Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa by advisor "Cervaens, Mariana"
Now showing 1 - 10 of 25
Results Per Page
Sort Options
- Análise da eficácia de um programa de fisioterapia preventiva em idosos que vivem na comunidade de Secretário, Rio de JaneiroPublication . Souza, Carla Gabriele dos Santos Maciel de; Cervaens, MarianaIntrodução: as intervenções baseadas em exercícios de coordenação motora, atividades recreativas, cinética funcional, treino de transferência, exercícios respiratórios, alongamentos, fortalecimento muscular e global para restaurar ou manter as funções motoras, mostram-se efetivas, promovendo desenvolvimento das interações sociais e redução do risco de hospitalização. Objetivo: analisar a eficácia da realização de um programa de fisioterapia na aptidão física, medo de quedas e qualidade de vida de idosos que vivem na comunidade de Secretário, Rio de Janeiro. Metodologia: estudo quasi-experimental com uma amostra composta por 33 idosos, com uma média de idades 70,96 anos, sendo 26 do sexo feminino e 7 do sexo masculino registrados no Programa de Saúde da Família (PSF) do bairro de Secretário, Rio de Janeiro. As atividades foram realizadas duas vezes por semana com duração de 60 minutos, durante 6 meses. Foram aplicados questionários de anamnese, Medical Outcomes Study 36-item Short-Form Health Survey (SF-36) e Falls Efficacy Scale-International (FES). Para o equilíbrio aplicou-se a escala de equilíbrio BERG, o Timed Up and Go (TUG), Five Step Test e, por último teste de caminhada (TC) 10m. Todas as avaliações foram aplicadas pela mesma ordem, no início e fim da intervenção. Esta consistiu numa fase de aquecimento, exercícios de mobilidade ativa dos membros superiores e inferiores, exercícios de equilíbrio, dupla tarefa e movimentos livres ao som de diferentes ritmos musicais. Resultados: Em todas as variáveis estudadas houve melhorias significativas após a intervenção (0,000
- Análise da prevalência de lesões e a sua influência na performance dos jogadores de futebol masculinoPublication . Oliveira, Inês Paredinha; Cervaens, MarianaObjetivo: analisar a prevalência de lesões na época desportiva 2023/2024 e se o historial destas tem relação com a sua performance física, no que diz respeito à agilidade, à potência e à velocidade, em jogadores federados de futebol. Metodologia: a amostra foi constituída por 40 jogadores de futebol masculino a competir na Associação de Futebol de Viana do Castelo, União Desportiva de Lanheses (UDL) e Âncora Praia Futebol Clube (APFC), com uma média de idades 22.7 anos. Todos os elementos preencheram um questionário individual e realizaram três testes de campo, T-Test, Vertical Jump e Sprint de 30m, para avaliar a performance e a existência de lesões, e se a relação entre as variáveis. Resultados: 15 (36.6%) atletas teve lesão nesta época e, no geral, o local anatómico mais prevalente de lesão foi a coxa (33.3%), sendo que a estrutura anatómica mais lesada foi o músculo (51.9%) e que o salto/receção ao solo foi o gesto técnico que causou mais lesões (44.4%). Apenas a equipa UDL teve correlação negativa entre o número de lesões e o sprint do atleta. Conclusão: sugere-se uma aparente relação entre a presença de historial de lesão e a performance do atleta.
- Avaliação dos benefícios da prescrição de exercícios domiciliares por fisioterapeutas na mobilidade e na redução do risco de quedas dos idosos: revisão bibliográficaPublication . Amorim, Nicolas de; Cervaens, MarianaIntrodução: À medida que a população envelhece, problemas de mobilidade e equilíbrio se tornam mais comuns, aumentando o risco de quedas nos idosos. Objetivo: Avaliar os benefícios da prescrição de exercícios domiciliares por fisioterapeutas na mobilidade e na redução do risco de quedas em idosos. Metodologia: Esta revisão bibliográfica foi realizada com uma pesquisa nas bases de dados PubMed, Web of Science, PEDro e Cochrane, utilizando combinações de palavras-chave específicas, publicados desde 2014. Resultados: A revisão incluiu 5 estudos randomizados controlados com uma média de qualidade metodológica de 7.8/10 na escala de PEDro, com um total de 1894 participantes, demonstrou que a maioria dos programas de exercícios domiciliares melhoraram significativamente a força muscular, o equilíbrio e a funcionalidade dos idosos. Conclusão: A prescrição de exercícios domiciliares por fisioterapeutas é uma estratégia com resultados mitigados na redução do risco de quedas, mas eficaz na maioria dos estudos quanto à melhoria da mobilidade em idosos, destacando a importância de abordagens personalizadas.
- Efeito da estimulação elétrica nervosa transcutânea na dor miofascial e amplitude articular em estudantes com bruxismoPublication . Gennari, Claudia; Cervaens, MarianaIntrodução: A estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) é uma intervenção não farmacológica normalmente utilizada para reduzir a dor dos músculos mastigatórios nos pacientes que apresentam bruxismo. Objetivo: Verificar a eficácia da aplicação da TENS de alta frequência na dor miofascial do masséter e amplitude articular da abertura da mandíbula em estudantes com bruxismo. Metodologia: Estudo randomizado controlado, com 30 estudantes que apresentassem bruxismo de fisioterapia e medicina dentária da Fundação Fernando Pessoa, de ambos os sexos com uma média de idades de 23,5 anos, divididos aleatoriamente em dois grupos: grupo de controlo (n=15), não submetido a intervenção e grupo experimental (n=15) em que foram realizadas seis sessões de TENS, 50Hz, 80μs, durante 30 minutos, na região do músculo masséter bilateralmente. Antes e após o tratamento foi avaliada a amplitude de abertura da boca, dor e seu limiar no masséter. Resultados: Após a intervenção observou-se que a TENS diminuiu a dor e aumentou o seu limiar, apenas de forma significativa na dor do lado direito quando comparado com o grupo controlo. Ambos os grupos aumentaram a amplitude da boca. Conclusão: TENS a alta frequência aparenta ter um benefício significativo na dor.
- O efeito da fisioterapia nas cicatrizes pós queimadura: uma revisão bibliográficaPublication . Collard, Fiona; Cervaens, MarianaIntrodução: A cicatriz pós queimadura é o problema mais grave para os pacientes queimados. São utilizadas várias modalidades de fisioterapia na reabilitação de cicatrizes pós queimadura, no entanto desconhece-se qual a melhor intervenção. Objetivo: Reunir artigos randomizados controlados que analisaram o efeito de diferentes técnicas de fisioterapia nas cicatrizes pós queimadura. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa nas bases de dados Pubmed, Web of Science e PEDro, para identificar estudos randomizados controlados que avaliassem o efeito da fisioterapia nas cicatrizes pós queimaduras. A qualidade metodológica foi analisada através da escala de PEDro. Resultados: Foram incluídos 6 estudos envolvendo 276 participantes, com idade média de 43,14 anos e com qualidade metodológica média de 6,3/10. Apenas foram encontrados estudos que abordaram o efeito da terapia de ondas de choque e da massagem. A intervenção com recurso à massagem e da terapia de ondas de choque melhoraram alguns aspetos das cicatrizes. Conclusão: A terapia de ondas de choque parece promissora no que diz respeito à espessura, vascularização e níveis de sebo, sendo que apenas num outro estudo conseguiu melhorar a elasticidade. A massagem quando isolada ou combinada com outras técnicas melhorou a espessura, a elasticidade e o aspeto da cicatriz.
- O efeito da intervenção fisioterapêutica no torcicolo muscular congénito: uma revisão bibliográficaPublication . Silva, Joana Moreira da; Cervaens, MarianaIntrodução: O torcicolo muscular congénito (TCM) é caracterizado por um encurtamento do músculo esternocleidomastóideo (ECM), com ou sem massa palpável, provocando uma flexão lateral da cabeça e uma rotação contralateral da cervical relativamente ao lado afetado. Objetivo: O objetivo desta revisão bibliográfica foi compilar estudos randomizados controlados que abordem o efeito de diferentes intervenções fisioterapêuticas no tratamento do TMC. Metodologia: foi realizada uma pesquisa computorizada nas bases de dados PubMed e PEDro com o objetivo de encontrar estudos que aplicassem intervenções fisioterapêuticas no tratamento do TMC em bebés até 12 meses. Resultados: foram incluídos neste estudo de revisão 6 artigos randomizados controlados envolvendo um somatório de 224 bebés, onde foram analisadas diferentes técnicas tais como mobilização de tecidos moles, kinesiology taping (KT), método de Votja e microcorrentes. Conclusão: a intervenção fisioterapêutica pode ser uma mais valia no tratamento do torcicolo muscular congénito, nomeadamente o efeito imediato do KT no desequilíbrio muscular, método de Votja e mobilização de tecidos moles na correção postural e microcorrentes na amplitude de movimento e espessura do ECM.
- Efeito da técnica de mobilização neural em pacientes com lombalgia: revisão bibliográficaPublication . Rodrigues, Flávia Fernandes; Cervaens, MarianaIntrodução: A dor lombar é definida como dor e desconforto na região lombossagrada, é um sintoma extremamente comum que afeta todas as faixas etárias e que limita a realização das atividades da vida diária. As técnicas de mobilização neural são uma forma de terapia manual para o tratamento da lombalgia. Objetivo: analisar o efeito da mobilização neural em pacientes com lombalgia, em estudos clínicos randomizados controlados que não tenham sido publicados desde a última revisão sistemática. Metodologia: Foi efetuada uma pesquisa computorizada nas bases de dados Pubmed, Web of Knowledge e PEDro e motor de busca Science Diret, para identificar estudos randomizados controlados (RCT´s). Resultados: Foram incluídos 5 estudos randomizados controlados. A mobilização neural demostrou resultados significativos no aumento da amplitude de movimento e de função comparado com a terapia convencional. Em relação à diminuição da dor ambas registaram resultados significativos. Conclusão: A mobilização neural apenas mostrou eficácia na função, aumento de amplitude e diminuição da dor, durante um período superior a 2 semanas, quando aplicada somente numa sessão não se verificaram quaisquer alterações.
- Efeito do exercício terapêutico resistido em membros inferiores associado ao exercício aeróbico, no controlo da hipertensão arterial de idososPublication . Miranda, Anna Fabiani Gomes; Cervaens, MarianaO objetivo do presente estudo foi realizar um estudo randomizado, sobre o efeito do exercício físico resistido em membros inferiores (MMII) associado ao aeróbico em indivíduos idosos portadores de hipertensão arterial no município de Araruama. Um total de 43 indivíduos selecionados para o estudo, com uma média de idades 68,44 ± 3,94 anos, sendo 17 indivíduos do género masculino (39,5%) e 26 do género feminino (60,5%), foram randomizados e alocados de forma aleatória, e divididos em dois grupos (Grupo controlo 21) e (Grupo experimental 22) com os quais foram executados dois programas de atividades física: o grupo de controlo caminhada e o grupo experimental caminhada e exercício de força nos MMII, durante 12 semanas, três sessões por semana com duração de 60 minutos, Todos os indivíduos passaram previamente por tomada dos dados sociodemográficos e de aferição da pressão arterial e realização do teste de caminhada 6 minutos e de uma repetição máxima. Antes de cada sessão de exercícios e após 5 minutos de repouso era verificada a pressão arterial e no final das 12 semanas de intervenção foi realizada uma média dessas pressões utilizando a fórmula de pressão média (PAM). O exercício terapêutico aeróbico realizado foi a caminhada numa passadeira ergométrica com duração de até 30 minutos, a 40%-60% da Frequência Cardíaca de Reserva. Para acompanhar a intensidade de treino aeróbico, utilizamos a escala de Borg e a frequência cardíaca. O grupo de exercícios aeróbico e resistido realizou a caminhada numa passadeira ergométrica com duração de até 30 minutos como já descrito, e exercício resistido com duração de 15 minutos no total. Os exercícios foram executados no formato circuito sendo realizados em três séries de 8 a 12 repetições de 60 a 70% de uma repetição máxima. Foi verificado melhorias em todas as variáveis nos dois grupos analisados. Com relação a PAM observamos um efeito hipotensor em todos os idosos dos dois grupos, independente do treino realizado.
- Efeito imediato da mobilização com movimento, segundo Mulligan, na disfunção temporomandibularPublication . Gonçalves, Ângela; Cervaens, MarianaObjetivo: averiguar o efeito imediato da mobilização com movimento, baseada no conceito de Mulligan, na disfunção temporomandibular, mais concretamente na dor e abertura da boca. Metodologia: a amostra do estudo foi composta por 20 estudantes de fisioterapia da Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, com uma média de idades de 23,65 anos, sendo 80% do género feminino e 20% do masculino. Todos os participantes foram avaliados antes e depois da intervenção. Foi aplicado o Índice de Helkimo, Escala Visual Numérica da dor durante a abertura da boca e avaliação da sua amplitude. Os participantes foram aleatoriamente distribuídos em 2 grupos: controlo (GC), não havendo qualquer tipo de intervenção e experimental (GE) no qual foi submetido à mobilização com movimento segundo Mulligan. Resultados: após a aplicação da técnica verificou-se que tanto no GC como no GE, houve um aumento da amplitude de movimento de abertura da boca (p=0,007 e p=0,005, respetivamente), contudo o GE teve melhores resultados, quando comparado com o GC (p<0,001). No que se refere à dor, apenas ocorreu redução da mesma no GE, havendo diferenças entre os grupos, após intervenção (p=0,001). Conclusão: A mobilização com movimento segundo Mulligan aparenta ter efeito imediato na diminuição da dor e aumento da amplitude da abertura da boca.
- Efeitos da crioterapia na modulação do tónus e no aumento da atividade funcional do membro superior em indivíduos com espasticidade após acidente vascular encefálicoPublication . Moura, Inês da Silva; Cervaens, MarianaObjetivo: Perceber se a crioterapia tem eficácia na normalização do tónus muscular dos flexores do punho e no aumento da funcionalidade do punho do membro espástico, em indivíduos após Acidente Vascular Encefálico (AVE). Metodologia: Foram incluídos 9 utentes do Hospital-Escola Fernando Pessoa, entre 53 e 81 anos, de ambos os sexos, que sofreram AVE há mais de 6 meses, divididos aleatoriamente em dois grupos: Grupo Experimental (n=5) que realizou crioterapia, durante 20 minutos, após fisioterapia convencional e Grupo Controlo (n=4) com fisioterapia convencional. Ambos os grupos foram submetidos a 4 sessões. Foi avaliado o grau de espasticidade dos flexores do punho através da Escala Modificada de Ashworth, e a amplitude de movimento de flexão e extensão passiva do punho. Resultados: Após a aplicação do protocolo verificou-se que a crioterapia teve efeitos positivos no aumento da amplitude de movimento da flexão e extensão passiva do punho, no entanto não foi diferente entre grupos. Não houve alterações na espasticidade. Conclusão: os resultados sugerem que a crioterapia pode ser uma boa modalidade terapêutica para a atividade funcional do punho, mas sem interferência na modulação do tónus.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »