Ensino Universitário
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- A dimensão psicológica no processo de reabilitação da lesão desportiva: uma perspectiva de profissionais de medicina desportivaPublication . Lomba, Nuno Lopes da; Marcolino, Paulo José CarvalhoA lesão desportiva representa uma ameaça diária ao atleta. A sua elevada incidência conduz a um necessário processo de reabilitação. Contudo, a lesão não se afigura apenas como um problema físico, constituindo a dimensão psicológica uma importante componente do tratamento. Embora se verifique um crescendo na investigação dos aspectos psicológicos da lesão desportiva e das intervenções psicológicas com os atletas lesionados, poucos estudos têm focado a perspectiva dos profissionais que lidam com estas problemáticas. Em Portugal a falta de investigação nesta área é notória e poderá ter repercussões nas práticas clínicas. Estudos (Cruz e Dias, 1997) demonstram que os atletas reconhecem o apoio da Equipa Médica e dos seus profissionais durante a sua recuperação. Todavia, e embora a medicina desportiva seja uma modalidade multidisciplinar, os estudos com profissionais de saúde têm incidido unicamente nos terapeutas. A presente investigação teve como objectivo descrever a percepção de vários PMD sobre a dimensão psicológica no processo de reabilitação da lesão desportiva. O Questionário sobre a Dimensão Psicológica na Reabilitação Desportiva (QDPRD) foi traduzido, validado e adaptado propositadamente para o estudo, através do The Physiotherapist and Sport Psychology Questionnaire (PSPQ). Os participantes com N=68 (29 Técnicos de Reabilitação, 16 Fisioterapeutas, 14 Médicos e 9 Enfermeiros), reconheceram que a lesão tem um impacto psicológico no atleta. O stress/ansiedade, a dependência do exercício e a revolta foram apontados como as respostas mais frequentes encontradas aquando da assistência aos atletas lesionados. A determinação, a sujeição ao tratamento, uma atitude positiva e a motivação foram identificadas pelos PMD como características associadas a atletas que enfrentam com sucesso a lesão. Por outro lado, a desmotivação e a depressão foram descritas como características relacionadas a um menor sucesso da recuperação. O tratamento da dimensão psicológica foi considerado indispensável para a reabilitação do atleta lesionado. Encorajar os pensamentos positivos, incentivar a autoconfiança, encorajar as técnicas de comunicação efetiva e diversificar os exercícios de reabilitação foram relatadas como as técnicas psicológicas mais utilizadas no tratamento. O acesso aos psicólogos do desporto ainda é restrito e a utilização de um sistema de referência não constitui uma realidade. O desejo de uma formação na área da medicina/reabilitação desportiva, sobretudo numa vertente mais prática, foi expresso pela grande maioria dos inquiridos. Aumentar a confiança a autoconfiança do atleta lesionado, incentivar pensamentos positivos e diversificar os exercícios de reabilitação foram as técnicas psicológicas pelas quais os PMD demonstraram um elevado interesse numa maior aprendizagem. Esta pesquisa aponta para a necessidade de enfatizar mais a dimensão psicológica na formação dos PMD e reafirma a indispensabilidade de serem realizados mais estudos de intervenção psicológica com atletas lesionados, de modo a poder demonstrar o seu potencial, tecer considerações e orientações de tratamento, promovendo uma intervenção cada vez mais eficaz no processo de reabilitação da lesão desportiva.
- Os efeitos de uma intervenção psicomotora numa criança com perturbação de défice de atenção/hiperatividadePublication . Dantas, Marta Sofia Lopes; Almeida, GabrielaEste projeto teve como principal objetivo verificar os efeitos de um programa de intervenção psicomotora, nos fatores psicomotores e no perfil psicomotor, numa criança com Perturbação de Défice de Atenção/Hiperatividade, após 15 sessões de Psicomotricidade. A pesquisa é um estudo de caso com experimentação e a amostra foi constituída por uma criança do género feminino de seis anos, a frequentar as Clínicas Pedagógicas da Universidade Fernando Pessoa, Porto. O instrumento utilizado foi a Bateria Psicomotora de Vítor da Fonseca (1995) para avaliar os fatores psicomotores (Tonicidade, Equilibração, Lateralização, Noção de Corpo, Estruturação Espácio-Temporal, Praxia Global e Praxia Fina). Os resultados obtidos no final do estudo demonstraram uma evolução positiva no perfil psicomotor quando comparados com os resultados anteriores aos da intervenção. Nos fatores equilibração, estruturação espácio-temporal e praxia fina a criança evoluiu do perfil Dispráxico (satisfatório) para um perfil Eupráxico (bom). Nos restantes fatores não foram observadas alterações, uma vez que a criança já apresentava e manteve um perfil Eupráxico. O mesmo sucedeu no fator lateralização, mas mantendo um perfil Hiperpráxico (excelente). Assim se conclui que o programa de intervenção psicomotora individual realizado para esta criança, trouxe ganhos nos fatores psicomotores com maior dificuldade, resultando numa melhoria do seu perfil psicomotor.
- Espondilite anquilosante: o exercício físico como reabilitação e promotor da qualidade de vidaPublication . Costa, Rosa Maria Dantas; Monteagudo González, María DoloresO objectivo principal deste estudo foi verificar a relação entre a prática do exercício físico e a qualidade de vida nos doentes com Espondilite Anquilosante. Participaram neste estudo 19 pacientes com espondilite anquilosante, 10 do género feminino e 9 do género masculino, com média de idades de 46,58 anos. Os primeiros sintomas ocorreram em média aos 27,53 anos; o tempo decorrido até ser estabelecido o diagnóstico foi de 6,88 anos e os pacientes apresentavam, em média, 10,83 anos de evolução da doença. Relativamente à prática de exercício físico, comprovou-se que 10 individuos praticavam regularmente e os restantes 9 não efectuavam qualquer tipo de exercício físico. Para o tratamento de dados recorreu-se ao programa estatístico SPSS (Statistical Package for Social Sciences), versão 12.0. Em termos de técnicas estatísticas, foram utilizadas a estatística descritiva e a inferencial. Observou-se que existem diferenças na percepção do estado de saúde em relação à prática de exercício físico. A idade actual, idade do diagnóstico e o tempo de estabelecimento do diagnóstico influenciam positiva e negativamente na qualidade de vida, em relação com a saúde.
- Estudo sobre a actividade física extra curricular e hábitos de lazer em crianças dos 13 aos 17 anos e a sua relação com o IMCPublication . Duarte, Maria José Soares Fernandes; Costa, LuísA saúde do Homem está, em grande medida condicionada pela alimentação que pratica e pelo estilo de vida adoptado. Hoje em dia assiste-se, no entanto, a um défice qualitativo nos regimes alimentares, a um exagero quantitativo e, consequentemente, a um desequilíbrio alimentar e ao aumento do sedentarismo, afectando grandemente a Saúde Pública. É a partir destas mudanças que se começa a fazer sentir o grave problema de saúde com que, actualmente, o mundo se debate. Em face do que foi referido, este estudo pretendeu caracterizar, conhecer os hábitos de prática de actividade física extra curricular e lazer, do universo dos alunos da Escola Secundária Alberto Sampaio em Braga, matriculados no 8º ano de escolaridade. Foram inquiridos 76 alunos, que pertenciam a três turmas do 8º ano e, compreendiam idades entre os 13 e os 17 anos. Foram recolhidos os dados através de medidas antropométricas e de um questionário, elaborado com questões de acordo com informações pretendidas, tratados os dados procedeu-se à sua análise que, tendo em conta os resultados, descreveu-se as várias associações possíveis com a relação peso/estatura das crianças. Constatamos que a prevalência do excesso de peso da amostra é de 5,26%, no entanto não se comprovou a existência de associação entre a relação peso/estatura das crianças e o género, a idade e a prática de actividade física extra curricular. Existe correlação entre o IMC e o meio urbano, isto é, podemos corroborar a hipótese de que a relação peso/estatura das crianças está associada a este meio. Na ocupação dos tempos livres, conseguimos comprovar que, quanto maior for a convivência com os amigos, menor vão ser os valores do IMC. A ajuda que os jovens dão aos pais nas suas profissões, foi também analisada e, temos que reconhecer a existência de associação entre as variáveis, pois, foi também verificada correlação. Por conseguinte, quanto maior for a ajuda prestada aos pais no seu trabalho, menor será o valor do IMC. Verificou-se correlação no tempo gasto para a deslocação casa escola, confirmando-se a hipótese relação peso/estatura e o tempo de percurso para a escola.
- Implementação da prática dos psicomotricistas na região do Alto Minho: um estudo exploratórioPublication . Cerqueira, Regina da Conceição Araújo; Almeida, GabrielaO fato de a Psicomotricidade ser uma área relativamente recente, faz com que persistam obstáculos à sua implementação. Com este estudo, pretende-se analisar até que ponto o mercado de trabalho na região do Alto Minho tem consolidado o conhecimento acerca da Psicomotricidade e práticas do Psicomotricista, reconhece a sua importância e está recetivo a´`a sua implementação. Recorreu-se a metodologia quantitativa, através da elaboração de um questionário de escala tipo Likert. Os dados derivam de 30 questionários, que, posteriormente, foram tratados com recurso ao SPSS. Concluiu-se que apesar do nível de conhecimento existente e importância atribuída estes não são ainda suficientes para a implementação da Psicomotricidade e práticas do Psicomotricista.
- A importância da intervenção psicomotora em idades precoces: estudo de casoPublication . Silva, Ana Rita Vintém da; Almeida, GabrielaEste projeto teve como principal objetivo verificar os efeitos de uma intervenção psicomotora precoce no neurodesenvolvimento de uma criança, após 23 sessões de Psicomotricidade. Tratou-se de um estudo de caso, do tipo pré-experimental e a amostra foi constituída por uma criança em idade pré-escolar, do género masculino, acompanhada na Clínica Pedagógica da Universidade Fernando Pessoa e a sua família direta. Os instrumentos utilizados foram a escala de Avaliação das competências no Desenvolvimento Infantil Schedule of Growing Skills II e uma versão adaptada da Escala de Satisfação das Famílias, constituída pelas questões que se justificam de acordo com o objetivo da investigação. No final foi solicitado à mãe que responde-se a um questionário, a fim de avaliar o grau de satisfação relativamente à intervenção. Os resultados obtidos no final do estudo demonstram uma evolução positiva em todas as áreas de competências, apesar de ainda estarem presentes imaturidades no neurodesenvolvimento. A discrepância relativa ao que é esperado para a sua idade cronológica foi reduzida comparativamente aos dados recolhidos na avaliação inicial. A área onde houve melhorias notórias foi nas competências visuais, tendo também melhorias em termos das competências locomotoras, manipulativas, fala e linguagem. Nas competências de audição e linguagem, autonomia e cognição, a evolução não foi tão notória, apesar de existente. Por sua vez, nas competências de interação social manteve-se na mesma faixa etária da avaliação inicial. Assim sendo, pode concluir-se que o programa de intervenção traçado para esta criança, trouxe ganhos no neurodesenvolvimento, resultando numa melhoria nas áreas de competências avaliadas, sem excluir a hipótese de que as melhorias podem estar relacionadas com fatores de ordem maturacional, caraterísticas do processo de desenvolvimento. Relativamente ao grau de satisfação das famílias sobre a intervenção realizada com o filho, demonstraram estar muito satisfeitos tanto ao nível do apoio à criança e aos pais, como ao nível da relação entre os pais e a terapeuta.
- Intervenção precoce em gémeos prematuros com imaturidade do desenvolvimento psicomotorPublication . Correia, Diana Maria Alves; Almeida, GabrielaO presente trabalho de investigação intitulado “Intervenção Precoce em gémeos prematuros com imaturidade do desenvolvimento psicomotor” fundamentou-se num estudo de caso com experimentação, proporcionado através da realização do estágio final da Licenciatura em Reabilitação Psicomotora, na Clínica Pedagógica de Reabilitação Psicomotora da Universidade Fernando Pessoa – Porto. O objectivo geral desta investigação foi verificar a evolução do desenvolvimento psicomotor de duas gémeas com uma intervenção precoce individualizada. Deste modo, para atingir este objectivo procedeu-se a uma abordagem quantitativa para avaliar as áreas do desenvolvimento psicomotor, as quais sofreram alterações com a intervenção precoce, e uma análise descritiva, descrevendo os dados recolhidos. Para esta avaliação foram observadas as áreas do desenvolvimento psicomotor das gémeas, através dos seguintes instrumentos de avaliação:Escala de AvaliaçãoThe Schedule of Growing Skills II e Escala do Desenvolvimento Mental de Ruth Griffiths. Os resultados obtidos no final do estudo demonstraram uma evolução positiva das áreas do desenvolvimento psicomotor investigadas, evidenciando-se a importância de uma intervenção precoce, a qual contribuiu favoravelmente para um desenvolvimento global das gémeas.
- Intervenção psicomotora precoce: estudo da evolução do desenvolvimento global de um bebé com Trissomia 21Publication . Mendes, Diogo Samuel Pereira; Almeida, GabrielaO presente trabalho de investigação intitulado “Intervenção psicomotora precoce: estudo da evolução do desenvolvimento global de um bebé com Trissomia 21”, fundamentou-se num estudo da evolução neuropsicomotora de um bebé com Trissomia 21 submetido a uma intervenção psicomotora precoce, proporcionada através da realização do estágio final da Licenciatura em Reabilitação Psicomotora, na Clínica Pedagógica de Reabilitação Psicomotora da Universidade Fernando Pessoa. O objetivo geral desta investigação foi descrever a evolução neuropsicomotora de um bebé portador de Trissomia 21 que beneficiou de sessões de psicomotricidade. Trata-se de uma investigação realizada ao longo das sessões de psicomotricidade que um bebé portador de Trissomia 21 recebeu na Universidade Fernando Pessoa- Polo de Ponte de Lima, no qual foram registadas, em todas as sessões, as evoluções observadas no perfil neuropsicomotor do mesmo. Para a avaliação e intervenção da criança, foi utilizado o Currículo Carolina como apoio à estimulação psicomotora, de forma a anotar e observar a evolução do bebé no decorrer das sessões. Os resultados obtidos no final do estudo demonstraram uma evolução positiva das áreas do desenvolvimento neuropsicomotor investigadas, evidenciando-se a importância de uma intervenção precoce, a qual contribuiu favoravelmente para um melhor desenvolvimento neuropsicomotor.
- A meta de Goldratt: o alicerce da nova contabilidade de ganhosPublication . Ribeiro, Helga Patrícia Mouta; Guimarães, RaulA Meta é um trabalho científico que apresenta uma nova visão da tradicional contabilidade de custos, apoiado em três medidas a saber: o lucro líquido, o inventário e a despesa operacional. Para alcançar a meta é necessário utilizar o método do raciocínio crítico, que assenta na procura de resposta a três questões: - O que mudar?; Para o que mudar?; Como motivar a organização para a mudança? Ao longo deste trabalho procurou-se apresentar uma visão desta obra, bem como descrever as respostas a fornecer às perguntas anteriores. Constitui, igualmente, pretensão deste trabalho, apresentar a evolução da teoria subjacente a esta obra, a TOC, bem como a sua aplicação à melhoria de todo o processo produtivo, tendo como base o processo de tomada de decisão que assenta em cinco passos: - Identificação de gargalos do sistema; Descoberta da sua forma de exploração; Subordinação de tudo à decisão anterior; Elevação dos gargalos do sistema; Retorno ao início sempre que exista a eliminação de um gargalo em qualquer um dos passos anteriores. A opção pela escolha deste tema resultou da leitura da Meta, por sugestão do Professor Doutor Raul Guimarães, que me despertou o interesse por esta nova teoria e me proporcionou o aprofundamento de conhecimentos relativos a esta, nomeadamente, ao nível dos benefícios proporcionados às empresas, da melhoria do processo de decisão e da sua comparação com os sistemas tradicionais e da sua aplicação aos diferentes sectores e áreas de actividade das empresas.
- Movimentação demográfica da população sénior na zona urbana de Viana do CasteloPublication . Bizarro, Pedro Jorge Penteado; Monteagudo González, María DoloresO propósito deste estudo foi caracterizar a evolução demográfica em Portugal, continuando com a avaliação da situação demográfica da população sénior na zona urbana de Viana do Castelo. Tenciona-se constatar o envelhecimento da população em Portugal, e em especial, na zona urbana de Viana do Castelo, visando alertar a necessidade de aumentar esforços para a melhoria da condição de vida do idoso. O envelhecimento demográfico evolui numa tendência comum, mesmo com as diferenças regionais, em termos de ritmo e nível. Este envelhecimento associado a uma baixa natalidade, torna-se deveras preocupante, pois assume-se uma necessidade urgente de criar melhorias de condições para esta recta final da vida humana. O envelhecimento demográfico das populações é um fenómeno irreversível das nossas sociedades modernas. Os impactos que se tem vindo a sentir, interferem nos equilíbrios individuais e colectivos. Para tal, utilizou-se como método de colheita de dados, através da observação directa dos dados dos arquivos nas Juntas de Freguesia de Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela, e também o Instituto Nacional de Estatística. Apresentando os dados para posterior comparação entre os 3 períodos avaliados e tratamento de dados em Excel. Fez-se uma breve caracterização do problema, apresentando-se as tendências demográficas em Portugal e na zona Urbana de Viana do Castelo e comparando-o com prévios estudos sobre o período entre 1991e 1996. Para esta caracterização dividiu-se em grupos etários, a população sénior da zona urbana de Viana do Castelo, entre dois mil e um e dois mil e seis, verificando, nos respectivos períodos extremos, de todas as fichas de recenseamento das freguesias que compõem esta designada área urbana: Santa Maria Maior, Meadela e Monserrate. Coloca-se a atenção mais relevante nos indivíduos com idade superior ou igual a 65 anos, com os seguintes sub-grupos: 65-69; 70-74; 75-79; 80-84; e igual ou superior a 85 anos. A constatação do envelhecimento demográfico, revela a necessidade do aumento de esforços na área socio-sanitária, procurando a promoção da independência no idoso. Ao verificar-se também um aumento da quarta idade, excepção feita à freguesia da Meadela (houve uma diminuição de 4 idosos), visa-se a necessidade de uma reabilitação integral prevenindo a dependência e evitando a imobilidade, parâmetro mais importante de saúde no idoso, pois é a maior causa de aumento de doenças. A necessidade da criação de equipas multidisciplinares assume-se como um ponto indispensável na quebra de ideias prés-estabelecidas do envelhecimento.