências e habilidades cognitivas para um estilo de vida saudável. Sendo a sexualidade uma parte integrante da personalidade do ser humano, e a forma de se manifestar e viver difere de pessoa para pessoa, assim como, a forma de se expressar varia ao longo da vida, é fundamental que a literacia em saúde sexual seja desenvolvida o mais precoce possível. Esta investigação tem como objetivo geral «identificar o conhecimento dos alunos do 11º ano de uma escola urbana sobre sexualidade». Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, de caráter descritivo, desenvolvido com alunos do 11º ano numa escola urbana do Porto. A colheita dos dados realizou-se através do «Questionário de conhecimento sobre sexualidade - QCS» a 82 jovens entre os 16 e 19 anos. O tratamento estatístico dos dados foi realizado com o software Statistical Package for the Social Science - SPSS, e a análise deu-se a partir da estatística descritiva. Concluiu-se que os jovens apresentam melhores conhecimentos na temática sexualidade e prazer sexual, com resultados entre 85,4% e 95,1% de respostas corretas. Em contrapartida, nas restantes temáticas apresentam um défice, com uma maior oscilação entre as respostas. Pode-se afirmar, portanto, que na generalidade, existe um défice na literacia em saúde sobre sexualidade entre os jovens.
- Conhecimentos sobre a terapia compressiva na úlcera varicosa na prática dos cuidados de enfermagemPublication . Silva, José Francisco Moreira da; Faria, JoãoOs cuidados à pessoa são o epicentro da Enfermagem. Assim, devemos perceber o conhecimento dos enfermeiros sobre as ferramentas a utilizar neste tratamento, neste caso, a terapia compressiva, que se mostra cientificamente comprovada, como fulcral no tratamento das úlceras varicosas. A investigação tem como objetivo geral: Estudar os conhecimentos sobre a terapia compressiva dos inquiridos, e objetivos específicos: Identificar as etapas que são cumpridas durante a técnica de terapia compressiva e, verificar segundo a Escala de Conhecimentos de Terapia Compressiva a forma como os inquiridos utilizam a terapia compressiva nas úlceras varicosas. Realizou-se um estudo quantitativo, descritivo e exploratório através de questionário na recolha de informação, pretendeu-se uma investigação baseada no relato de factos objetivos e quantificáveis. Através da aplicação de um questionário, aplicado entre 04/05/2023 e 30/06/2023, utilizando a técnica de amostragem por conveniência “bola de neve”, permitiu uma amostra acessível e aparentemente disponível. Foi constituída uma amostra de 55 Enfermeiros, de ambos os sexos, que exercem funções entre 6 meses e 32 anos. Conclui-se que, os conhecimentos dos enfermeiros relativamente à terapia compressiva em úlceras varicosa, não é aprofundado, e não possuem formação específica suficiente. Como contributos na prestação de cuidados, este estudo possibilita identificar lacunas sobre conhecimentos de terapia compressiva em úlceras varicosas, instrumento essencial para direcionar necessidades de formação, nesta área.