FCT (GTRS) - Relatórios Internos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCT (GTRS) - Relatórios Internos by Title
Now showing 1 - 10 of 67
Results Per Page
Sort Options
- Adding Energy Star Rating Schema to Android Applications on Google Play Store an Example of a Preventive Power Saving ModelPublication . Almasri, Abdullah; Gouveia, Luis Borges
- Análise da produção científica sobre o tema “Competência Digital” no Brasil e no mundo: um estudo bibliométrico e bibliográficoPublication . Nogueira, Daniele; Gouveia, Luis BorgesO trabalho apresenta o esforço realizado para conduzir um estudo bibliométrico associado com a competência digital. O estudo apresenta as estratégias de pesquisa e descreve o trabalho realizado e apresenta os respetivos resultados. Este estudo está inserido no contexto do projeto de doutoramento da primeira autora e tem por objetivo informar sobre o tema das competências digitais para aplicação no âmbito da Rede Nacional de Escolas de Governo (RNEG), no Brasil.
- Análise de um sistema de backoffice de Ensino a Distância para a Universidade Católica de AngolaPublication . António, Paulo Francisco; Gouveia, Luis BorgesO rápido e crescente desenvolvimento de recursos técnicos de comunicação e de informação digital tem possibilitado cada vez mais romper com as barreiras da distância, das dificuldades de acesso à educação e dos problemas de aprendizagem de quem “estuda individualmente, mas não isolado e sozinho” e pretende investir na aquisição de conhecimento especializado. O presente Relatório tem como objectivo a Análise de Sistema do BackOffice da Plataforma de Ensino à Distância para a Universidade Católica de Angola, apresentando a descrição das técnicas e ferramentas utilizadas na implementação deste sistema. O BackOffice do Sistema de Ensino a Distância visa colmatar as dificuldades e constrangimentos que muitos alunos têm em relação à frequência do Ensino Presencial. Muitos dos alunos têm limitações de tempo e muitos afazeres complementares que impedem a frequência do regime presencial. Deste modo, propõe-se o estabelecimento de uma plataforma que ajudará todas as pessoas que residem fora de Luanda, a terem também acesso a um Ensino com as mesmas exigências de rigor e qualidade, mas com as questões de locomoção ao campus universitário resolvidas por este Sistema, desde que tenham acesso à Internet para utilizar o Sistema everywhere, anywhere e anytime.
- Análise dos resultados, validação semântica do instrumento de pesquisaPublication . Nogueira, Daniele; Gouveia, Luis BorgesO presente relatório reporta trabalho associado com o doutoramento em Ciência da Informação, especialidade de sistemas, tecnologia e gestão da informação da primeira autora. O texto apresenta a validação semântica do instrumento de pesquisa do trabalho. O instrumento de pesquisa é constituído por um questionário de 52 questões associadas. O questionário e respetivo roteiro de validação do questionário são apresentados.
- Análise preliminar do questionário a professores do Município do Huambo (Angola) sobre competências TIC para professoresPublication . Robalo, Ana; Gouveia, Luis BorgesO presente relatório enquadra-se no âmbito da recolha de dados para investigação do projeto de doutoramento “Proposta de uma estratégia metodológica para a promoção da cultura digital de professores do primeiro Ciclo: O caso de estudo da Mediateca do Huambo, como agente na promoção da cultura digital”. Para se realizar um estudo preliminar fez-se uma análise ao questionário piloto, de forma a se puder verificar a sua relevância, clareza e compreensão das perguntas aplicadas aos inquiridos
- Analyzing and Evaluating the Amount of Power Consumption Used by Current Power-Saving-Applications on Android SmartphonesPublication . Almasri, Abdullah; Gouveia, Luis Borges
- Aplicação das TICs no Instituto Superior de Ciências de Educação: uma nova metodologia para o currículo de informáticaPublication . Robalo, Ana; Gouveia, Luis BorgesEste projecto é resultado da experiência profissional da investigadora na utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) aplicadas à Educação, no Instituto Superior de Educação do Huambo – Angola. Neste contexto, são expostas as abordagens metodológicas, tidas em conta, no desenvolvimento do currículo da disciplina informática. O novo currículo da disciplina de informática conta com recurso a uma plataforma de ensino virtual – a Plataforma educativa Edmodo onde se irá aprofundar os produtos do pacote (suite Office) da Microsoft tais como o MS Word e o MS Excel, bem com o MS PowerPoint, visando dotar os alunos de competências necessárias para assegurar a sua independência.
- Aplicação de questionário sobre consumo de bens e serviços na Economia PartilhadaPublication . Rocha, Laís Vilas Boas; Gouveia, Luis BorgesO presente questionário foi desenvolvido como instrumento de pesquisa para dissertação de mestrado que tem a Economia Compartilhada e a Geração Y como focos principais. A pesquisa está sendo realizada para identificar, dentro de um conjunto de situações de vida, em que nível está a troca da posse pelo uso. Tem-se a hipótese de que a Geração Y está mais avançada neste processo. Neste documento será discutido o teste piloto realizado com o questionário, que foi aplicado a um conjunto de 7 pessoas, com o intuito de identificar erros e/ou pontos de melhoria. O termo em Portugal para Economia Compartilhada é ligeiramente diferente: Economia Partilhada. No contexto do presente trabalho e uma vez que os dados foram recolhidos no Brasil, optou-se pela denominação Brasileira: Economia Compartilhada.
- Aplicação do questionário a professores do Município do Huambo (Angola) sobre competências TIC para professores: teste pilotoPublication . Robalo, Ana; Gouveia, Luis BorgesO presente relatório enquadra-se no âmbito da recolha de dados para investigação do projeto de doutoramento “Proposta de uma estratégia metodológica para a promoção da cultura digital de professores do primeiro Ciclo: O caso de estudo da Mediateca do Huambo, como agente na promoção da cultura digital”. São apresentados os resultados de um teste piloto para validação de questionário do tipo exploratório, aplicado a um grupo selecionado de forma aleatória na Cidade de Huambo, Província do Huambo, em Angola.
- Aplicação do questionário aos cidadãos sobre o governo eletrónico local: teste pilotoPublication . Alfredo, Pereira; Gouveia, Luis BorgesO presente relatório enquadra-se no âmbito da recolha de dados para investigação do projeto de doutoramento sobre o governo eletrónico local no contexto de Angola. São apresentados os resultados de um teste piloto para validação de questionário do tipo exploratório, aplicado a um grupo selecionado de forma aleatória no Instituto Superior Técnico de Angola, na Cidade de Caxito, Província do Bengo, em Angola.