FCT (GTRS) - Relatórios Internos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCT (GTRS) - Relatórios Internos by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 67
Results Per Page
Sort Options
- Estudo exploratório sobre a utilização de Web 2.0 por Docentes do Ensino SuperiorPublication . Simões, LuísNeste relatório sintetizam-se os principais passos dados na preparação e condução de um estudo exploratório sobre a utilização de ferramentas conotadas com a “Web 2.0” por parte de Docentes do Ensino Superior, quer em Portugal, quer em outros Países. O estudo baseou-se num Questionário constituído por sete perguntas de respostas aberta, o qual foi disponibilizado na Internet através do serviço SurveyMonkey, e foi também enviado por e-mail para um conjunto selecionado de destinatários (Docentes). Neste relatório descreve-se a construção do Questionário, o procedimento usado na recolha de dados, e apresentam-se os resultados obtidos até ao momento com este estudo. Para a apresentação dos resultados, utiliza-se uma abordagem descritiva, através da qual se procura sintetizar e enfatizar a informação mais relevante recolhida. Deste trabalho, surgem diversos vetores orientadores da Investigação futura.
- Aplicação das TICs no Instituto Superior de Ciências de Educação: uma nova metodologia para o currículo de informáticaPublication . Robalo, Ana; Gouveia, Luis BorgesEste projecto é resultado da experiência profissional da investigadora na utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) aplicadas à Educação, no Instituto Superior de Educação do Huambo – Angola. Neste contexto, são expostas as abordagens metodológicas, tidas em conta, no desenvolvimento do currículo da disciplina informática. O novo currículo da disciplina de informática conta com recurso a uma plataforma de ensino virtual – a Plataforma educativa Edmodo onde se irá aprofundar os produtos do pacote (suite Office) da Microsoft tais como o MS Word e o MS Excel, bem com o MS PowerPoint, visando dotar os alunos de competências necessárias para assegurar a sua independência.
- Análise de um sistema de backoffice de Ensino a Distância para a Universidade Católica de AngolaPublication . António, Paulo Francisco; Gouveia, Luis BorgesO rápido e crescente desenvolvimento de recursos técnicos de comunicação e de informação digital tem possibilitado cada vez mais romper com as barreiras da distância, das dificuldades de acesso à educação e dos problemas de aprendizagem de quem “estuda individualmente, mas não isolado e sozinho” e pretende investir na aquisição de conhecimento especializado. O presente Relatório tem como objectivo a Análise de Sistema do BackOffice da Plataforma de Ensino à Distância para a Universidade Católica de Angola, apresentando a descrição das técnicas e ferramentas utilizadas na implementação deste sistema. O BackOffice do Sistema de Ensino a Distância visa colmatar as dificuldades e constrangimentos que muitos alunos têm em relação à frequência do Ensino Presencial. Muitos dos alunos têm limitações de tempo e muitos afazeres complementares que impedem a frequência do regime presencial. Deste modo, propõe-se o estabelecimento de uma plataforma que ajudará todas as pessoas que residem fora de Luanda, a terem também acesso a um Ensino com as mesmas exigências de rigor e qualidade, mas com as questões de locomoção ao campus universitário resolvidas por este Sistema, desde que tenham acesso à Internet para utilizar o Sistema everywhere, anywhere e anytime.
- Estudo Preliminar de um Sistema de Acolhimento para Alunos da Universidade Católica de AngolaPublication . António, Paulo Francisco; Gouveia, Luis BorgesA vida académica no seu início, coloca desafios novos aos alunos: novos ambientes, novas experiências e novos desafios. A transição do ensino médio para o ensino superior em que os alunos mantêm o primeiro contacto com o ensino superior (neste contexto, com a universidade) exige sempre adaptação e o sucesso dessa adaptação pode influenciar no grau de aproveitamento e na qualidade de experiencia de cada aluno. Segundo as experiências vividas pelos alunos, foi difícil interagir com a universidade, desde a sua organização e unidades de ensino, bem como todas as áreas indispensáveis ao funcionamento da universidade. No sentido de personalizar as necessidade de um aluno do 1º ano e facilitar a sua interacção com a universidade, aproveitando os seus colegas de outros anos e o suporte de tecnologia, é estudado um sistema de acolhimento que possa satisfazer as necessidades no contacto com a Universidade. Este problema podia ser estudado com recurso as métodos e técnicas disponibilizadas em Interacção Homem-Máquina, propondo de um sistema de ajuda os alunos caloiros para estes a conhecerem e localizarem com maior facilidade os recursos disponíveis na Universidade. O relatório descreve a implementação de um SISTEMA DE ACOLHIMENTO para os alunos caloiros tendo em conta as suas necessidades específicas e propõe um protótipo de interface de baixa fidelidade para testes de usabilidade.
- Estudo Preliminar para a Adopção de Práticas de EAD na UniZambezePublication . Salimo, Gabriel Ismael; Gouveia, Luis BorgesO presente estudo propõe uma reflexão estruturada para a adopção de práticas de educação a distância na Unizambeze. A análise é desenvolvida com base em dois aspectos que serão objecto de desenvolvimento: (i) Este estudo pretende fazer uma análise das infra-estruturas de base e das tecnologias de ICT necessárias para a implementação de um sistema de ensino à distância na UNIZAMBEZE; e (ii) o estudo analisa ainda algumas das ferramentas hardware e software disponíveis no mercado que é preciso tomar em consideração na implementação de uma estratégia para o ensino à distância. Os autores consideram as estas questões como condições necessárias mas não suficientes que, sendo satisfeitas, permitem no entanto, o progresso e a oportunidade de adopção de práticas de e-learning e de blended learning no contexto específico da UNIZAMBEZE.
- Aplicação do questionário aos cidadãos sobre o governo eletrónico local: teste pilotoPublication . Alfredo, Pereira; Gouveia, Luis BorgesO presente relatório enquadra-se no âmbito da recolha de dados para investigação do projeto de doutoramento sobre o governo eletrónico local no contexto de Angola. São apresentados os resultados de um teste piloto para validação de questionário do tipo exploratório, aplicado a um grupo selecionado de forma aleatória no Instituto Superior Técnico de Angola, na Cidade de Caxito, Província do Bengo, em Angola.
- As bibliotecas e o ensino superior: uma reflexão preliminarPublication . Martins, Olinda; Gouveia, Luis BorgesNa sociedade actual, dita da informação e do conhecimento, assistimos, a um ritmo intenso, à mudança de práticas e atitudes (principalmente dos mais jovens) no acesso à informação Importa equacionar qual o papel das bibliotecas nas actuais instituições de ensino superior. Continua a ser o centro do saber e conhecimento de outrora ou tornou-se obsoleta e anacrónica face a nova exigências? Frequentadas por jovens e menos jovens, corresponde àquilo que dela esperam? Como é percepcionada pelos seus públicos e sentida pela sua comunidade? Estas e outra questões lançam o repto para uma reflexão sobre a realidade das bibliotecas do ensino superior nos dias de hoje.
- Análise preliminar do questionário a professores do Município do Huambo (Angola) sobre competências TIC para professoresPublication . Robalo, Ana; Gouveia, Luis BorgesO presente relatório enquadra-se no âmbito da recolha de dados para investigação do projeto de doutoramento “Proposta de uma estratégia metodológica para a promoção da cultura digital de professores do primeiro Ciclo: O caso de estudo da Mediateca do Huambo, como agente na promoção da cultura digital”. Para se realizar um estudo preliminar fez-se uma análise ao questionário piloto, de forma a se puder verificar a sua relevância, clareza e compreensão das perguntas aplicadas aos inquiridos
- Aplicação do questionário a professores do Município do Huambo (Angola) sobre competências TIC para professores: teste pilotoPublication . Robalo, Ana; Gouveia, Luis BorgesO presente relatório enquadra-se no âmbito da recolha de dados para investigação do projeto de doutoramento “Proposta de uma estratégia metodológica para a promoção da cultura digital de professores do primeiro Ciclo: O caso de estudo da Mediateca do Huambo, como agente na promoção da cultura digital”. São apresentados os resultados de um teste piloto para validação de questionário do tipo exploratório, aplicado a um grupo selecionado de forma aleatória na Cidade de Huambo, Província do Huambo, em Angola.
- Ensino Superior em Moçambique. Os desafios da gestão na Era DigitalPublication . Salimo, Gabriel Ismael; Gouveia, Luis BorgesO presente relatório enquadra-se no âmbito do estudo preliminar realizado no âmbito da investigação do projeto de doutoramento “Plataformas digitais para o ensino superior em Moçambique”. São apresentados alguns dos aspetos associados com as instituições de ensino superior em Moçambique e as questões do digital e do recurso ao negócio digital como elementos de potenciação para este tipo de instituições. São listadas as IES públicas e privadas a operar em Moçambique.