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- Accompagnement en psychopédagogie perceptive et estime de soi: recherche qualitative et quantitative auprès d’une population de personnes accompagnées en psychopédagogie perceptivePublication . Bouchet, Valérie; Bois, DanisThis research investigates the effects of Perceptual Psychoeducation on self-esteem and attempts to answer the following question : « To which extent and how does Perceptual Psychoeducation contribute to raising self-esteem ? » The theoratical framework used is based on four consecutive chapters which address in turn the theoretical and conceptual aspects of Perceptual Psychoeducation, a first attempt at defining the concept of ways of being and the theoretical fields of motivation and of self-esteem. This dissertation has been conducted in the posture of a practioner-researcher using a mixed method. The quantitative approach refers to the Rosenberg Self-Esteem Scale which was applied to seventeen participants before and after a series of 12 sessions. It evaluates the initial level of self-esteem of the participants and how this evolved after the sessions are concluded. The qualitative approach is inspired by phenomenology and hermeneutics and is founded on Bois’ method of anticipation-emergence. The data was collected through seventeen semi-structured interviews, followed by a multi-category classificaction analysis, a case-by-case phenomenological analysis and a transversal hermeneutic analysis. The research shows positive results with regards to the effectiveness of Perceptual Psychoeducation in raising self-esteem and brings to light elements that contribute to a better understanding of the process that the participants experience as their self-esteem improves.
- Acervos culturais digitais e educação patrimonial: uma proposta de reuso educacional e ensino de história local a partir do centro de memória de GoiásPublication . Chagas, Paula Roberta; Gouveia, Feliz RibeiroA educação patrimonial contribui para a formação do indivíduo uma vez que permite o desenvolvimento do senso crítico reforçando sua identidade e autoestima ao mesmo tempo que promove o empoderamento desses sujeitos através da valorização de sua cultura, local e tradições. Esse conceito de educação está diretamente ligado à preservação do patrimônio material e imaterial como direito fundamental dos indivíduos e também está em consonância com os documentos da Unesco, do Plano Nacional de Cultura do Brasil e dos documentos curriculares escolares brasileiros. Nesse sentido, a presente pesquisa investiga como podemos contribuir com melhores práticas de ensino e aprendizagem no Ensino de História Local a partir dos aportes da Educação Patrimonial utilizando Acervos Digitais disponíveis no Centro de Memória de Goiás, uma plataforma online que oferece o acesso ao patrimônio histórico e cultural do território goiano, atuando como o lócus da gestão e preservação desses materiais. Esse estudo foi realizado na cidade de Morrinhos, localizada no Sul Goiano, região central do Brasil e por ser uma cidade relativamente distante dos grandes centros onde existem os Arquivos e Museus, a maneira mais acessível de trabalhar com fontes, documentos e artefatos históricos é a partir dos acervos digitais ou dos manuais escolares disponibilizados pelo governo, nos quais são priorizados os documentos históricos que versam sobre os grandes centros. A partir da observação in loco e da realização de estágios com os professores de história da cidade, verificou-se que esses dados dos acervos digitais, da maneira como estão apresentados online, não atendem às necessidades pedagógicas dos professores da rede de ensino básica, por serem de difícil acesso mesmo estando disponíveis online. Dessa maneira, essa pesquisa de doutoramento pretende contribuir – através do diagnóstico dos professores de história de Morrinhos e dos Estudos dos Usuários – para propor uma nova experiência de reuso dos bens culturais digitais, a partir da construção de um modelo de acesso e organização dos acervos digitais de acordo com as necessidades dos professores viabilizando a criação do Repositório de Ensino de História Local no Centro de Memória de Goiás, organizando dessa maneira um ecossistema que integre a atuação da Universidade Estadual de Goiás e seus acadêmicos enquanto Curadores Digitais e a comunidade escolar.
- O acesso à saúde oral em contextos de marginalizaçãoPublication . Castro, Luís Vasco de Oliveira da Silva de Loureiro e; Campelo, ÁlvaroEste trabalho de investigação, inicialmente baseado na observação dos espaços geográficos onde decorreria a recolha de dados, e em simultâneo, na pesquisa de informação bibliográfica, concretizou-se numa investigação empírica com trabalho de campo de grande duração. A questão central era identificar os problemas no acesso à saúde oral por parte de grupos sociais marginalizados ou excluídos da sociedade, com comportamentos associados à toxicodependência, alcoolismo, prostituição e por vezes portadores de doenças transmissíveis. Pretendia-se saber como, no acesso à saúde oral, estes processos interferiam, e quais as suas consequências, com o objetivo de conhecer a situação da amostra estudada e, a partir desse conhecimento, indicar propostas que superem tais limitações no acesso à saúde oral. Enquadra-se esta investigação no campo das Ciências Sociais, com particular abordagem antropológica, onde os dados fisiológicos e sanitários associados à saúde oral são analisados, combinando a teoria e metodologia médica com a teoria e metodologia antropológica, pois associamos a saúde e a doença oral ao comportamento humano, ao enquadramento social e cultural. As condições físicas onde decorreu a recolha de informação – Unidades Móveis da ARRIMO e Centro Social da Junta de Freguesia de Campanhã – foram as necessárias e suficientes. Independentemente de apresentarem algumas limitações/“condicionantes” não impediram a obtenção de alguns resultados conclusivos e fiáveis, que evidenciaram de forma clara a dura realidade da população estudada. A necessidade de cuidados de higiene oral e as consequências inerentes à sua má aplicação foram amplamente verificadas junto da população-alvo e analisadas no trabalho aqui apresentado. Constata-se, pelos resultados obtidos, que estes hábitos/cuidados de higiene oral quase não existem. Da população observada, apenas 32%, entende que a sua condição oral é de facto muito pior daquela que conseguem visualizar nas pessoas da sua idade; e, aproximadamente 33% indica que possui odontalgias, mas, destes, apenas 9% recorreram ao serviço do Médico Dentista. Situamos a nossa pesquisa na necessidade de incluir nas políticas sanitárias uma reflexão mais crítica e desenvolvida do conceito de justiça no acesso à saúde por parte de grupos desfavorecidos e socialmente marginalizados, pois é muito problemática e precária a política de saúde oral para esta população.
- Acidente Vascular Cerebral na região do Vale do Sousa: implicações da utilização da tomografia computorizadaPublication . Pinto, Júlio Manuel Peixoto; Martins, Luís FrançaOs acidentes vasculares cerebrais (AVC´s) constituem a principal causa de morte em Portugal e são um importante fator de morbilidade e de incapacidade, este evento é ainda superior ao observado em outros países europeus, reconhecendo no nosso País um problema gravíssimo na área da saúde pública. Os motivos desta maior prevalência dos AVC´s observados em Portugal não estão totalmente esclarecidos. Sabe-se que diversos fatores de risco modificáveis e não modificáveis convergem para a morbi-mortalidade da doença vascular cerebral. A técnica da tomografia computorizada crânio-encefálica tem sido largamente utilizada no diagnóstico e localização das lesões vasculares cerebrais agudas ou crónicas e com ou sem expressão clínica. Neste âmbito sobressaem os sinais indiretos de enfarte cerebral (silencioso ou não) e/ou as designadas lesões da substancia branca tidas como indicadores precoces de lesão vascular e que alguns consideram relacionados com deterioração das funções cognitivas. O objetivo do trabalho presente é o estudo do AVC na região do Vale do Sousa, através da análise de todos os casos registrados no primeiro semestre de 2012 no Centro Hospitalar Tâmega e Sousa, tentando compreender quais os fatores de risco mais relevantes na região e correlacionar a importância da TC como meio de diagnóstico, verificando se nesta área geográfica, o seu uso tem interesse no diagnóstico e nos procedimentos médicos subsequentes. Avaliar todo o processo, tentar identificar falhas propondo sugestões de melhorias caso existam.
- Acompanhamento jornalístico da Política em Portugal – realidades e possibilidades: análise da cobertura noticiosa de duas campanhas eleitorais, em 2011, em Portugal, a partir de três jornais diários e duas estações de televisãoPublication . Ferreira, Renato Pinto; Pinto, Ricardo JorgeO acompanhamento jornalístico da Política em Portugal pode ser feito, segundo uma teoria avançada por este nosso trabalho, de forma ‘horizontal’ – quando o enfoque nos media é dado ao combate/confronto entre poucas ideias dos candidatos políticos – ou de forma ‘vertical’ – quando há um maior desenvolvimento das ideias de cada um desses agentes políticos. Segundo a nossa perceção inicial, a cultura anti-classe política reinante em grande parte da população (e talvez nos media também) pode ser causa e/ou efeito de uma maior aposta no acompanhamento ‘horizontal’ no jornalismo feito. Através de investigação empírica realizada a jornais e telejornais das, respectivamente, eleições Presidenciais e Legislativas 2011 em Portugal, obtivemos uma perceção mais precisa da realidade concreta.
- Acordes de Chama: A Presença da Paixão e do Caos em Medeia e NormaPublication . Pereira, Marta Isabel Santos; Leão, Isabel Vaz Ponce de; Tunhas, PauloMedeia percorre um longo caminho. Na verdade, da antiguidade clássica surge frequentemente ao longo dos tempos como tema de produções artísticas. A qualidade com que a escrita de Eurípides a apresenta não é fenómeno alheio. O dramaturgo, possuidor de uma criação formal muito própria, apresenta Medeia como a entende, ou seja, inesquecível devido à sua acção perante as contrariedades. Medeia e Eurípides formam um par perfeitamente sincronizado – as características únicas da personagem como as do seu autor resultaram num trabalho que não ficou imóvel. Mais tarde, a música também toma Medeia. Muda o nome o lugar e o tempo, mas ela está lá. Em Norma, sacerdotisa umbilicalmente ligada à semi-deusa. Tema de outros criadores também incontornáveis, Romani e Bellini, cuja ligação a Eurípides é inegável, Norma sente igualmente o desaparecimento da paixão e o surgimento de uma desordem que a tortura. A forma como reage é totalmente diferente, o que leva a uma reflexão sobre as semelhanças e diferenças entre estas irmãs de destino. O trabalho encontra-se dividido em três capítulos nucleares. Num primeiro momento apresenta uma contextualização histórica relativamente à produção literária clássica, assim como uma consideração sobre o estilo de Eurípides. Em seguida, observa mais vagarosamente a tragédia Medeia, assim como a personagem que lhe dá nome e os principais momentos que nesta surgem. No início do segundo momento estabelece-se uma ligação entre o Classicismo e o Renascimento, no que diz respeito à música e valores que esta transporta. Contextualiza-se a ópera Norma, comenta-se a protagonista assim como o enredo. O terceiro capítulo, para além de mostrar o que junta e separa as protagonistas, dedica-se aos momentos de âgon presentes nas obras. Um fio conductor percorre todo o trabalho: a paz estabelece-se na presença da paixão e o caos tudo arrasa na presença da desarmonia. Medeia e Norma são as guias dessa viagem, tradutoras desses inesquecíveis momentos.
- Acufenos: caracterização biopsicossocial, desenvolvimento e avaliação da eficácia de uma intervenção psicológicaPublication . Oliveira, António Vasco Antunes Neves de; Meneses, Rute; Cunha, Nuno Trigueiros daO presente estudo pretende abordar a problemática dos acufenos, procurando, de entre vários indicadores biopsicossociais, identificar os que mais contribuem para uma menor Qualidade de Vida (QDV), que a literatura associa aos indivíduos com acufenos, e testar uma intervenção terapêutica baseada na biblioterapia, que, sendo simples e acessível, possa contribuir para uma melhoria da sua QDV. A primeira parte inclui três artigos que pretendem fazer o enquadramento teórico dos acufenos, a sua abordagem e intervenção terapêutica, além de aspectos associados à QDV destes indivíduos. Na segunda parte encontra-se um capítulo referente ao Método e 7 artigos onde é apresentada a caracterização de vários indicadores biopsicossociais (processamento auditivo central, hiperacusia, estratégias de coping, auto-eficácia, optimismo e espiritualidade, satisfação com o suporte social, ansiedade e depressão) e correlatos de 58 indivíduos com acufenos, existindo ainda dois artigos, um referente à caracterização e preditores da QDV desses indivíduos, e outro sobre a avaliação de um manual desenvolvido como instrumento de promoção da sua QDV através da melhoria dos indicadores psicossociais seleccionados. Os resultados mostram que os indivíduos que sentiam os acufenos como mais intensos, os que apresentavam hiperacusia, e os que apresentavam queixas de vertigem, eram quem tinha maior incómodo pela presença dos acufenos e pior QDV. Verificou-se igualmente que algumas estratégias de coping e a ansiedade estavam correlacionadas com pior QDV, sendo esta última o seu melhor preditor, explicando 13,2% da variação. Os resultados associados à intervenção revelam que quem usou o manual apresentou melhoria da sua QDV, enquanto que quem não teve acesso ao manual apresentou uma significativa diminuição. Os valores relativos à utilidade do manual são moderados e estão de acordo com os da literatura. Sendo o manual um instrumento simples e com baixo custo, poderá ser de considerar o seu uso alargado em contextos de saúde e vários profissionais, como primeira abordagem a estes pacientes. Estudos com outro tipo de intervenções terapêuticas associadas ao manual poderão dar indicadores de quais os seus níveis de eficácia, promovendo assim a investigação na problemática dos acufenos, procurando igualmente sensibilizar a população geral para um aspecto relativamente comum mas ainda pouco divulgado.
- Adaptação escolar de educação infantil à 8ª sériePublication . Brito, Maria do Carmo Amaral; Ramalho, JoaquimEste trabalho apresenta os factores motivacionais da adaptação escolar. Para compor o horizonte deste trabalho, analisaremos o cenário da adaptação das crianças, nas escolas, e discutiremos algumas acções pedagógicas necessárias para a superação deste problema, que historicamente afecta a educação brasileira. A adaptação escolar constitui um dos desafios mais críticos com os quais se defrontam as instituições de educação básica, pública e particular. Ela abrange diversas formas e mecanismos de expressão, refletindo um grande grupo de causas de diversas naturezas. Um dos maiores desafios sociais que a Educação do século XXI possui é a integração e a sociabilização das crianças com problemas de aprendizagem. Assim, também é necessário colocar-se esta tarefa aos pais e professores que enfrentem dificuldades com alguma criança. As habilidades afectadas com maior frequência são: leitura, escrita, processamento auditivo e de fala, e raciocínio em matemática. Portanto, os profissionais da educação devem estar preparados academicamente, e também ser contemplados com programas de educação especializados no desenvolvimento de habilidades adaptativas, assim como existir uma completa coordenação entre profissionais, família e instituições a fim de que possam ser proporcionados todos os recursos necessários a uma inserção social adequada da criança. Estes são os caminhos obrigatórios para se conquistar uma melhoria nos níveis de qualidade de vida das crianças, das famílias, e da sociedade. A pesquisa divide-se em dois momentos, a bibliográfica e a investigação: o trabalho bibliográfico teve por fundamento análises de literatura sobre o tema “Adaptação Escolar”. Buscaram-se subsídios que levantassem questões sobre a adaptação nas escolas, ao longo dos anos, pois o assunto tem sido objecto de estudos ligados à área educacional. Fizeram-se estudos e trabalhos sobre grandes pesquisadores da educação, onde FREIRE, IÇAMI TIBA, PIAGET, WALLON e LA TAILLE foram alguns dos autores pesquisados. A internet foi outra importante fonte, assim como o Regimento Escolar, que nos forneceu uma ajuda indispensável. No ponto central deste trabalho analisaremos como os empecilhos supostamente interferem na adaptação escolar, e versões que educadores, pais e estudiosos fazem sobre as causas e consequências desta problemática. Por fim, apresentaremos a conclusão a que chegamos através desta pesquisa. This work presents the motivational factors of the pertaining to school adaptation. To compose the horizon of this work, we will analyze the scene of the adaptation in the schools and we will argue some necessary pedagogical actions to overcome this problem, that historically it has been affecting brazilian education. School adaptation constitutes one of the most critical challenges with the which ones confront the institutions of basic, public and private education. It embraces several forms of mechanisms and expressions, and reflects a great numbers of causes of diverse natures. One of the biggest social challenges that there is in the education of the century XXI is the integration and the socialization of the children in learning problem. At this way, for parents and teachers who face this problem with some child is also placed this difficult task. The affected abilities with bigger frequency are: reading, writing, listening and speaking process, reasoning in mathematics. Therefore the professionals of education must be prepared with specialized programs of education, development of adaptable abilities and the coordination between professionals, family and institutions to provide the necessary resources for an adjusted social insertion is the way to an improvement in the levels of life quality. There were two moments in this resource, the bibliographical and the inquiry: the bibliographical work is based in research through literature about the theme “School adaptation”. Subsidies had searched that raised questions on the adaptation in the schools throughout the years; this has been analyzing object and the studious reflection linked to educational area. Studies and works were done about great researchers of education and counted with the indispensable aid of Pertaining to school Regiment. FREIRE, IÇAMI TIBA, PIAGET, WALLON and LA TAILLE are some authors of the searched workmanship. The Internet was another important source. In the central point of this work we will analyze: the impediments that we assume to intervene on the school adaptation and versions that studious educators, parents make about the causes and consequences of this problematic one. Finally, we will present the conclusion in which we arrive through this research.
- A adoção e implementação da modalidade b-learning no ensino superior: um estudo de caso em universidades do estado do AmazonasPublication . Vieira, Anacília Maria Cavalcante de Almeida Palmeira; Ribeiro, Nuno Magalhães; Pio, José Luiz de SouzaDe um modo geral as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão cada vez mais presentes no cotidiano dos indivíduos. Naturalmente, nas instituições de ensino superior, as TIC também se apresentam, no entanto, ainda há um caminho longo a ser percorrido até que essas se tornem agente determinante para o processo ensino-aprendizagem. A teoria geral de sistemas (TGS) e os conceitos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem na construção do conhecimento são mecanismos que podem auxiliar na promoção desta integração das TIC nos sistemas de ensino superior. O objetivo deste estudo foi de discutir sobre as TIC no âmbito do Ensino Superior com foco na adoção e implementação da modalidade b-learning, que se caracteriza pelo processo híbrido de ensino-aprendizagem, por meio da interação presencial e do e-learning e identificar as políticas estratégicas, estruturais e de suporte de instituições de ensino superior em relação ao uso da modalidade b-learning, bem como a identificação do estágio de adoção e implementação dessas universidades. Para isso, investigou-se as políticas estratégicas, estruturais e de suporte de 3 instituições públicas de ensino superior do estado do Amazonas. A metodologia adotada foi de caráter exploratório e quali-quantitativa em relação à abordagem do problema, sendo construída por meio de revisão bibliográfica e a aplicação de entrevistas com gestores e aplicação de questionários com docentes, técnicos e discentes. A análise dos dados coletados foi feita por meio da Análise de conteúdo (qualitativa) e da Análise estatística descritiva (quantitativa). Por meio da comparação dos dados entre docentes e discentes e da triangulação dos dados de gestores, técnicos e docentes, foi possível constatar que as IES estudadas encontram-se atualmente no Estágio 1 (consciência/exploração). Após todo o processo investigatório, análise e classificação das IES estudadas, desenvolveu-se um Modelo de Melhoramento de Processo para a Adoção e Implementação de BL – (MMPAI-BL) com base no CMM (Capability Maturity Model) e Framework teórico de Graham, Woodfield e Harrison. A aplicação deste modelo permite que as IES estudadas possam avançar para um nível de maturidade de maneira progressiva em relação à adoção e implementação da modalidade b-learning.
- Além do Twitter: o uso da rede social por Donald TrumpPublication . Lima, Joana Ribas Bernardes; Sousa, Jorge PedroEsta pesquisa parte de um problema de partida que é a questão da disseminação de informação por meio de dispositivos e plataformas atuais, em um momento em que surgem novos produtores de conteúdo e a informação já não passa pelas barreiras impostas pelos meios de comunicação tradicionais. Temos como protagonista da pesquisa o Twitter, mais especificamente, a proposta de aprofundar os temas relacionados à política e o uso da rede social. A analise foi feita pelo candidato e posteriormente eleito presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, levando em consideração a grande visibilidade que o uso da ferramenta trouxe para ele. através da análise de conteúdo durante o período determinado. O objetivo foi de entender os assuntos mais abordados por Trump, para assim verificar se a troca de informações é de qualidade, se expõe de forma embasada questões sociais, de interesse público, e de que modo. Concluiu-se que nomeadamente no caso das mídias sociais, é essencial notar que elas trazem uma mudança fundamental para o panorama tecnológico, além de alterar as estruturas que guiam aspectos de comunicação política tradicional. A partir dessas plataformas, há um “ambiente alternativo” no qual líderes, políticos e cidadãos têm a capacidade de se engajar em causas e se relacionarem uns com os outros, sendo esta capacidade multidimensional e expressivamente única em toda a história dos sistemas políticos. Além disso, as mídias sociais permitem que haja uma interação que independe de elementos geográficos, e a rapidez com que seus efeitos podem ser sentidos faz com que seja necessária uma maior eficiência na comunicação política, o que conduz à criação de novos cálculos na arena política. Donald Trump está à frente da ─ ainda ─ maior potência mundial. Sendo assim, cada ação que toma e cada opinião que emite é capaz de influenciar toda a política internacional. O diferencial de sua gestão está na maneira em que se pronuncia e que se comunica: Trump faz um amplo uso de mídias sociais, sendo o Twitter a principal delas. A forte influência que estas redes sociais têm na formação da opinião pública exigem que cada vez mais, existam regras de enunciação sobre aquilo que é publicado por políticos em rede.