Browsing by Issue Date, starting with "2020-09-29"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Estabilidade a longo prazo dos procedimentos de recobrimento radicular com enxertos de tecidos molesPublication . Pouso Tubío, Cintia; Oliveira, HélderObjetivo: analisar e comparar as técnicas de recobrimento radicular, nomeadamente CAF+SCTG/CTG, FGG e TUN+SCTG/CTG a longo prazo para o tratamento de recessões gengivais. Métodos: foi elaborada uma pesquisa bibliográfica, com recurso a bases de dados informáticas como a PubMed e B-ON nos quais foram apenas incluídos ensaios clínicos de forma a comparar os resultados das técnicas, sendo incluídos apenas estudos com um follow-up mínimo de 3 anos nas técnicas de CAF+SCTG/CTG e FGG, enquanto que para a TUN+SCTG/CTG foram aceites estudos com 1 ano de follow-up, devido à escassez de estudos com seguimentos mais longos. Resultados: foram obtidos e analisados 11 estudos clínicos e 1 meta-análise, comparando os valores dos parâmetros qualitativos e quantitativos nos recobrimentos radiculares utilizando técnicas de CAF+SCTG/CTG, FGG e TUN+SCTG/CTG. Os parâmetros clínicos e estéticos neles avaliados foram descritos. Conclusões: a interpretação dos resultados obtidos permite concluir que o FGG é uma boa técnica para aumento do KT, mas não oferece uma boa estética. Surge o CAF+CTG que a longo prazo fornece uma boa estética e bom recobrimento radicular nos casos de recessões gengivais localizadas, enquanto que para recessões gengivais múltiplas a técnica que melhores resultados apresenta é a TUN combinada com CTG.
- Recessões gengivais em caninos tracionados ortodonticamente: revisão bibliográficaPublication . Farsoun, Cecília Fersura; Castro, FilipeIntrodução: A tração ortodôntica de caninos impactados representa um grande desafio para a Ortodontia. A exposição cirúrgica do canino impactado e a complexa mecânica ortodôntica aplicada para alinhar o dente de volta ao arco podem levar a complicações envolvendo tecidos de suporte induzindo a recessão gengival quando os dentes são movidos para fora do osso alveolar. Objectivos: O objectivo deste estudo é apresentar uma revisão bibliográfica atualizada dos principais resultados periodontais encontrados na literatura após a abordagem cirúrgica clínica de caninos impactados e a prevalência de recessão gengival. Materiais e métodos: Pesquisas em base de dados on line PubMed, PMC e MedLine até junho de 2020 e listas de referências de publicações relevantes foram usadas para identificar estudos que avaliavam o status periodontal de caninos impactados e tracionados ortodonticamente. Considerou-se ensaios clínicos controlados e randomizados, revisões de literatura, revisões sistemáticas, estudos em humanos, meta-análises e texto que tiveram pelo menos uma ocorrência relacionando recessão gengival, periodonto e caninos impactados tracionados ortodónticamente, seja por vestibular ou palatino, superior e/ou inferior como os critérios de elegibilidade. Resultados: Foram encontrados 691 artigos numa pesquisa livre. Após aplicar os critérios de elegibilidade chegou-se a uma subtração de 7 artigos relevantes e estes resultados obtiveram maior ocorrência para os caninos superiores. Conclusão: Atualmente, não existem evidências claras que favoreçam uma técnica cirúrgica para descobrir caninos em termos de resultados periodontais. Os resultados encontrados afirmaram que clinicamente as evidências são insignificantes quando comparados aos dentes erupcionados normalmente.
- Revisão integrativa sobre a atenção da psicologia às gestantes surdasPublication . Maffei, Alexsandra Machado; Meneses, RuteA gestação é um período permeado por sentimentos/pensamentos ambivalentes pelos quais a Psicologia demonstra interesse. Os aspectos físicos/biológicos da gestação sempre foram temas centrais nos cuidados pré e pós-natais. Atualmente, programas de cuidados pré-natais psicológicos oferecem espaço acolhedor com o objetivo, por exemplo, de promover a saúde das gestantes e prevenir depressão pós-parto. É possível incluir, também, os companheiros(as) e a família estendida num ambiente de diálogo sobre crenças, expectativas, riscos e anseios presentes nesta fase. Numa breve revisão da bibliografia constata-se que a Psicologia dedica especial atenção aos cuidados das gestantes. O objetivo deste estudo foi verificar, na literatura, se as gestantes surdas têm recebido esta mesma atenção. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura, até o dia 31 de março de 2020. Foram consultadas as bases de dados PubMed, SciELO, EBSCO e BVS, sem uso de filtros tampouco limite quanto a data de publicação. Os termos MeSH/descritores utilizados foram pregnant women AND Psychology AND deaf*. Dentre os 52 artigos identificados, apenas nove foram incluídos neste estudo, sendo que oito deles não tinham como foco principal gestantes surdas e sim gestantes com deficiência. Gestantes com deficiência/surdez parecem, assim, excluídas tanto dos dados censitários, quanto dos serviços de saúde e das pesquisas científicas. Nessa amostra, apesar de pequena, depreendeu-se que estas mulheres são vítimas de preconceito e discriminação de diferentes instâncias da sociedade. No entanto, é possível constatar, também, que há um campo importante e necessário para a atuação da Psicologia voltado a essas mulheres, profissionais de saúde e familiares.