Departamento de Ciências da Engenharia e da Arquitectura
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Browsing Departamento de Ciências da Engenharia e da Arquitectura by Field of Science and Technology (FOS) "Engenharia e Tecnologia::Engenharia do Ambiente"
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- Além do verde: jardins e parques urbanos na resposta aos desafios socioambientais contemporâneos – estudo de caso da cidade do PortoPublication . Vidal, Diogo Guedes; Maia, Rui Leandro; Barros, Nelson; Vilaça, HelenaAs cidades contemporâneas enfrentam desafios socioambientais que, se não forem enfrentados, colocam em causa a sua sustentabilidade e o bem-estar das suas populações. As soluções baseadas na Natureza são apontadas internacionalmente como uma das estratégias mais eficientes a longo prazo. De entre estas soluções, os Espaços Verdes Urbanos (EVUs), enquanto pontes de ligação entre a Natureza e o urbano, assumem-se como lugares de socialização, de prática de atividade física, cultural e recreativa, para além de poderem desempenhar um papel de relevo na mitigação da poluição atmosférica e dos efeitos das alterações climáticas. Ainda que exista uma quantidade considerável de literatura dedicada a estes espaços, persiste uma lacuna sobre como o potencial dos serviços dos ecossistemas, as preferências, as motivações e as relações emergentes dos seus utilizadores são mediadas tendo em conta o envolvente perfil socioeconómico e territorial. Tomando como estudo de caso a cidade do Porto, localizada na região norte do litoral português, integrada na segunda maior área metropolitana do país, que sofreu uma perda significativa da estrutura verde urbana durante a segunda metade do século XX, esta investigação propôs-se a compreender de que forma é que os EVUs estão a responder aos desafios socioambientais contemporâneos. Dos 95 EVUs identificados na cidade, foram selecionados 25, a que se aplicou uma abordagem por triangulação de técnicas, nomeadamente a construção e aplicação de uma grelha de avaliação do potencial de serviços dos ecossistemas, a construção e aplicação de um inquérito por questionário a 131 utilizadores destes EVUs e, por fim, o mapeamento do comportamento humano de 975 utilizadores em quatro dos 25 EVUs. Através de análises estatísticas univariadas e multivariadas, e com recurso aos programas SPSS, R e ArcGIS, foi possível responder ao objetivo da presente investigação. Os resultados tornam clara uma situação de injustiça ambiental na provisão de EVUs na cidade, sendo que, em zonas de maior privação socioeconómica, estes espaços tendem a ter menor potencial de serviços dos ecossistemas, em entendimento generalizado pelos utilizadores. Numa tentativa de proposta de tipologia de EVUs, foram identificados cinco grupos: espaços ambientalmente capacitados e socialmente expectantes, espaços socioambientalmente ativos, espaços ambientalmente capacitados mas socialmente adinâmicos, espaços socioambientalmente negligenciados e espaços socioambientalmente inexplorados. Com esta proposta, torna-se possível identificar quais as dimensões que mais carecem de intervenção, para além de se observar que os dois últimos grupos, com menor potencial de serviços dos ecossistemas, são os que agregam EVUs localizados em zonas da cidade de maior privação socioeconómica. Os EVUs são utilizados para relaxar, socializar e contactar com a Natureza no meio do tecido urbano denso, para além de promoverem uma maior consciência ecológica à medida que o grau de frequência aumenta. O mapeamento do comportamento humano foi também revelador de padrões e de regularidades entre os comportamentos e o desenho dos EVUs, bem como dos elementos naturais e mobiliário urbano, contribuindo numa maior correspondência entre as necessidades humanas e o espaço. Acresce que os EVUs com maior dinamismo e frequência de utilizadores localizam-se em áreas de menor privação da cidade. A resposta ao objetivo inicialmente proposto é de que os EVUs estão a responder aos desafios socioambientais a dois ritmos: se por um lado o seu potencial socioecológico é aproveitado pelos seus utilizadores, por outro nem todos beneficiam destes de forma equitativa. A maior expectativa é que os resultados deste trabalho possam ser um contributo na definição de estratégias locais que potenciam os serviços dos ecossistemas dos EVUs da cidade, providenciando o acesso equitativo de todos a estes espaços e satisfazendo as necessidades dos seus utilizadores rumo a cidades verdes, justas e inclusivas.
- An integrated environmental assessment of the water and sediments from the coastal areas of Guarujá, São Paulo, Brazil: a physico-chemical, biological and ecotoxicological approachPublication . Roveri, Vinicius; Correia, Alberto Teodorico; Guimarães, Luciana LopesO município de Guarujá, litoral do Estado de São Paulo, Brasil, considerado um dos principais destinos turísticos brasileiros, possui uma sub-bacia hidrográfica sob forte pressão antrópica. Isto ocorre porque embora possua uma área de drenagem de aproximadamente 143 km², cerca de 107 km² são áreas ambientalmente protegidas e, portanto, 316.000 habitantes se concentram em uma pequena fração territorial (correspondente a 36 km2). Durante o verão, quando o turismo intensifica, a população chega a duplicar. Em decorrência deste forte adensamento populacional e da ausência de planeamento urbano, Guarujá sofre há décadas com problemas socioambientais e de infraestrutura urbana, principalmente porque mais de 64.000 moradores habitam áreas de favelas (principalmente nos bairros da Enseada e do Perequê) e, portanto, não possuem saneamento básico. Desta forma, embora a rede de coleta e tratamento de esgotos municipal esteja dimensionada para uma população de 450.000 habitantes, o destino dos esgotos clandestinos destas favelas acaba sendo os 43 canais artificiais de drenagem urbana, que descarregam uma mistura complexa (composta por esgoto doméstico e carga difusa urbana) diretamente para as praias do município e, portanto, podendo comprometer a saúde pública e ambiental de Guarujá. Embora avaliar a qualidade balnear, se mostre emergencial no Guarujá, estes estudos ainda são escassos no município. Diante deste cenário, o objetivo geral desta tese foi avaliar a qualidade da água e do sedimento nos canais de drenagem urbana localizados em quatro diferentes praias do Guarujá: Tombo (certificada com Bandeira Azul), Enseada (com alta visitação turística), Perequê (habitada por uma comunidade pesqueira) e Iporanga (localizada numa unidade de conservação). Além destes quatro canais, foi investigada a coluna de água e o sedimento da zona de mistura do emissário oceânico submarino, cujo esgoto municipal passa por um tratamento preliminar em terra. Para atender a estes objetivos, amostras mensais foram obtidas no período entre outubro de 2017 a agosto de 2018, e trinta e oito variáveis ambientais selecionadas (físicas, químicas, biológicas e ecotóxicológicas), juntamente com vinte e três compostos farmacêuticos de diferentes classes terapêuticas, foram analisados utilizando testes estatísticos padrão e/ou diferentes índices de qualidade da água. Nos canais de drenagem urbana, os resultados mais expressivos obtidos desta tese, foram: (i) há evidenciais de que os canais do Guarujá são importantes veículos de transporte de poluentes convencionais e emergentes para o Oceano Atlântico Sul; (ii) áreas com déficit de saneamento (principalmente na Enseada e Perequê), juntamente com o período de maior afluência turística (verão brasileiro/período chuvoso), foram fatores que potencializaram a piora da qualidade da água; (iii) de maneira geral, a melhor qualidade da água foi registrada em Iporanga (mais de 90% em conformidade com a legislação brasileira); (iv) os canais do Tombo, Enseada e Perequê foram classificados como muito ruins (apenas 34-43% em conformidade com a legislação vigente) e, como consequência, altas concentrações das bactérias Escherichia coli e Enterococcus ssp foram detectadas nestes canais. Além disso, a presença de mastadenovírus humanos (espécies C, D e F) na Enseada e Perequê, também foram importantes descobertas, potencialmente preocupantes para a saúde pública local; (v) táxons da macrofauna bentônica, tolerantes à poluição orgânica, foram inventariados no sedimento adjacente aos canais (por exemplo, Oligochaeta, Ceratopogonidae, Chironomidae e Chironomus); (vi) dezasseis compostos farmacêuticos foram detectados, sendo que cinco deles (cafeína, acetaminofeno, diclofenaco, valsartan e losartan), indicaram riscos escológicos moderados a altos para algas, crustáceos e/ou peixes; e (vii) toda esta complexa mistura de poluentes dos canais, indicaram uma alta toxicidade aguda e crônica para os microcrustáceos Daphnia simillis e Ceriodaphnia dúbia, respectivamente. Já na descarga marinha de esgotos, os resultados mais importantes, na coluna de água, foram: (i) das trinta e três variáveis fisicoquímicas e bacteriológicas analisadas, nove não atenderam à legislação vigente e, portanto, a água foi classificada como de qualidade regular; (ii) dez compostos farmacêuticos foram detectados, sendo que três deles (cafeína, diclofenaco e acetaminofeno), indicaram riscos baixos a moderados para algas, crustáceos e/ou peixes. Já nos sedimentos, as baixas concentrações de seis metais pesados, a boa representatividade de anfípodes e poliquetas (dentre os vinte e cinco táxons bentônicos inventariados), além da ausência de toxicidade aguda para o tanaidaceo Kalliapseudes schubartii, indicaram sedimentos pouco poluídos. Com a evidência da forte interferência antrópica na qualidade da água do Guarujá, melhorias em benefício da saúde pública e da proteção dos sistemas ecológicos (fundamentadas em boas práticas internacionais e na legislação brasileira vigente) foram sugeridas, como sejam: (i) programas de educação e conscientização ambiental; (ii) programas de recolhimento de resíduos de medicamentos; (iii) manutenção de vias públicas; (iv) fiscalização das ligações clandestinas de esgotos no bairro do Tombo; (v) regularização fundiária das favelas da Enseada e do Perequê; (vi) instalação de um sistema de comporta, interceptor oceânico e barreiras de conteção nos canais de drenagem. E por fim, foi sugerida a modernização do sistema de tratamento de esgotos do município, através da instalação de um tratamento, no mínimo, com um nível secundário.
- Análise crítica à legislação sobre o uso da água na aquicultura dulcícola: uma comparação entre Brasil e PortugalPublication . Novelli, Gabriel Artur Amorim; Monteiro, ÁlvaroAssim como na maioria das atividades desenvolvidas pelo homem, a aquicultura é passível de provocar distúrbios no meio ambiente. As pisciculturas de água doce utilizam recursos hídricos escassos e valiosos para o cultivo dos peixes e, posteriormente, para a rejeição de águas residuais. Diversos estudos têm demonstrado os possíveis impactos gerados pelos efluentes da aquicultura sobre os ecossistemas aquáticos, tais como: florações de algas, eutrofização, alteração na assembleia de invertebrados bentônicos, e outros. Assim, o estabelecimento de normas e procedimentos para a utilização da água, são fundamentais para salvaguardar os recursos hídricos. Este trabalho objetivou analisar crítica e comparativamente as legislações relacionadas ao uso da água em aquiculturas dulcícolas existentes em Portugal e no Brasil. Dentre as normas analisadas, observou-se grande similaridade entres as legislações, particularmente quanto aos preceitos regentes na gestão da água, nos parâmetros de qualidade da água para uso e de águas residuais. Divergências em algumas concentrações máximas permitidas foram apontadas, ora eram mais restritivas no Brasil, ora em Portugal, este último, ao tratar do Nitrogênio Amoniacal de forma mais exigente. Também se observou que em Portugal há preocupação com o controle do parâmetro fosfatos enquanto tal está ausente na correspondente legislação brasileira. Quanto ao Licenciamento, em Portugal, aparentemente, é menos complicado do que no Brasil, tendo em vista o procedimento poder ser realizado pelo próprio interessado através do BdE, além disso, ambos os países possuem processos simplificados para pequenos produtores e/ou com menor potencial de impacto. Por estes aspectos, seria interessante que Portugal e Brasil pudessem compartilhar suas experiências positivas e negativas no licenciamento de pisciculturas, com o intuito de alcançar melhor eficiência na proteção dos recursos hídricos.
- A arborização das praças na melhoria da qualidade urbana - da vida da população: o caso de ManausPublication . Barbosa, Márcio Jurema Uchôa; Branco-Teixeira, MiguelA pesquisa sobre A Arborização das Praças na Melhoria da Qualidade Urbana e da Vida da População: O Caso de Manaus, busca a importância da preservação e adoção de cobertura vegetal arbórea em espaços públicos, fornecendo informações para a implementação de políticas públicas e gestão do ambiente urbano e das principais praças da cidade. Descreve ainda a arborização e as funções ecológicas, sociais, históricas e estéticas dos espaços públicos. Para concretizar este objetivo, recorreu-se às pesquisas bibliográficas, visitas e coletas de dados (temperaturas) das praças estudadas. A arborização destas praças é essencial a qualquer planejamento urbano e tem funções importantíssimas como: propiciar sombra, purificar o ar, diminuir a poluição sonora, constituir fator estético e paisagístico, diminuir os impactos das chuvas e valorizar a qualidade de vida social; e ainda preservar um período histórico de grande importância para a cidade adaptando-a às novas realidades ambientais. A função social das praças está diretamente relacionada com as opções de lazer que estas áreas podem proporcionar à sociedade e contribui no embelezamento da vida da cidade; podem ainda contribuir com a melhoria na saúde, estimulando as práticas desportivas no entorno das praças deste meio urbano. Esses espaços constituem, ainda, uma função educativa, devido à possibilidade de realização de programas de cunho educativo, social e ambiental. Por último, os parques executam uma função psicológica, visto que a população que frequenta este espaço sócio natural, se beneficia de um efeito repousante e relaxante. Portanto, uma cidade que pode contar com praças bem planejadas possui posição destacada, pois estas influenciam positivamente a saúde física, social e mental de seus habitantes.
- Avaliação da utilização de aditivos em betão permeável modificado, estado do Amazonas, BrasilPublication . Oliveira, Evailton Arantes de; Dinis, Maria Alzira Pimenta; Guerreiro, Maria JoãoA extensa malha de vias urbanas e interurbanas do Brasil tem aproximadamente 1.600.000 km, das quais cerca de 86 % apresentam a pista de circulação de veículos em solo natural, sem pavimentação. Esta ausência de pavimentação pode ser verificada também na Região Norte do Brasil, principalmente no estado do Amazonas, onde 70 % das vias urbanas e interurbanas da região não têm revestimento na zona de circulação de veículos. O transporte de pessoas, veículos e mercadorias torna-se difícil e, por vezes, até impossível, com consequentes impactes negativos ao meio ambiente e ao desenvolvimento económico. O Governo do Brasil projetou a realização de obras de melhoramento de infraestruturas de transporte no estado do Amazonas, que incluem pavimentação nas vias urbanas e interurbanas para promover um transporte terrestre mais seguro e fiável. No entanto, os projetos de infraestrutura e de pavimentação utilizados atualmente são do tipo betão ou asfalto convencionais e não apresentam inovações tecnológicas que possam ir de encontro aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU) na sua Agenda 2030. O objetivo geral desta tese é apresentar uma alternativa ao pavimento convencional a ser aplicado em vias urbanas e/ou interurbanas no Amazonas, Brasil, de modo a contribuir para a proteção do meio ambiente de forma sustentável, perseguindo as propostas da ONU relativamente aos ODS, em particular o 9º ODS, i.e., desenvolver infraestruturas de qualidade, de confiança, sustentáveis e resilientes às alterações climáticas, incluindo infraestruturas regionais e transfronteiriças, para apoiar o desenvolvimento económico e o bem-estar humano, focando-se no acesso equitativo e a preços acessíveis para todos, e o 13º ODS, i.e., reforçar a sustentabilidade e a capacidade de adaptação a riscos relacionados com o clima e as catástrofes naturais no mundo. Os objetivos específicos desta tese estão associados à avaliação das características do material proposto, tais como, permeabilidade, densidade, porosidade, resistência à compressão, deformação e captação de dióxido de carbono (CO2). O material proposto é o betão permeável, composto por seixos rolados da região do Amazonas, em detrimento de brita importada e/ou com adição de borracha reciclada de pneus e/ou com inclusão de aditivos para eventual captura de CO2 e/ou adição de agentes microbianos para controlo de macroinvertebrados transmissores de doenças tropicais comuns nesta região do mundo, como sejam a malária, febre amarela e dengue. A metodologia utilizada para atingir os objetivos propostos residiu na produção de provetes de betão poroso com inclusão de diferentes aditivos com diferentes concentrações e/ou inclusão de resíduos de borracha de pneus. Os provetes foram submetidos a ensaios de compressão, avaliação de porosidade, densidade, permeabilidade, deformação e sequestração de CO2. Os resultados destes ensaios foram objeto de análises estatísticas para determinação da melhor concentração e tipo de aditivo face ao objetivo de utilização do material para pavimentação. Atingiu-se o objetivo geral e os específicos deste estudo, demonstrando uma contribuição para o aperfeiçoamento dos projetos de infraestrutura de pavimentação no Amazonas, Brasil, em harmonia com o 9º e 13º ODS da Agenda 2030 anteriormente mencionados, através da proposta de um novo material que atua como uma inovação tecnológica em infraestrutura face à sustentabilidade global, contribuindo ainda para a mitigação das emissões de CO2 e apresentando ainda propriedades antimicrobianas, devido à utilização de aditivos como o hidróxido de cálcio (Ca(OH)2). Assim, o material proposto é considerado promissor quanto ao uso prático em vias urbanas, podendo também ser utilizado em acostamentos de tráfego leve de vias interurbanas, como demonstrado pela manifestação favorável do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que reconheceu a importância desta pesquisa como proposta que contribuirá para o êxito do licenciamento ambiental da obra de pavimentação da via interurbana BR-319, a principal via interurbana do estado do Amazonas, no Brasil.
- Desenvolvimento de estratégias para a gestão dos resíduos de construção e demolição no município de Manaus (Amazonas-Brasil) com base no conceito de economia circularPublication . Oliveira, Maria do Perpétuo Socorro Lamego; Fonseca, AnaAs principais agências governamentais do mundo buscam incessantemente soluções para a geração de Resíduos de Construção e Demolição (RCD), um problema que vem se ampliando ao longo dos anos, em virtude do crescimento da indústria da construção civil nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. Dentre os países em desenvolvimento, o Brasil se destaca com uma estimativa de geração de RCD de 44,5 milhões ton/ano em 2018, correspondente a uma geração média por habitante superior a 200 kg/ano. Atualmente, 4.031 cidades no Brasil possuem serviço de coleta de RCD, num total de 5.564 municípios. O foco do presente estudo é a cidade de Manaus (Amazonas-Brasil), localizada no centro da Floresta Amazônica, a qual está se transformando em uma grande metrópole com mais de 2 milhões de habitantes, com uma indústria da construção civil em ascensão. Em Manaus a política da atual gestão pública de RCD não permite o recebimento destes resíduos no Complexo do Aterro Sanitário da cidade, o que favorece o surgimento de aterros clandestinos e ilegais na periferia, com baixo custo para os seus utilizadores. Estes aterros sanitários clandestinos não possuem profissionais da área ambiental que sejam responsáveis pela mitigação dos impactos ambientais negativos causados. Além disso, estes locais não são fiscalizados pelos setores governamentais competentes. Todavia, por falta de alternativa, essa é a opção escolhida para o descarte de RCD na cidade de Manaus, quer para pequenos empreiteiros que executam reformas em pequenas construções, quer para construtoras de médio e alto porte que operam em Manaus. Neste contexto, a presente pesquisa pretende contribuir para a elaboração de novas estratégias para gestão dos RCD, aplicáveis no setor público e privado, através da proposta de ações de boas práticas que incentivam a criação de uma economia circular, beneficiando de forma sustentável os moradores da cidade de Manaus e contribuindo para a preservação da Amazônia. A pesquisa englobou a coleta de informações, através da aplicação de inquéritos em profissionais da área ambiental, empresas privadas do setor da construção civil e empresas do setor de coleta e transporte de resíduos. Estes inquéritos permitiram identificar a situação de referência no que diz respeito aos procedimentos de produção e gestão de RCD em Manaus. Os estudos evoluiram para o setor público, através da análise dos processos administrativos que tratam das infrações da área ambiental aplicadas na cidade de Manaus com foco nas ações e resultados do atual Plano de Fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do estado do Amazonas (CREA-AM) e, em complemento, foram acompanhadas as ações da Prefeitura Municipal de Manaus para gestão dos RCD no Complexo do Aterro Sanitário de Manaus. A análise dos dados coletados levou ao desenvolvimento de propostas de estratégias para uma nova gestão de RCD, abrangendo concretamente: i. a elaboração de um novo aplicativo de telemóvel com boas práticas para troca, doação, venda e descarte de RCD, incluindo a possibilidade de rastreamento e fiscalização da destinação de RCD pelos cidadãos, empresas e setores públicos responsáveis pela fiscalização na área ambiental; ii. a atualização do Plano de Fiscalização do CREA-AM para o biênio (2021-2022) com ampliação da área de fiscalização para os aterros sanitários, legalizados ou clandestinos, inclusive com o rastreamento por GPS das caixas de recolha de RCD; e iii. a recomendação de boas práticas para a Prefeitura Municipal de Manaus quanto à política de gestão do Complexo do Aterro Sanitário de Manaus, com a implementação de procedimentos que promovam a reciclagem/ reuso dos RCD. Outrossim, as novas estratégias de gestão de RCD desenvolvidas no âmbito da presente pesquisa – como dito alhures, tiveram como base o caso de estudo do município de Manaus, mas são extensíveis a qualquer outro município no Brasil ou em outros países em desenvolvimento. Espera-se, assim, contribuir para fomentar os princípios da economia circular no Brasil, que atualmente ainda se encontra em estágio embrionário, mas que é essencial à promoção de uma Sustentabilidade que traga co-existência entre o crescimento econômico, social e ambiental.
- Desenvolvimento urbano da cidade de Mossoró - Séc. XXI: “aprendendo com o passado para compreender o presente e antecipar o futuro”Publication . Macedo, Izabel Maria Montenegro Diniz; Branco-Teixeira, MiguelEste trabalho tem por objetivo contribuir para um maior conhecimento da realidade do desenvolvimento urbano da cidade de Mossoró, estudando através dos processos históricos, sociais e econômicos e as suas consequências no ciclo de vida da cidade diante dos desafios inerentes ao século XXI, que é a implementação da sustentabilidade urbana. Atualmente enfrentamos vários conflitos face aos interesses divergentes entre as empresas privadas, a administração pública e a sociedade. Precisamos reorganizar a forma de ver e compreender que a expansão urbana identificada nos estudos ora realizados, não pode ser definida como progresso, a mesma contribui de maneira direta para as dificuldades e os problemas enfrentados hoje pela cidade de Mossoró. A dispersão da cidade precisa ser encarada com preocupação e não aceita como algo positivo, pois encontramos nesse processo uma total ausência de um desenho urbano qualitativo, pois a gestão urbana na cidade de Mossoró é uma resposta que é aplicada em paliativos, os mesmos surgem a medida que os problemas se tornam praticamente insolúveis. Seja através da ausência de recursos financeiros ou técnicos, ou mesmo decorrente de interesses políticos e econômicos atuantes no território, o que de concreto acontece é que a cidade vem crescendo de maneira legalizada e totalmente deficitária urbanisticamente. Entendemos que é possível estabelecer critérios e indicadores de sustentabilidade urbana para mensurar e quantificar as áreas prioritárias e as áreas passíveis de ações mais energéticas e/ou compensadoras. A atualidade oferece uma oportunidade histórica para que a sociedade repense onde e como vive, trabalha, se diverte e compra. Espera-se, portanto, que esta pesquisa forneça subsídios ao planejamento urbano regional de Mossoró, como também para as cidades de porte e estrutura similares e que seja esse o caminho escolhido como estilo de vida em Mossoró, com base nos princípios do urbanismo sustentável e nas construções sustentáveis.
- Eco-epidemiologia da leishmaniose tegumentar em áreas de colonização antiga na região metropolitana do Recife, Pernambuco, BrasilPublication . Silva, Cláudio Júlio da; Silva, Cláudia; Brito, Maria Edileuza Felinto deA Leishmaniose Tegumentar (LT) é considerada uma doença dermatológica de grande importância para Saúde Pública. No Brasil, há registros de casos autóctones em todos os estados do país e Pernambuco apresenta 30% de prevalência. O objetivo do estudo foi avaliar o ciclo de transmissão da doença através da eco-epidemiologia da LT em área de colonização antiga (com notificação de casos autóctones), através da identificação dos casos autóctones, caracterização da fauna de flebotomíneos, reservatórios domésticos e identificação da(s) espécie(s) de Leishmania envolvida(s). Participaram do estudo 168 pacientes suspeitos de LT e 272 animais domésticos, todos de área endêmica do Município do Moreno-PE. Ambos os grupos eram de sexo, raças e idades variadas. Os animais pertenciam as espécies Canis familiares (212), Felis catus (21), Eqqus caballus/Eqqus asinus (33), Capra aegagrus hircus (5) e Ovis aries (1). Foram realizadas capturas de flebotomíneos no intra e peridomicílio. A idade da amostra humana estudada variou entre os 5 e os 74 anos, sendo a maioria do sexo masculino, pardos, profissionalmente ativos, com o nível de escolaridade baixo. Dos 85 pacientes submetidos ao raspado de borda de lesão, 25,6% dos esfregaços foram positivos para LT e 34 isolados foram identificados como L. (Viannia) braziliensis, espécie circulante na região. A confirmação de casos humanos por PCR foi estatisticamente significativa. O teste Kappa foi realizado na PCR para medir o índice de concordância entre as amostras de biópsia e swab de lesão com o valor de 60,8% e p <0,001. Dos 272 animais domésticos estudados, 168 eram machos e 104 fêmeas. Dentre esses, 31 apresentavam lesões, 29 eram cães, um gato, uma ovelha e todos foram positivos pela qPCR. Foram capturados 239 espécimes de flebotomíneos e identificados de acordo com Young e Ducan como Lu. whitmani (99,6%) e Lu.evandroi (0,4%). Dentre as fêmeas de L. whitmani 92,6% (n=60), estavam infectadas com Leishmania (V.) braziliensis detectadas por qPCR. Esses resultados mostraram que a principal lacuna relacionada a eco-epidemiologia da LT, associada à Leishmania (V.) braziliensis é a identificação de hospedeiros reservatórios e flebotomíneos envolvidos no ciclo de manutenção da doença.
- Os efeitos da poluição atmosférica na saúde respiratória: o caso dos condutores de transporte públicoPublication . Heberle, Sandra Magali; Barros, Nelson; Rosa, Michele dos Santos Gomes daHoje, 50% da população vive em cidades e aglomerados urbanos exposta a níveis progressivamente maiores de poluentes do ar. O NO2 é um dos poluentes mais presentes nesse meio, sendo preocupante pela sua capacidade em reduzir a função pulmonar devido à exposição de alguns grupos profissionais. Este estudo teve por objetivo quantificar a exposição ao NO2 dos motoristas de ônibus, avaliar a existência de redução do trabalho respiratório, correlacionar a função pulmonar com a ação do NO2 e verificar se a função pulmonar diminui conforme o tempo de exposição ao NO2. Trata-se de um estudo transversal, e os dados foram processados usando-se a razão de prevalência com indivíduos de 20 a 60 anos, que exercem a função de condutores de ônibus (Grupo Alvo) e função administrativa (Grupo Controlo), em Caxias do Sul, RS, Brasil. Os participantes utilizaram um amostrador passivo de NO2 durante o trabalho. Foram feitas duas campanhas de três semanas: uma no inverno e outra no verão. Verificaram-se os níveis de NO2 em três locais no exterior: um diretamente afetado pelas emissões de tráfego, outro longe dessas emissões e um terceiro, na garagem dos ônibus. Os valores na estação de “tráfego” são superiores (47,0 %) aos da estação de “fundo”, mas inferiores (-16,1%) aos da estação da garagem dos ônibus. Observou-se que a exposição ao NO2 pelos motoristas é superior à do pessoal administrativo (p < 0,001) com diferença de 93,8%. No verão, essa diferença é mais acentuada, sendo de 246%. Os motoristas estão expostos a valores superiores ao valor guia de proteção da saúde humana da OMS (40 μg.m-3), o que é mais grave durante o inverno do que no verão. Ocorreram variações tanto no VEF1 como no FEF25-75%, assim como na CVF e VEF1/CVF, porém não se identificaram alterações estatisticamente significativas entre os grupos. Há estudos que demonstram associação entre as alterações respiratórias e exposição prolongada ao NO2. Os resultados aqui encontrados demonstram que tanto os motoristas como os passageiros poderão estar expostos a valores não seguros de concentração de poluentes no ar interior dos ônibus, devendo, pois, este tipo de estudo prosseguir e ser aprofundado.
- Espécies medicinais e sua importância na biodiversidade da restinga na região de Rio das Ostras - RJ, BrasilPublication . Oliveira, Maria das Graças Melo de; Jesus, Teresa Maria Gonçalves Moreira de; Zanetti, Gilberto DolejalEsta pesquisa é um primeiro registro de plantas da restinga na cidade de Rio das Ostras, RJ, Brasil, que tem como objetivo geral o estudo de espécies medicinais e sua importância na biodiversidade da região. Foi feito uma analise de dois pontos da restinga nesta cidade, a ARIE de Itapebussus e a APA do Iriry, levando em consideração as espécies nativas e as introduzidas, bem como a interferência da urbanização nestas áreas, através de um registro fotográfico e um levantamento bibliográfico. Em Rio das Ostras a urbanização tem causado um impacto negativo maior do que a introdução de plantas na restinga, sendo que a ocorrência de queimadas, despejo de lixo doméstico e de esgoto clandestino são constantes. As plantas introduzidas na restinga estão em manchas restritas, possivelmente pelas adversidades ambientais deste bioma. Foi possível registrar quarenta e nove espécies vegetais, estabelecidas nesta restinga, que são reconhecidas popularmente como medicinais. Destaca-se Schinus terebinthifolius, árvore que ocorre próximo à praia e é muito utilizada na arborização local, como sendo uma planta medicinal que já possui monografia na Farmacopeia Brasileira.
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