Browsing by Issue Date, starting with "2022-11-23"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Intervenção fisioterapêutica na diástase do músculo reto-abdominal decorrente da gestação: uma revisão sistemáticaPublication . Nunes, Rizia Nara Claudio; Amaral, LuísaIntrodução: durante o período gestacional o estiramento da musculatura abdominal pode causar uma separação dos feixes do músculo reto abdominal causando a formação da diástase do músculo reto abdominal (DMRA). A fisioterapia é fundamental no tratamento das mudanças corporais, promovendo a recuperação da tonicidade da musculatura abdominal através de vários métodos como Pilates, Eletroterapia, e a Cinesioterapia, na qual se inclui exercícios de fortalecimento abdominal, muitas vezes em conjunto com técnicas de exercícios respiratórios. Objetivo: identificar qual a intervenção fisioterapêutica utilizada mais comumente no tratamento da diástase do músculo reto abdominal no período pós-parto, e quais os seus efeitos. Metodologia: trata-se de uma revisão sistemática, fundamentada numa pesquisa computorizada de artigos científicos no mês de outubro de 2021, nas bases de dados PubMed, PEDro, LILACS e em outras fontes. A pesquisa teve como propósito identificar artigos que avaliassem o tipo e efeitos da intervenção fisioterapêutica utilizada no tratamento da DMRA no pós-parto. A qualidade metodológica foi analisada através Critical Appraisal Skills Programme (CASP). Resultados: foram encontrados 293 artigos, dos quais 13 apresentavam características de elegibilidade. Dos estudos selecionados, 11 incluíram 691 mulheres puérperas com idades compreendidas entre 18 e 45 anos, os quais utilizaram diversas técnicas fisioterapêuticas. Os programas de exercícios, o fortalecimento do CORE, a ginástica abdominal hipopressiva, assim como o método de Pilates, e mesmo o uso do Tubigrip, foram efetivos no tratamento da DMRA. Já os resultados com a aplicação de Kinesiotaping não foram consensuais. Conclusão: embora a intervenção fisioterapêutica utilizada nesta revisão ter sido, na sua maioria efetiva, os estudos referentes ao tratamento da diástase dos reto abdominais ainda são escassos, necessitando-se, assim, de mais programas fisioterapêuticos, com o intuito de tratar e/ou prevenir a diástase dos músculos reto abdominal em puérperas.
- Eficácia e segurança da sedação consciente com óxido nitroso no tratamento odontopediátrico: uma revisão narrativaPublication . Eskenazi, Romain Simon; Pimenta, AdrianaIntrodução: A ansiedade nas crianças é um obstáculo para o sucesso do tratamento odontológico. Estratégias como a abordagem comportamental são tradicionalmente empregadas. Em algumas situações, a sedação consciente com óxido nitroso é uma opção para melhorar o atendimento. Objetivo: analisar a eficácia e segurança dessa sedação consciente com outras técnicas de sedação e abordagem comportamental durante o tratamento odontopediátrico. Materiais e métodos: Foi realizada uma revisão bibliográfica procedendo ao levantamento de artigos nas bases de dados PubMed, B-on, Google Scholar, limitando-se ao período de 2001 a 2022. As palavras-chave foram: sedação consciente; óxido nitroso; ansiedade; tratamento odontopediátrico. Resultados e conclusões: o recurso ao óxido nitroso parece ser uma técnica segura e eficaz para obter efeitos de sedação durante procedimentos odontopediátricos. Em caso de falha, o dentista deve estar preparado para outra técnica de controle de sedação consciente. Será necessário aprofundar os conhecimentos sobre essas alternativas e conhecer a sua eficácia a longo prazo através de pesquisas mais rigorosas.
- Análise da eficácia de um programa de fisioterapia preventiva em idosos que vivem na comunidade de Secretário, Rio de JaneiroPublication . Souza, Carla Gabriele dos Santos Maciel de; Cervaens, MarianaIntrodução: as intervenções baseadas em exercícios de coordenação motora, atividades recreativas, cinética funcional, treino de transferência, exercícios respiratórios, alongamentos, fortalecimento muscular e global para restaurar ou manter as funções motoras, mostram-se efetivas, promovendo desenvolvimento das interações sociais e redução do risco de hospitalização. Objetivo: analisar a eficácia da realização de um programa de fisioterapia na aptidão física, medo de quedas e qualidade de vida de idosos que vivem na comunidade de Secretário, Rio de Janeiro. Metodologia: estudo quasi-experimental com uma amostra composta por 33 idosos, com uma média de idades 70,96 anos, sendo 26 do sexo feminino e 7 do sexo masculino registrados no Programa de Saúde da Família (PSF) do bairro de Secretário, Rio de Janeiro. As atividades foram realizadas duas vezes por semana com duração de 60 minutos, durante 6 meses. Foram aplicados questionários de anamnese, Medical Outcomes Study 36-item Short-Form Health Survey (SF-36) e Falls Efficacy Scale-International (FES). Para o equilíbrio aplicou-se a escala de equilíbrio BERG, o Timed Up and Go (TUG), Five Step Test e, por último teste de caminhada (TC) 10m. Todas as avaliações foram aplicadas pela mesma ordem, no início e fim da intervenção. Esta consistiu numa fase de aquecimento, exercícios de mobilidade ativa dos membros superiores e inferiores, exercícios de equilíbrio, dupla tarefa e movimentos livres ao som de diferentes ritmos musicais. Resultados: Em todas as variáveis estudadas houve melhorias significativas após a intervenção (0,000
- Metabolismo de microorganismos cariogénicos: revisão narrativaPublication . Touati, Hugo; Silva, PedroAs bactérias que vivem na cavidade oral constituem o bio-filme oral. Os ácidos produzidos por certas bactérias criam um ambiente favorável para o desenvolvimento de estirpes cariogénicas e do bio-filme, que em seguida provocam um desequilíbrio entre os processos de desmineralização e de remineralização do tecido dentário, dando origem à cárie. Neste trabalho examinaremos sobretudo a espécie S. mutans e os seus processos metabólicos de adesão, colonização e proliferação que utilizam os nutrientes presentes na cavidade oral para produzir os ácidos que originam as cáries. Resultados mais recentes permitem-nos aprender mais sobre a complexidade destes metabolismos bacterianos, incluindo a adaptabilidade dos S. mutans ou a sua relação sinérgica com outras espécies. Esta literatura fornece informações sobre a capacidade dos S. mutans de substituir a glicose por sorbitol, a fim de evitar a produção de ácido, o que abre o caminho para um potencial tratamento preventivo eficaz.