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- A percepção de professores sobre as tecnologias assistivas e os jogos digitais na educação especial e inclusiva: um estudo de caso na rede privada de ensino no município de Macapá – AP, BrasilPublication . Oliveira, Lana Mara Mira Fernandes de; Reis, PedroO Atendimento Educacional Especializado (AEE), tem-se se firmado como um meio necessário para o desenvolvimento cognitivo e inclusão social de pessoas com necessidades especiais no ambiente escolar e na sociedade. Apesar dessa assistência, ainda existem dificuldades em prover um processo ensino-aprendizagem satisfatório para os alunos especiais. Nesse sentido, o uso de Tecnologias Assistivas (TA) e dos Jogos Digitais têm ganhado espaço nas escolas e na discussão acadêmica como instrumentos capazes de apoiar e aumentar a gama de alternativas na educação especial. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo analisar a contribuição do uso das tecnologias assistivas e dos jogos digitais como instrumentos didático-pedagógicos na educação especial e inclusiva, a partir da percepção dos professores do AEE. Para isso, foram aplicados questionários junto a professores de uma escola da rede privada na cidade de Macapá, Amapá, Brasil, que oferta o AEE no ensino regular. Os resultados demostraram pontos convergentes e conflitantes sobre o uso desses recursos no AEE, porém, ficou claro que os professores consideram as TA e os jogos digitais instrumentos didático-pedagógicos que contribuem positivamente para o aprendizado e inclusão dos alunos do AEE no ensino regular. Considerou-se que, para serem efetivos, esses recursos dever ser aplicados no AEE de forma planejada e alinhada as necessidades individuais de cada aluno, para que não se tornem fontes de mera distração e que possam promover os desenvolvimentos cognitivo, sensorial e social dos alunos.
- As TIC como recurso para escola inclusivaPublication . Lopes, Lusa de Lara Honório; Reis, PedroA Educação Especial no Brasil apresenta Leis representativas sobre a inclusão, mas ainda passíveis de muita discussão e compreensão tanto na análise interpretativa quanto na efetiva seguridade de seu cumprimento, a qual busca a promoção da interação do acesso e permanência dos educandos nas escolas. Investimento, qualificação, sensibilização e remuneração adequada norteiam o uso das ferramentas tecnológicas, indiscutivelmente necessárias para a educação contemporânea. Diante o exposto, o objetivo geral dessa investigação é assegurar a implementação das TIC – Tecnologia de Informação e Comunicação e sua influência no processo de ensino e aprendizagem dos alunos com NEE – Necessidades Educativas Especiais, especificamente na Escola Municipal Gumercindo Vicente Santana, localizada na cidade de Palminópolis, no estado de Goiás, Brasil e, consequentemente, ser referencial para as demais escolas interioranas. Há que se ressaltar que a resistência apresentada pelos docentes acerca da metodologia inovadora, pode ser relacionada ao antagonismo entre tradicional e moderno. Para tanto, utilizou-se como metodologia de investigação a pesquisa quantitativa, e como instrumento de coleta de dados, utilizou-se o inquérito por questionário. Debate-se como deve ser o acolhimento dos alunos com NEE nas escolas regulares e o papel do educador frente à inclusão. Atualmente, as TIC fazem a diferença no desenvolvimento dos alunos, com as devidas adaptações curriculares, preparando-os para o mundo crítico-construtivo, trabalhando suas particularidades, potencializando suas habilidades e promovendo a autonomia na construção do conhecimento, favorecendo, pois, uma observação mais seletiva. Esse estudo busca recursos para a escola inclusiva no distrito de Palminópolis - GO, implantando as TIC como metodologia pedagógica.
- Atratividade do mercado brasileiro para a internacionalização das instituições de Ensino Superior PortuguêsPublication . Santos, Grace Leni Penedo dos; Cardoso, AntónioA internacionalização institucional de universidades ou a internacionalização de pesquisas científicas, por exemplo, impulsionam intercâmbios de alunos que querem estudar fora do país. A pergunta-problema do estudo é: Qual a atratividade do mercado brasileiro para a internacionalização das instituições de ensino superior portuguesas? O objetivo da pesquisa é compreender a atratividade do mercado brasileiro para a internacionalização das instituições de ensino superior portuguesas. Para atingir esse objetivo, visa-se: a) avaliar o potencial do mercado das IES no Brasil; b) determinar quais os cursos mais procurados pelos brasileiros; c) determinar as condições para a entrada das IES no Brasil; d) averiguar a alternativa de entrada no mercado mais adequada e as características de oferta a serem implementadas e; e) mensurar o potencial de crescimento do mercado brasileiro. O método empregado na pesquisa foi o indutivo, adotando-se técnicas quantitativas e qualitativas em cinco fases. Contou-se ainda com o design de pesquisa descritivo associado à pesquisa explicativa. Os dados foram coletados por questionários online e por meio de entrevistas semiestruturadas. Contou-se ainda com as análises, estatística na mensuração dos dados e a descritiva na explicação das variáveis. Os resultados levaram à compreensão do processo de internacionalização das instituições de Ensino Superior, considerando-a uma realidade contemporânea necessária para o mercado da educação do século XXI. Contudo, para internacionalizar uma IES é preciso ir além da oferta de um ensino de qualidade, adentrando estratégias empresariais específicas que ajudem a divulgar de forma adequada a universidade aos potenciais candidatos de uma pós-graduação. As contribuições se estendem aos alunos de ensino médio e superior, bem como às universidades com visão de internacionalização. A conclusão confirma, portanto, que a internacionalização das IES é atrativa para ambos os mercados, brasileiro e português.
- Evolução normativa e efeitos macroeconômicos resultantes da corrupção na política brasileira (2015-2018)Publication . Bastos, Bruno Lopes; Vasconcelos, LuísaA corrupção constitui um grande inimigo das organizações e da administração pública, pelo que a pesquisa científica tem sido constantemente desafiada a entendê-la. São muitas as abordagens sobre a temática e variados são os caminhos a seguir quando se pretende analisar a temática. Entretanto, uma das facetas da corrupção que mais chama atenção é a corrupção política, encontrando-se esta intimamente ligada com a administração pública. A partir dessas assertivas sobre corrupção política, o presente estudo propõe-se identificar a evolução normativa relativa a responsabilização por atos corruptos no ordenamento jurídico brasileiro e averiguar sobre quais os efeitos macroeconómicos da corrupção política brasileira. O período de análise situa-se entre os anos de 2015-2018, correspondente ao início do segundo mandato de Dilma Roussef (janeiro 2015 até agosto 2016) até ao processo de impeachment e governo de Michel Temer inclusive (31 agosto 2016 a dezembro 2018). Trata-se de uma análise descritiva, que parte de uma revisão de literatura sobre o conceito de corrupção e suas delimitações jurídicas. Para o exame da perceção dos níveis de corrupção no Brasil, a apreciação recorre à observação de dados secundários obtidos pelos rankings de 2015 a 2018 do Índice de Perceção da Corrupção que permitem relacionar a percepção da corrupção com a publicitação de acontecimentos políticos relativos a esse período e o seu impacto na macroeconomia. Alguns resultados na literatura demonstram efeitos negativos da corrupção como a perda de valor de mercado de empresas arroladas em operações que investigam corrupção além de um cenário de baixo investimento e início de um cenário de queda de crescimento económico, confirmando a teoria do prejuízo a longo prazo da corrupção. Outras análises, com tratamento estatístico, relacionado a corrupção brasileira com o crescimento económico e indicadores macroeconómicos, demonstram resultados diferenciados, designadamente, uma fraca correlação entre as variáveis que medem a corrupção do país e as variáveis econômicas. Apesar das discrepâncias, são muito claros os reflexos da corrupção sobre um país em resultado, sobre a qualidade de vida da população.
- A prática da educação física na inclusão de alunos com necessidades educativas especiais na escola estadual Zolito de Jesus Nunes, de Macapá, estado do Amapá, BrasilPublication . Oliveira, Elisete Vasconcelos Façanha; Silva, RaquelEste estudo objetivou analisar a prática da Educação Física na inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) da Escola Estadual Professor Zolito de Jesus Nunes, na cidade de Macapá – Amapá. Inicialmente, este trabalho utilizaria a referida escola como campo de pesquisa, onde seria observada a inclusão de alunos com e sem Necessidades Educativas Especiais em uma mesma turma durante as aulas práticas dos professores de Educação Física. Devido a pandemia de COVID-19, não foi possível realizar tais observações, pois as aulas foram suspensas desde o dia 18 de março de 2020, conforme Decreto expedido pelo Governo do Estado do Amapá, em atenção aos protocolos sanitários exigidos. No final do mês de abril do mesmo ano, os alunos retomaram as aulas, porém de forma remota, o que se estendeu até o dia 02 de agosto de 2021, quando as aulas recomeçaram de forma semipresencial. O estudo foi extensivo a outras escolas para compor uma amostra mais significativa de professores, visto que a escola ambiente da pesquisa possui em seu quadro efetivo apenas 05 (cinco) docentes da área. O método de coleta de dados foi um questionário com 16 (dezesseis) perguntas fechadas, enviado de forma online à 50 (cinquenta) professores, tanto da E. E. Prof. Zolito de Jesus Nunes quanto das demais escolas que aceitaram participar da pesquisa. Os dados coletados apontam a necessidade de mais estudos nesta área, além de formação continuada a uma parcela de professores, para que com novos conhecimentos possam atender aos interesses e possibilidades dos alunos com Necessidades Educativas Especiais.
- Modelo SCERTS: uma prática de inclusão para alunos com perturbação do espectro do autismo (PEA)Publication . Lima, Pedro Lucas Costa e Lopes de; Marinho, Susana; Peixoto, VâniaO processo de inclusão dos alunos com Perturbação do Espectro Autismo (PEAP envolve tanto a prática pedagógica do professor, quanto um planejamento individual que contemple as diversidades dos alunos que possuem alguma NEE. A busca pela autonomia do aluno com PEA, tem sido um desafio para os professores, e com isso, há uma necessidade de proporcionar ao aluno elementos motivacionais que possam contribuir com a sua formação, e diante disso que o modelo SCERTS surge para avaliar o perfil de interação da professora junto ao seu aluno com PEA, durante o processo em que há a intervenção. Ante o exposto, surge a seguinte questão: Quais os benefícios da modelo SCERTS para o desenvolvimento de competências pedagógicas do professor para melhorar o apoio a alunos com a Perturbação do Espectro do Autismo? Com o objetivo de responder a esse questionamento, o objetivo geral que compõe a investigação foi verificar os impactos no perfil de interação, bem como na apresentação de atividades por parte do docente, em um estudante com PEA, mudanças essas que acarretem o desenvolvimento de competências de comunicação social e regulação emocional. O estudo foi realizado com uma professora que leciona para um aluno com Perturbação do Espectro do Autismo, em uma escola privada da cidade de Florianópolis no estado de Santa Catarina, utilizou-se a avaliação proposta pelo modelo SCERTS, com base na grelha que determina o nível de desenvolvimento comunicacional. O trabalho junto a professora foi dividido em três momentos: as sessões de observação das aulas, mediação professora e aluno utilizando a grelha de observação e as sessões de tutoria, oportunidade formativa tendo como objetivo as mudanças no perfil de interação; e as atividades oferecidas pela professora para finalizar a segunda sessão de observação, com foco nos resultadas da tutoria. Com base nos resultados, o modelo SCERTS pode proporcionar o engajamento e o enriquecimento no que tange repertório pedagógico para trabalhar com seu aluno com autismo, demonstrando assim, as estratégias utilizadas pela professora no processo de ensinoaprendizagem do aluno e a valorização da relação entre eles.
- A digital medley* for an hybrid reality *a varied mixture of people or thingsPublication . Gouveia, Luis BorgesA digital medley* for an hybrid reality: a varied mixture of people or things- Keynote talk, 3th February, 2022 Workshop: 1984 Revisited: Was George Orwell an Optimist? Doctoral Programin Digital Media. University of Porto • The World is on change • No one can envision the impact of the combined number of technologies that enter now their maturity (being AI one of them) • Current institutions are no longer able to cope with such transformations as is and net to be (in an adapt or die sequence) • How to consider the individual, the group, the community and thes ociety towards such impacts within a sustainable society • There are choices to be made and values to be prioritized