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- The use of bioinductor materials for vital pulp therapy in immature permanent teeth: narrative reviewPublication . Varela Montilla, María Cristina; Silva, Cristina; Teles, Ana MouraBackground: Dental pulp preservation is essential, especially in young permanent teeth. Nowadays, with the development of biomaterials and advances in pulp biology, the preservation of dental pulp based on regenerative therapies with the use of new biomaterials could be achieve. Objective: Analyse the use of bioinductive materials for vital pulp therapy in immature permanent teeth. Materials and methods: A narrative review of publications, between the years 2000 and 2021, retrieved from “PubMed and B-ON” database and search engines of indexed scientific journals. 29 articles were selected according with the inclusion criteria of comparing bioinductive materials used in pulp treatment, based on biological principles and the behaviour of such materials in pulp treatment. Conclusions: Vital pulp therapy in immature permanent teeth has been successful, especially, with the use of bioinductive materials like Mineral Trioxide Aggregate which is the most recommended.
- Avaliação da utilização de aditivos em betão permeável modificado, estado do Amazonas, BrasilPublication . Oliveira, Evailton Arantes de; Dinis, Maria Alzira Pimenta; Guerreiro, Maria JoãoA extensa malha de vias urbanas e interurbanas do Brasil tem aproximadamente 1.600.000 km, das quais cerca de 86 % apresentam a pista de circulação de veículos em solo natural, sem pavimentação. Esta ausência de pavimentação pode ser verificada também na Região Norte do Brasil, principalmente no estado do Amazonas, onde 70 % das vias urbanas e interurbanas da região não têm revestimento na zona de circulação de veículos. O transporte de pessoas, veículos e mercadorias torna-se difícil e, por vezes, até impossível, com consequentes impactes negativos ao meio ambiente e ao desenvolvimento económico. O Governo do Brasil projetou a realização de obras de melhoramento de infraestruturas de transporte no estado do Amazonas, que incluem pavimentação nas vias urbanas e interurbanas para promover um transporte terrestre mais seguro e fiável. No entanto, os projetos de infraestrutura e de pavimentação utilizados atualmente são do tipo betão ou asfalto convencionais e não apresentam inovações tecnológicas que possam ir de encontro aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU) na sua Agenda 2030. O objetivo geral desta tese é apresentar uma alternativa ao pavimento convencional a ser aplicado em vias urbanas e/ou interurbanas no Amazonas, Brasil, de modo a contribuir para a proteção do meio ambiente de forma sustentável, perseguindo as propostas da ONU relativamente aos ODS, em particular o 9º ODS, i.e., desenvolver infraestruturas de qualidade, de confiança, sustentáveis e resilientes às alterações climáticas, incluindo infraestruturas regionais e transfronteiriças, para apoiar o desenvolvimento económico e o bem-estar humano, focando-se no acesso equitativo e a preços acessíveis para todos, e o 13º ODS, i.e., reforçar a sustentabilidade e a capacidade de adaptação a riscos relacionados com o clima e as catástrofes naturais no mundo. Os objetivos específicos desta tese estão associados à avaliação das características do material proposto, tais como, permeabilidade, densidade, porosidade, resistência à compressão, deformação e captação de dióxido de carbono (CO2). O material proposto é o betão permeável, composto por seixos rolados da região do Amazonas, em detrimento de brita importada e/ou com adição de borracha reciclada de pneus e/ou com inclusão de aditivos para eventual captura de CO2 e/ou adição de agentes microbianos para controlo de macroinvertebrados transmissores de doenças tropicais comuns nesta região do mundo, como sejam a malária, febre amarela e dengue. A metodologia utilizada para atingir os objetivos propostos residiu na produção de provetes de betão poroso com inclusão de diferentes aditivos com diferentes concentrações e/ou inclusão de resíduos de borracha de pneus. Os provetes foram submetidos a ensaios de compressão, avaliação de porosidade, densidade, permeabilidade, deformação e sequestração de CO2. Os resultados destes ensaios foram objeto de análises estatísticas para determinação da melhor concentração e tipo de aditivo face ao objetivo de utilização do material para pavimentação. Atingiu-se o objetivo geral e os específicos deste estudo, demonstrando uma contribuição para o aperfeiçoamento dos projetos de infraestrutura de pavimentação no Amazonas, Brasil, em harmonia com o 9º e 13º ODS da Agenda 2030 anteriormente mencionados, através da proposta de um novo material que atua como uma inovação tecnológica em infraestrutura face à sustentabilidade global, contribuindo ainda para a mitigação das emissões de CO2 e apresentando ainda propriedades antimicrobianas, devido à utilização de aditivos como o hidróxido de cálcio (Ca(OH)2). Assim, o material proposto é considerado promissor quanto ao uso prático em vias urbanas, podendo também ser utilizado em acostamentos de tráfego leve de vias interurbanas, como demonstrado pela manifestação favorável do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que reconheceu a importância desta pesquisa como proposta que contribuirá para o êxito do licenciamento ambiental da obra de pavimentação da via interurbana BR-319, a principal via interurbana do estado do Amazonas, no Brasil.
- Changing the course of public urban green spaces planning and design: what can we learn from behavioural mapping application?Publication . Vidal, Diogo GuedesThis presentation aims to explain how behavioural mapping technique may be useful to design proper interventions in public urban green spaces.