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Parâmetros linguísticos entre crianças que frequentaram o ensino pré-escolar e crianças que não o tenham frequentado

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Abstract(s)

O objectivo deste estudo é comparar o desenvolvimento das competências linguísticas entre crianças que frequentaram o ensino pré-escolar e crianças que não o tenham frequentado, apurando qual dos dois grupos de crianças se encontra mais desenvolvido do ponto de vista linguístico e identificando quais as componentes da linguagem mais e menos beneficiadas, relacionando-as com o período de frequência do ensino pré-escolar. Esta amostra é composta por 30 participantes, 12 do sexo masculino e 18 do feminino, com idades compreendidas entre os 6 e 7 anos de idade. Para recolher informações acerca da amostra a investigadora utilizou uma ficha de caracterização individual, obtendo dados sobre alguns factores que podem influenciar o desenvolvimento da linguagem (sexo, patologias, acompanhamento por especialidade médica, acompanhamento em Terapêutica da Fala, frequência do ensino pré-escolar, com especificação da duração e frequência de actividades extra-curriculares) e através da aplicação da “Grelha de Avaliação da Linguagem – Nível Escolar” para avaliar a linguagem de cada participante no estudo. Os resultados indicam que factores como o sexo e perturbações sensoriais ou psíquicas, podem influenciar o desenvolvimento da linguagem, em CL específicas para cada factor. Relativamente aos resultados obtidos através da aplicação da GOL-E obteve-se um resultado controverso, uma vez que os participantes que frequentaram o ensino pré-escolar num período equivalente a dois anos obtiveram os resultados mais baixos, seguindo-se os participantes que não frequentaram este ensino (com resultados muito próximos ao grupo de participantes que frequentou o ensino pré-escolar durante 2 anos). Observou-se também que a CL mais desenvolvida corresponde à fonologia. Como conclusão é necessário consciencializar e informar os pais, cuidadores e educadores, no sentido de promover actividades e experiências que ajudem a criança a desenvolver as suas capacidades linguísticas. È essencial que o Terapeuta da Fala se reúna com os educadores de infância, promovendo actividades pedagógicas e a detecção precoce de crianças que possam ser candidatas a uma alteração no desenvolvimento da linguagem.
The purpose of this study is to compare the development of language skills among children who attended pre-school and children who have not attended, by ascertaining which of the two groups of children is more developed linguistic point of view, identifying the components of language more or less benefited, relating them to the period of enrollment in pre-school. This sample consists of 30 participants, 12 males and 18 females, aged between 6 and 7 years old. To gather information about the researcher used a sample of each individual sheet, obtaining data on some factors that may influence the development of language (sex, disease, monitoring by medical specialty, supervision of Speech Therapy, enrollment in pre-school specifying the duration and also the frequency of extra-curricular activities) and by applying the "Grelha de Avaliação da Linguagem – Nível Escolar " to evaluate the language of each participant in the study. The results indicate that factors such as sex or mental and sensory disturbances, may influence the development of language, CL specific for each factor. Regarding the results obtained by applying the GOL-E obtained a controversial result, since the participants who attended the pre-school education in a period equivalent to two years obtained the lowest scores, followed by participants who have not completed this teaching, with results very close to the group of participants who attended the preschool for 2 years). We also observed that the CL more developed according to the frequency of pre-school matches the phonology. In conclusion it is necessary to raise awareness and inform parents, caregivers and educators, to promote activities and experiences that help children develop their language skills. It is essential that the Speech Therapist will meet with early childhood educators, promoting educational activities and early detection of children who may be candidates for a change in language development.

Description

Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Terapêutica da Fala

Keywords

Parâmetros linguísticos GOL-E Ensino pré-escolar Componentes da linguagem Linguistic parameters Pre-school Language components

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[s.n.]

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