Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A importância da intervenção psicomotora em idades precoces: estudo de caso

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
PG_AnaRitaSilva.pdfPG_263021.07 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este projeto teve como principal objetivo verificar os efeitos de uma intervenção psicomotora precoce no neurodesenvolvimento de uma criança, após 23 sessões de Psicomotricidade. Tratou-se de um estudo de caso, do tipo pré-experimental e a amostra foi constituída por uma criança em idade pré-escolar, do género masculino, acompanhada na Clínica Pedagógica da Universidade Fernando Pessoa e a sua família direta. Os instrumentos utilizados foram a escala de Avaliação das competências no Desenvolvimento Infantil Schedule of Growing Skills II e uma versão adaptada da Escala de Satisfação das Famílias, constituída pelas questões que se justificam de acordo com o objetivo da investigação. No final foi solicitado à mãe que responde-se a um questionário, a fim de avaliar o grau de satisfação relativamente à intervenção. Os resultados obtidos no final do estudo demonstram uma evolução positiva em todas as áreas de competências, apesar de ainda estarem presentes imaturidades no neurodesenvolvimento. A discrepância relativa ao que é esperado para a sua idade cronológica foi reduzida comparativamente aos dados recolhidos na avaliação inicial. A área onde houve melhorias notórias foi nas competências visuais, tendo também melhorias em termos das competências locomotoras, manipulativas, fala e linguagem. Nas competências de audição e linguagem, autonomia e cognição, a evolução não foi tão notória, apesar de existente. Por sua vez, nas competências de interação social manteve-se na mesma faixa etária da avaliação inicial. Assim sendo, pode concluir-se que o programa de intervenção traçado para esta criança, trouxe ganhos no neurodesenvolvimento, resultando numa melhoria nas áreas de competências avaliadas, sem excluir a hipótese de que as melhorias podem estar relacionadas com fatores de ordem maturacional, caraterísticas do processo de desenvolvimento. Relativamente ao grau de satisfação das famílias sobre a intervenção realizada com o filho, demonstraram estar muito satisfeitos tanto ao nível do apoio à criança e aos pais, como ao nível da relação entre os pais e a terapeuta.
The project’s main goal was to verify the effects of an early psychomotor intervention in the neurodevelopment of a child after 23 Psychomotrocity sessions. This was a pre-experimental study case and the sample is composed of a male preschooler child, who is attending the Pedagogical Clinic of the University of Fernando Pessoa, as well as his nuclear family. The instruments used were the Schedule of Growing Skills II and an adapted version of the Schedule of Family Satisfaction, composed by the questions which are fit to be posed in accordance with the goal of this project was also used. At the end, the mother was asked to fill up a questionnaire, in order to evaluate the level of satisfaction obtained by the intervention itself. The results obtained at the end of the study show a positive tendency in the evolution of all skill areas, even though the neurodevelopment of the child in question still shows some immaturity. The discrepancy between what is expected from a child with this chronological age and the data gathered in the initial evaluation was reduced. The area that showed the most significant improvements was visual, but there were also notable improvements in the locomotor, manipulative and speech & language areas. In the hearing & language, self-care social and cognitive areas, evolution was not so great, although present. The interactive social area remained in the same age group as when the initial evaluation was made. Thus we can conclude that the intervention programme designed for this child brought about gainings in terms of neurodevelopment, resulting in a betterment of the evaluated skill areas, not excluding that they can be related to aspects of maturational order, which are natural to the development process. Pertaining the level of satisfaction of the family with the intervention suffered by their child, they have showed much satisfaction both in terms of the support provided to the child and themselves, as well as with the relationship developed between the parents and the therapist.

Description

Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Reabilitação Psicomotora

Keywords

Intervenção psicomotora precoce Neurodesenvolvimento Satisfação da família Early psychomotor intervention Neurodevelopment Family satisfaction

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

[s.n.]

CC License