Departamento de Ciências Empresariais e da Comunicação
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Ciências Empresariais e da Comunicação by advisor "Bandeira, Fernando"
Now showing 1 - 10 of 12
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação da liderança, motivação e recompensa: estudo de caso num banco de Luanda - AngolaPublication . Malebo, Gaspar Pedro; Bandeira, FernandoO ambiente organizacional no mundo globalizado actual é altamente instável, como consequência quer a gestão estratégica quer a sua implementação operacional, são solicitadas constantemente a adaptar-se a novos modelos de gestão e suscitam problemas às organizações que fazem sentir os seus efeitos transversalmente, uma das áreas que faz ressonância destas constantes mudanças são os Recursos Humanos. O presente trabalho centra-se no segmento restrito dessa realidade que se focaliza na liderança, motivação e recompensa. O objecto da investigação é uma instituição bancária em Luanda (Angola), como instrumento de investigação foi usado um inquérito, cujas questões decorreram do acervo conceptual patente na literatura. Concluiu-se que a avaliação da liderança é simétrica à avaliação da recompensa e que a motivação apresenta um perfil aproximado à média geral, analisados os dados em função das categorias das variáveis sociodemográficas, foi possível concluir que em múltiplas instâncias, elas condicionam e sobre determinam os resultados globais.
- Avaliação da qualidade e satisfação com os serviços prestados pelos bancos em AngolaPublication . Silva, Cesário Helder Fançony da; Bandeira, FernandoO presente trabalho de investigação empírica culminou no estudo de satisfação de clientes da banca angolana. Esta satisfação só é possível alcançar em algumas situações quando se toma em consideração algumas ferramentas de Marketing puro e em conjunto do Marketing Relacional. Também importa realçar que o estudo de satisfação levado acabo em alguns bancos representativos do setor em Angola sobre a qualidade dos seus serviços prestados, permitiu identificar aspetos a melhorar. Por outro lado, o estudo investigou o grau de satisfação com que diversos fatores parciais contribuem na satisfação global dos clientes, destacando desta feita os produtos/serviços, a competência dos recursos humanos, bem como a existência das relações não lineares. Neste trabalho foi implementado o modelo de satisfação ECSI (European Customer Satisfaction Index) nos serviços prestados pelos bancos angolanos aos seus clientes. O modelo analisa o relacionamento da satisfação com seus antecedentes (imagem, expectativas, qualidade e valor) e consequentes (reclamação e lealdade) adaptando-o à realidade angolana. A pesquisa foi caracterizada por um estudo de caso, de abordagem descritivo e quantitativo. Os dados foram coletados por meio de um questionário a XXX clientes. Para análise das informações, utilizou-se o programa SPSS 21.1 (Software Statistical Package for the Social Science), cujo tratamento estatístico foi apoiado por técnicas multivariadas. Finalmente, com base nos resultados, foi possível perceber e evidenciar que os consequentes da satisfação são a leadade, a recomendação e as reclamações, tendo-se verificado que existe um impacto positivo e significativo da satisfação com a lealdade, a recomendação e as reclamações.
- Estudo do absentismo: sector de educação do Cuangar (Escala EFAL)Publication . Augusto, Gabriel; Bandeira, FernandoEste trabalho investiga o absentismo no SECTOR DE EDUCAÇÃO DO CUANGAR (província do Cuando Cubango – República de Angola), uma divisão do governo municipal, que faz a gestão das estruturas e do sector de educação.Para o fazer usou-se a Escala de Factores de Absenteísmo Laboral (EFAL), cujos os quatro factores são: Interpessoais e do ambiente de trabalho; Psicossomáticos e de condições de trabalho; Administrativo-laborais; Gestão do tempo e da carreira, são compostos por dezanove questões, avaliadas numa escala Likert (0 a 6). A análise dos dados permitiu concluir 44% dos respondentes valorizaram os factores EFAL como potenciadores do absentismo em contraponto só 19% dos respondentes consideram que os factores EFAL não eram condicionantes, com opinião mediana puderam ser computadas 37%. Foi também testada a existência de associações estatisticamente significativas entre os factores, contudo revelaram-se associações predominantemente fracas, por fim também se testou a hipótese das varáveis sociodemográficas estarem relacionadas com a avaliação que os respondentes faziam em cada uma das questões, depois de testadas as respostas não foi possível encontrar evidência estatisticamente significativa para suportar essas hipóteses.
- Factors influencing mobile marketing acceptance in higher education students in the United Arab EmiratesPublication . Coelhoso, João Pedro Esteves; Bandeira, Fernando; Cardoso, AntónioTechnology advancements in mobile communication has seen a rapid rise in recent years. Likewise, the use of mobile technologies has proven to be of extreme importance in consumer’s life. The main goal of this study is to investigate and identify the impact of marketing activities on the acceptance of mobile marketing practiced by higher education students. Assisted by the Technology Acceptance Model (TAM) and Uses and Gratifications Theory, this study tests a conceptual model that explain factors influencing mobile marketing acceptance. The study was conducted in Federal Higher Education Institutions in the UAE. A descriptive, explanatory research that used a quantitative survey methodology was adopted. This study surveyed 402 higher education students using a probabilistic stratified sampling method. The overall findings revealed that risk acceptance, providing information, sharing content, accessing content, perceived value and personal attachment have a positive influence in mobile marketing acceptance, and it validates a new model using Structural Equation Modelling. Furthermore, this study highlights the current state of mobile marketing utilization along with preferred types of services used. This research has the potential to benefit companies to create better mobile marketing strategies, in which they can incorporate within their product and services and recommends actions to create a more effective mobile marketing campaign that benefits both consumers and organizations.
- Fundamentação e aplicação do plano de marketing CINFER (Comércio Industrial de Ferramentas, Lda.)Publication . Oliveira, Alcides Manuel Gomes de; Bandeira, FernandoNa era tecnológica atual, o marketing digital desempenha um papel fundamental para as empresas, que necessitam estar presentes nas plataformas utilizadas pelos consumidores. É necessário realizar um trabalho intensivo de otimização para os motores de procura para que as empresas sejam encontradas pelos consumidores ativos que procuram deliberadamente satisfazer as suas necessidades na internet. O presente projeto de graduação surge como resposta ao desafio proposto pela empresa CINFER – Comércio Industrial de Ferramentas, Lda. (doravante CINFER), visando o desenvolvimento de um plano de marketing digital. Para isso, foi aplicada a metodologia qualitativa de estudo de caso, recolhendo dados primários sobre a empresa, recolhidos no decorrer do estágio realizado. Além disso, foram recolhidos dados secundários sobre a empresa, o mercado e a concorrência. Concluiu-se que o público-alvo da CINFER é abrangente, indo desde o consumidor particular até grandes empresas. Para a formulação do plano de marketing digital, foi elaborada a jornada do cliente-alvo, de acordo com o funil de marketing de atração. Diversos canais de comunicação digital foram identificados para integrar com essa estratégia, incluindo um website com blog integrado, as redes sociais Facebook, TikTok, Google Ads, LinkedIn, WhatsApp, email marketing e publicidade digital. O objetivo deste plano de marketing digital é o de atrair clientes que ainda não conhecem a marca CINFER, convertendo-os em clientes e promotores da marca.
- Justifica-se a leitura de Google Alerts sobre educação à distância? Análise de conteúdo de informação publicada na internet em ensino à distância, práticas, princípios e teoriasPublication . Saraiva, Vera Catarina Rei Pereira; Bandeira, FernandoA tese de doutoramento visa responder à questão de investigação “Justifica-se a leitura de Google Alerts sobre Educação à Distância?”. Na idade da “information overlod” pretendeu-se testar a eficiência dessa ferramenta de pesquisa e recolha automática da nova informação publicada diariamente. Uma vez que a pesquisa não permitiu identificar investigação com o mesmo perfil para referência, optou-se por usar a Grounded Theory como paradigma teórico geral. A inexistência de investigação similar levou também à opção de comparar a informação de um texto científico complexo – a Revisão da Literatura, com a informação recolhida nos Google Alerts. A comparação foi feita em dois planos: o da Meta-Análise e a Descoberta de Conhecimento em Textos (text mining), a primeira partiu das características exógenas dos documentos e a segunda centrou-se nos conteúdos e decorreu em três planos: lista de palavras; clusters hierárquicos (análise dos dados de acordo com a Cladística) e coocorrências (análise dos dados de acordo com a Teoria dos Grafos). Depois de procedida à análise, conclui-se que os dois copora partilham parte substancial de conceitos, técnicas, práticas, teorias, etc., mas também um acervo de conhecimento diverso e que se complementa mutuamente, de onde resulta uma mais valia holística: a resposta conclusiva à questão foi dada com base na Teoria da Psicologia do Julgamento e Tomada de Decisão. Complementarmente e pela primeira vez faz uso da Teoria dos Grafos na análise de corpora tendo para a efeito estabelecido um novo teorema.
- A motivação na escola de formação de professores INE Maristas: aplicação da escala Multi-MotiPublication . Sachambula, Angélica Maria Taty Baiúa; Bandeira, FernandoEste trabalho investiga a Motivação na escola de Formação de Professores INE Marista (Luanda), fundada em 1958 pela Congregação dos Irmãos Marista da Igreja Católica. Para o fazer usou-se a escala Multi-Factorial de Motivação no Trabalho (Multi-Moti), cujas quatro dimensões: Organização do Trabalho; Motivação para o Desempenho; Motivos de Realização e Poder; Envolvimento, são compostas por 7 questões, avaliadas numa escala Likert (0 a 5). A análise dos dados permitiu concluir pela prevalência da opinião negativa e pela existência 50% associações estatisticamente significativas entre as dimensões e factores, contudo revelaram-se associações predominantemente fracas.
- Otimizar a gestão de stocksPublication . Brandão, Diogo Luís Costa; Bandeira, FernandoEste projeto de graduação tem como objetivo destacar a importância estratégica da gestão de stocks, os seus benefícios, custos associados e estratégias de mitigação de riscos. O objetivo principal é analisar as características, desafios e estratégias específicas relacionadas à gestão de stocks numa perspetiva geral. Além disso, a gestão de stocks foi explorada em dois setores distintos: moda e vestuário, e alimentar. Os resultados deste projeto permitem uma compreensão aprofundada da importância estratégica da gestão de stocks, dos seus benefícios na eficiência operacional e na rentabilidade, bem como os custos associados e estratégias de mitigação de riscos. Além disso, a análise comparativa entre os dois setores oferece insights sobre como a gestão de stocks é adaptável e deve ser personalizada para atender às necessidades específicas de cada indústria. No geral, os resultados destacam a importância contínua da gestão de stocks no sucesso empresarial e na manutenção da saúde financeira a longo prazo, independentemente do setor em que uma empresa opera.
- Perceção do papel dos recursos humanos no posicionamento estratégico da empresa: estudo de caso na Empresa Nacional de Gestão de Aeroportos e Navegação Aérea - AngolaPublication . Nóbrega, Filipe de Freitas Sodré da; Bandeira, FernandoA história da sociedade humana sempre foi fiel ao retrato das diferentes etapas do seu desenvolvimento. O ser humano sempre sentiu a necessidade de realizar os seus propósitos de sobrevivência, conjugando os diferentes elementos inerentes a este processo. As organizações se destacam na manipulação de recursos valiosos, que exigem a busca permanente de equilíbrios sustentáveis. Para tal, estas elaboram estratégias, que permitam o alcance de seus objetivos, garantindo a sustentabilidade interna e externa. O presente trabalho de pesquisa centrou o seu exercício na perceção do papel que a Área de Recursos Humanos no processo definição da estratégia, focalizando os diferentes modelos que vão desde o RH estritamente operacional ao RH estratégico. Esta dimensão evidenciou o papel decisivo do alinhamento do RH à estratégia, como parte integrante da estratégia global da organização, desde a formulação até a implementação. Foi realizado um estudo de caso qualitativo na Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (ENANA-EP), em Angola, caracterizado, pela recolha exaustiva de documentos relevantes da gestão da empresa, e concomitantemente a coleta de dados por via de um questionário escrito, que revelaram o estádio evolutivo da Área de RH, bem como o seu posicionamento ainda como órgão de consultoria interna, necessitando trabalhar novas ideias e estruturar procedimentos que integrem com maior facilidade a Área de RH no processo de definição da estratégia, configurando-a como gestora de talentos e competências, com foco no conhecimento e no capital humano.
- Percepção da gestão do capital humano na administração provincial do DandePublication . Capamba, Cacilda Olga Celeste Delfina; Bandeira, FernandoA presente dissertação visa avaliar a percepção da gestão do capital humano e tem como objecto de estudo a Administração Provincial do Dande, uma empresa pública que tem a missão de implementar as políticas públicas do Estado Angolano nesta província. Para fazer essa avaliação e com base na revisão da literatura foram definidas quatro dimensões de análise; auto-avaliação do desempenho; o capital humano no contexto da gestão; capital humano e gestão dos recursos humanos e gestão estratégica do capital humano. O instrumento de pesquisa usado foi o questionário escrito. A análise dos dados incidiu sobre as respostas dadas ao inquérito e também sobre a independência e tipo de associação entre as variáveis sócio demográficas (idade, género, habilitações literárias, etc) e as respostas às questões específicas do questionário. As principais conclusões permitiram perceber que a maioria das opiniões é positiva, embora também se tenha constactado uma quantidade de respostas sem opinião formada é muito significativa. Por seu turno os testes estatísticos revelaram ser estatisticamente significativa a não independência entre as variáveis, rejeitando-se por isso a hipótese nula (independência), já a associação entre variáveis revelou-se fraca.
