Browsing by Issue Date, starting with "2014-06-26"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Análise de um sistema de backoffice de Ensino a Distância para a Universidade Católica de AngolaPublication . António, Paulo Francisco; Gouveia, Luis BorgesO rápido e crescente desenvolvimento de recursos técnicos de comunicação e de informação digital tem possibilitado cada vez mais romper com as barreiras da distância, das dificuldades de acesso à educação e dos problemas de aprendizagem de quem “estuda individualmente, mas não isolado e sozinho” e pretende investir na aquisição de conhecimento especializado. O presente Relatório tem como objectivo a Análise de Sistema do BackOffice da Plataforma de Ensino à Distância para a Universidade Católica de Angola, apresentando a descrição das técnicas e ferramentas utilizadas na implementação deste sistema. O BackOffice do Sistema de Ensino a Distância visa colmatar as dificuldades e constrangimentos que muitos alunos têm em relação à frequência do Ensino Presencial. Muitos dos alunos têm limitações de tempo e muitos afazeres complementares que impedem a frequência do regime presencial. Deste modo, propõe-se o estabelecimento de uma plataforma que ajudará todas as pessoas que residem fora de Luanda, a terem também acesso a um Ensino com as mesmas exigências de rigor e qualidade, mas com as questões de locomoção ao campus universitário resolvidas por este Sistema, desde que tenham acesso à Internet para utilizar o Sistema everywhere, anywhere e anytime.
- Estudo Preliminar de um Sistema de Acolhimento para Alunos da Universidade Católica de AngolaPublication . António, Paulo Francisco; Gouveia, Luis BorgesA vida académica no seu início, coloca desafios novos aos alunos: novos ambientes, novas experiências e novos desafios. A transição do ensino médio para o ensino superior em que os alunos mantêm o primeiro contacto com o ensino superior (neste contexto, com a universidade) exige sempre adaptação e o sucesso dessa adaptação pode influenciar no grau de aproveitamento e na qualidade de experiencia de cada aluno. Segundo as experiências vividas pelos alunos, foi difícil interagir com a universidade, desde a sua organização e unidades de ensino, bem como todas as áreas indispensáveis ao funcionamento da universidade. No sentido de personalizar as necessidade de um aluno do 1º ano e facilitar a sua interacção com a universidade, aproveitando os seus colegas de outros anos e o suporte de tecnologia, é estudado um sistema de acolhimento que possa satisfazer as necessidades no contacto com a Universidade. Este problema podia ser estudado com recurso as métodos e técnicas disponibilizadas em Interacção Homem-Máquina, propondo de um sistema de ajuda os alunos caloiros para estes a conhecerem e localizarem com maior facilidade os recursos disponíveis na Universidade. O relatório descreve a implementação de um SISTEMA DE ACOLHIMENTO para os alunos caloiros tendo em conta as suas necessidades específicas e propõe um protótipo de interface de baixa fidelidade para testes de usabilidade.
- A transição dos alunos do ensino regular para a educação especial na Ilha Graciosa: perceção e expetativas das famílias e dos docentesPublication . Mendes, Nuno Miguel Soares; Coelho, FátimaNo presente trabalho, aborda-se a questão das perceções dos docentes e da família sobre a passagem dos alunos/educandos com necessidades educativas especiais, do regime de ensino regular para o regime de educação especial, assim como as expetativas que estes agentes educativos têm acerca desta transição. A mudança de um regime para o outro, suscita quer nos docentes quer na família diferentes reações e diferentes perceções e expetativas, que procurámos compreender. Assim, definiu-se como objetivo geral do trabalho verificar quais as perceções e expetativas das famílias e docentes, após a decisão da mudança do educando/aluno, do sistema de ensino regular para ingressar no regime de educação especial. Trata-se de um estudo de cariz qualitativo. Foram realizadas 23 entrevistas semiestruturadas a docentes, professores do 1ºCiclo e Educadores de Infância e a 12 encarregados de educação, que tinham educandos a beneficiar do regime educativo especial. Conclui-se, que o tipo de necessidade educativa especial da criança, poderá condicionar a perceção e expetativas, quer dos docentes, quer dos encarregados de educação relativamente ao percurso escolar do aluno/educando e sucesso académico e consequentemente à transição do regime regular para a educação especial. Os encarregados de educação reagem bem à entrada dos seus educandos para a educação especial, informando que não têm preconceitos por esta transição, mas apresentando receio, por possivelmente haver represálias por parte dos outros alunos. Consideram que um diagnóstico tardio será prejudicial para os alunos. Os docentes acham a transição para o regime educativo especial benéfica e pensam que os alunos não devem ter o mesmo currículo, que os alunos do ensino regular.
- Estudo Preliminar para a Adopção de Práticas de EAD na UniZambezePublication . Salimo, Gabriel Ismael; Gouveia, Luis BorgesO presente estudo propõe uma reflexão estruturada para a adopção de práticas de educação a distância na Unizambeze. A análise é desenvolvida com base em dois aspectos que serão objecto de desenvolvimento: (i) Este estudo pretende fazer uma análise das infra-estruturas de base e das tecnologias de ICT necessárias para a implementação de um sistema de ensino à distância na UNIZAMBEZE; e (ii) o estudo analisa ainda algumas das ferramentas hardware e software disponíveis no mercado que é preciso tomar em consideração na implementação de uma estratégia para o ensino à distância. Os autores consideram as estas questões como condições necessárias mas não suficientes que, sendo satisfeitas, permitem no entanto, o progresso e a oportunidade de adopção de práticas de e-learning e de blended learning no contexto específico da UNIZAMBEZE.
- A transformação da malha urbana da freguesia de MatosinhosPublication . Mendes, Bruno Leandro da Costa Correia; Pinto, Luís Pinto deA freguesia de Matosinhos é uma cidade histórica ligada ao mar e à atividade piscatória detendo um fenómeno urbanístico evolutivo ao longo dos séculos. Entendeu-se ser importante compreender este processo através da análise da transformação da malha urbana, contribuindo para fortalecimento do conhecimento urbanístico. Esta investigação foi alcançada com a análise gráfica e bibliográfica da malha urbana entre os finais do século XVIII até ao século XXI. Procurando deslindar-se os fatores evolutivos e seus pontos-chave, sendo interpretados através da observação cartográfica e amparada por fatores históricos. No final pode-se concluir que a freguesia de Matosinhos é uma cidade histórica com ligação direta ao mar, tendo obtido alguns projetos de planeamento urbanístico para responder à sua evolução urbana.