Logo do repositório
 
A carregar...
Miniatura
Publicação

Valorização da flor do dragoeiro (Dracaena draco L.) dos Açores: caracterização de compostos bioativos de extratos aquosos, etanólicos e hidroalcoólicos

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
IIICIBAP_Dragoeiro_AFVinha_2013.pdf547.58 KBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

O Dragoeiro (Dracaena draco L.) é uma espécie da família das Dracaenacea, pertencente à flora da Macaronésia, onde se incluem os arquipélagos da Madeira e dos Açores. Trata-se de uma espécie vulnerável devido à exploração e comércio excessivo da sua resina. É utilizada na medicina tradicional e apresenta atividade citotóxica e efeitos quimioprotetores. No presente estudo analisou-se a atividade antioxidante de vários extratos (etanólico, aquoso e hidroalcoólico) das flores secas do dragoeiro e quantificaram-se os teores totais de fenóis e flavonoides. Os extratos hidroalcoólicos mostraram uma relação positiva e superior entre os teores de compostos fenólicos totais e a sua atividade antioxidante. A incorporação deste tipo de extratos em peloides para dermocosmética poderá ser benéfica dada a sua atividade antioxidante.

Descrição

Palavras-chave

Dracaena draco L., Flores secas Perfil fitoquímico Atividade Antioxidante

Contexto Educativo

Citação

Vinha, A.F., Barreira, S.V.P., Costa, A.S.G, Neves, J., Alves, R.C., Oliveira, M.B.P.P. 2013. Valorização da flor do dragoeiro (Dracaena draco L.) dos Açores: caracterização de compostos bioativos de extratos aquosos, etanólicos e hidroalcoólicos. In: INOVA - Instituto de Inovação Tecnológica dos Açores (Ed.), Livro de Atas do “III Congresso Iberoamericano de Peloides”. 186-191.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora

INOVA - Instituto de Inovação Tecnológica dos Açores

Licença CC