Depósitos CIÊNCIAVITAE
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- Delinquência juvenil: os atos reportados e as cifras negrasPublication . Afonso, Lígia; Nogueira, Cristiano; Fernandes, Hélder; Sani, Ana Isabel; Caridade, Sónia; Nunes, Laura M.; Maia, Rui LeandroA prática de ilícito criminal por menores entre os 12 e os 16 anos, tal como previsto pela lei tutelar educativa, tem um referencial estatístico muito limitado, na medida em que os registos de ocorrências pelas entidades de controlo formal apenas nos permitem análises particulares, muito em torno das tipologias e idade dos intervenientes. Os dados provenientes de outros organismos, como as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), suscitam-nos outras interpretações e reforçam as convicções dos investigadores quanto às ocorrências criminais não reportadas. Urge por isso fazer uma análise integrada de vários registos e dados provenientes de investigações científicas, estabelecendo parcerias e projetos que respondam às necessidades sentidas pela população de reforço do seu sentimento de segurança. Face a isto, desenvolvemos no âmbito do Observatório Permanente Violência e Crime (OPVC), uma entre várias linhas de investigação, a qual pretende centralizar, tratar e analisar dados estatísticos sobre a violência e a criminalidade reportada e medir/mapear a violência e o crime, mediante o recurso a indicadores. Desta forma pretende o OPVC contribuir para o desenvolvimento de ferramentas técnicas e de modelos passíveis de operacionalização em contexto real, mediante um trabalho integrado de uma equipa multidisciplinar, das áreas da Psicologia, Sociologia, Direito, Engenharia e Criminologia.
- Revisão integrativa sobre a atenção da psicologia às gestantes surdasPublication . Maffei, Alexsandra Machado; Meneses, RuteA gestação é um período permeado por sentimentos/pensamentos ambivalentes pelos quais a Psicologia demonstra interesse. Os aspectos físicos/biológicos da gestação sempre foram temas centrais nos cuidados pré e pós-natais. Atualmente, programas de cuidados pré-natais psicológicos oferecem espaço acolhedor com o objetivo, por exemplo, de promover a saúde das gestantes e prevenir depressão pós-parto. É possível incluir, também, os companheiros(as) e a família estendida num ambiente de diálogo sobre crenças, expectativas, riscos e anseios presentes nesta fase. Numa breve revisão da bibliografia constata-se que a Psicologia dedica especial atenção aos cuidados das gestantes. O objetivo deste estudo foi verificar, na literatura, se as gestantes surdas têm recebido esta mesma atenção. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura, até o dia 31 de março de 2020. Foram consultadas as bases de dados PubMed, SciELO, EBSCO e BVS, sem uso de filtros tampouco limite quanto a data de publicação. Os termos MeSH/descritores utilizados foram pregnant women AND Psychology AND deaf*. Dentre os 52 artigos identificados, apenas nove foram incluídos neste estudo, sendo que oito deles não tinham como foco principal gestantes surdas e sim gestantes com deficiência. Gestantes com deficiência/surdez parecem, assim, excluídas tanto dos dados censitários, quanto dos serviços de saúde e das pesquisas científicas. Nessa amostra, apesar de pequena, depreendeu-se que estas mulheres são vítimas de preconceito e discriminação de diferentes instâncias da sociedade. No entanto, é possível constatar, também, que há um campo importante e necessário para a atuação da Psicologia voltado a essas mulheres, profissionais de saúde e familiares.
- Reconfiguração das redações brasileiras durante a pandemia de Covid-19Publication . Essenfelder, Renato; Sant'Anna, Emílio; Coca, Adriana Pierre
- Cognitive awareness after treatment for high-grade gliomaPublication . Giovagnoli, Anna Rita; Meneses, Rute; Paterlini, Chiara; Silvani, Antonio; Boiardi, AmerigoObjective: In patients with brain lesion, awareness of cognitive deficits is an important aspect of disease awareness. Glioblastoma (GBM) and anaplastic astrocytoma (AA) can cause cognitive deficits, but, to date, awareness of these deficits has not been documented. This study aimed to test cognitive awareness in these patients after the end of treatment. Methods: Fifty patients with GBM or AA were assessed using the Multiple Ability Self-Report Questionnaire (MASQ), State-Trait Anxiety Inventory (STAI), Self Rating Depression Scale (SRDS), and memory, attention, mental speed, abstract reasoning, and flexibility neuropsychological tests. Cognitive awareness was calculated as the concordance between the composite score of neuropsychological performance (PEC) and the total MASQ score. The controls were 48 healthy subjects. Analysis of variance and regression analysis compared subject groups and explored variables predicting perceived abilities. Results: Patients with GBM or AA showed similar attention, memory, and executive deficits compared with controls. Cognitive awareness was fair/full in 64% of patients. In the entire patients group, the worst MASQ scores were associated with neuropsychological deficits, anxiety, depression, and glioma location in the right hemisphere . In patients with fair/full awareness, MASQ scores were related to affective status and neuropsychological performance, whereas, in those with scarce/no awareness, they were related only to affective status. Conclusions: After treatment, many patients with GBM or AA are aware of their cognitive deficits. Anxiety, depression, and right hemisphere tumour exacerbate the perceived difficulties. This neurocognitive approach expands the behavioural phenotypes of high-grade gliomas and may have therapeutic implications over the course of the disease.
- Espiritualidade e personalidade: relações em estudantes do ensino superiorPublication . Peixoto, Ana Carina; Santos, Carla Bernardett; Meneses, RuteIntrodução: A espiritualidade define-se como um construto dinâmico e subjetivo, baseado na experiência e vivência das relações do quotidiano, assumindo-se dessa forma como uma importante dimensão para a qualidade de vida do indivíduo (Koenig, King & Carson, 2012). Ao apresentar-se como uma experiência humana que engloba interações bio-psico-socio-espirituais, a espiritualidade evidencia-se como indicador de bem-estar, de saúde física e mental. Dada a sua ampla abrangência e impacto, diversos estudos têm apontado para a potencial relação entre espiritualidade e personalidade, podendo as crenças e a esperança/otimismo mobilizar energias e iniciativas positivas e associar-se assim com os diferentes traços de personalidade. Deste modo, o presente estudo tem como objetivo explorar a relação entre espiritualidade e personalidade, em estudantes do ensino superior. Método: Neste estudo transversal, descritivo correlacional, um questionário sociodemográfico desenvolvido para o efeito, a Escala de Espiritualidade (Pinto & Pais- Ribeiro, 2007) e o NEO-FFI (Lima & Simões, 2000) foram administrados, em contexto grupal de sala de aula, antes da pandemia, a 200 estudantes, com idade média de 23 anos, de três instituições do ensino superior do Norte de Portugal. Resultados: Os domínios da espiritualidade correlacionaram-se com os traços de personalidade neuroticismo, extroversão, amabilidade e conscienciosidade. Conclusão: Já que as crenças e a esperança/otimismo, bem como a espiritualidade como um todo, têm demonstrado um efeito protetor ao nível da qualidade de vida, bem-estar, saúde física e mental, os presentes resultados sugerem a pertinência de identificar características de personalidade que poderão aumentar o risco em termos de (baixa) espiritualidade (e pior qualidade de vida, bem-estar e saúde) junto de estudantes do ensino superior. Esta identificação poderá permitir aumentar a eficácia das intervenções destinadas a promover a espiritualidade (e, consequentemente, a qualidade de vida, bem-estar e saúde).
- Bem-estar psicológico de estudantes do ensino superior e seus correlatos sociodemográficos e psicossociaisPublication . Soares, Lucília; Meneses, RuteA elevada percentagem de estudantes do ensino superior que habitualmente experiencia problemas psicológicos consideráveis, mesmo em períodos de não pandemia, faz com que os profissionais envidem esforços para optimizar as estratégias de intervenção psicológica destinadas a esse grupo. Neste contexto, concebeu-se um projeto com o objetivo de desenvolver um programa de intervenção em grupo breve com base na perspetiva eudaimónica (modelo de Carol Ryff e teoria de autodeterminação de Ryan e Deci) e contributos da espiritualidade e da Psicologia Positiva para o Bem-estar Psicológico (BEP). Numa primeira fase, optou-se por avaliar o BEP de estudantes do ensino superior e explorar a sua relação com indicadores psicossociais e sociodemográficos – idade, sexo, nível socioeconómico (percebido), nível habilitacional, exercício ou não de atividade profissional concomitante, estado civil e existência ou não de uma relação estável, qualidade (percebida) do sono, saúde, alimentação e relacionamento com o/a companheiro/a, familiares e amigos, e existência de crenças religiosas e práticas públicas e privadas. Assim, 178 estudantes responderam, em contexto grupal de sala de aula, a um questionário de indicadores sociodemográficos e psicossociais, desenvolvido para o efeito, e à escala de BEP de Ryff de 84 itens adaptada por Novo et al. (1997). Os resultados mostraram que: a) cerca de 17% dos participantes tinham um baixo nível de BEP; b) os indicadores de BEP se correlacionavam de forma diversa com os indicadores sociodemográficos e psicossociais considerados: não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas nas médias do BEP Total em função do sexo, nível habilitacional, nível socioeconómico (percebido), estado civil, grupo etário, exercício, ou não, de atividade profissional concomitante e existência, ou não, de crenças e de práticas religiosas, públicas ou privadas; verificaram-se diferenças estatisticamente significativas nas dimensões Crescimento Pessoal e Propósito na Vida em função do sexo e nível habilitacional e na dimensão Propósito na Vida em função das práticas religiosas privadas. Constatou-se uma fraca correlação do BEP Total com a idade e a existência de relações estatisticamente significativas entre a qualidade (percebida) do sono, alimentação e relações interpessoais (companheiro/a, familiares e amigos), com particular relevância para estes últimos, quer para o BEP Total quer para várias dimensões do modelo. Concluindo-se que o uso de um índice global de BEP pode ser pouco discriminante, e que o padrão de relações entre as variáveis não era linear, o programa delineado, especificamente destinado aos indivíduos com baixo BEP, é constituído por 12 sessões, de modo a focar as diferentes dimensões do modelo de Ryff, pensamentos, actividade física e relaxamento, espiritualidade e integração de ganhos.
- Competências de comunicação na formação pré-graduada de estudantes de fisioterapia: análise comparativa documentalPublication . Almeida Santos, Leonor; Meneses, Rute; Couto, GermanoA elevada importância das competências de comunicação clínica/em saúde nas profissões de saúde, requer que o seu ensino seja introduzido ainda na aprendizagem pré-graduada. Para verificar se os programas/planos de estudo do curso de fisioterapia dos estabelecimentos de ensino superior português evidenciam o ensino de competências de comunicação clínica/em saúde e identificar unidades curriculares que o façam de uma forma exclusiva ou inclusiva, caracterizando tal ensino, procedeu-se a um estudo de Análise Comparativa Documental. Pesquisa efetuada entre final de dezembro/2020 e início de março/2021, inicialmente para identificação dos ciclos de estudo com acreditação dos seus planos curriculares e conteúdos programáticos das unidades curriculares que evidenciam o ensino de competências de comunicação clínica/em saúde. Levantamento de documentos/dados, disponíveis publicamente nos sites oficiais das instituições de ensino superior e Diário da República eletrónico, com posterior reforço de informação complementar, enviada via email, pelas coordenações dos cursos. Foram identificados 20 ciclos de estudo em fisioterapia, registados na Direção-Geral do Ensino Superior e acreditados pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. Oito apresentavam unidade curricular específica/exclusiva no ensino de competências de comunicação clínica/em saúde, nove apresentavam o seu ensino de forma integrada noutras unidades curriculares e outros três não apresentavam o seu ensino de modo formal em nenhuma unidade curricular. Constatou-se ainda uma disparidade em relação ao número de horas, às componentes, ao semestre/ano, ao número de ECTS (European Credit Transfer System), e mesmo em relação ao nome atribuído à unidade curricular.
- Apocalypse or redemption: how the portuguese media cover artificial intelligencePublication . Canavilhas, João; Essenfelder, RenatoArtificial intelligence (AI) occupies an increasingly important place in the contemporary societies. One of the most visible aspects is the personalization of online content, news or advertising, but the emergence of personal assistants and autonomous vehicles are phenomena that also attracts the attention of the media and, by this way, reach the population. This article studies the Portuguese reality by analyzing the coverage of artificial intelligence by five national newspapers. The conclusions allow us to say that, although it was considered huge, the coverage proved to be superficial, with a high rate of reuse of sources from other texts, presents little diversity in opinions, and does not stimulate debate in society. Among the most common approaches are economics and political. The coverage was positive in most cases, especially in the health area, where the media never criticized the effects of AI.
- Objectivos de desenvolvimento sustentável e intervenção psicológica online: uma experiência educativaPublication . Meneses, RuteFace aos desafios actuais, nomeadamente em termos de produção, divulgação e aplicação do conhecimento científico no âmbito da pandemia de COVID-19 e dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), urge optimizar as respostas da comunidade educativa. Assim, com base na literatura e em experiências prévias de ensino (próprias e de outrém), foi desenvolvido um projecto no âmbito do 1º Ciclo de Estudos em Psicologia, tendo em mente os ODS 3, 4, 5, 10, 15 e 17. O projecto envolveu os alunos do 3º ano inscritos numa unidade curricular obrigatória em 2020/21. Pretende-se partilhar esta experiência educativa, i.e., relatar o seu enquadramento, processo e resultados. A proposta foi muito bem acolhida pelos estudantes, que desenvolveram e testaram 24 vídeos de relaxamento dirigidos a adultos Portugueses. Os resultados sugerem que esta experiência educativa estimulou o desenvolvimento de competências alinhadas com os ODS e que os materiais criados e testados têm potencial para intervenção psicológica online em contexto de pandemia de COVID-19, promovendo a alteração de cognições, afectos e comportamentos relativos à saúde.
- Communication skills in basic training of physiotherapy students: e-delphi studyPublication . Almeida Santos, Leonor; Queirós, Sílvia; Couto, Germano; Meneses, RuteIntrodução: A elevada importância da comunicação clínica/em saúde como competência vital na prestação de cuidados e fundamental na educação para a saúde, determinou a relevância do seu ensino, aconselhando-se que este seja introduzido na aprendizagem pré-graduada. Objetivos: Identificar, por consenso de peritos, as competências de comunicação clínica/em saúde a ensinar aos estudantes de fisioterapia, na sua formação de base (licenciatura). Métodos: De maio a setembro de 2020 procedeu-se à aplicação de questionários online a um painel de 21 peritos em comunicação clínica/em saúde, seguindo a técnica e-Delphi até se obter consenso. Resultados: Foram identificadas 27 competências de comunicação clínica/em saúde, das quais 25 obtiveram consenso ≥80% na classificação do grau de importância, bem como as 10 mais importantes a ensinar aos estudantes de fisioterapia, no que respeita à sua formação de base (licenciatura). Conclusão: O estudo permitiu especificar e listar as competências de comunicação centrais, na formação pré-graduada em fisioterapia, podendo futuramente servir como proposta de novos conteúdos programáticos nesta área, bem como no desenvolvimento de uma unidade curricular transversal aos cursos de licenciatura em fisioterapia do ensino superior em Portugal, procurando dotar os futuros fisioterapeutas portugueses com as mesmas competências de comunicação clínica/em saúde.