Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
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Browsing Faculdade de Ciências Humanas e Sociais by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Economia e Gestão"
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- As agências de assessoria de imprensa e os desafios da era digital: uma análise qualitativa da realidade brasileiraPublication . Oliveira, Tiago Reis de; Cardoso, Paulo RibeiroEste trabalho discorre sobre algumas possíveis mudanças pelas quais passam ou deverão passar as agências de assessoria de imprensa frente aos desafios da comunicação digital, a partir do ponto de vista dos profissionais das empresas de assessoria de imprensa, dos clientes e dos especialistas - aqui representados por jornalistas, assessores de imprensa e pesquisadores ou professores do setor de comunicação, cujas atividades se relacionam direta ou indiretamente a esse mercado. O presente estudo visa promover uma discussão a respeito dessas mudanças no presente e no futuro das assessorias, a partir do ponto de vista dos entrevistados. Não é intenção do estudo estabelecer hipóteses ou firmar teorias a respeito do assunto abordado, mas ao contrário, permitir um olhar apurado sobre algumas questões atuais e inevitáveis, como o crescimento da internet, o uso de suas ferramentas no setor de comunicação e as possíveis consequências desse processo no decorrer da prática profissional do assessor de imprensa. Tem como objetivo principal o entendimento do novo contexto digital - ainda cheio de inseguranças e incertezas - para o mercado das agências de assessoria de imprensa, sob a ótica dos profissionais das agências de assessoria, clientes e especialistas. Apresenta, ainda, como objetivos secundários, identificar possíveis mudanças no perfil ideal, desejado e contratado dos assessores de imprensa pelas empresas e nas relações estabelecidas entre estas e seus clientes, sob o ponto de vista dos agentes entrevistados.
- Análise da relação entre o sentido de vida, o comprometimento organizacional e a intenção da saída da organizaçãoPublication . Dantas, Clarissa Vieira; Pimentão, CristinaO sentido de vida vem sendo tema de variadas pesquisas relacionadas à saúde e ao trabalho. O trabalho tem sido citado em muitos estudos como parte do sentido de vida, e os trabalhadores e organizações precisam conhecer mais de perto esta relação para lidar melhor com suas dificuldades. A presente dissertação teve como objetivo principal analisar o impacto da existência de sentido de vida e da procura de sentido de vida no tipo de comprometimento do trabalhador com a organização e na sua intenção de permanecer ou sair da organização. Mais especificamente, foram avaliadas as correlações do sentido de vida com o comprometimento organizacional e com a intenção de saída e as relações das variáveis sociodemográficas (sexo, idade, escolaridade e antiguidade) com a presença e de sentido de vida, com o comprometimento organizacional e com a intenção de saída. O questionário foi composto pela parte de dados sociodemográficos e as escalas questionário do sentido de vida, comprometimento organizacional e intenção de saída. Foram aplicados 250 questionários a trabalhadores de diferentes áreas e setores, com idades compreendidas entre os 18 e 65 anos, sendo 168 mulheres e 82 homens, com níveis de escolaridade desde o ensino fundamental até o doutorado. Os resultados demonstraram existir uma relação significativa entre o sentido de vida, nas dimensões de presença e procura, os tipos de comprometimento e a intenção de saída, apresentando inclusive uma relação antagônica do comprometimento afetivo e a intenção de saída. Observou-se também relações significativas entre as variáveis idade, escolaridade e antiguidade e o sentido de vida, os tipos de comprometimento e a intenção de saída, enquanto a variável sexo apenas se relacionou de forma significativa com o comprometimento organizacional. Este estudo pretende contribuir para ampliar as possibilidades de relacionamento trabalhador / empresa, o que pode ajudar a ampliar os resultados de ambos os lados desta relação.
- Análise do comportamento de compra, inovação e envolvimento do consumidor brasileiro de vinhosPublication . Perez, Maria Luiza Nonato; Ramos, PauloO objectivo deste estudo foi identificar a preferência de vinho dos consumidores brasileiros e seu envolvimento do produto, fidelidade à marca, inovação e país de origem. Para chegarmos a conclusões significantes, este estudo exploratório procura respostas para as questões relacionadas a fatores demográficos, características e padrões de consumo de vinho que podem vir a definir sua decisão no processo de compra. Para obter dados da análise, foi aplicado um questionário autoadministrado com escala de base 5 pontos Likert e três escalas de envolvimento foram utilizadas para testar as hipóteses. Como resultado do estudo, foram identificadas oportunidades interligadas principalmente à inovação no mercado brasileiro para países exportadores de vinhos que tenham interesse em atuar neste mercado em questão. Este estudo aponta que este consumidor possui interesse em ter novas experiências no que diz respeito ao consumo de vinho, portanto, é um mercado de se interessa por inovações no vinho. De acordo com dados do Ibravin, Instituto Brasileiro de Vinho, atualmente o Chile é o líder em exportação de vinhos para o Brasil. Em 2017 Portugal ultrapassou a Argentina no volume de vinho exportado para o Brasil e está em segundo lugar no ranking desde então. Conforme dados de 2018 do Ibravin, o Chile detém 44% da participação de mercado, e o segundo lugar, Portugal, possui 15%. Desta forma entende-se que ainda há muito potencial de aumento na participação de países exportadores de vinho no mercado brasileiro. Serão sugeridas nesta pesquisa, após resultado do inquérito, de que forma os exportadores de vinho podem direcionar sua estratégia de marketing com intuito de aumentar seu market share no mercado brasileiro de vinho através do maior conhecimento sobre o comportamento deste consumidor em questão.
- Análise estratégica organizacional: um caso do setor desportivo escolarPublication . Silva, Kleber Quintela Vieira; Bernardo, SandraEste estudo parte da utilização de ferramentas de planejamento estratégico com vista à análise da viabilidade financeira do setor esportivo numa instituição escolar. Neste contexto, buscando a melhoria e o fortalecimento da instituição, é realizado um diagnóstico a fatores externos (através dos métodos PEST e 5 Forças Porter) e a fatores internos (através da análise funcional), posteriomente resumidos numa matriz SWOT. Como resultado do diagnóstico interno e externo do posicionamento da empresa efetuado definiu-se como objetivo o crescimento através do aumento da quota de mercado, diversificação dos negócios e identificação de novas oportunidades. Estes objetivos foram incorporados numa análise de cenários que permitiu concluir que, além dos benefícios relacionados à pratica esportiva, o investimento no desporto escolar na instituição em análise é financeiramente viável.
- Ao sabor das escolhas: discursos e percursos em torno da profissão e do seu exercícioPublication . Moreira, Rayanny Cardoso; Santos, LuísA presente investigação versa sobre o sabor das escolhas profissionais, relatando desde, seus principais estímulos e influências na escolha, até a efetiva atuação na área desejada. Tendo como ideia central responder os seguintes questionamentos: Suas escolhas profis-sionais lhes trazem felicidade? Quais sabores suas escolhas te ofertam? O estudo de caráter exploratório, faz uso do método qualitativo e sua aplicação se dá através de entrevistas em profundidade e grupo focal. Para este, optou-se por efetuar o estudo em uma Prefeitura Municipal no interior da Bahia, no Brasil, pelo fato da organi-zação possuir profissionais de áreas diversas atuando como gestores municipais. Assim sendo, foi realizada a pesquisa com todos os secretários municipais e também com o prefeito, na busca de obter representantes de todos os colaboradores da prefeitura. Os principais objetivos deste estudo consistem em, explorar as perspectivas de gestores públicos em torno das suas escolhas e dos seus percursos profissionais; evocar memó-rias relacionadas com estímulos e influências relacionados com as escolhas profissio-nais; identificar posicionamentos relativos à profissão atual; articular as escolhas profis-sionais com a auto percepção de realização profissional, considerando o peso salarial, a importância do reconhecimento e a atenção a carga horária agregada na atividade. Em síntese, os resultados sugerem uma variação de sabores entre o doce e o amargo, associados às escolhas e aos percursos dos profissionais. A obtenção de resultados e a contribuição para a qualidade de vida dos munícipes foram associados ao doce, e os entraves da administração pública e a limitação de recursos ao sabor amargo. Os resul-tados sublinham ainda a importância de, no quotidiano profissional, ir sabendo temperar os sabores, de forma a alcançar a realização profissional.
- Atratividade do mercado brasileiro para a internacionalização das instituições de Ensino Superior PortuguêsPublication . Santos, Grace Leni Penedo dos; Cardoso, AntónioA internacionalização institucional de universidades ou a internacionalização de pesquisas científicas, por exemplo, impulsionam intercâmbios de alunos que querem estudar fora do país. A pergunta-problema do estudo é: Qual a atratividade do mercado brasileiro para a internacionalização das instituições de ensino superior portuguesas? O objetivo da pesquisa é compreender a atratividade do mercado brasileiro para a internacionalização das instituições de ensino superior portuguesas. Para atingir esse objetivo, visa-se: a) avaliar o potencial do mercado das IES no Brasil; b) determinar quais os cursos mais procurados pelos brasileiros; c) determinar as condições para a entrada das IES no Brasil; d) averiguar a alternativa de entrada no mercado mais adequada e as características de oferta a serem implementadas e; e) mensurar o potencial de crescimento do mercado brasileiro. O método empregado na pesquisa foi o indutivo, adotando-se técnicas quantitativas e qualitativas em cinco fases. Contou-se ainda com o design de pesquisa descritivo associado à pesquisa explicativa. Os dados foram coletados por questionários online e por meio de entrevistas semiestruturadas. Contou-se ainda com as análises, estatística na mensuração dos dados e a descritiva na explicação das variáveis. Os resultados levaram à compreensão do processo de internacionalização das instituições de Ensino Superior, considerando-a uma realidade contemporânea necessária para o mercado da educação do século XXI. Contudo, para internacionalizar uma IES é preciso ir além da oferta de um ensino de qualidade, adentrando estratégias empresariais específicas que ajudem a divulgar de forma adequada a universidade aos potenciais candidatos de uma pós-graduação. As contribuições se estendem aos alunos de ensino médio e superior, bem como às universidades com visão de internacionalização. A conclusão confirma, portanto, que a internacionalização das IES é atrativa para ambos os mercados, brasileiro e português.
- Avaliação da gestão do conhecimento em empresas de prestação de serviços que atuam na capital do estado do MaranhãoPublication . Campos, Lúcia Helena Silva; Gouveia, Luis BorgesA Gestão do Conhecimento é um assunto da atualidade e tem gerado diversas discussões. A cada dia este tema vem despertando maior interesse das organizações pela sua relevância no mercado de competividade, uma vez que o conhecimento passou a ser considerado o recurso mais importante para as empresas. A presente pesquisa apresenta as formas e meios utilizados para gerir o conhecimento nas empresas de prestação de serviços da capital do Estado do Maranhão. Este estudo aborda as diferenças nas metodologias e ferramentas utilizadas de acordo com a atividade econômica da empresa; os principais fatores que interferem na Gestão do Conhecimento e no compartilhamento e disseminação entre os colaboradores, além da percepção destes quanto ao processo de compartilhamento e disseminação do conhecimento. Para analisar as formas e meios utilizados para gerir o conhecimento nas empresas e identificar se há diferenças nas metodologias entre as mesmas, foi realizada entrevista semiestruturada com o responsável pelos processos de desenvolvimento e treinamento da área de recursos humanos e quanto ao diagnóstico dos principais fatores que interferem na gestão do conhecimento e no compartilhamento e disseminação do conhecimento entre os colaboradores. De modo a verificar a percepção dos mesmos quanto a este processo foi elaborado e aplicado um questionário fechado composto por 01 (uma) questão subjetiva, onde o pesquisado descreveu livremente a sua opinião e 14 (quatorze) questões objetivas empregando o modelo da escala de Likert. Os dados coletados através dos questionários foram mensurados utilizando gráficos que permitiram uma visualização objetiva dos resultados apurados, bem como uma análise crítica detalhada, enquanto que os dados coletados na entrevista foram analisados por recursos de análise de conteúdo. Diante dos resultados obtidos nesta pesquisa nota-se que o alcance da Gestão do Conhecimento nas empresas de prestação de serviços é reduzido e limitado e o conhecimento gerenciado inferior diante do intelecto presente nas organizações. O desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes, não é explorado como a Gestão do Conhecimento preconiza.
- Avaliação da liderança, motivação e recompensa: estudo de caso num banco de Luanda - AngolaPublication . Malebo, Gaspar Pedro; Bandeira, FernandoO ambiente organizacional no mundo globalizado actual é altamente instável, como consequência quer a gestão estratégica quer a sua implementação operacional, são solicitadas constantemente a adaptar-se a novos modelos de gestão e suscitam problemas às organizações que fazem sentir os seus efeitos transversalmente, uma das áreas que faz ressonância destas constantes mudanças são os Recursos Humanos. O presente trabalho centra-se no segmento restrito dessa realidade que se focaliza na liderança, motivação e recompensa. O objecto da investigação é uma instituição bancária em Luanda (Angola), como instrumento de investigação foi usado um inquérito, cujas questões decorreram do acervo conceptual patente na literatura. Concluiu-se que a avaliação da liderança é simétrica à avaliação da recompensa e que a motivação apresenta um perfil aproximado à média geral, analisados os dados em função das categorias das variáveis sociodemográficas, foi possível concluir que em múltiplas instâncias, elas condicionam e sobre determinam os resultados globais.
- A avaliação da qualidade dos serviços de saúde: o caso do Hospital Padre AméricoPublication . Magalhães, Deolinda Cláudia Carvalho de; Salazar, AnaA presente dissertação tem como tema a qualidade nos serviços de saúde, tendo sido realizada a avaliação dos serviços de urgência do Hospital Padre Américo (HPA). A opinião do utente tem vindo a ser cada vez mais considerada no domínio científico e pelos vários parceiros sociais no sentido de monitorizar a qualidade dos serviços de saúde e de avaliar a eficácia das medidas corretivas que se têm vindo a implementar no Sistema Nacional de Saúde. Desta forma, foi delineado como objetivo geral aferir a avaliação da qualidade do serviço prestado pela urgência do HPA. Foram ainda definidos os seguintes objetivos específicos: aferir os fatores determinantes da avaliação da qualidade e a sua importância relativa; aferir as intenções de comportamento (recomendar e voltar ao hospital) e a sua relação com a qualidade do serviço e aferir se há diferenças de perceção da qualidade e das intenções de comportamento relativamente a características sociodemográficas dos utentes. No que diz respeito à metodologia, optou-se por um design descritivo, sendo a recolha de dados realizada através da aplicação de um questionário online, a uma amostra não probabilística por conveniência, tendo-se conseguido 115 questionários válidos. Os principais resultados apontam para a conclusão que os fatores como a admissão, médicos, enfermeiros, exame, triagem e o tempo de espera dos exames afetam de forma direta a qualidade dos serviços de urgência do Hospital. Os mesmos fatores influenciam também as intenções de comportamento dos utentes: usar e recomendar os serviços. No mesmo ponto de intenção de voltar a usar os serviços, é possível afirmar que quem não apresenta reclamações ao serviço de urgências do HPA têm maiores intenções de os voltar a usar. Em relação às características sociodemográficas verifica-se que não existem diferenças de perceções, quer no que diz respeito à avaliação da qualidade, quer às intenções de comportamento.
- Avaliação da qualidade e satisfação com os serviços prestados no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro em LuandaPublication . Pedro, Matumona; Cardoso, AntónioO presente trabalho de investigação empírica culminou no estudo de satisfação de clientes de uma empresa do sector de serviços aeronáuticos. Esta satisfação só é possível alcançar em algumas situações quando se toma em consideração algumas ferramentas de Marketing puro e em conjunto do Marketing Relacional. Também de realçar que o estudo de satisfação levado acabo a Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea Empresa Publica (ENANA-E.P) sobre a qualidade dos seus serviços prestados, permitiu identificar aspetos a melhorar (como por exemplo qualidade de serviços prestados, dar respostas as reclamações dos clientes, etc.) … Por outro lado, o estudo investigou o grau de satisfação com que diversos fatores parciais contribuem na satisfação global dos clientes, destacando desta feita os produtos / serviços, a competência dos seres humanos, bem como a existência das relações não lineares. Neste trabalho foi implementado o modelo de satisfação ECSI (European Customer Satisfaction Index) nos serviços prestados pela ENANA E.P às transportadoras aéreas. O modelo analisa o relacionamento da satisfação com seus antecedentes (imagem, expectativas, qualidade e valor) e consequentes (reclamação e lealdade) adaptando - o na realidade aeronáutico Angolana. A pesquisa foi caracterizada por um estudo de caso, de abordagem descritivo e quantitativo. Os dados foram coletados por meio de um questionário a 150 técnicos do sector dos transportes aéreos, sub-dividos em cinco grupos de especialidades (OPA, CTA, TTA, TITA e Operadoras das transportadoras aéreas). Para análise das informações, utilizouse o programa SPSS 21.1 (Software Statistical Package for the Social Science), cujo tratamento estatístico foi apoiado por técnicas multivariadas, incluindo a modelagem de equações estruturais. Finalmente, com base nos resultados, foi possível perceber e evidenciar que os antecedentes têm um efeito de uma relação positiva fraca e significante entre imagem, qualidade e satisfação na propensão dos clientes a lealdade.