Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Justifica-se a leitura de Google Alerts sobre educação à distância? Análise de conteúdo de informação publicada na internet em ensino à distância, práticas, princípios e teorias

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TD_32024.pdf3.58 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A tese de doutoramento visa responder à questão de investigação “Justifica-se a leitura de Google Alerts sobre Educação à Distância?”. Na idade da “information overlod” pretendeu-se testar a eficiência dessa ferramenta de pesquisa e recolha automática da nova informação publicada diariamente. Uma vez que a pesquisa não permitiu identificar investigação com o mesmo perfil para referência, optou-se por usar a Grounded Theory como paradigma teórico geral. A inexistência de investigação similar levou também à opção de comparar a informação de um texto científico complexo – a Revisão da Literatura, com a informação recolhida nos Google Alerts. A comparação foi feita em dois planos: o da Meta-Análise e a Descoberta de Conhecimento em Textos (text mining), a primeira partiu das características exógenas dos documentos e a segunda centrou-se nos conteúdos e decorreu em três planos: lista de palavras; clusters hierárquicos (análise dos dados de acordo com a Cladística) e coocorrências (análise dos dados de acordo com a Teoria dos Grafos). Depois de procedida à análise, conclui-se que os dois copora partilham parte substancial de conceitos, técnicas, práticas, teorias, etc., mas também um acervo de conhecimento diverso e que se complementa mutuamente, de onde resulta uma mais valia holística: a resposta conclusiva à questão foi dada com base na Teoria da Psicologia do Julgamento e Tomada de Decisão. Complementarmente e pela primeira vez faz uso da Teoria dos Grafos na análise de corpora tendo para a efeito estabelecido um novo teorema.
The doctoral thesis aims to answer the research question "Is it justified to read Google Alerts on Distance Education? At the age of information overload, it is intended to test the efficiency of that search tool that automatically collects the new information published daily. Once the search did not allow identifying research with the same profile for reference, it was decided to use Grounded Theory as a general theoretical paradigm. The lack of similar research also led to the option of comparing information from a complex scientific text - the Literature Review with information collected in Google Alerts. The comparison was made in two plans: the Meta-Analysis and the Text Mining. The first one started with the exogenous characteristics of the documents and the second one focused on the contents and took place in three plans: word frequency; hierarchical clusters (analysis of the data according to Cladistics) and co-occurrences (analysis of the data according to Graph Theory). After the analysis, it was concluded that the two corporates share a substantial part of concepts, techniques, practices, theories, etc., but also a diverse collection of knowledge that complements each other, resulting in a holistic added value: the conclusive answer to the question was given based on the Theory of the Psychology of Judgment and Decision Making. Complementarily, and for the first time, it made use of the Graphic Theory in the analysis of corpora and established a new theorem.
La thèse de doctorat vise à répondre à la question de recherche "Est-il justifié de lire Google Alerts sur l'éducation à distance?". À l'ère de la " surabondance d'informations ", il est prévu de tester l'efficacité de cet outil de recherche et de collecter automatiquement les nouvelles informations publiées quotidiennement. Comme la recherche ne nous a pas permis d'identifier des enquêtes ayant le même profil pour référence, nous avons choisi d'utiliser la Grounded Theory comme paradigme théorique général. L'absence de recherches similaires a également conduit à la possibilité de comparer l'information d'un texte scientifique complexe - la Revue de la Littérature, avec les informations recueillies dans Google Alerts. La comparaison a été faite dans deux plans: méta-analyse et text mining, le premier basé sur les caractéristiques exogènes des documents et le second axé sur le contenu et a eu lieu dans trois plans: fréquence des mots; dendrogrammes de la classification hiérarchique (analyse des données selon Cladistique) et cooccurrences (analyse des données selon la Théorie des Graphes). Après l'analyse, il a été conclu que les deux copora partagent une partie substantielle des concepts, techniques, pratiques, théories, etc., mais aussi un ensemble diversifié de connaissances qui se complètent, ce qui se traduit par une valeur ajoutée holistique: la réponse concluante à la question a été donnée sur la base de la théorie de la psychologie du jugement et de la prise de décision. De façon complémentaire, et pour la première fois, elle a utilisé la Théorie des Graphes dans l'analyse des corpus et a établi un nouveau théorème.

Description

Keywords

Cladística Data-mining Ensino à distância Google alerts Grounded theory Meta-análise Teoria da psicologia do julgamento e tomada de decisão Teoria dos grafos Cladistics Text mining Distance education Grounded theory Meta-analysis Theory of the psychology of judgment and decision making Cladistique L'éducation à distance Méta-analyse Théorie de la psychologie du jugement et de la prise de décision Théorie des graphes

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License