Browsing by Issue Date, starting with "2013-10"
Now showing 1 - 10 of 17
Results Per Page
Sort Options
- Pele de prata do café como fonte de compostos bioativos para incorporação em peloidesPublication . Costa, Anabela; Ferreira da Vinha, Ana; Nunes, M. Antónia; Alves, Rita C.; Oliveira, M. Beatriz P.P.A valorização de resíduos agroalimentares em subprodutos de valor acrescentado é uma necessidade premente numa sociedade que visa a sustentabilidade ambiental, social e económica. Deste modo, promove-se a redução dos lixos a tratar, obtendo-se mais-valias onde só se tinha despesa. Neste estudo usou-se a pele de prata do café, um subproduto sem valor acrescentado da indústria de torrefação do café como fonte de compostos bioativos com ação antioxidante. Estudou-se o efeito das principais variáveis que afetam os rendimentos de extração e a atividade antioxidante dos extratos. Quantificou-se o teor em compostos fenólicos totais e flavonoides, bem como a atividade antioxidante (FRAP) e anti-radicalar (DPPH•). A composição dos extratos variou significativamente com as condições utilizadas. No entanto, é possível obter uma solução de compromisso entre os vários métodos de extração e os parâmetros analisados. A extração com 50% de etanol e 50% de água, durante 60 minutos, à temperatura de 40°C, permitiu a obtenção dos extratos mais ricos em compostos fenólicos e, simultaneamente, com uma elevada capacidade antioxidante. Estas condições permitem, comparativamente com outras “mais eficazes” para um ou outro parâmetro, uma redução de custos, por economia de tempo e de energia. A atividade antioxidante determinada sugere que a incorporação deste tipo de extratos em peloides poderá ter efeito benéfico.
- Borututu (Cochlospermum angolense): influência do processamento no teor de vitamina EPublication . Ferreira da Vinha, Ana; Pimentel, Filipa; Alves, Rita C.; Costa, Anabela; Oliveira, M. Beatriz P.P.O borututu (Cochlospermum angolense Welw.) é uma planta angolana vulgarmente utilizada na medicina popular africana para efeitos hepatoprotetores e na profilaxia da malária. Recentemente, tem sido dada alguma atenção ao potencial antioxidante desta planta, mas, até à data, não estão descritos estudos acerca do seu teor em vitamina E. A vitamina E é reconhecida pela sua elevada atividade antioxidante, nomeadamente contra a oxidação lipídica, lesões celulares e radicais livres. Neste estudo avaliou-se a influência do processamento (secagem ao sol, à sombra e liofilização) no teor e perfil de vitamina E do borututu. O teor total de vitamina E variou entre 35 e 77 mg/100 g (peso seco). O vitâmero predominante em todas as amostras foi o d-tocoferol. Observou-se um decréscimo nos teores dos diferentes vitâmeros nas amostras secas ao sol e um aumento do teor de b-tocoferol e g-tocotrienol nas amostras liofilizadas (comparação em peso seco). Os resultados sugerem que a incorporação de borututu em peloides poderá ser uma mais-valia tendo em vista o aumento da capacidade antioxidante do produto final.
- Valorização da flor do dragoeiro (Dracaena draco L.) dos Açores: caracterização de compostos bioativos de extratos aquosos, etanólicos e hidroalcoólicosPublication . Ferreira da Vinha, Ana; Barreira, Sérgio; Costa, Anabela; Neves, José Manuel Gomes da Silva; Alves, Rita C.; Oliveira, M. Beatriz P.P.O Dragoeiro (Dracaena draco L.) é uma espécie da família das Dracaenacea, pertencente à flora da Macaronésia, onde se incluem os arquipélagos da Madeira e dos Açores. Trata-se de uma espécie vulnerável devido à exploração e comércio excessivo da sua resina. É utilizada na medicina tradicional e apresenta atividade citotóxica e efeitos quimioprotetores. No presente estudo analisou-se a atividade antioxidante de vários extratos (etanólico, aquoso e hidroalcoólico) das flores secas do dragoeiro e quantificaram-se os teores totais de fenóis e flavonoides. Os extratos hidroalcoólicos mostraram uma relação positiva e superior entre os teores de compostos fenólicos totais e a sua atividade antioxidante. A incorporação deste tipo de extratos em peloides para dermocosmética poderá ser benéfica dada a sua atividade antioxidante.
- Aplicação das TICs no Instituto Superior de Ciências de Educação: uma nova metodologia para o currículo de informáticaPublication . Robalo, Ana; Gouveia, Luis BorgesEste projecto é resultado da experiência profissional da investigadora na utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) aplicadas à Educação, no Instituto Superior de Educação do Huambo – Angola. Neste contexto, são expostas as abordagens metodológicas, tidas em conta, no desenvolvimento do currículo da disciplina informática. O novo currículo da disciplina de informática conta com recurso a uma plataforma de ensino virtual – a Plataforma educativa Edmodo onde se irá aprofundar os produtos do pacote (suite Office) da Microsoft tais como o MS Word e o MS Excel, bem com o MS PowerPoint, visando dotar os alunos de competências necessárias para assegurar a sua independência.
- Valorização das folhas de louro (L. nobilis L. e L. azorica (Feub.) Franco)Publication . Pereira, Lucena C.; Ferreira da Vinha, Ana; Costa, Anabela; Alves, Rita C.; Domingues, Valentina; Pimentel, Filipa; Delerue-Matos, M. Cristina; Oliveira, M. Beatriz P.P.As folhas de louro (Laurus sp.) são, frequentemente, usadas na gastronomia da zona mediterrânica como ingrediente aromático. A sua riqueza em fitoquímicos bioativos tem justificado a utilização do óleo essencial na medicina tradicional e na cosmética. Neste trabalho, analisaram-se duas espécies autóctones desta planta: L. nobilis L. (continente) e L. azorica (Feub.) Franco (Açores). Com este estudo pretendeu-se caracterizar e comparar os extratos hidroalcoólicos destas espécies, obtidos por processos sustentáveis, visando a sua valorização e incorporação em produtos de cosmética. Foi também analisado o perfil de voláteis das folhas frescas e secas por HS-SPME/GC-MS. Os resultados mostraram diferenças entre o perfil de voláteis. Os extratos de L azorica (Feub.) Franco apresentaram teores superiores de compostos bioativos (fenólicos totais, flavonoides e proantocianidinas). A incorporação de louro (folhas e/ou extratos) em pelóides poderá ser benéfica dada a elevada atividade antioxidante e a fragância desta matriz.
- As atitudes de educadores de infância do ensino público e das instituições particulares de solidariedade social face à inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na sala regular, na ilha de São Miguel, AçoresPublication . Melo, Micaela Antónia Sousa Ramos Ferreira de; Coelho, FátimaAo longo do século XX assistimos a múltiplas mudanças na sociedade que influenciaram inequivocamente, o funcionamento da Escola, levando-a a fazer com que esta alterasse conceitos, conteúdos e práticas no sentido de se assumir, efetivamente, como uma “escola para todos”. Neste contexto, considera-se que o docente é um elemento chave em todo o processo para a concretização da filosofia inclusiva. Deste modo, o objetivo primordial deste trabalho é recolher o conjunto de atitudes e práticas que definem a acção quotidiana dos educadores de infância da rede Pública e da rede das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) face à inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) na sala regular na ilha de São Miguel, a fim de analisar o modo como o apoio pedagógico, o tempo de serviço e a formação profissional influenciam as atitudes e as práticas pedagógicas atrás referidas. Os dados foram recolhidos através de inquérito por questionário repartido em três partes, a saber: Parte I – recolha de dados pessoais e profissionais; Parte II - obtenção de repostas sobre dados de opinião face à inclusão e NEE; Parte III – apresentação de uma Escala de Atitudes face à Inclusão (EAFI), com base na escala de Likert de quatro níveis (1-Discordo Totalmente; 2-Discordo; 3-Concordo; 4-Concordo Completamente). Os resultados obtidos demonstram, claramente, as diferenças existentes entre os educadores que lecionaram no Ensino Público e os que trabalham nas IPSS, relativamente às atitudes face à inclusão de crianças com NEE nas salas regulares. Assim, nas dimensões Formação, Recursos, e Alteração do papel/responsabilidade acrescidas, verifica-se que os educadores de infância da rede IPSS têm atitudes significativamente mais positivas do que os educadores de infância da rede pública. Já no que diz respeito à dimensão atual de implementação dos programas de inclusão, os resultados são opostos, isto é, os educadores de infância da rede pública têm atitudes significativamente mais positivas do que os educadores de infância da rede IPSS.
- Encontro sobre Investigação, Desenvolvimento e InovaçãoPublication . Gouveia, Luis Borges
- Culturas celulares: uma ferramenta útil?Publication . Gonçalves, Fernanda Manuela Vieira; Ferraz, Maria PiaAs culturas celulares apareceram no século XX e têm vindo a evoluir como método de estudo e análise de patologias e de novos medicamentos para as combater. Com o passar dos anos surgiram diferentes métodos de cultivo de células diversificando assim as culturas celulares em mono-camada, suspensas e imobilizadas. Um dos propósitos das culturas celulares é a manipulação das células de modo a permitir a visualização das alterações celulares como o envelhecimento da célula (senescência), a apoptose, a necrose e a autofagia da célula. Este método tem provado ser útil tanto no diagnostico e tratamento de várias patologias como em doenças oncológicas, neuro-degenerativas ou do sistema imunitário.
- Efeito do substituinte “-F” nas propriedades electrónicas e estruturais de fluoroquinolonasPublication . Azevedo, Miguel de Menezes Nogueira Rosas; Gomes, Lígia RebeloEste estudo incide sobre as características que a presença do ião flúor em moléculas concede. Mais concretamente em fluoroquinolonas, antibióticos que cada vez são mais utilizados. Fez-se uma analise de vários parâmetros para obtermos informação sobre a interação fármaco-receptor nas fluoroquinolonas. Sendo para isso utilizadas técnicas de caracterização química computacional para conseguirmos caracterizar eletronicamente e estruturalmente (3D) as fluoroquinolonas em complemento aos métodos semi-empíricos utilizados inicialmente. Como é sabido, a especificidade e a afinidade para o sitio alvo, é essencial para eficácia de um fármaco. As fluoroquinolonas sofreram um grande desenvolvimento desde a primeira quinolona sintetizada em 1958, sendo que desde ai foram sintetizadas inúmeros derivados da mesma. Este facto deve-se a serem facilmente manipuladas, derivando fármacos altamente potentes, espectro alargado, factores farmacocinéticos optimizados e efeitos adversos reduzidos. A grande alteração farmacológica para o aumento do interesse neste grupo, foi a substituição em C6 de um átomo de flúor em vez de um de hidrogénio. Para obtermos as informações sobre a influência do ião flúor sobre as propriedades estruturais e electrónicas das fluoroquinolonas, foi feita uma comparação entre a fluoroquinolona com flúor em C6 e com hidrogénio em C6. As quatro fluoroquinolonas presentes neste estudo foram: ciprofloxacina, moxiflocacina, sparfloxacina e pefloxacina. As informações foram obtidas por programas informáticos de mecânica quântica e molecular. Concluiu-se que a presença de substituinte flúor não modificava de forma significativa a geometria das moléculas mas sim a distribuição da carga no carbono vicinal e nos átomos em posição alfa, beta e gama relativamente a este. Esta modificação da distribuição electrónica pode condicionar a ligação do fármaco ao receptor, modificando a sua actividade farmacológica.
- PediculosePublication . Figueiredo, Tânia Isabel da Cruz; Cerqueira, FátimaA relação parasita-hospedeiro entre o piolho e o Homem representa um dos maiores casos de sucesso de ectoparasitoses. Apesar de clinicamente a infestação por piolhos não provocar grandes danos á saúde o impacto social mental e económico é substancial. Não há programas que priorizem o controle de ectoparasitas na saúde. Uma crise emergente no controlo da pediculose, devido à falta de opções de novos pediculicidas, abriu caminho à eventualidade de resistências. A ocorrência de mutações, deve-se em grande parte ao facto do abuso indiscriminado e utilização de produtos que estavam a ser comercializados em ampla escala como Over-the-counter drugs (OTC), particularmente a permetrina e piretroides.