FCHS (DCEC) - Capítulos de Livros em Editoras Nacionais
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCHS (DCEC) - Capítulos de Livros em Editoras Nacionais by Title
Now showing 1 - 10 of 25
Results Per Page
Sort Options
- Cartografias Imaginárias: identidade e ruptura em três cartas da memória das Índias de Al BertoPublication . Torres, RuiPartindo da dimensão metapoética da obra Três Cartas da Memória das Índias, de Al Berto, avalia-se com esta comunicação a relação estabelecida, pela escrita, entre uma construção de espaços de dissolução e de exílio (discurso de ruptura) e uma poética dos regressos e dos lugares (agenciamento de identidade). Escritas e publicadas em 1986, estas três Cartas situam-se no espaço conceitual da ambiguidade e da melancolia, através do qual se articulam distanciamentos e semelhanças, diferenças e conexões. Promovida por uma procura das/de "Índias por descobrir", a viagem, realizada no domínio da escrita e do "corpo viandante" que dela emana, inscreve-se no percurso criativo do poeta: transgressão e ruptura, na escrita e pela linguagem, contra o deslocamento de uma identidade divergente.
- A comunicação lúdica no anúncio publicitário: o jogo discursivo com o leitorPublication . Silva, Susana; Torres, Rui; Simões, Elsa
- Deambulações na cidade sobre a arte urbana e a modaPublication . Mesquita, Francisco; Muller, MadeleineA cidade é a centralidade do mundo. Por lá se constroem realidades que espelham e alimentam o Homem contemporâneo, num exercício ora en- quanto anêur ora narcísico. Passa por essa exercitação a recon guração permanente do que somos e jogamos na própria urbe e, por conseguinte, na construção do mundo. A moda e a arte urbana são, a bem dizer, uma das suas expressões maiores e edi cantes, uma vez que nela residem e dela se alimentam, num movimento perpétuo. O texto que aqui se solta é um olhar descomprometido sobre esses dois fe- nómenos sociais de contornos variáveis e multidiversi cados. É, neste senti- do, um exercício deambulante sobre duas das manifestações mais fecundas da cidade, esse lugar de vivências e interseções in nitas.
- O desejo por uma comunicação em linha que, tal como a tradição, já não é o que eraPublication . Moutinho, Ana Viale; yesDiz-se muitas vezes que a tradição já não é o que era. Fala-se na mudança de paradigma da comunicação em linha. Estes dois actos estão associados ao facto de se ter passado de uma comunicação em linha passiva (emissor-receptor) para uma colaborativa (emissor-receptor-emissor-etc.) que, segundo parece, está a agradar bastante aos utilizadores que demonstram o desejo de trabalhar e interagir com ela, em detrimento de outras formas de comunicação. Este artigo pretende mostrar como é que o desejo definido por René Descartes está ligado à forma como o usuário utiliza os diversos meios de comunicação em linha para explicar e exemplificar aspectos positivos e negativos desta comunicação, de forma a que possa maximizar os resultados provenientes desta interacção.
- Do Texto Digital ao Cibertexto: Percursos de EscrileituraPublication . Torres, Rui
- O Fim do Princípio do Fim de...Publication . Torres, RuiPartindo de uma reflexão acerca do modo como as travessias entre oralidade e escrita se reconfiguram no actual contexto da ideografia dinâmica e das escritas digitais, propõese com este texto uma avaliação das recorrências que uma escrita combinatória de cariz computacional poderá sinalizar e problematizar, identificando passagens, diluindo fronteiras, reescrevendo o nosso entendimento dos ciclos.
- «Inflammatio», de António BarrosPublication . Torres, Rui
- Itinerários do som: Miguel Azguime, uma arte literária dos meiosPublication . Torres, Rui
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »