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- As bibliotecas e o ensino superior: uma reflexão preliminarPublication . Martins, Olinda; Gouveia, Luis BorgesNa sociedade actual, dita da informação e do conhecimento, assistimos, a um ritmo intenso, à mudança de práticas e atitudes (principalmente dos mais jovens) no acesso à informação Importa equacionar qual o papel das bibliotecas nas actuais instituições de ensino superior. Continua a ser o centro do saber e conhecimento de outrora ou tornou-se obsoleta e anacrónica face a nova exigências? Frequentadas por jovens e menos jovens, corresponde àquilo que dela esperam? Como é percepcionada pelos seus públicos e sentida pela sua comunidade? Estas e outra questões lançam o repto para uma reflexão sobre a realidade das bibliotecas do ensino superior nos dias de hoje.
- Eco-physiological characterization of the macroinverterbate communities of an urban stream (Rio Tinto, Portugal)Publication . Jesus, Teresa Maria Gonçalves Moreira deThe Water Framework Directive ( DQA-2000/60/EC ) establishes as its main objective the achievement of a good ecological quality of all inland surface waters and groundwater by 2015 , and introduces the concept of " ecological status " of an ecosystem , which includes the study of a wide range of parameters and factors for determining the " health " system ". This work, carried out within a project which main objective is the rehabilitation of a small watercourse in high degree of ecological degradation, aims to make the study of benthic macroinvertebrate communities and some parameters related to the ecological state of Rio Tinto (Douro watershed) in order to determine the main sources of pollution and to propose measures for its rehabilitation. This study compare results (metrics and functional structure) of samples of the benthic macroinvertebrate communities collected at 10 sampling sites along the river in 2013/14 and values of some hydro-morphological, physical and chemical parameters. The results indicate that it is a water course which presents a high degree of degradation due to problems with artificiality of the channel and receipt of domestic and industrial effluents.
- Análise preliminar do questionário a professores do Município do Huambo (Angola) sobre competências TIC para professoresPublication . Robalo, Ana; Gouveia, Luis BorgesO presente relatório enquadra-se no âmbito da recolha de dados para investigação do projeto de doutoramento “Proposta de uma estratégia metodológica para a promoção da cultura digital de professores do primeiro Ciclo: O caso de estudo da Mediateca do Huambo, como agente na promoção da cultura digital”. Para se realizar um estudo preliminar fez-se uma análise ao questionário piloto, de forma a se puder verificar a sua relevância, clareza e compreensão das perguntas aplicadas aos inquiridos
- MOOC: Qual o papel na reconceptualização da UniverisdadePublication . Leal, João; Gouveia, Luis Borges
- As conceções alternativas e a mudança conceptual no ensino da Física-Mecânica: alunos com dificuldades de aprendizagem a frequentar o 9º ano numa escola do Concelho do FunchalPublication . Fernandes, Marlin Concepción Gonçalves; Saavedra, LuísaVárias investigações têm demonstrado que os alunos, antes do ensino formal, geralmente assimilam noções de forma errada, circunstância que deriva de diversas fontes do meio onde estão inseridos, razão pela qual se torna objetivamente necessário que o professor tenha a perceção dessa realidade para que tais noções sejam substituídas pelas corretas. Com efeito, tem-se constatado que as conceções alternativas, particularmente no ensino da Mecânica (Física), são frequentes e difíceis de alterar através do ensino tradicional, inclusive nos professores que lecionam esta disciplina. O presente estudo tem como objetivo principal verificar se de facto acontece a mudança conceptual correta (aprendizagem) dos conteúdos da Física (Mecânica) em alunos a frequentar o 9º ano de escolaridade numa escola dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico no Concelho do Funchal e que apresentavam problemas de aprendizagem, assim como, perceber quais são os conhecimentos prévios dos referidos alunos. As questões problemáticas apresentadas foram quatro, com enfoque em fenómenos naturais do dia-a-dia, designadamente: o livro, as esferas, a moeda e a nave espacial. De referir que todos estes exemplos relativos ao movimento dos corpos têm por base a explicação nas leis de Newton. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, com recurso à entrevista não estruturada, com questões abertas e em profundidade. A entrevista foi aplicada em dois momentos distintos, antes do ensino formal e depois do ensino formal. Os nossos resultados levam-nos a perceber que um melhor conhecimento das conceções alternativas, permitirá aos professores descobrir estratégias de aprendizagem eficazes para todos os alunos, inclusive os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) para uma mudança conceptual cientificamente correta e uma Educação Inclusiva, considerando a vertente da Educação Especial no ensino da Ciência.
- Percepções dos professores do ensino secundário, face à inclusão de alunos com necessidade educativas especiaisPublication . Gonçalves, Ricardina Pereira; Coelho, FátimaO presente estudo de carácter descritivo pretende compreender a percepção dos professores do ensino secundário sobre a inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), e constatar eventuais problemas no exercício da actividade docente, decorrente da aplicação da Lei n.º 85/2009, de 27 de Agosto, que estabelece o regime da escolaridade obrigatória para as crianças e jovens que se encontram em idade escolar, compreendida entre os 6 e os 18 anos. Esta diversidade, se por um lado, traz para dentro das escolas a riqueza e a verdade que a diferença encerra, por outro lado, levanta aos professores questões importantes e, por vezes difíceis, no modo de ensinar jovens com características muito particulares. Foi utilizada uma metodologia quantitativa. Participaram neste estudo 53 professores do ensino secundário dos agrupamentos GIL Eanes e Júlio Dantas, aos quais foi aplicado um questionário . A análise estatística foi efetuada com recurso ao Statistical Package for the Social Sciences. Foi ainda utlizada a análise de conteúdo. Concluiu-se que os docentes percecionam que os alunos com NEE necessitam de uma sala de apoio, currículos próprios, acompanhamento especializado, entre outras necessidades. No entanto, mesmo cientes desta realidade demonstraram flexibilidade perante a existência de alunos com NEE nas suas salas de aula, expressando níveis de satisfação elevados. Paralelamente reconhecem a importância do apoio socio emocional, para estes alunos, de partilharem a sala de aula com os outros e, neste âmbito, admitem que não deverá haver qualquer diferenciação entre alunos com e sem NEE. Não se verificou uma relação estatisticamente significativa entre a idade e o tempo de serviço dos docentes que constituem a amostra do estudo e as suas percepções. No entanto todas as outras variáveis exercem uma influência estatisticamente significativa sobre as percepções dos professores referidos.
- Periferias urbanas – causas e consequências: Espinho, um caso de estudoPublication . Fernandes, Luís Manuel Nogueira; Maia, Rui LeandroAs periferias urbanas são territórios da composição do espaço urbano em Portugal que durante largos anos foram completamente esquecidas e deixadas ao abandono pelas autoridades competentes. Como estas cresceram à medida das necessidades dos seus habitantes as patologias ficaram indelevelmente marcadas nestas áreas. O seu estudo não prescinde de uma dimensão histórica, que explica como apareceram, qual o seu resultado e como se modificaram essas estruturas ao longo do tempo. Com a dissertação que seguidamente se apresenta, que é não só do ponto de chegada no conhecimento mas também ponto de partida para pesquisas futuras, desenvolve-se uma reflexão sobre as periferias urbanas em Portugal, recorrendo para isso à descriminação dos fatores que levaram à formação dessas periferias e das suas consequências nessas áreas. O concelho de Espinho foi o caso de estudo escolhido para melhor se compreender o fenómeno de aparecimento e disseminação das periferias.
- Where is the Wisdom we lost in knowledge: security issues and human relationships in social mediaPublication . Gouveia, Luis BorgesThe title encloses some of the words from T. S. Eliot’ The Rock poem, where he states that there are value waste by not having real understanding of what to be retained from knowledge within activity and its meaning. Those challenges become more complex as we are now in a networked society. As a result of an increasing digital and highly networked context, any individual action is lasting in memory and thus can evolve into being known to some other, non-controlled, unknown context. Are we prepared for such complex, uncontrolled set for human activity? What can be the implications of such, for security issues and human relationship within an organization context? This will set the discussion to support smart use of social media for organizations that avoids Eliot’ words of wasting meaning.
- Como construir com inteligência: novos desafios tecnológicos e ambientaisPublication . Ferreira, Bruno Celso Silva; Faria, Luís Pinto deA seleção deste tema deve-se ao fato de para além de ser um tema bastante interessante, o fato de possuir também uma perspetiva futura muito interessante, sobretudo quando contextualizado como solução de problemas tais como dependência energética, poluição e excesso de população. Apesar de muitos dos conceitos ligados ao tema não serem assim tão recentes, a verdade é que os recentes avanços tecnológicos, (informática e robótica), associados a novas ideologias, (preservação do meio ambiente e energias renováveis), e a diferentes conjunturas, nomeadamente a crise económica de 2009, trouxe uma nova perspetiva sobre o tema e sobre as suas potencialidades. Consultando a Internet é possível reunir varias informações sobre como construir com inteligência passando por temáticas como os edifícios Inteligentes, a sustentabilidade ou até mesmo os serviços de saúde em casa, contudo ainda é algo difícil perceber qual a importância que estes aspetos podem vir a desempenhar no futuro. Isto advém em grande medida, da própria dificuldade dos autores em concordar sobre o que realmente é um edifício inteligente e qual pode ser a sua importância para as cidades no futuro. Desta forma o objetivo deste trabalho passa por abordar os conceitos base do que são edifícios inteligentes desde a sua génese até ao presente, não só a partir do ponto de vista tecnológico como também do ponto de vista ambiental e da forma como estes se articulam, principalmente num período de dificuldade económica como o vivido nos dias de hoje. Hoje em dia torna-se demasiado redutor só pensar os edifícios inteligentes a partir da sua componente tecnológica uma vez que a sua adaptabilidade permite que sejam uma solução para um número muito maior de problemas, alguns dos quais onde a componente tecnológica perde o seu lugar de destaque para a componente ambiental, onde um design inteligente pode potenciar grandes melhorias com o mínimo de gastos económicos. Em conclusão um edifício Inteligente é nos dias de hoje muito mais que a soma das suas partes seja ela tecnológica, económica ou ambiental. A “verdadeira” Inteligência está em conjugar o melhor de cada vertente potenciando o que têm de melhor de forma a proporcionarem uma qualidade de vida acrescida ao utilizador sem comprometer o meio e sem implicar gastos económicos incomportáveis.
- MOOC: qual o papel da reconceptualização na UniversidadePublication . Leal, João; Gouveia, Luis Borges