Browsing by Issue Date, starting with "2018-07-31"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Agenesia dos incisivos laterais superiores em ortodontiaPublication . Aguiar, Eva Beatriz Alvim; Reis, NelsoA agenesia é uma das anomalias de desenvolvimento mais comuns em seres humanos. A etiopatogenia da hipodontia dos incisivos laterais superiores ainda não está completamente esclarecida, sendo a etiologia genética um fator isolado. Este tipo de agenesia apresenta um elevado impacto estético e funcional, não só para os indivíduos afetados, mas também para os profissionais de saúde, que enfrentam um grande desafio no planeamento de seu tratamento. É ao ortodontista que cabe a tarefa de estabelecer o diagnóstico e o plano de tratamento considerado pluridisciplinar dada a abrangência noutros campos, como a Implantologia ou Prostodontia. O objetivo desta revisão bibliográfica consiste em analisar e concluir qual a melhor abordagem terapêutica a utilizar nestes pacientes. Foi efetuada uma pesquisa bibliográfica em motores de busca eletrónicos, nomeadamente: PubMed, B-on e Google Academic.
- Desempenho clínico dos materiais cerâmicos para pilares de implantesPublication . Segala, Rodrigo DutraCom o aumento da demanda por estética, incorporação da tecnologia Computer-Aided Design/Computer Aided Manufacturing e avanço das propriedades mecânicas das cerâmicas, alternativas aos sistemas restauradores convencionais foram criadas a fim de permitir uma mimetização adequada das características ópticas dos dentes naturais. Dentre os novos recursos restauradores, as próteses livres de metal implanto-suportadas viabilizam uma situação estética mais favorável quando comparadas ao uso de pilares metálicos. O propósito desta revisão de literatura é apresentar as características, indicações, comportamento clínico e taxas de sobrevivência dos pilares estéticos cerâmicos expostos às cargas cíclicas no ambiente oral. Os pilares cerâmicos confeccionados de zircônia, alumina, alumina-zircônia e zircônia com base de titânio foram incluídos nesta revisão de literatura e comparados aos pilares metálicos.
- Tratamento ortodôntico em defeitos periodontaisPublication . Vieira, Tiago Emanuel Magina da Silva; Pinho, Mónica MoradoO presente trabalho visa explorar os possíveis benefícios ou desvantagens do tratamento ortodôntico nos defeitos periodontais, tendo como suporte, a apresentação de alguns casos clínicos demonstrando-os através de uma vertente mais prática. O trabalho revela resultados positivos no que diz respeito ao movimento ortodôntico nos mais variáveis defeitos periodontais tais como: lesões infra ósseas, recessões gengivais e lesões de furca. Por outro lado, existem algumas situações a ter em conta no sentido em que o movimento ortodôntico nem sempre é vantajoso para a regressão da lesão periodontal.
- Conflitos entre gestores e docentes em contexto educacionalPublication . Barbosa, Raimunda Ruth da Silva; Ramalho, JoaquimO presente trabalho procurou investigar sobre os conflitos existentes entre os gestores e os educadores no contexto educacional. O principal objetivo foi perceber a origem dos conflitos de modo a procurar resolvê-los. E como objetivos específicos buscou-se identificar as origens dos conflitos existentes na educação; perceber se os elementos da amostragem (Professores e Gestores) já se envolveram em conflitos; analisar se os participantes da pesquisa buscam chegar a resolução dos conflitos; verificar a forma de resolução dos conflitos sugeridos pelos participantes. Para o alcance desses objetivos, contou-se com a participação de 22 professores e 3 gestores de uma escola pública de Amapá. Como metodologia, a investigação se pautou em um Estudo de Caso com o enfoque quantitativo, e utilizou-se um guião de perguntas fechadas que contemplavam questionamentos acerca dos objetivos traçados para a investigação. Os resultados apontaram a existência de conflitos entre os profissionais da educação e que a grande maioria desses gestores e docentes buscam de certa forma, solucionarem esses conflitos.
- A inserção dos Jovens Egressos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no Mercado de Trabalho: um estudo exploratórioPublication . Ferreira, Roseliane de Fátima Costa; Ventura, TerezaO presente projeto de intervenção intitulado de A inserção dos jovens egressos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) dos cursos técnicos no Mercado de trabalho: o caso do IFMA em São Luís MA versa sobre a conjuntura para o Desenvolvimento Socioeconômico Brasileiro e o Mercado de Trabalho no contexto educativo. Aborda-se uma breve história econômica e política da Educação Profissional e suas nuances com a criação dos Institutos Federais no século XXI e a política pública do PRONATEC. Assim, também com o desenvolvimento baseado na sustentabilidade como evidência das políticas públicas. Demonstra-se a evolução do conceito de desenvolvimento. Demonstra-se a exigência do envolvimento do governo e da comunidade no desenvolvimento sustentável, bem como a concepção de Desenvolvimento Local Integrado Sustentável. Discorre-se um estudo empírico com a finalidade de conhecer a inserção dos alunos oriundo dos cursos técnicos profissionalizantes no mercado de trabalho em São Luís (MA) sob o olhar dos discentes/jovens, dos professores e gestores do PRONATEC. Portanto, surge como proposta de intervenção para melhoria, foi feito um diagnóstico no IFMA/CESJO sobre Arranjos Produtivos Locais – APLs como incubadora empreendedora inclusiva. Este estudo realizado em uma escola pública federal do Estado do Maranhão tendo como opção metodológica um estudo de caso qualitativo exploratório com o uso de inquérito por questionário online. Apresenta-se o resultado deste projeto a conscientização dos obstáculos e as dificuldades impeditivas da inserção no mercado de trabalho no setor de logística, como as reduzidas oportunidades para progredir na carreira ou no seu desenvolvimento profissional na capital maranhense.
- Métodos de identificação humana na Medicina Dentária forensePublication . Almeida, Jessica Elvira de Sousa Mefira LealA medicina dentária forense é um dos ramos mais importantes da medicina dentária, assim como na identificação humana. A identificação dentária é um método preciso, pois ao longo do tempo tornam-se mais fortes e estabilizam não sofrendo alterações. Os dentes são resistentes ao trauma, pressão, humidade e altas temperaturas. Além disso, é o método mais fiável, preciso e relativamente barato. Para estabelecer a identidade, de alguns remanescentes dentários post-mortem são comparados com os registros dentários ante-mortem, que podem incluir diagramas dentários, modelos de estudo, radiografias dentárias e fotografias. Outros métodos empregues incluem a rugoscopia, queiloscopia, análise de marca de mordidas e materiais genéticos. Considerando a importância do trabalho realizado pelo médico dentista forense, este trabalho tem por objetivo descrever a importância destas técnicas como meio de identificação humana e sua contribuição. Uma pesquisa bibliográfica estratégica nos bancos de dados PubMed, MEDLINE, Web of Science e EMBASE foi utilizada para identificar os estudos publicados, com limite temporal entre 2012 a 2018, nos idiomas português e inglês. Conclui-se que a identificação dentária retrata um papel primordial, na análise de restos humanos quando não é possível por métodos visuais ou de impressão digital. A identificação dentária depende da disponibilidade, adequação e precisão dos registros dentários ante-mortem que podem ser comparados com os achados odontológicos post-mortem.
- Um olhar reflexivo sobre o insucesso do ensino de línguas estrangeiras nas escolas públicas do BrasilPublication . Amâncio, Edna Aparecida; Saavedra, LuísaEste trabalho apresenta uma reflexão analítica e crítica a respeito do insucesso no processo de ensino/aprendizagem de Língua Estrangeira nas Escolas Públicas do Brasil. Através de uma visão holística ao explorar a temática, buscou-se motivos e implicações nos segmentos envolvidos; porém o foco direcionou-se a ex-alunos e seus correlatos. O assunto foi vinculado a questões linguísticas, percorrendo desde os valores da linguística histórica ao preconceito linguístico presente nos estudos de ambas as línguas, a materna e a estrangeira. O tema é analisado como algo complexo, que apresenta difíceis questões, razão pela qual a investigação estendeu-se a realidades vivenciadas por outras nações; por outro lado, o projeto de intervenção apresentado pôde ser considerado simples e de fácil aplicação devido à presença do filtro afetivo e do uso de técnicas motivacionais. Evidenciou-se por meio das atividades de investigação teórica e de campo e da realização do Projeto-Ação que possíveis falhas na formação acadêmica dos educadores devem ser suprimidas através de uma formação continuada. Não obstante, tais pendências podem ser minimizadas por meio de empenho e de uma aplicação metodológica de cunho motivacional, pois, alguns ex-alunos compartilharam marcas de frustração e até assumiram terem falhado durante o processo de ensino /aprendizagem de LE, admitiram que não se sentiam motivados a estudar no momento oportuno e lamentaram o fato de não serem bilíngues e terem melhores oportunidades no mercado de trabalho. A intervenção proposta, dessa forma foi baseada na motivação de modo a romper barreiras que podem ser alusivas tanto a estudantes, como, em especial a educadores que, por não se sentirem preparados devido à formação inadequada ou insuficiente, não transmitem o poder do engajamento a seus alunos.
- Extrusão ortodôntica com finalidade de ganho ósseo e gengival para colocação de implantesPublication . Moran, Renata RocchiEste trabalho revisou a literatura ligada a extrusão ortodôntica com finalidade de ganho ósseo e gengival para colocação de implantes, no qual foram abordados considerações biológicas, reações teciduais, indicações, contraindicações e técnicas empregadas para tal finalidade. Esta tem por objetivo melhorar a estabilidade primária dos implantes, preservar a altura alveolar e interdental do osso e aumentar a quantidade de gengiva inserida. A extrusão ortodôntica é uma técnica considerada relativamente simples, acessível e benéfica para pacientes que desejam manter um dente, bem como, preservar ou regenerar a altura da crista óssea, porém alguns cuidados básicos devem ser tomados para melhor finalização do caso.
- Respiração oral: uma abordagem multidisciplinarPublication . Cathelina, Joy Jenna Claude; Martins, Tiago BessaA respiração oral é um problema muito presente nas crianças, podendo ocorrer por hábitos deletérios como por obstrução das vias aéreas. A respiração oral pode provocar alterações no crescimento orofacial causando uma desarmonia no sistema estomatognático, o diagnóstico precoce é de vital importância na interceção deste hábito pernicioso. A disfunção deverá ser estudada como um todo, na sua componente dentária, muscular e postural. Um justo conhecimento dos sinais e sintomas é de primeira importância para a interceção do problema e a prevenção das consequências nefastas a longo prazo. O tratamento deverá ser uma abordagem multidisciplinar, no qual poderão colaborar o Medico Dentista, Otorrino, Terapeuta da fala e Pediatra na reposição da função respiratória normal.
- Tratamento clínico de agenesias de incisivos laterais superioresPublication . Pires, Ana Sofia Lopes da Costa LibórioA agenesia dentária é uma alteração congênita de desenvolvimento dentário que leva a ausência de um ou mais dentes. Em doentes que procuram tratamento ortodôntico apresentando alguma agenesia, a maior queixa é devida à falta dos incisivos laterais superiores. A resolução clínica é variada e ainda não existe um consenso entre profissionais quanto à melhor alternativa entre as abordagens mais comuns: fechamento ortodôntico do espaço; ou abertura ortodôntica e manutenção dos espaços. O objetivo deste trabalho é uma revisão bibliográfica apresentar modalidades de tratamento para os casos de agenesia do incisivo lateral superior, baseadas em evidências científicas. Para sua elaboração foi realizada uma pesquisa bibliográfica entre janeiro de 2018 a abril de 2018, nas bases de dados Pubmed,b-on e Medline. A partir da revisão bibliográfica podemos tirar a conclusão que, para o adequado planeamento, devem-se fazer várias considerações, avaliando vantagens, indicações, contraindicações e limitações de cada opção de tratamento.