FCHS (DCEC) - Capítulos de Livros em Editoras Nacionais
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCHS (DCEC) - Capítulos de Livros em Editoras Nacionais by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 25
Results Per Page
Sort Options
- Ler Clarice Lispector, re-escrevendo AmorPublication . Torres, RuiEste trabalho resulta de uma reflexão acerca da possibilidade de a crítica literária se inscrever, não numa prática de organização e classificação, mas antes no discurso do seu objecto, expandindo, dessa forma, a ambiguidade do texto. Esta perspectiva é informada por uma visão feminista e estruturalista do texto, que sugerem a instabilidade textual e o inacabamento (ou abertura) das práticas discursivas como elementos constitutivos do sistema literário. Escrever para dialogar com um texto: admitir a possibilidade de ser a re-escrita criativa dos textos que lemos um dos possíveis nódulos da crítica literária. É investido desta estratégia que aqui apresento um poema que foi escrito com a intenção de ler o conto Amor, de Clarice Lispector, expandindo, em vez de limitar, a carga significativa que existe em potencial no texto da autora brasileira. O poema-leitura Amor de Clarice inscreve-se, por isso, na tradição devoradora e ‘plagiotrópica’ da poesia experimental.
- Poesia em meio digital: Algumas observaçõesPublication . Torres, Rui
- Marlboro: O discurso político mudou?Publication . Moutinho, Ana Viale; yesEste trabalho destina-se a dar uma ideia de como é que se relacionou a comunicação política com a das empresas tabaqueiras, qual a imagem dos EUA que a Marlboro transmite e como é que a empresa tabaqueira consegue passar a sua mensagem no meio dos protestos anti-tabagistas do século XXI.
- O desejo por uma comunicação em linha que, tal como a tradição, já não é o que eraPublication . Moutinho, Ana Viale; yesDiz-se muitas vezes que a tradição já não é o que era. Fala-se na mudança de paradigma da comunicação em linha. Estes dois actos estão associados ao facto de se ter passado de uma comunicação em linha passiva (emissor-receptor) para uma colaborativa (emissor-receptor-emissor-etc.) que, segundo parece, está a agradar bastante aos utilizadores que demonstram o desejo de trabalhar e interagir com ela, em detrimento de outras formas de comunicação. Este artigo pretende mostrar como é que o desejo definido por René Descartes está ligado à forma como o usuário utiliza os diversos meios de comunicação em linha para explicar e exemplificar aspectos positivos e negativos desta comunicação, de forma a que possa maximizar os resultados provenientes desta interacção.
- Cartografias Imaginárias: identidade e ruptura em três cartas da memória das Índias de Al BertoPublication . Torres, RuiPartindo da dimensão metapoética da obra Três Cartas da Memória das Índias, de Al Berto, avalia-se com esta comunicação a relação estabelecida, pela escrita, entre uma construção de espaços de dissolução e de exílio (discurso de ruptura) e uma poética dos regressos e dos lugares (agenciamento de identidade). Escritas e publicadas em 1986, estas três Cartas situam-se no espaço conceitual da ambiguidade e da melancolia, através do qual se articulam distanciamentos e semelhanças, diferenças e conexões. Promovida por uma procura das/de "Índias por descobrir", a viagem, realizada no domínio da escrita e do "corpo viandante" que dela emana, inscreve-se no percurso criativo do poeta: transgressão e ruptura, na escrita e pela linguagem, contra o deslocamento de uma identidade divergente.
- Do Texto Digital ao Cibertexto: Percursos de EscrileituraPublication . Torres, Rui
- Justificação metodológica da taxonomia do Arquivo Digital da Literatura Experimental PortuguesaPublication . Torres, Rui; Portela, Manuel; Sequeira, Maria do Carmo Castelo Branco
- A comunicação lúdica no anúncio publicitário: o jogo discursivo com o leitorPublication . Silva, Susana; Torres, Rui; Simões, Elsa
- Poema-objecto em Salette TavaresPublication . Torres, Rui
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »