FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Psicologia"
Now showing 1 - 10 of 534
Results Per Page
Sort Options
- O Abuso Sexual de Crianças e a Criança no Papel de Testemunha: Crenças e Mitos inerentes à Perceção dos Profissionais de Saúde MentalPublication . Sousa, Oriana Sofia Pereira Leandro de; Sani, Ana Isabel; Soeiro, CristinaO presente estudo pretende explorar a perceção dos profissionais de saúde mental acerca do crime de abuso sexual de crianças e as competências da criança no papel de testemunha, centrando-se para tal, na identificação das crenças e mitos existentes entre os participantes, no âmbito dessa problemática. Esta investigação pretende assim alargar o conhecimento relativamente a esta temática, enfatizando o facto de que qualquer profissional pode ratificar mitos de abuso sexual e que isso pode interferir nas suas atitudes perante a atribuição de credibilidade à criança. Os dados foram obtidos através da técnica da entrevista, como recurso a uma entrevista semi-estruturada e um questionário sócio-demográfico. Foram analisadas 11 entrevistas de uma amostra constituída por 9 psicólogos, 1 psiquiatria e 1 pedopsiquiatria, sendo 8 participantes dos sexo feminino e 3 do sexo masculino. Da análise realizada observou-se que os participantes detêm crenças adequadas quanto à situação abusiva; aos motivos para a criança não revelar a situação abusiva ou revelar apenas tardiamente; e quais os fatores que estão implicados/ afetam as competências da criança, enquanto testemunha credível. Por sua vez, os mitos observados surgiram relativamente ao agressor, acreditando que os abusadores apresentam caraterísticas distintas das outras pessoas e/ou doença mental e que abusam de crianças e/ou adolescentes motivados por um gosto padrão; relativamente às vítimas, acreditando que os rapazes adolescentes podem defender-se do abuso e que os adolescentes são abusados por terem caraterísticas semelhantes aos adultos; e sobre as caraterísticas do testemunho realizado pela criança, acreditando que as crianças não mentem sobre situações de abuso sexual e que não podem recordar/reportar de forma fidedigna eventos que aconteceram há muito tempo.
- Adaptação à lesão medular: saúde mental, suporte social, sintomas psicopatológicos e coping resilientePublication . Taio, Sofia Isabel Lopes; Silva, IsabelO presente estudo empírico teve como objetivo analisar se existe uma associação entre o suporte social percebido e a adaptação do doente à lesão medular, sintomas de depressão e ansiedade, coping resiliente, bem-estar e flourishing. Contou com a participação de 19 indivíduos (63,2% do sexo masculino e 36,8% do sexo feminino) com o diagnóstico de lesão medular com idades compreendidas entre os 22 e os 53 anos (M=39,89; DP= 8,66). Os participantes responderam anonimamente, através da plataforma digital Google Forms, a um conjunto de questionários: (1) Questionário Sociodemográfico e Clínico, (2) Escala de Satisfação do Suporte Social (ESSS), (3) Escala Breve de Coping Resiliente, (4) Escala de Ansiedade e Depressão Clínica (HADS), (5) Escala de Bem-Estar Mental de Warwick-Edinburgh (WEMWBS) – Versão Portuguesa, (6) Escala Continuum de Saúde Mental – versão reduzida e (7) Flourishing Measure – Medida de Florescimento – Versão Portuguesa. Os resultados revelam que quase metade da amostra se encontra num estado de saúde mental positiva flourishing (50%), com bons índices de bem-estar psicológico, social e emocional e níveis baixos de psicopatologia. Constata-se, ainda, a associação negativa forte entre o suporte social e os sintomas de depressão e ansiedade. Os resultados confirmam a teoria do efeito protetor do suporte social no que respeita à depressão e ansiedade na população com LVM. Ainda assim, os dados sublinham a necessidade de associar outras medidas de avaliação de saúde mental positiva (bem-estar psicológico, coping resiliente, flourishing, aspetos da personalidade do indivíduo, sexualidade/auto-estima e valorização do próprio) para predizer uma melhor adaptação à doença e de desenvolver estudos longitudinais com amostras mais alargadas.
- Adaptação cultural e linguística do The Work-Related Flow Inventory (WOLF) para a população portuguesaPublication . Soares, Tomé Morais; Silva, IsabelO WOrk-reLated Flow Inventory (WOLF) mede o flow no trabalho, definido como uma experiência de pico de curto prazo caracterizada por concentração, prazer no trabalho e motivação intrínseca. O conceito de flow no ambiente de trabalho tem despertado interesse crescente nas ciências sociais, especialmente na psicologia moderna e na sociologia. O objetivo deste estudo foi a adaptação cultural e linguística do WOLF para a população portuguesa. Foi estudada uma amostra de conveniência composta por 357 adultos empregados, com idades entre 20 e 79 anos (M= 46; DP= 12,3), que responderam à versão portuguesa do WOLF, desenvolvida através de tradução independente, criação de uma versão de consenso e análise cognitiva. Os participantes também responderam à escala de satisfação com a vida e à escala de ansiedade e depressão hospitalar. O questionário demonstrou elevada fidelidade global (α = 0,90) e nas subescalas: concentração (α = 0,75), prazer no trabalho (α = 0,95) e motivação intrínseca (α = 0,76). A análise estatística indicou boa sensibilidade, fidelidade, validade interna e externa convergente-discriminante, e boas propriedades psicométricas, tornando o WOLF útil para investigação e prática, independentemente da profissão, idade ou sexo. Esta escala breve de 13 itens facilita a avaliação do bem-estar e do flow no trabalho.
- Adaptação do Questionário da Qualidade da Interação Profissional de Saúde - Doente para a População Portuguesa (QQPPI)Publication . Silva, Ana Filipa Andrade da; Silva, Isabel; Fonte, CarlaA interação mostra que os problemas na comunicação que surgem entre os profissionais de saúde e os utentes são bastante comuns e que podem afetar negativamente a todo o processo envolvente da consulta, podendo mesmo comprometer a eficácia dos planos de tratamento e, consequentemente, a sua satisfação com os cuidados de saúde. Neste sentido, os instrumentos de avaliação apresentam-se como um elemento fundamental para caracterizarmos a realidade portuguesa neste domínio, com vista a um futuro planeamento de eventuais formações que vão efetivamente ao encontro das necessidades da sociedade. O presente estudo tem como objetivo primordial contribuir para a adaptação do Questionnaire on the Quality of Physician-Patient (QQPPI), criado por Bieber, Müller, Nicolai, Hartmann e Eich, em 2010, testando a sua validade, fidelidade e sensibilidade. Participou no estudo uma amostra de conveniência constituída por 107 indivíduos, dos quais 63,6% são do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 19 e os 86 anos (M=55,93; DP=15,91). Os participantes foram avaliados quando se deslocavam a centros de saúde para realizar consultas ou exames de rotina. No final das suas consultas eram encaminhados para a sala dos investigadores, onde lhes era apresentado o estudo. Obtido o seu consentimento informado era-lhes solicitado que respondessem a um questionário sóciodemográfico e ao QQPPI. O instrumento revelou apresentar uma consistência interna elevada (α total = 0,94), boa validade e boa sensibilidade. De uma maneira geral, os resultados mostram-nos que os participante se encontram na sua maioria, satisfeitos com a comunicação e interação que estabelecem com os profissionais de saúde que os atendem.
- “Adição ao Jogo online”: Duas perspetivas complementaresPublication . Ferreira, Fernanda Maria Gonçalves; Teixeira, ZéliaEsta dissertação visa compreender a adição ao jogo online, através de duas perspetivas complementares que se congregam num estudo de caso. Analisamos o discurso de um jogador predominantemente de Blackjack online adicto a esta prática (F.) em processo de desabituação, e desenvolvemos a mesma metodologia junto da mãe deste, enquanto fonte complementar de informação, através de entrevistas semi-estruturadas. Desta análise emergiram resultados que clarificam os fatores que funcionam como determinantes da adição, que a mantêm bem como elementos indispensáveis para compreender a decisão de paragem do jogo. Nesta dinâmica conjugamos a perspetiva de F e da sua mãe. A metodologia escolhida para análise dos dados de investigação foi a Grounded Analysis Theory, partindo das vozes dos dois participantes e tendo como objetivo a construção de uma narrativa alternativa e assim contribuir para uma melhor análise de compreensão dos dados obtidos. Através de um processo indutivo de produção de conhecimento organizado e obedecendo a uma sequência que busca uma maior complexidade de integração, tem como objetivo final gerar uma teoria sustentada nos dados recolhidos (Fernandes & Maia, 2001). Enquanto metodologia qualitativa permite-nos aceder aos significados múltiplos que emergiram da experiência destes dois participantes. O jogo online sustentado na sua fácil disponibilidade tem como consequência um maior isolamento do jogador, e uma vez que as recompensas financeiras são uma possibilidade alimenta o ciclo do comportamento aditivo. A observância de problemas físicos e psicológicos percebidos como graves, justificaram uma abordagem de tratamento multidisciplinar, envolvendo ajuda farmacológica, psicológica e social. Os estudos existentes sobre o jogo online são ainda muito escassos, justificandose o estudo qualitativo na construção do conhecimento, pela análise mais detalhada dos fatores que podem contribuir para uma melhor compreensão de todas as especificidades presentes, numa perturbação aditiva ao jogo online.
- Adjuvant vs. neoadjuvant chemotherapy in women with breast cancer: psychosocial correlatesPublication . Santos, Ana Sofia Cardoso dos; Silva, Isabel; Meneses, RuteO estudo do cancro da mama e dos tratamentos associados tem sofrido inúmeros avanços nas últimas décadas; no entanto, o cancro da mama ainda é uma doença que causa diversas mudanças na vida das mulheres e que, portanto, tem diversos efeitos no seu estado psicológico a diferentes níveis, nomeadamente na sua qualidade de vida e no seu bem-estar. Como tal, decidiu-se realizar uma revisão sistemática da literatura para perceber como se encontra o estado da arte neste momento relativamente a este tema. Os objetivos desta revisão são, então: (a) sintetizar o conhecimento atual acerca de como a qualidade de vida, o suporte social, a espiritualidade, o afeto positivo, o afeto negativo e o coping resiliente se comportam durante a experiência do cancro em mulheres com cancro da mama; e, (b) sintetizar as intervenções psicológicas que se dirigem a estas dimensões e os seus resultados. Como método de pesquisa recorreu-se à base de dados B-On com a seguinte frase booleana: ((“breast cancer”[TI]) AND (“quality of life or health-related quality of life”) AND (“spirituality or religion or faith”) AND (“positive affect or negative affect or positive emotions or negative emotions”) AND (“resilience or resilient coping”) AND (“chemotherapy”)). A data de publicação considerada foi de 2011 a 2021. No total, obtiveram-se 126 artigos, dos quais apenas ficaram 27: 22 estudos quantitativos e qualitativos e 5 estudos intervencionais. Muitos estudos reconheceram o impacto psicológico do cancro da mama nas mulheres; contudo, esta é ainda uma área que deve continuar a ser investigada a fim de melhorar as intervenções psicológicas nestas áreas e de melhor satisfazer as necessidades destas doentes, as quais variam consoante os estádios da doença e as etapas do tratamento. Como tal, foi desenvolvido um estudo empírico com um desenho transversal e foram delineados os seguintes objetivos: (a) analisar a qualidade de vida de mulheres com cancro da mama que foram ou que estão a ser submetidas a quimioterapia adjuvante ou neoadjuvante; (b) descrever os níveis de afeto positivo e negativo, de coping resiliente, de bem-estar espiritual e de suporte social percecionado de mulheres com cancro da mama submetidas a quimioterapia; (c) examinar se há diferenças ao nível destas características psicossociais entre mulheres que passam por quimioterapia adjuvante e mulheres que passam por quimioterapia neoadjuvante; e, (d) examinar se existem associações entre estas variáveis psicossociais.
- Adultos com experiências precoces de vitimação e resiliência: estudo qualitativoPublication . Neiva, Susana Maria Fernandes da Silva Albuquerque; Fonte, Carla; Caridade, SóniaA literatura tem vindo a comprovar que determinados indivíduos conseguem integrar-se ou ajustar-se de forma positiva e normativa nas sociedades em que vivem, apesar das vivências altamente adversas ocorridas, ainda numa idade precoce, poderem potenciar um percurso significativamente diferente. O presente estudo, de índole qualitativo, tem como objetivo geral analisar e caracterizar o percurso de vida de adultos, que precocemente vivenciaram formas de vitimação em contexto familiar, procurando identificar os fatores que contribuíram para o seu ajustamento psicossocial. Para tal, recorreu-se a uma entrevista semiestruturada, elaborada para o efeito, e a qual foi administrada a 10 participantes com idades entre 19 e 41 anos (M=26.1; DP=8), selecionados a partir de informantes privilegiados e que os identificaram como sendo resilientes. O conteúdo das entrevistas foi analisado através da grounded analysis. Os resultados revelam que os participantes no decorrer do processo de vitimação desenvolveram características comportamentais semelhantes (e.g., isolamento, baixa autoestima, revolta, agressividade), identificando a retirada do meio familiar como elemento promotor da mudança ocorrida no seu percurso e autoconceito. De igual modo, identificaram a existência de sonhos, de objetivos de vida e a presença de pessoas significativas (e.g., irmãos, parceiros, amigos) como sendo determinantes na construção do seu percurso resiliente. A retirada do contexto familiar foi identificada pelos participantes como uma medida de intervenção relevante na proteção da criança e subsequente ajustamento psicossocial. Os resultados do presente estudo permitem evidenciar a importância dos fatores protetivos no ajustamento psicossocial, algo que deve ser considerado na intervenção psicoterapêutica com crianças em risco.
- O afecto na adaptação dos estudantes do primeiro ano do Ensino Superior e seus correlatosPublication . Pires, Paula Graça Pereira; Meneses, RuteA entrada e a adaptação ao Ensino Superior consistem num período muito emocional, causador de manifestações positivas, bem como de expressões negativas, como sejam a ansiedade e o stresse. Neste sentido, perspectiva-se que quanto mais os estudantes do ensino superior se sentem integrados e felizes mais irão evitar e minimizar as consequências associadas a afectos negativos, que podem, em grande parte dos casos, estar na origem ou contribuir para o insucesso académico e até mesmo para o abandono escolar. O presente estudo pretende investigar em que medida as variáveis afecto negativo e afecto positivo estão relacionadas com factores sociodemográficos idade, sexo, curso e saída de casa ou não aquando do ingresso no ensino superior, em estudantes do primeiro ano do ensino superior, assim como explorar a relação entre o afecto (positivo e negativo) e a percepção de saúde da amostra em estudo. Para o efeito foi utilizado o Questionário Sócio–Demográfico do Questionário de Vivências Académicas Reduzido (QVA-r) (Almeida, Soares & Ferreira, 2002), a Escala de Afecto Positivo e Negativo (PANAS), adaptado, por Galinha e Ribeiro (2005), e os itens 1 e 2 do Questionário de Estado de Saúde SF–36 (Ribeiro, 2005). Estes instrumentos foram administrados a uma amostra de 102 estudantes do 1º ano de ensino superior na região Norte de Portugal (26,5% do sexo masculino e 72,5% do sexo feminino). Os resultados obtidos permitem concluir que, a amostra em estudo, o sexo e a percepção de saúde dos participantes são factores diferenciadores no que concerne ao afecto (negativo e positivo), sendo que o curso, a saída ou não de casa e a idade não o são. Estes resultados têm implicações ao nível de intervenção no afecto no âmbito da adaptação ao Ensino Superior.
- Aferição para a população portuguesa da Escala de Mobbing de Leymann (LIPT-60)Publication . Máximo, Cristiana Alves Valério; Martins, José SoaresO assédio moral é um fenómeno antigo, que remonta ao começo do trabalho e infringe o princípio da dignidade humana. Pode-se atribuir várias designações mas a mais consensial e antiga foi a utilizada por Leymann na década de 80, que designou este fenómeno como mobbing, tendo igualmente definido este fenómeno como um conjunto de condutas hostis, repetidas e persistentes contra um ou mais indivíduos numa relação entre o ofensor e a vítima. O objetivo principal deste estudo foi a aferição para a população portuguesa da Escala de Mobbing de Leymann (LIPT-60), tendo por base o LIPT (Leymann Inventory of Psychological Terrorization), mais concretamente o Cuestionario de estratégias de acosso en el trabajo – el LIPT-60 modificado de González de Rivera & Rodriguez Abuín (2005), constituído por 60 questões. Procedeu-se a um estudo quantitativo, de carácter correlacional, de corte transversal e exploratório, onde a amostra é constituída por 294 participantes. Apesar das diversas dificuldades e limitações encontradas ao longo da elaboração desta tese, os resultados deste estudo demonstraram que é válida a utilização da Escala de Mobbing de Leymann (LIPT-60). Este estudo permitiu, deste modo, uma melhor compreensão da temática do mobbing, sendo a utilização desta escala importante porque o assédio moral é uma realidade presente em muitos locais de trabalho, que além de trazer consequências para a vítima, traz igualmente consequências para a própria organização e para a sociedade.
- Agressão sexual feminina: uma revisão sistemática da literaturaPublication . Zorrinho, Rute Mafalda Oliveira; Caridade, Sónia; Soeiro, CristinaEste artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura que examina a agressão sexual feminina, com vista à identificação da prevalência da agressão sexual cometida por mulheres, definição das tipologias de agressão sexual e do tipo de comportamentos associados a esta forma de agressão, quer no panorama nacional e quer no internacional. A pesquisa foi efetuada em três línguas (português, espanhol e inglês), nas seguintes bases de dados eletrónicas: B-ON, Sage, ScienceDirect e PubMed, no período compreendido entre 22 de março e 14 de abril de 2016. Para tal, recorreu-se ao cruzamento das palavras-chave: (female) AND (“sexual offenders”) AND (typologies) AND (prevalence) AND (“sexual offences”) NOT (internet) NOT (homicide). Os oito estudos analisados foram publicados entre 2005 e 2016. As agressoras sexuais femininas apresentam um conjunto de características específicas, nomeadamente quanto à idade de prevalência da agressão, nível de escolaridade, vivência de experiências traumáticas prévias, história de vitimação em adultas e problemas a nível pessoal e socioafetivo. No que respeita às características das vítimas, não se verifica uma concordância quando ao sexo predominante, sendo que no que se refere à idade, estas são maioritariamente crianças ou adolescentes. As agressoras sexuais femininas tendem a utilizar métodos não coercivos, assumindo menos comportamentos predatórios e de violência. Por fim, observa-se um reduzido número de dados relativamente às variáveis jurídico-penais, sabendo-se que a pena pode variar entre suspensa e efetiva. Dada a escassez de investigações deste fenómeno em Portugal, e considerando a existência de domínios por explorar, trata-se de um objeto de estudo algo emergente.